Com muito carisma, e um grande excesso de fofura, as semelhanças entre Anya e Eri são muitas. Além disso, ambas possuem um passado muito triste, com características bem semelhantes.
Baseado no manga de Tatsuya Endo, que ainda está em andamento, Spy x Family é o anime mais aguardado da temporada de primavera no Japão do ano de 2022.
Ambientado em um espaço de tempo, que se assemelha a Guerra Fria, entre os países fictícios de Westalis e Ostania, se passa uma história engraçadas e com grandes momentos de ação e ternura. É ai, que se introduz a a família Forger, que não é apenas uma família comum.
Afinal, os Forgers não são uma família de verdade, mas os personagens precisam se passar por uma, para conseguir cumprir uma missão. Entre eles temos o espião do país de Westalis, cujo nome secreto é Twilight. E também, a linda Thorn Princess, uma assassina habilidosa.
Por último, mas não menos importante, Anya, uma criança adorável e telepata. Twilight adota Anya, já que a garota é a chave para completar uma missão.
Embora, Anya, aparente ser apenas mais uma personagem do estilo Shonen, ela acaba por ter muitas semelhanças com Eri, de My Hero Academia. Ambas são inseguras e carentes, mas muito apaixonantes e cheias de personalidade.
Assista “Spy x Family” no Crunchyroll →
O passado de Anya
Claro, que ambas também possuem muitas diferenças, e também em um contexto bem diferente. Mas aqui queremos detalhar as semelhanças, e elas são muitas. Tanto Anya, quando Eri, possuem principalmente um passado semelhante e trágico.
Anya, é uma criança de aproximadamente seis anos. Por enquanto, ainda não podemos confirmar completamente sua origem. Se ela foi testada, ou criada em laboratório, é algo que não é esclarecido. É apenas falado que a menina foi feita de cobaia por cientistas da Ostania, assim se tornando uma arma de guerra contra Westalis.
A garota é telepata, ou seja, ela possui um poder raro e valioso, que se for a público, poderá causar muitos problemas. Mas aparentemente, os experimentos falham, e Anya acaba fugindo e indo parar em um orfanato cujo dono é muito cruel.
Devido aos seus poderes, a menina acaba se tornando quase muda, e não gosta de ter contato com outras crianças. Já que por ter esse dom, acabou sendo adotada e abandonada diversas vezes.
É ai que entra o personagem de Twilight, que precisa cumprir uma missão secreta cujo nome é “Operação Strix”. Mas há uma regra, é necessário inserir uma criança na Eden Academy, afim de se aproximar de um personagem que estuda lá. Ou seja, ele precisa conseguir uma criança imediatamente.
Por fim, Twilight vai até o orfanato e procura a criança mais inteligente, e sem nenhum receio, adota a garota. Aparentemente, Anya, consegue a família que sempre quis, e vive feliz, mas tem traumas muito grandes em relação ao seu passado. Além do fato de nunca poder contar a verdade sobre o seu dom por medo de rejeição.
Os poderes de Anya, acabam mostrando a ela, como os adultos são mentirosos e assustadores. E ela acaba descobrindo coisas que uma criança nunca deveria saber.
O passado de Eri
Já Eri, é a chave por trás dos planos do vilão Kai Chisaki. Pois, devido ao seu dom, acaba sendo um objeto de estudos afim de criar uma droga de destruição de poderes.
Sobre Eri, sabemos um pouco mais sobre o seu passado. Pois, devido aos seus poderes, acabou matando seu próprio pai. Sendo depois abandonada por sua mãe, que deixou a menina nas mãos do avô, um chefe da máfia, depois entregue a Kai, que possuía poderes parecidos e começou a testá-la.
Após descobrir que o poder de Eri vai muito além do dele, resolve usar as células da garota na criação de armas, assim traficando as tais. As drogas por fim, poderiam apagar os poderes dos outros.
Eri é abusada e perde sua infância, até um dia ser salva por Midoriya e Mirio ao invadiram a Shie Hassaikai para capturar Kai Chisaki. Sendo oprimida de todos os seus sentimentos, Eri é uma menina medrosa e isolada, mas foi com Midoriya que sentiu bondade pela primeira vez vinda de um ser humano.
Só assim, Eri começa a ter uma vida “normal”, conseguindo pela primeira vez ter uma infância adequada. Ainda que precise curar suas feridas emocionais e percorrer um longo caminho para isso, ela conta com a ajuda da Academia e companheiros para cuidar dela.
Assista “My Hero Academia – Boku No Hero” no Crunchyroll →
Futuros diferentes apesar de semelhanças entre Anya e Eri
Apesar de Eri ter sido salva, possuir amigos do bem, seu futuro não aparenta ser tão brilhante quanto o de Anya. Muito pelo contrário, é algo bem incerto. Já que Eri, existe em um universo mais sombrio.
Além disso, pelo menos no que é retratado, a garota possui traumas muito mais severos, visto em episódios de agonia e tristeza. Ela é mais velha que Anya, e sofre abusos por muito mais tempo.
Apesar dos poderes de Eri serem incríveis e incalculáveis, eles se tornam um fardo a ser suportado. Já que o uso do seu poder já lhe trouxe muita dor, bem como arriscado, a tornando insegura sobre eles.
Afinal, pode ser Eri um presságio do que ainda está por vir. O poder dela é algo evoluído e ao mesmo tempo tão poderoso que a torna perigosa para a sociedade. A origem do seu dom é desconhecida, e seu poder está tão além do que já foi visto, o que os tornam impossíveis de serem usados sem medo.
Seu Quirk (habilidade), como é chamado no anime, pode ser a forma evoluída de todos os poderes. Devido a isso, as pessoas também possuem medo dela, se preocupam do mundo entrar em colapso se mais Quirk se evoluírem dessa maneira.
O Futuro de Anya pode ser melhor
Sobre Anya, não temos plena noção sobre o seu passado, até que ponto a menina foi sofreu. Por ainda ser muito jovem, a criança tem esperanças e tenta se desprender do passado.
Mesmo sendo adotada por Twilight por um motivo nada convencional, a garota vê no personagem a real figura de um pai. O que faz a garota focar na felicidade do presente, e esquecer seu passado, tentando um dia, ter o futuro que ela almeja.
Além disso, diferente de Eri, Anya consegue muito bem viver em sociedade, mesmo não gostando de estudar e seus poderes lhe dando várias vantagens e conflitos.
Em outras palavras, Anya ainda consegue encontrar felicidade em uma vida normal e é muito otimista em relação as dificuldades que precisa enfrentar para ser aceita.
Embora, em Spy x Family Anya ser realmente uma criança rara, como um poder que ninguém aparenta ter, esse poder, aparenta ser mais uma graça, do que uma maldição destrutiva.
Por fim, Anya tem poderes bem mais amenos e possível de controlar do que Eri, e com o passar do tempo, e uma família que a compreenda, pode realmente servir de grande utilidade com o tempo. Embora, os futuros possivelmente são incertos, as semelhanças entre Anya e Eri são muitas.
A história de Anya só começando, o primeiro episódio do anime foi ao ar esta semana, veja o trailer.