Poster de Asteroid City (2023).
Poster de Asteroid City (2023).

Enquanto todo mundo fala de The Flash e Elementos, superproduções que estrearam nesse final de semana nos Estados Unidos e em diversos outros países do mundo, um outro filme que estreou em poucos cinemas do circuito independente norte-americano vem chamando atenção devida a incrível arrecadação obtida nesse fim de semana. Estamos falando de Asteroid City, de Wes Anderson.

Steve Carell em cena de Asteroid City (2023).
Steve Carell em cena de Asteroid City (2023).

A produção que conta com um elenco estelar, estreou na sexta-feira apenas em poucos cinemas de Los Angeles e Nova York, mas mesmo assim conseguiu arrecadar 890 mil dólares em bilheterias, se contarmos também a arrecadação da segunda-feira (ou 790 mil, se contarmos só sexta, sábado e domingo). Isso quer dizer que Asteroid City arrecadou mais de 132 mil dólares por cinema, se formos contar o período de três dias ou, então, quase 149 mil dólares por cinema se formos contar também a segunda-feira, que foi feriado nos Estados Unidos.

Essa é a melhor “Arrecadação Por Cinema” de um filme desde dezembro de 2016, quando La La Land (que depois viria a ser indicado a 14 Oscars e venceria 6 deles) arrecadou um pouco mais 176 mil dólares por cinema em sua estreia. Se formos levar em consideração apenas filmes que estrearam em até seis localidades, essa é a maior “Arrecadação Por Cinema” da história, superando o recorde de Trapaça (2013), que arrecadou um pouco mais de $123 mil dólares por cinema durante seu final de semana de estreia em dezembro de 2013.

Wes Anderson durante as filmagens de Asteroid City (2023).
Wes Anderson durante as filmagens de Asteroid City (2023).

Só para se ter uma ideia do tamanho da façanha alcançada por Asteroid City, The Flash, o principal lançamento desse final de semana, estreou em 4,234 cinemas dos Estados Unidos no dia 16 de junho. Se o filme tivesse tido a mesma “Arrecadação Por Cinema” de Asteroid City em sua estreia (contando apenas sexta, sábado e domingo), ele teria arrecado mais 500 milhões de dólares somente nesse fim de semana e apenas em solo norte-americano. Ou seja, The Flash teria tido um final de semana de estreia muito superior a de Super Mario Bros. (que arrecadou $377.6 milhões de dólares no mundo todo em sua estreia), que é o filme mais visto de 2023.

Asteroid City: Elenco de peso e direção de Wes Anderson

Asteroid City é o 11º longa-metragem da carreira de Wes Anderson, que é conhecido pelo estilo único de seus filmes. Os roteiros criativos e a produção extremamente cuidadosa fazem com que suas obras atraiam cinéfilos do mundo, além de, é claro, atores famosos. Por isso, seus filmes geralmente dão lucro, apesar de serem feitos “com pouco dinheiro”, e são indicados a diversas premiações importantes, como o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA, além de serem exibidos em festivais de muito prestígio, como o Festival de Cannes e o de Veneza.

Poster de Asteroid City (2023).
Poster de Asteroid City (2023). A quantidade de atores listados e também retratados nesse cartaz, mostram como o elenco do filme é recheado de estrelas.

Asteroid City não é diferente. A produção já é uma das mais cotadas para receber indicações ao Oscar do próximo ano e conta com um elenco de peso de fazer inveja a qualquer superprodução hollywoodiana. O elenco é tão recheado de estrelas, que fica até difícil listar os nomes de todas aqui sem deixar o texto enfadonho. Mas entre os principais atores que participam do elenco de Asteroid City, estão: Jason Schwartzman, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Jeffrey Wright, Tilda Swinton, Bryan Cranston, Edward Norton, Adrien Brody, Maya Hawke, Steve Carell, Matt Dillon, Hong Chau, Willem Dafoe, Margot Robbie e Jeff Goldblum.

E olha que é melhor nem enumerar os trabalhos e prêmios recebidos por esses atores, porque senão, gastaremos outro parágrafo só com isso. Lembrando que o músico Seu Jorge também faz uma participação no filme. O brasileiro já trabalhou com Anderson em A Vida Marinha com Steve Zissou (2004), em que ele, inclusive, tem um papel importante no filme. Quase todos esses atores já trabalharam em outros filmes de Anderson e muitos já participaram em diversos projetos anteriores do diretor. O mais interessante, é que a maioria deles trabalha nos filmes do cineasta por um cachê muito abaixo do que receberiam em uma superprodução.

Scarlett Johansson em cena de Asteroid City (2023).
Scarlett Johansson em cena de Asteroid City (2023).

Isso porque, Asteroid City custou “apenas” 25 milhões de dólares para ser feito. Valor que seria suficiente apenas para pagar o cachê de apenas um ou dois dos atores que estão no filme. Só para se ter uma ideia, Scarlett Johansson, que é uma das protagonistas de Asteroid City, recebeu 20 milhões de dólares só para fazer Viúva Negra (2021), último filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) do qual ela participou.

Acostumado a bater recordes

O mais irônico é que Wes Anderson está acostumado a bater recordes de bilheterias no “cinema de arte” dos Estados Unidos. Em 2014, seu filme O Grande Hotel Budapeste (que, inclusive, recebeu nove indicações ao Oscar), arrecadou 800 mil dólares em sua estreia sendo exibido em apenas quatro salas de cinema dos Estados Unidos. Ou seja, o filme fez 200 mil dólares por sala em que era exibido. Ainda hoje, essa é a maior “Arrecadação Por Sala” de cinema em uma estreia da história do cinema norte-americano. O Grande Hotel Budapeste acabou por arrecadar 173 milhões de dólares no total, para um filme que custou 25 milhões de dólares para ser produzido.

Tom Hanks e Hope Davis em cena de Asteroid City (2023).
Tom Hanks e Hope Davis em cena de Asteroid City (2023).

Asteroid City estreará de forma mais ampla em todo território norte-americano na próxima sexta-feira, 23 de junho. No Brasil, o filme chega apenas em 10 de agosto. A produção tem sido elogiada pela crítica. No Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas especializadas da internet, a obra mantêm uma taxa de aprovação de 73%, baseada em 122 críticas colhidas pela equipe do site. Os críticos, no entanto, dizem que o filme deve agradar apenas aqueles que realmente gostam do estilo de Wes Anderson e que não deve fazer tanto sucesso assim, com aqueles que não conhecem tão bem o jeito de fazer cinema do diretor.

É certo que se o filme mantiver esse início forte nas bilheterias, certamente se tornará mais um sucesso de bilheteria para a carreira de Wes Anderson. É seguro afirmar que, continuando nessa mesma toada, é bem possível que o filme já recupere os 25 milhões que custou para ser feito em sua primeira semana de exibição ampla pelo território norte-americano. Nós aqui no Brasil, teremos que aguardar mais dois meses para finalmente poder vermos com nossos próprios olhos o novo filme desse premiado diretor.

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