Nesse domingo, dia 12 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 95ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido como Oscar. A cerimônia, que é a mais tradicional do cinema mundial, será apresentada pela terceira vez por Jimmy Kimmel. A premiação que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) reconhece anualmente, desde 1927, os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Todos os indicados nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela tradicional emissora de televisão ABC. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta, já que a Rede Globo, que nos últimos anos vinha transmitindo a cerimônia, esse ano decidiu não comprar os direitos de transmissão. Dessa forma, a cerimônia só poderá ser vista na TV fechada no canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e no streaming através da HBO Max.

Durante esses últimos dias, que precederam a entrega do Oscar, temos analisado cada uma das categorias da premiação e com base nessa análise, temos tentado prever quem irá vencer cada uma delas. Portanto, para não perder nenhuma das previsões, basta ler os textos que publicamos nos últimos dias e também os textos que publicaremos nas próximas horas em nosso site e em nossas redes sociais.

Melhor Atriz

Tanto as categorias de Melhor Atriz quanto de Melhor Ator têm por objetivo premiar aqueles intérpretes que tenham tido uma interpretação brilhante em um papel principal de um filme. Ambas as categorias existem desde a primeira cerimônia do Oscar e estão entre as principais da premiação. Nos últimos tempos, inclusive, a Academia tem dado ainda mais destaque para elas na tentativa de explorar o “star power” dos atores e atrizes e assim tentar atrair mais audiência para a transmissão televisiva da cerimônia do Oscar.

Continue depois da publicidade
Michelle Yeoh em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Esse ano, a disputa está dividida basicamente entre duas atrizes: Michelle Yeoh, por seu desempenho em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, e Cate Blanchett, por sua performance em Tár. Yeoh é a favorita, mas não seria surpresa nenhuma se Blanchett levasse a estatueta para casa. É importante salientar que o favoritismo de Yeoh está alicerçado principalmente no fato de ela ter vencido tanto o Globo de Ouro quanto o Screen Actors Guild Awards (ou SAG Awards, como é mais conhecido), derrotando, inclusive, Cate Blanchett.

Cate Blanchett em cena de Tár.

Como explicamos em nosso texto sobre quem vai vencer o Oscar de Melhor Atriz e Ator Coadjuvante, o SAG Awards é entregue pelo Screen Actors Guild (ou Sindicado dos Atores de Cinema e Televisão, em português), a organização que representa atores e atrizes de cinema, televisão e rádio atuantes nos Estados Unidos. E como já explicamos em diversos textos da nossa série sobre quem vai vencer o Oscar, observar quem vence esses prêmios entregues por associações profissionais é fundamental para quem quer tentar prever quem ganhará o Oscar em uma determinada categoria. Isso porque, muitos dos profissionais que são membros dessas associações e votam nessas premiações, também são membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e votam no Oscar.

Ana de Armas em cena de Blonde.

A favor de Cate Blanchett estão o fato de ela ter vencido o BAFTA e também o Globo de Ouro. Contudo, enquanto Yeoh venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em um Filme Musical ou Comédia, Blanchett venceu na categoria de Melhor Atriz em um Filme Dramático. Portanto, as duas não chegaram nem sequer a se enfrentar na disputa. E nesse caso, o SAG Awards parece pesar mais do que o BAFTA, já que têm um eleitorado mais parecido com o eleitorado do Oscar.

Michelle Williams em cena de Os Fabelmans.

Além das duas favoritas, correm por fora mais três atrizes: Ana de Armas, por Blonde; Michelle Williams, por Os Fabelmans e Andrea Riseborough, por To Leslie. Essa última, inclusive, se envolveu em uma polêmica por uma suposta campanha ilegal (sim, os atores fazem campanhas por votos) e quase perde a sua indicação ao Oscar. Se tem alguém que seguramente não levará a estatueta para casa, é ela. As outras duas, Williams e Armas, já têm uma carreira respeitada no cinema, mas não será nessa noite que elas levarão a estatueta para casa.

Continue depois da publicidade
Andrea Riseborough em cena de To Leslie.

Apostamos que Michelle Yeoh vencerá o Oscar de Melhor Atriz em sua primeira indicação ao Prêmio da Academia. Cate Blanchett corre por fora, mas também tem chances reais de vencer. Em caso de vitória, esse será seu terceiro Oscar, o segundo na categoria de Melhor Atriz. Confira abaixo, todos os indicados ao Oscar de Melhor Atriz:

  • Cate Blanchett, por Tár
  • Ana de Armas, por Blonde
  • Andrea Riseborough, por To Leslie
  • Michelle Williams, por Os Fabelmans
  • Michelle Yeoh, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Melhor Ator

Como já explicamos acima em nossa análise sobre quem vai vencer o Oscar de Melhor Atriz, essa categoria foi criada para premiar os melhores intérpretes em papéis principais em filmes. Nesse ano, temos uma disputa extremamente abertada entre três atores e qualquer um deles tem chances reais de levar a estatueta para casa. Os atores são: Brendan Fraser, por A Baleia, Austin Butler, por Elvis e Colin Farrell, por Os Banshees de Inisherin.

Brendan Fraser em cena de A Baleia.

Fraser parece estar um pouco a frente dos demais devido a sua vitória no Screen Actors Guild Awards (ou SAG Awards, como é mais conhecido), onde ele, inclusive, derrotou tanto Butler quanto Farrell. Como dissemos no texto acima, analisar o SAG Awards é fundamental para entender as chances de cada ator de ganhar o Oscar simplesmente porque o SAG é entregue pelo Screen Actors Guild (ou Sindicado dos Atores de Cinema e Televisão, em português), a organização que representa atores e atrizes de cinema, televisão e rádio atuantes nos Estados Unidos. E essas organizações profissionais têm entre seus associados (e votantes) diversos profissionais que também são associados à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e que por esse motivo também ajudam a escolher quem vencerá o Oscar.

Austin Butler em cena de Elvis.

Por outro lado, Austin Butler tem a seu favor vitórias avassaladoras tanto no Globo de Ouro quanto no BAFTA desse ano. Nesse último ele, inclusive, surpreendentemente derrotou Colin Farrell. A surpresa está no fato de que o BAFTA sempre tender a premiar produções britânicas (afinal, o prêmio é entregue pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão) e Os Banshees de Inisherin ser uma produção anglo-americana. O ator já tinha mostrado a que veio com sua vitória (para muitos, surpreendente) no Globo de Ouro, mas a vitória no BAFTA colocou definitivamente o nome de Butler entre os favoritos nessa categoria.

Continue depois da publicidade
Colin Farrell em cena de Os Banshees de Inisherin

Já Colin Farrell era favorito no início da temporada de premiações, mas foi perdendo força com o passar do tempo. No entanto, o ator venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator em um Filme Dramático e isso o credencia para ter esperanças reais de levar a estatueta para casa. Nas últimas semanas a disputa entre os três parece estar bastante apertada e não será surpresa alguma se qualquer um deles vencer o prêmio de Melhor Ator desse ano.

Biil Nighy em cena de Living.

Correndo bastante por fora e quase sem chances reais de vitória estão, Paul Mescal, por Aftersun e Bill Nighy, por Living. A vitória de qualquer um dos dois atores nessa noite, entraria para a história entre as maiores surpresas da história do Oscar. Mas, provavelmente, não será dessa vez que nenhum dos dois levará a estatueta para casa.

Paul Mescal em cena de Aftersun.

Acreditamos que Brendan Fraser vencerá o Oscar de Melhor Ator, consagrando uma incrível reviravolta em sua carreira. Contudo, não descartamos uma possível vitória nem de Austin Butler, nem de Colin Farrell. Já Paul Mescal e Bill Nighy não tem chance alguma de levar a estatueta para casa. Confira abaixo, todos os indicados ao Oscar de Melhor Ator:

  • Austin Butler, por Elvis
  • Colin Farrell, por Os Banshees de Inisherin
  • Brendan Fraser, por A Baleia
  • Paul Mescal, por Aftersun
  • Bill Nighy, por Living

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui