A 20th Century Studios divulgou nessa quinta-feira, 18 de julho, o trailer final de Alien: Romulus. O vídeo, que conta com quase três minutos de duração, traz diversas cenas que já haviam aparecido no primeiro trailer oficial do filme, divulgado no início de junho, mas traz também novas imagens e mais pistas sobre qual será o enredo da produção. É possível ver, por exemplo, um grupo de jovens exploradores, deixando seu planeta de origem em uma expedição e chegando até uma nave desabitada, chamada de Romulus, para “roubar” equipamentos de alto valor.
A nave, pelo que tudo indica, foi “vítima” de um ataque de aliens que, provavelmente, dizimou todos os ocupantes do local. É possível perceber ainda que as criaturas deixaram ovos para trás. Assim, um a um, os membros da expedição vão sendo mortos, ou diretamente pelos aliens, ou servindo de hospedeiros para eles. Através do trailer, é possível perceber que Alien: Romulus deve prestar muitas homenagens e ter muitos elementos da história parecidos com os de filmes anteriores da franquia, incluindo, uma protagonista forte, ao estilo de Ellen Ripley (Sigourney Weaver).
Contudo, percebe-se também que o diretor Fede Álvarez parece ter, pelo menos em alguma medida, imposto seu estilo ao filme. Isso porque, é perceptível que Alien: Romulus tem um estilo muito parecido com os filmes de terror, dirigidos por Álvarez. Principalmente, na necessidade de chocar e amedrontar o público. As cenas no trailer parecem ser bem mais explícitas do que em outros filmes da franquia e é possível ver, inclusive, em detalhes o momento em que as criaturas se grudam ao rosto das vítimas ou mesmo saem explodindo de seu peito.
Alien: Romulus – Retomada da franquia após sete anos
Alien: Romulus será o sétimo filme da franquia Alien e também o seu primeiro após mais de sete anos de ausência da temida criatura das telonas dos cinemas. Dirigido pelo cineasta uruguaio Fede Álvarez, o filme se passa entre os acontecimentos de Alien, o Oitavo Passageiro (1979) e Aliens – O Resgate (1986) e é estrelado por um elenco de jovens atores e atrizes. A produção deve se distanciar dos outros da franquia e contar uma história “isolada”, que não interferirá, pelo menos a princípio, no enrendo das outras seis produções lançadas até agora.
Além disso, Álvarez é um diretor do cinema de terror, conhecido por filmes como A Morte do Demônio (2013) e O Homem nas Trevas (2016). Por isso, é bem possível que Alien: Romulus também tenha um estilo mais próximo a filmes de terror do que os outros filmes da franquia, que têm fortes elementos de terror, mas também de ficção científica. Ridley Scott, que dirigiu o primeiro e também os dois últimos filmes da franquia, é um dos produtores de Alien: Romulus, ao lado do aclamado cineasta e produtor, Walter Hill, que produziu quase todos os filmes da franquia Alien até aqui.
Alien – Uma das maiores franquias do cinema de ficção científica
A franquia Alien conta, atualmente, com seis filmes já lançados. Quatro deles, lançados entre 1979 e 1997, são protagonizados por Sigourney Weaver no papel de Ellen Ripley, uma das personagens femininas mais conhecidas da história do cinema, e contam a história dos sucessivos encontros de Ripley com a famigerada criatura, ao longo de mais de dois séculos e meio. Já os dois últimos filmes da franquia, lançados em 2012 e 2017, contam as origens da criatura e se passam antes dos acontecimentos do filme original de 1979.
Os dois primeiros filmes da franquia, Alien – O Oitavo Passageiro (1979) e Aliens – O Resgate (1986), são considerados grandes clássicos do cinema. O filme de 1979, dirigido pelo próprio Scott, é frequentemente, incluído em listas de melhores filmes de ficção científica da história. Já o filme de 1986, dirigido por James Cameron, é considerada uma das melhores continuações da história, com muita gente, inclusive, considerando ele melhor que o filme original.
Já os outros dois filmes dessa série original, lançados em 1992 e 1996, e dirigidos por David Fincher e Jean-Pierre Jeunet, respectivamente, não foram tão bem vistos assim, nem pelo público e nem pela crítica especializada. Em 2012, depois de 15 anos sem novos filmes da franquia, Ridley Scott dirigiu Prometheus que lida com as origens da criatura alienígena. Em 2017, o próprio Scott dirigiu Alien: Covenant, que é uma continuação de Prometheus.
Agora, com Alien: Romulus, a franquia deve ganhar fôlego novo, com uma nova história, um novo diretor e um novo elenco. É esperar para ver o resultado. Lembrando que o filme tem pré-estreia em 15 de agosto no Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, na Escócia, e estreia comercialmente em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, no mesmo dia. No dia seguinte, 16 de agosto, a produção estreia nos Estados Unidos e no Canadá.
Confira abaixo o trailer de Alien: Romulus dublado em português: