O Oscar de 2023 veio cheio de surpresas, mas algumas nem tão surpreendentes assim. Afinal, o astro Brendan Fraser ganhou a disputada estatueta de Melhor Ator durante a 95ª cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Isso, após sua interpretação excepcional no longa-metragem A Baleia, do diretor Darren Aronofsky (Cisne Negro).
Neste domingo, dia 12 de março, aconteceu em Los Angeles a anual edição de 2023 do Oscar. A premiação homenageou os maiores atores, atrizes e cineastas do último ano de diversas partes do mundo. Um dos maiores prêmios da noite era o de “Melhor Ator”, categoria que Brendan Fraser acabou por fim conquistando, muito merecidamente.
Veja o discurso do ator, ao receber o prêmio a seguir:
A princípio, Brendan Fraser comemorou a vitória, por seu papel no filme de Darren Aronofsky, dizendo: “Comecei no cinema há 30 anos e as coisas não foram nada fáceis para mim. Havia uma instalação que eu não apreciava na época, até que parou. Mas eu só quero dizer obrigado por esse reconhecimento, porque isso não poderia ser feito sem o meu elenco. Isso tem sido igual a uma expedição de mergulho no oceano e o ar na linha para a superfície está em um lançamento sendo vigiado por algumas pessoas na minha vida.”
Mais tarde, o astro participou da coletiva de imprensa com os outros vencedores da noite. Na ocasião, ele disse não ter acreditado quando Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye) e Halle Berry (A Última Ceia) anunciaram juntas, seu nome. Por fim, o ator também agradeceu a equipe do filme, que apesar do COVID-19 fez o melhor que pode em todos os aspectos.
Vale lembrar que a vitória de Brendan Fraser já era prevista, devido a sua atuação excepcional. Além disso, o astro já era considerado um dos favoritos perante aos críticos. Mesmo concorrendo de frente, com a atuação de Austin Butler como Elvis, depois de ontem, Fraser só confirmou sua posição como “Melhor Ator” ao ganhar a estatueta.
Além do mais, o astro também ganhou estatuetas em diversas premiações do cinema, na mesma categoria este ano. Entre eles, SAG Awards, Critics Choice Awards e Satellite Awards. Isso, desde que A Baleia foi lançado durante o Festival de Veneza. Afinal, esta é a primeira indicação de Fraser a maior premiação do cinema, após ficar um bom tempo afastado da indústria cinematográfica.
Brendan Fraser concorria ao prêmio contra Austin Butler (Elvis), Paul Mescal (Aftersun), Colin Farrell (Os Banshees De Inisherin) e Bill Nighy (Living).
Em A Baleia, ou “The Whale”, nome original, Brendan interprete Charlie, um professor com obesidade severa. Após se afastar da família, ele deseja se reconectar com sua filha adolescente Ellie, na trama vivida por Sadie Sink (Stranger Things). Por fim, vivendo de maneira isolada, o homem passa por uma grande transformação, tentando resgatar a única coisa que ele acredita ter feito bem na vida.
Enquanto isso, o longa-metragem do diretor Darren Aronofsky, levou duas estatuetas para casa, no caso de Melhor Ator e Melhor Maquiagem e Cabelo.
Por fim, A Baleia estreou em 23 de fevereiro e ainda sstá em cartaz no Brasil.
A Baleia com Brendan Fraser estreou dia 23 de fevereiro e segue em cartaz nos cinemas do Brasil.