Acredito que uma das profissões mais retratadas em dramas sul-coreanos são ligadas ao ramo jurídico. Afinal, existe uma infinidade, e não é exagero falar, centenas de tramas que possuem advogados, promotores, juízes, réus e até mesmo estudantes de direito como foco principal. Normalmente, o enredo principal se resume a muito suspense em torno de histórias que nos fazem passar muita raiva. Mas mesmo assim ainda são um dos melhores gêneros a serem vistos. Com abordagem policial, crimes e bastante drama envolvido em tudo isso confira uma lista com 5 Doramas Jurídicos a Netflix e Viki para ficar totalmente submerso na profissão.
Com vários objetivos distintos, conheça 5 tramas que vão de vingança até a simples busca por justiça, com temas que podem te levar ao extremo.
Leia também:
- Lista | 10 Doramas Policiais para assistir na Netflix e Viki
- Lady Gaga compartilha teaser e confirma que estará em Coringa 2
5 – Law School (2021) – Netflix
Law School é uma série de televisão sul-coreano, que foi ao ar pela emissora JTBC entre abril e junho de 2021, todas as quartas e quintas-feiras. Este, é um dos doramas jurídicos mais recentes da lista e contou com 16 episódios com mais ou menos 70 minutos de duração cada. Enquanto isso, a direção é de Kim Seok Yoon (My Liberation Notes), com base em um roteiro de Seo In e Kim Ji-Youn atua como produtor executivo da obra. Então, logo após a sua exibição na Coreia do Sul, a Netflix comprou os direitos de exibição da trama.
Vale lembrar que Law School é a primeiro programa da história sul-coreana a tomar como tema a universidade de direito. Sendo uma boa pedida para os estudantes do curso. O drama teve uma audiência média de 5.306%, um número relativamente bom para uma emissora fechada.
Por sua vez, o elenco principal conta com Kim Myung-Min (Detective K: Secret of the Virtuous Widow) como Yang Jong-Hoon, Kim Bum (Boys Over Flowers) como Han Joon-Hwi, Ryu Hye-Young (Reply 1988) como Kang Sol A e Lee Jung-Eun (Parasita) como Kim Eun-Sook. Enquanto isso, em papéis secundários estão Ahn Nae-Sang (Lawless Lawyer) como Seo Byung-Ju, Woo Hyeon (Gangnam Beauty) como Sung Dong-Il, David Lee como Seo Ji Ho e Lee Soo Kyung (Where Stars Land) como Kang Sol B.
Nesse sentido, a trama de Law School acompanha o personagem Yang Jong-Hoon. Um ex-promotor que agora é um professor em uma famosa faculdade de direito do país. Ele é um homem muito direto e os alunos não gostam dele, mas Jong Hoon não se importa. Afinal, seu maior foco é cultivar alunos que de fato irão contribuir com grandeza para a profissão, apenas os fortes. Já Kang Sol é uma estudante da faculdade que entrou por intermédio de uma bolsa, afinal veio de uma família muito pobre. Ao seu lado, estudam alunos inteligentes e muito ricos. Isso faz com que ela se sinta insegura por seu passado.
Por fim, também conhecemos Han Joon-Hwi que possui uma bela aparência além de ser o melhor aluno da sua sala. Com habilidades de um líder nato, mas ele esconde um grande segredo. Contudo, toda a instituição se transforma em um grande caos quando acontecesse um caso de assassinato em suas localidades. Assim, o primeiro suspeito é o professor Jong Hoon, mas Kang Sol, Han Joon-Hwi e outros alunos vão trabalhar juntos para descobrir os acontecimentos por trás da morte do professor que foi assassinato e provar a inocência do professor Hoon. Porém, eles vão se envolver profundamente no assunto, e o caso se torna muito mais perigoso do que eles imaginavam.
Assista “Law School” na Netflix →
4 – Ms. Hammurabi (2018) – Viki
Por sua vez, Ms. Hammurabi em um dos doramas jurídicos que tem como foco uma perspectiva sobre os juízes da Coréia do Sul. O drama foi ao ar pelo canal JTBC entre maio e julho de 2018. Assim, sendo exibido nas segundas e terças as 23 horas, com 16 episódios de uma hora cada. Enquanto isso, o diretor da série é Kwak Jung Hwan (Delayed Justice) e o roteiro é escrito por Moon Yoo Seok (The Devil Judge), com direção executiva de Ham Young Hoon, Jang Kyung-ik e Kim Woo Taek.
O drama jurídico, alcançou uma média de 4.401% de audiência na época da sua exibição, sendo um número médio. Além disso durante o 6º APAN Star Awards a atriz Go Ara foi indicada na categoria Melhor Atriz de Minissérie, enquanto o ator Kim Myung-Soo recebeu também indicação a categoria Ator Revelação. O drama se baseia no romance que também se chama Ms. Hammurabi, do escritor Moon Yoo-Seok que também foi responsável pelo roteiro do drama.
Nesse sentido, o elenco principal é composto pelos atores Go Ara (Melodia de Esperança) como Park Cha Oh-Reum, Kim Myung-Soo (Angel’s Last Mission: Love) como Lim Ba-Reun, Sung Dong-il como Han Se-Sang (A Lenda do Mar Azul), Ryu Deok-Hwan (A Grande Doutora) como Jung Bo-Wang e Lee Elijah (The Good Detective) como Lee Do-Yeon. Enquanto isso, os atores de apoio são Lee Tae Sung (Playful Kiss) como Min Yong Joon, Ahn Nae-Sang (Lawless Lawyer) como gerente principal, Lee Won-Jong (La Casa de Papel: Coreia) como Bae Gon Dae e Kim Young-Ok (Round 6).
Assim, a trama se concentra em uma juíza novata que se chama Park Cha Oh Reum, ela é uma mulher extremamente idealista e feminista, e não aceita ver nada errado. Por fim, fazendo de tudo para que a verdadeira justiça seja feita. Enquanto isso, o juiz de elite Im Ba Reun é um jovem perfeccionista que antes foi seu colega de escola, ele também acredita que a justiça tem que ser feita. Mas ele é extremo contrário de sua parceira, acreditando que os sentimentos e empatia não devem ser tomados na hora de dar um veredito.
Por fim, os dois terão que trabalhar juntos, enquanto resolvem vários casos em um território de várias disputadas. Contudo, eles também começam a se aproximar e trocar várias experiências, aprendendo um com outro, ele começa a criar mais empatia e ela aprende a ser mais realista. Vale lembrar que o drama foi muito bem recebido no país, principalmente por sua perspectiva de juízes de forma honesta em um contexto moderno que nunca tinha ido ao ar.
Assista “Ms. Hammurabi” no Viki →
3 – Lawless Lawyer (2018) – Netflix
Um dos doramas jurídicos mais famosos, que se concentra em advogados é Lawless Lawyer que foi ao ar pelo canal tvN em 2018. Assim, a série sobre lei e corrupção estreou em maio indo até julho, contando com 16 episódios que tinham por volta de 60 minutos cada. Enquanto isso, a direção fica por conta de Kim Jin Min (My Name), com base em um roteiro de Yoon Hyun Ho (Remember: War of Son) e uma criação do Studio Dragon. Por fim, Lee Jang Soo e Choi Tae Young atuam como produtores executivos do drama.
Vale lembrar que o drama foi um enorme sucesso comercial, sendo um dos programas de maior audiência na televisão a cabo no país. Sendo assim, seu último episódio, teve uma audiência de 8.937%. Além disso, vários países adquiriam a produção, como EUA, Taiwan, Malásia, Cingapura, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Japão. Por fim, o drama foi indicado ao prêmio Seoul Awards na categoria Melhor Ator Coadjuvante com Park Ho-San. Já o famoso ator Lee Joon-Gi venceu a categoria Melhor Estrela Asiática durante o StarHub Night of Stars.
Dessa maneira, o elenco principal é composto por grandes estrelas como Lee Joon-Gi (Flower of Evil) como Bong Sang-Pil, Seo Ye-Ji (Save Me) como Ha Jae-Yi, Lee Hye-Young (Mother) como Cha Moon-Sook e Choi Min-Soo (Extracurricular) como Ahn Oh-Joo. Kim Byung Hee, Lim Ki Hong (Extracurricular), Seo Ye-Hwa (Vincenzo), Yum Hye Ran (Caçadores de Demônios), Jeon Jin Ki (Bad Love), Ahn Nae-Sang (Awl), Park Ho-San (My Mister) e Kim Kwang-Kyu (Amor e Outros Dramas) também estão no elenco.
Por sua vez, a trama acompanha Bong Sang Pil um dos advogados que possui uma das maiores taxas de vitória no país. Ele é um homem diferente e utiliza qualquer coisa para conseguir evidências, mesmo que seja através da violência. Além disso, aproveita todas as brechas da lei para ter o sucesso dos seus casos. Contudo, na verdade ele se opõe por completo ao poder absoluto do país, como forma de vingar a morte da sua mãe.
Afinal, quando ele era criança e morava na cidade de Gisung com sua mãe que também era advogada, viu ela mãe morrer pelas mãos das pessoas mais poderosas da cidade. Mais tarde, ele vai morar com seu tio, que é um chefe de uma gangue que ele também faz parte durante a juventude.
Enquanto isso, Ha Jae Yi é uma advogada que luta pela justiça, mas sua licença é suspensa quando ela bate em um juiz durante um julgamento com sentença injusta. Por fim, ela volta para sua cidade natal que também é Giseong e a vida dos dois advogados se cruzam. Logo, eles passam a trabalhar no mesmo escritório, e precisam enfrentar um caso extremamente difícil onde o homem mais poderoso da cidade precisa ser pego.
Assista “Lawless Lawyer” na Netflix →
2 – Suspicious Partner (2017) – Viki
Suspicious Partner é um dos doramas jurídicos mais surpreendentes desta lista, pois apesar de ter bastante romance e ser hilário, carrega uma boa dose dramática. A série foi ao ar através do canal SBS entre maio e julho de 2017. Entre as quartas e quintas, com um total de 20 episódios de 60 minutos cada. Dessa vez, quem dirige a produção é Park Sun Ho com base em um roteiro do escritor Kwon Ki-Young (Protect The Boss). Além disso, Park Young Soo é o produtor executivo da obra.
Embora o programa tenha uma audiência considerada modesta, com 8,7% em seu episódio final. O programa conseguiu liderar o grupo demográfico que varia entre 20 a 49 anos, ou seja, conquistou os mais jovens. Na época, o drama foi indicado a vários prêmios, com nomeação para Nam Ji-Hyun como Melhor Atriz, Ji Chang-Wook como Melhor Ator e Choi Tae Joon também como Melhor Ator no Korea Drama Awards. Além disso, durante o SBS Drama Awards, Nam Ji-Hyun venceu a categoria de Melhor Atriz.
Já o elenco principal é composto por grandes estrelas como Ji Chang-Wook (O Som da Magia) como Noh Ji-Wook, Nam Ji-Hyun (100 Days My Prince) como Eun Bong-Eee, Choi Tae-Joon (Vinte e Cinco, Vinte e Um) como Ji Eun-Hyuk e Kwon Nara (Bulgasal: Almas Imortais) como Cha Yoo-Jung. Enquanto isso, em papéis secundários estão Lee Deok-Hwa (Pretendente Surpresa), Nam Gi-Ae (My Secret Romance), Jang Hyuk-Jin (Air Murder), Yoon Bok-In (Vincenzo), Chansung (O Que Houve com a Secretária Kim), Kim Ye-Won (Rich Man, Poor Woman) e Dong Ha (Juiz vs. Juiz).
Dessa maneira, a série nos apresenta Noh Ji-Wook um promotor muito bonito, inteligente e bem-sucedido, mas rígido e cabeça dura. Se não bastasse ter que lidar com uma pilha gigantes de documentos todos os dias. Ele precisa agora aturar uma promotora estagiária que se chama Eun Bong Hee. A garota é bem atrapalhada e fala tudo na cara das pessoas, e logo de cara ele já não gosta da menina. Contudo, um misterioso caso de assassinato, faz com que Bong-Hee seja suspeita e presa
Após algum tempo, Bong-Hee tem um pequeno escritório de advocacia, mas por ter ido para a prisão no passado ela praticamente trabalha de graça. Ao mesmo tempo, por uma série de circunstâncias, Ji Wook deixa o cargo de promotor para se dedicar a um escritório de advocacia própria. Assim, os dois acabam se unindo, a fim de investigar um psicopata que cometeu vários assassinatos. No entanto, eles descobrem que o passado dos dois está completamente conectado por uma tragédia. Nesse meio tempo, também conhecemos o advogado Ji Eun Hyuk que também começa a trabalhar no escritório. Mas os dois rapazes não se suportam, porque Hyuk traiu a amizade do ex-melhor amigo ao ficar com sua namorada.
Assista “Suspicious Partner” no Viki →
1 – I Can Hear Your Voice (2013) – Viki
Um dos doramas jurídicos mais antigos da lista é I Can Hear Your Voice, além disso, é um dos melhores, na minha opinião. Ele garante uma boa mistura de suspense, romance e ação. Foi ao entre pelo canal SBS entre junho e agosto do ano de 2013, todas as quartas e quintas. No final, contou com 18 episódios, embora originalmente tenha sigo programado para 16, devido ao seu bom sucesso. Enquanto isso, quem dirige essa trama maravilhosa é Jo Soo-Won (Doctor John), com base em um roteiro de Park Hye-Ryun (Pinocchio). Por fim os produtores executivos são Son Jung-Hyun, Kim Uno e Son Ki-Won.
Vale lembrar, que último episódio de I Can Hear Your Voice conseguiu uma audiência de 26.2%, com toda certeza, um absoluto sucesso. Durante o ano de sua exibição, a série concorreu a diversos prêmios. Como o Korea Drama Awards, onde ganhou cinco categorias No caso, Melhor Produtor, Prêmio Top Excelência para Ator, Prêmio de Excelência para Ator, Prêmio de Excelência para Atriz e Melhor Casal. Além disso, ganhou todos os prêmios que estava concorrendo no APAN Star Awards e foi nomeado a melhor trilha sonora durante o Mnet Asian Music Awards. Por fim, ganhou muitos outros durante o Korean Culture and Entertainment Awards, Grimae Awards, SBS Drama Awards e Baeksang Arts Awards. Sendo por fim, um grande fenômeno televisivo.
Enquanto isso, o elenco de atores principais é composto por Lee Bo-Young (Apostando Alto) como Jang Hye-Sung, Lee Jong-Suk (While You Were Sleeping) como Park Soo-Ha, Yoon Sang-Hyun (18 Outra Vez) como Cha Gwan-Woo, Lee Da-Hee (Secret) como Seo Do-Yeon e Jung Woong-In (Rose Mansion) como Min Joon-Gook. Em papéis secundários estão, Kim Kwang-Kyu (Pretendente Surpresa), Jeong Dong-Hwan (Hotel Del Luna), Kim Hae-Sook (Tomorrow) e Kim Ga-Eun (Because This Is My First Life).
Já a trama acompanha Jang Hye Sung, uma mulher que se tornou advogada, no cargo de defensora pública, após uma infância difícil e pobre. Contudo, ela não tem gosto nenhum por sua carreira, e se torna pragmática e desgostosa. Contudo, seu passado está completamente ligado ao de Park Soo-Ha. Um aluno do ensino médio que possui a habilidade de ler o pensamento das pessoas através dos seus olhos. Essa habilidade, veio depois de ver o seu pai sendo assassinado quando ele era criança.
Anos antes, durante o momento em que seu pai foi morto, Bo Yeong foi a única que deu o veredito final. A fim de criminar o assassino do pai de Soo-Ha, mesmo sendo ameaçada. O menino, grato pelo acontecido, procurou por ela por muitos anos. Quando ele a encontra, revela seu poder e eles se unem para enfrentar o assassino que marcou a vida dos dois quando eram crianças. Logo, ela começa a nutrir mais amor por sua profissão, abandonando apenas a busca por dinheiro e glória.