Os seis filmes finalistas na disputa para representar o Brasil no Oscar 2025.
Os seis filmes finalistas na disputa para representar o Brasil no Oscar 2025.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA) anunciou nessa segunda-feira a tarde os seis filmes finalistas na busca pela vaga para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional. O anúncio trouxe poucas surpresas em relação ao que já era esperado pela maioria dos críticos e cinéfilos que acompanham a disputa. Os dois filmes que são favoritos a vencer a disputa estão, como esperado, entre os seis finalistas.

Como dissemos na análise completa que publicamos há cerca de uma semana atrás, o drama Ainda Estou Aqui, de Walter Salles Jr. e o thriller Motel Destino, de Karim Aïnouz, estão entre os seis finalistas. É quase certo que um dos dois irá ganhar o direito de representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional do ano que vem.

Imagem de Ainda Estou Aqui (2024). Créditos: Divulgação.
Imagem de Ainda Estou Aqui (2024). Créditos: Divulgação.

O filme de Salles Jr., corre na frente por toda a repercussão internacional que já gerou e também pela própria notoriedade do diretor. Contudo, não é possível ignorar Motel Destino, que também teve uma boa passagem por festivais internacionais importantes e é dirigido por Karim Aïnouz, que, da mesma forma, tem muito renome internacional e é um dos diretores brasileiros mais conhecidos no exterior.

Os outros candidatos a representar o Brasil no Oscar 2025

Além de Ainda Estou Aqui e Motel Destino, quatro outros filmes ainda carregam a esperança de representar o Brasil no Oscar do ano que vem. O primeiro deles é Cidade; Campo, drama dirigido por Juliana Rojas, que conta duas histórias de pessoas que têm que ir do campo para a cidade e vice-versa. Como havíamos dito em nossa análise, o filme teve boa passagem por festivais, incluindo o prestigiado Festival de Berlim e o Festival de Gramado, e sua a diretora, Juliana Rojas, já é renomada no circuito alternativo e de festivais. Por tudo isso, o filme era um dos favoritos a estar nessa lista de finalistas.

Outro favorito a estar nessa lista de finalistas era o drama Levante, de Lillah Halla. O filme também teve boa passagem por festivais internacionais renomados, sendo, inclusive, exibido e premiado em uma das mostras paralelas do Festival de Cannes, o mais importante festival de cinema do mundo. Da mesma forma, a própria diretora, Lillah Halla, já tem um certo nome nesse circuito de festivais e, por isso, muita gente acreditava que Levante estaria na lista que foi divulgada hoje.

Já no caso de Sem Coração, de Nara Normande e Tião, sua inclusão nessa lista não é nenhuma surpresa, mas o filme não era também um dos grandes favoritos a estar entre os finalistas. Isso porque, esse é o primeiro longa-metragem da carreira de Nara Normande e segundo da carreira de Tião. Ou seja, estamos falando de cineastas que, de certa forma, ainda estão em início de carreira. Além disso, Sem Coração possui um elenco formado majoritariamente de atores desconhecidos ou em início de carreira.

Apesar disso, como dissemos em nossa análise, Normande e Tião, já são habitués em festivais mundo a fora e tem boa experiência com produção de curtas-metragens. Portanto, são cineastas que já possuem algum prestígio. Além disso, Sem Coração passou por diversos festivais importantes, incluindo o Festival de Veneza.

Ademais, a produção recebeu duas indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, premiação que é organizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABCAA), que também escolhe o filme que irá representar o Brasil no Oscar. Por tudo isso, o filme, apesar de não ser favorito, tinha boas chances de estar entre os finalistas, como acabou ocorrendo.

Por último, temos Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges. Provavelmente, a maior surpresa dessa lista. Apesar de Borges já ser um diretor experiente e que já possui três longas-metragens em seu currículo, Saudade Fez Morada Aqui Dentro não passou por tantos festivais de renome quanto outros filmes dessa lista e seu elenco é praticamente formado apenas por atores iniciantes e/ou desconhecidos. Apesar disso, provavelmente, a qualidade da obra fez com que ela estivesse presente na lista divulgada hoje. O que não deixa de ser um grande feito para Borges e para todos os envolvidos na produção de Saudade Fez Morada Aqui Dentro.

Além disso, vale ressaltar que as duas produções mais caras que concorriam a uma vaga para representar o Brasil no Oscar do ano que vem, Estômago 2 – O Poderoso Chef e O Sequestro do Voo 375, estão foram da disputa. Ambas as produções não haviam agradado tanto assim a crítica especializada e, por isso, apesar de terem chances de estar nessa lista, era difícil vê-los com chances reais de vencer essa disputa pela vaga. No final, ambos os filmes ficaram fora até mesmo dessa lista de finalistas.

Imagem de Motel Destino (2024). Créditos: Divulgação.
Imagem de Motel Destino (2024). Créditos: Divulgação.

Lembrando que o grande escolhido para representar o Brasil no Oscar de Melhor Filme Internacional do ano que vem será anunciado no próximo dia 23 de setembro. O vencedor terá que passar por um longo processo e enfrentar outras produções de dezenas de países para, eventualmente, receber uma indicação ao Oscar 2025. Inclusive, explicaremos todo esse processo em um de nossos próximos textos. Veja a seguir a lista dos seis finalistas divulgada hoje.

  • “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles
  • “Cidade Campo”, de Juliana Rojas
  • “Levante”, de Lillah Halla
  • “Motel Destino”, de Karim Aïnouz
  • “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges
  • “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui