Obras de Junji Ito na Netflix
Obras de Junji Ito na Netflix - Imagem: Divulgação

Nesta quarta-feira, dia 8 de junho, durante o terceiro dia da Semana Geeked, a Netflix anunciou que irá adaptar pela primeira vez, algumas das histórias de terror do artista especialista no assunto, Junji Ito. A série animada do autor irá se chamar Junji Ito Maniac: Japanese Tales of the Macabre. Por fim, a rede de streaming o autor também anunciou o lançamento do anime, baseado em suas obras.

Leia também:

Quem revelou a novidade, foi o próprio Junji Ito, durante a Semana Geeked. No decorrer do vídeo, o autor que é vencedor do prêmio Eisner Award disse: “Estou feliz em apresentar um novo projeto baseado no meu mangá chamado Junji Ito Maniac: Japanese Tales of the Macabre“. Logo depois, após revelar a produção, ele também mostrou ao público alguns dos novos designs dos personagens de cada animação.

Como também relevou que a produção ainda esta escolhendo quais outras obras estará no projeto. “Ainda temos que confirmar quais histórias de Tomie e Souichi serão adaptadas, então, por favor, aguardem mais anúncios”, esclareceu Ito. Além disso, o autor também anunciou a nova série de anime, produzida pela Netflix, explicando a adaptação de 20 dos seus trabalhos. Confira abaixo, o vídeo com mais detalhes.

Contudo, ainda não houve mais divulgações ou detalhes do projeto. Entretanto, o autor revelou algumas curiosidades, sobre suas obras originas. Uma delas é que para criar, Terumi Fujino, de Hanging Blimp, Ito diz que imaginou balões que sufocassem as vítimas. A partir dai, ele criou todo o visual do personagem e a história da cidade em que os balões representavam incidentes sobrenaturais.

Enquanto isso, em Tomie, ele diz que sua inspiração veio do fato de que mesmo após as caldas dos lagartos serem cortadas, elas voltam a crescer. Tal situação criou uma metáfora com o sentimento de saudade que temos dos entes queridos que se vão, ou que morrem. Nesse sentido, Tomie se tornou uma personagem que volta, mesmo após ser morta.

Além disso, se repararmos no vídeo, o autor aparece cercado de mangás como Fragmentos do Horror e uma estátua de seu Frankenstein. Afinal, isso pode ser pistas das suas próximas histórias que também poderão ser produções da Netflix.

Ito também declarou que estava animado para ver seus amados personagens adaptados pelos animadores do programa, que ele afirma que estão “se esforçando ao máximo” para dar vida às suas histórias. Além do mais, ele disse que mal podia esperar para ver seus trabalhos sendo reinterpretados em um mundo que segundo ele é novo e assustador. O autor disse que ainda está dando um fundo aos trabalhos que criou.

Continue depois da publicidade

Entretanto, essa nova antologia não é a única adaptação das histórias de Ito que está em andamento. O estúdio de animação Production IG (Ghost in the Shell e Attack on Titan) também está trabalhando atualmente em uma adaptação de uma das histórias mais famosas de Ito, Uzumaki . O projeto está programado para estrear no Adult Swim em outubro próximo ano. Afinal, Uzamaki é uma das obras mais conhecidas do artista.

Por fim, essa e outras histórias serão adaptadas em Junji Ito Maniac: Japanese Tales of the Macabre. O projeto tem estreia marcada para algum momento de 2023, na Netflix. Vale lembrar, que no Brasil, a editora Pipoca & Nanquim tem publicado diversas obras de Junji Ito.

Saiba mais sobre Junji Ito

Junji Ito
Junji Ito – Imagem: Divulgação

Junji Ito é um famoso mangaká de 58 anos, especialista em terror japonês. Ito começou a sua experiência como terror ainda muito jovem. Assim, o primeiro mangá que leu foi Mummy Teacher de Kazuo Umezu. Ele cresceu no campo, em uma pequena cidade próxima a região montanhosa de Nagano. Na casa onde morava, o banheiro ficava no final de um túnel subterrâneo, onde havia muitos grilos aranhas, insetos que ele morria de medo.

Tal experiência serviu como base de muitas de suas obras. Além disso, o trabalho de Ito originou um culto de seguidores, com alguns de seus fãs, considerando-o uma figura significativa no terror atual.

Continue depois da publicidade

O artista começou a desenhar seus mangás com apenas 4 anos de idade, inspirado no que lia em outras revistas. Ito continuou desenhando como um hobby até se tornar um técnico em prótese dentária no ano de 1984, onde precisou encontrar um equilíbrio entre os dois.

No ano de 1987, ele enviou um conto de terror para o Monthly Halloween, tal obra ganhou uma menção honrosa durante o Prêmio Kazuo Umezu. Mais tarde, 13 anos depois, essa história se tornaria Tomie.

O diretor Guilherme del Toro, já havia reverenciado Ito em sua conta oficial no Twitter. O escolhendo, como um dos seus colaboradores no videogame Silent Hills. Entretanto, após um ano, o projeto não teve andamento. Contanto, mas tarde, Ito e Del Toro emprestaram suas ideias ao projeto de Hideo Kojima, o jogo, Death Stranding.

Ito, recebeu indicações ao Eisner Awards, durante os anos de 2003 e 2009. Mas bem depois, no ano de 2019 ele recebeu seu primeiro Eisner Awardao adaptar o mangá Frankenstein de Mary Shelley na categoria “Melhor Adaptação de Outro Meio”. Logo depois, no ano de 2021, ele recebeu outro Eisner Awards por suas obras, Remina e Venus in the Blind Spot, nas categorias, “Melhor edição dos EUA de material internacional – Ásia” e “Melhor Escritor / Artista”.

Continue depois da publicidade

Seus trabalhos contem vários subgêneros de terror, principalmente com horror corporal e cósmico. Alguns ainda estudam temas como predador e presa, perda da humanidade e obsessão. Todo seu universo é descrito como cruel e caprichoso, e seus personagens são frequentemente vítimas de situações malévolas e sobrenaturais. Além disso, eles são punidos por pequenas infrações, em uma ordem natural desconhecida e até incompreensível. Por fim, ele também se inspira em seus próprios medos, como morte, guerra, insetos e medo de ser observado. Muitas de suas inspirações ocorreram por histórias de guerra, descritas por seus pais.

Tomie

Tomie
Tomie – Imagem: Divulgação

Para Tomie mangá de 1987, Ito se inspirou na morte de um dos seus colegas de classe, já que achou estranho o fato de um garoto que conhecia simplesmente desaparecer do mundo. Ele continuou esperando durante muito tempo, que o menino voltasse, mas isso nunca aconteceu. Nesse momento, ele idealizou a história de uma garota que deveria ter morrido, mas depois aparece como se nada tivesse acontecido.

A série de mangá Tomie, foi o primeiro trabalho publicado originalmente por Ito, por volta de 1987, onde levou o premio Kazuo Umezu. A obra teve uma adaptação de uma serie de filmes de terror, entre os anos de 1999 e 2011, contendo nove partes. Grande parte das histórias ocorre na escuridão da noite, onde uma sensação de estranheza persiste. Um dos pontos altos de Tomie é a sexualidade ambígua. Já que no mangá ela se mostra com muita raiva e assina a todos, já no filme ela é famosa por seduzir homens e mulher.

Souichi

Souichi
Souichi – Imagem: Divulgação

Souichi é um dos personagens principais de muitos contos do Junji Ito Collection. Um rapaz geralmente visto roendo pregos de ferro ou aço, devido a falta de ferro no corpo. Como muitos personagens de Ito, Souichi é conhecido por seus esquemas, que normalmente não dão certo de maneira cômica e irônica.

Continue depois da publicidade

Embora sua natureza seja sombria, ele se mostra infantil, errando e confundindo as coisas, lembrando que apesar de tudo, ele ainda tem 11 anos. Mas quando se torna adulto, domina a magia negra, transformando todos de sua família a fim de que cumpram suas ordens, em seu negócio de casas mal-assombrada. Ele acaba casando, com Fuchi, uma canibal, com quem tem um filho do mesmo jeito que a mãe, desse modo, ele precisa fugir de casa.

Hanging Blimp

Hanging Blimp
Hanging Blimp – Imagem: Divulgação

Enquanto isso, The Hanging Balloons foi baseado em um sonho de infância de Ito. A história mostra Kazuko, que está presa dentro de casa, pois no momento em que ela sair, ela será morta. A garota está com fome, mas a criatura do lado de fora está esperando para atrai-la.

Anteriormente, a melhor amiga de Kazuko, Terumi Fujino se matou, enforcando-se em um fio de telefone. Terumi era uma popular celebridade e não tinha motivos aparentes para comer suicídio. Enquanto isso, seu namorado Shiroishi, outro colega de classe de Kazuko e Terumi é culpado pela morte da menina, mas por parte dos fãs da garota. No fim, ele também se sente responsável e começa a se sentir culpado por importunar a carreira da falecida namorado, o que a deprimiu.

Porem uma coisa terrível acontece, o suicídio de Terumi, acaba inspirando fãs que começam a fazer o mesmo. Entretanto outros dizem que já viram o fantasma de Terumi. Um dia, Shiroishi diz a Kazuko que todas as noites, uma cabeça flutua em seu jardim, e o olha acusando de algo. Ela não acredita, mas uma noite descobre que isso é verdade, já que presencia a cena. Dessa forma, todos os dias, os balões de cabeça começaram a aparecer em Tóquio, e em um desses momentos toda família de Kazuko morre, e ela fica presa dentro de casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui