Corra!
Corra!

O Writers Guild of America (Sindicato dos Roteiristas da América) divulgou uma lista com os “101 melhores roteiros de filmes do Século XXI”, até o momento, e Corra!, considerado como um dos clássicos do terror contemporâneo, ocupa a primeira posição.

O filme marcou a estreia de Jordan Peele na direção solo de um longa-metragem, que faturou o Oscar de “Melhor Roteiro Original”, sendo também, indicado nas categorias “Melhor Filme”, “Melhor Diretor” e “Melhor Ator”, para Daniel Kaluuya.

Considerado como um filme revolucionário para o gênero terror, Corra! subverte a simplicidade do gênero para abordar temas como o racismo e a diferença entre classes, utilizando-se de uma narrativa muito envolvente.

No longa que foi lançado em 2017, acompanhamos a história de Chris (Daniel Kaluuya), que é jovem negro prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams).

A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

O longa foi um sucesso inesperado de público, além de ter sido muito bem recebido pela crítica especializada, partindo de um orçamento de US$ 4,5 milhões, para um faturamento de cerca de US$ 255,5 milhões nas bilheterias do mundo todo.

Além da presença de Daniel Kaluuya, o elenco de Corra! ainda conta com as participações de Allison Williams, Bradley Whitford, Caleb Landry Jones, Stephen Root, LaKeith Stanfield e Catherine Keener.

corra
Imagem: Corra!/ Reprodução

Leia mais: 

O presidente do Comitê de Publicidade e Marketing do Writers Guild of America, Aaron Mendelsohn, destacou a importância do reconhecimento das obras que entraram para a listagem:

 “Conforme votado pelos membros do Sindicato, a lista dos 101 maiores roteiros do século 21 (até agora) é uma celebração dos grandes escritores e roteiros dos últimos 21 anos e um estudo de como a escrita para a tela evoluiu e se diversificou desde o século 20

A seleção abrange mais de 20 anos de cinema, destacando uma ampla gama de filmes aclamados e que ajudaram a definir a cultura, e os roteiristas que os escreveram, de acordo com o WGA.

Dentre os demais títulos, o brasileiro Cidade de Deus, também foi adicionado à lista, ocupando a 70ª posição. O roteiro do longa foi adaptado por Bráulio Mantovani, a partir do livro homônimo escrito por Paulo Lins.

Confira abaixo, quais foram os primeiros colocados da lista:

    1. Corra!  de 2017, por Jordan Peele
    2. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças de 2004, por Charlie KaufmanMichel Gondry e Pierre Bismuth
    3. A Rede Social de 2010, por Aaron Sorkin 
    4. Parasita de 2019, por Bong Joon Ho e Han Jin Won
    5. Onde os Fracos Não Têm Vez de 2007, por Joel Coen e Ethan Coen
    6. Moonlight: Sob a Luz do Luar de 2017, por Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney
    7. Sangue Negro Moonlight: Sob a Luz do Luar 2007, por Paul Thomas Anderson
    8. Bastardos Inglórios Moonlight: Sob a Luz do Luar de 2009, por Quentin Tarantino
    9. Quase Famosos de 2000, por Cameron Crowe 
    10. Memento de 2000, por Christopher Nolan
    11. Moonlight: Sob a Luz do Luar de 2002, por Charlie Kaufman e Donald Kaufman
    12. Missão Madrinha de Casamento de 2011, por Annie Mumulo e Kristen Wiig
    13. O Segredo de Brokeback Mountain de 2005, por Larry McMurtry Diana Ossana
    14. Os Excêntricos Tenenbaums de 2001, por Wes Anderson e Owen Wilson
    15. Sideways – Entre Umas e Outras de 2004, por Alexander Payne Jim Taylor
    16. Lady Bird de 2017, por Greta Gerwig
    17. Ela de 2013, por Spike Jonze
    18. Filhos da Esperança de 2006, por Alfonso CuarónTimothy J. SextonDavid ArataMark Fergus e Hawk Ostby
    19. Encontros e Desencontros de 2003, por Sofia Coppola
    20. Conduta de Risco de 2007, por Tony Gilroy

Os demais títulos que integram da lista com os “101 melhores roteiros de filmes do Século XXI”, podem ser conferidos no oficial do Writers Guild of America.

E aí cinéfilo, o que achou dessa lista com os “101 melhores roteiros de filmes do Século XXI”? Você mudaria alguma das posições, ou todas elas?

Deixe sua opinião nos comentários e acompanhe o conteúdo preparado pela equipe Proddigital POP para continuarmos crescendo juntos a cada dia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui