A Universal anunciou recentemente que a adaptação para o cinema do famoso musical da Broadway, Wicked, será lançada nos cinemas em duas partes, com um intervalo de um ano entre uma e outra. A primeira parte deve ser lançada em 25 de dezembro de 2024 e a segunda em 25 de dezembro de 2025. Essa é uma estratégia bastante ousada e inédita no mundo dos filmes musicais.

Isso porque, normalmente, os estúdios só dividem em dois capítulos, filmes que são parte de alguma mega franquia de bastante sucesso. Esse foi o caso, por exemplo, de Harry Potter e as Relíquias da Morte (capítulo final da saga Harry Potter) e Jogos Vorazes: A Esperança (capítulo que encerra a franquia Jogos Vorazes). E mesmo nesses casos, essa estratégia pode ser bastante arriscada. Basta lembrar o caso de Convergente (2016), por exemplo, que deveria ser a primeira parte do capítulo final da série Divergente, mas que devido ao seu enorme fracasso fez com que a segunda parte nunca fosse lançada.

Cynthia Erivo e Ariana Grande que devem interpretar Elphaba e Glinda na adaptação para o cinema de Wicked

Por isso, muitos estúdios resistem a esse tipo de estratégia de lançamento. Ainda mais, no caso dos musicais, que são um gênero que não tem mais tanto apelo popular. Apesar desse tipo de filme ter dominado Hollywood em sua fase de ouro, os musicais há décadas perderam seu apelo junto ao grande público. Contudo, vez ou outra, alguma obra do gênero invade os cinemas do mundo todo e obtêm bastante sucesso nas bilheterias. Além disso, no teatro, esse ainda é um dos gêneros que mais rendem dinheiro aos produtores.

Wicked, por exemplo, já rendeu mais de 1 bilhão de dólares desde sua estreia na Broadway em 2003. O musical é uma das três únicas obras (junto com O Fantasma da Ópera e O Rei Leão) a alcançar essa marca histórica. E é esse um dos trunfos do futuro filme para tentar fazer sucesso nas bilheterias. Os produtores esperam que, pelo menos uma parte do público que foi à Broadway (e em outros teatros do mundo todo) assistir ao musical, também decida ir aos cinemas assistir ao filme.

Idina Menzel e Kristin Chenoweth na adaptação original de Wicked

Outro trunfo que pode ajudar o filme a fazer sucesso, é seu elenco. A obra deve ser estrelada pelas atrizes e cantoras Cynthia Erivo e Ariana Grande. Erivo é uma artista premiadíssima e já foi indicada a praticamente todos os principais prêmios da indústria do entretenimento, incluindo o Grammy, o Emmy, o Oscar, o Globo de Ouro e o Tony. Já Grande é extremamente popular, principalmente, entre o público jovem. A esperança dos produtores é que pelo menos uma parte dos fãs da cantora decidam ir vê-la atuando no filme.

Além disso, Wicked é uma espécie de spin-off de uma das obras mais famosas da história tanto do cinema quanto da literatura mundial, O Mágico de Oz. Quase todo mundo já viu o filme e muita gente já leu o livro. Esse apego emocional à obra original é, aliás, uma das explicações para o sucesso estrondoso que o musical obteve. Os produtores do filme esperam que isso também se repita no caso do filme. Ou seja, que muita gente que gosta de O Mágico de Oz, vá ao cinema para ver Wicked, simplesmente porque o filme tem relação direta com essa obra tão icônica.

Idina Menzel e Kristin Chenoweth na adaptação original de Wicked

Como dissemos, Wicked é uma espécie de spin-off de O Mágico de Oz. O musical é baseado no livro Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West, escrito por George Maguire e lançado em 1995. A obra se concentra no relacionamento entre as duas bruxas de Oz: Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, principal vilã de O Mágico de Oz, e Glinda, a Bruxa Boa (aqui chamada de Galinda), uma das personagens que mais ajuda Dorothy (personagem principal do filme) em sua jornada pela terra mágica de Oz.

Na montagem original da Broadway, que estreou em 28 de maio de 2003, as duas personagens eram interpretadas por Idina Menzel (Elphaba) e Kristin Chenoweth (Galinda). Já na adaptação para o cinema, Cynthia Erivo interpretará Elphaba e Ariana Grande fará o papel de Glinda. O filme será dirigido por Jon M. Chu, que é bastante experiente na direção de musicais para cinema. Já o roteiro será escrito pelos autores originais do musical, Stephen Schwartz e Winnie Holzman.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui