O Oscar 2023, premiação que homenageia os maiores artistas e cineastas da última temporada, teve bastantes momentos emocionantes. Apesar de algumas surpresas, a edição foi marcada pela vitória dos favoritos do momento. Desse modo, não é à toa que a atriz Michelle Yeoh, venceu a categoria de Melhor Atriz durante a 95ª edição da cerimônia.
Neste domingo, dia 12 de março, aconteceu a 95ª edição da cerimônia do Oscar. Por fim, conhecemos que conquistaram os prêmios em uma disputa que durou meses. Mas quem mereceu todos os elogios e também o prêmio de Melhor Atriz foi a excelente Michelle Yeoh após protagonizar o sucesso Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.
Contudo, ao ganhar a estatueta, Yeoh fez história na premiação. Afinal, acabou se tornando a primeira mulher de origem asiática a conquistar a tão prestigiada categoria. Assim, recebendo seu prêmio, pelas mãos de Halle Berry, a última atriz não-branca ganhadora do título por A Última Ceia (2002).
Vale lembrar que Michelle Yeoh é uma artista de longa data, mas foi no ano de 2022 que ela recebeu aclamação internacional por Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. A mulher que nasceu na Malásia, já era favorita para o prêmio após sua vitória em diversas premiações como, SAG Awards, Chicago Indie Critics Awards, Film Independent Spirit Awards e Globo de Ouro. Mas sendo também, a primeira indicação de Yeoh ao prêmio da Academia.
Confira o discurso de Michelle Yeoh a seguir:
Com muita emoção, ela recebe o prêmio dizendo, “Obrigada, Obrigada… Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo assistindo esta noite, este é um farol de esperança e possibilidades. Esta é a prova de que os sonhos podem se tornar reais. Meninas, não deixem que ninguém diga para vocês que já passaram da idade!”.
Concluindo um discurso poderoso, a artista ainda diz:
Michelle Yeoh disputava a categoria de Melhor Atriz no Oscar 2023 com Cate Blanchett, por Tár, Ana de Armas de Blonde, Michelle Williams de Os Fabelmans e Andrea Riseborough por To Leslie.
Michelle Yeoh era, e ainda é um nome de peso de Hollywood, já tendo participado de produções como O Tigre e o Dragão (2000), Memórias de uma Gueixa (2005), Podres de Ricos (2018), Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) entre muitos outros.
Durante a história da premiação norte-americana, apenas duas mulheres asiáticas conquistaram estatuetas equivalentes a suas atuações, ambas ganhando o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. A primeira foi Miyoshi Umeki, por Sayonara filme de 1957. Enquanto isso, Yuh-Jung Youn recebeu o prêmio por Minari- Em Busca da Felicidade de 2021.
Em Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, conhecemos Evelyn uma imigrante chinesa que trabalha em uma lavanderia. Cheia de dívidas, ela acaba presa em uma aventura no multiverso. Sem saber que a maior ameaça, está mesmo ao seu lado, e todas as suas escolhas mudaria o mundo. Ao todo, o filme venceu 7 estatuetas das 11 que concorria, sendo o maior agraciado da noite.
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, filme protagonizado por Michelle Yeoh está disponível no Amazon Prime Video.