Imagem do filme Avatar: O Último Mestre do Ar
Avatar: O Último Mestre do Ar - Divulgação

A nova série Avatar da Netflix é uma adaptação de uma das animações mais aclamadas e populares de todos os tempos.

Por isso, quando a Netflix anunciou a chegada do live action, muitos ficaram animados, mas também receosos com as possíveis mudanças que poderiam ser feitas na história.

Algumas mudanças na história original foram notadas, essas diferenças podem ser algumas superficiais, mas outras são mais profundas e notáveis.

Sendo assim, hoje vamos analisar algumas dessas diferenças, e se você quer saber quais são, basta ler até o final.

Continue depois da publicidade

1. O machismo de Sokka – Uma das maiores mudanças em Avatar da Netflix

Na animação original, Sokka é o irmão mais velho de Katara e o líder do grupo de amigos de Aang.

Ele é um guerreiro habilidoso, mas também um alívio cômico, pois muitas vezes se mete em situações engraçadas ou constrangedoras.

Assim, uma das características mais marcantes de Sokka é o seu machismo, que é mostrado desde o primeiro episódio, quando ele diz que as mulheres da sua tribo devem ficar em casa cuidando das crianças, enquanto os homens vão à guerra.

Esse machismo de Sokka é usado como um elemento de humor, mas também de crítica, pois ele é constantemente confrontado e desafiado pelas mulheres fortes e independentes que ele encontra ao longo da sua jornada.

Continue depois da publicidade

Ao longo da história, Sokka aprende a respeitar e admirar as mulheres e evolui muito. No entanto, na versão da Netflix o machismo de Sokka parece ter sido atenuado ou até eliminado.

Apesar de aparentar ser uma mudança boa e necessária, muitos dos fãs não gostaram da ideia, alegando que descartaram parte importante da personalidade do personagem.

2. Senhor do Fogo Ozai e Azula

No desenho, o Senhor do Fogo Ozai é o principal antagonista da história, sendo o líder da Nação do Fogo e o responsável pela guerra que assola o mundo.

Ele é um tirano cruel e ambicioso, que não hesita em queimar o rosto do seu próprio filho, Zuko, por desafiá-lo em um duelo.

Continue depois da publicidade

Dessa forma, Ozai é um personagem misterioso e temido, que só aparece na segunda temporada, e cujo rosto só vemos na terceira.

Já Azula é a filha mais nova de Ozai, e uma das vilãs mais perigosas e implacáveis da série.

Ela é uma dobradora de fogo prodígio, capaz de gerar chamas azuis e raios. Além disso, ela é obcecada por agradar o seu pai e superar o seu irmão, e não demonstra nenhum afeto ou compaixão por ninguém.

Ambos os personagens são vistos bem mais a frente na história original, mas na versão da Netflix, vemos os antagonistas logo no início.

Continue depois da publicidade

Segundo os criadores, a apresentação adiantada de ambos é visando um desenvolvimento mais elaborado para suas histórias.

3. O ataque da Nação do Fogo – Um evento melhor explorado em Avatar da Netflix

Na animação original, o ataque da Nação do Fogo ao Templo do Ar do Sul é um evento traumático e decisivo na vida de Aang.

E muito se fala sobre o ataque, que aconteceu cem anos antes do despertar de Aang, no começo da série.

Na versão da Netflix, porém, vemos o ataque da Nação do Fogo ao Templo do Ar do Sul.

Continue depois da publicidade

Já que há cenas do ataque e a série nos mostra como tudo aconteceu e como afetou o jovem protagonista, que congela em seguida.

4. Mistura entre diferentes narrativas

A história de Avatar se segue  originalmente  de forma linear e cronológica, seguindo a jornada de Aang e seus amigos pelo mundo, enquanto eles tentam dominar os quatro elementos e derrotar o Senhor do Fogo.

Cada episódio tem um foco e um tema específico, mas também contribui para o arco geral da série.

Já na série Avatar da Netflix, a história de Avatar sofreu algumas mudanças, com o roteiro combinando elementos de diferentes temporadas e episódios da animação original.

Continue depois da publicidade

Tanto por motivos de tempo quanto de orçamento, a série reuniu vários eventos de episódios e temporadas diferentes em um arco somente.

5. O pergaminho da água

Na história da animação, o pergaminho da água é um artefato raro e valioso, que contém os segredos da dobra de água.

Assim, Katara rouba o pergaminho de um navio pirata, e usa-o para aprender novos movimentos e técnicas.

Sua atitude quase leva seu grupo a ser pego pela Nação do Fogo, mas conseguem escapar.

Continue depois da publicidade

Mas na série live action, o pergaminho da água foi um presente para Katara de sua avó, antes que a jovem saísse de seu lar.

Essa mudança pode ser para dar mais destaque e importância ao livro, que pode ser um elemento recorrente na série. Foi uma mudança sutil.

6. Bumi e o Avatar

Bumi é o rei da cidade de Omashu, e um dos melhores amigos de infância de Aang. Ele é um dobrador de terra poderoso e excêntrico, que gosta de pregar peças e testar as habilidades de Aang.

Assim, ele reconhece Aang como o Avatar quando ele chega à sua cidade, mas não revela a sua identidade até que Aang passe por desafios.

Continue depois da publicidade

Apesar de dar uma de durão, Bumi fica feliz em rever o amigo depois de tanto tempo e poder ajudá-lo a relembrar seus valores.

Mas no live action, o personagem aparece como um velho cheio de mágoas que guarda ressentimento de Aang por sua ausência.

7. Cometa de Sozin – Uma mudança que alterou a história de Avatar da Netflix

O Cometa de Sozin é um fenômeno astronômico que ocorre a cada cem anos, e que tem um grande impacto na história de Avatar.

O cometa é uma arma poderosa para Senhor do Fogo Sozin, o bisavô de Ozai, para iniciar a guerra contra as outras nações, pois ele aumentava o poder dos dobradores de fogo.

Continue depois da publicidade

Assim, o cometa também foi o prazo que Aang teve para dominar os quatro elementos e derrotar Ozai, pois ele voltaria a passar pela Terra no final da terceira temporada, dando a Ozai a chance de acabar com a resistência das outras nações.

No entanto, na série o Senhor do Fogo Ozai fica sabendo do cometa nas últimas cenas da temporada.

Apesar de servir como gancho para uma continuação, muitos fãs sentiram falta de ver Aang se esforçando para treinar antes da passagem do cometa, do qual ele nem chega a saber a respeito na série.

8. Aang e as dobras

Aang é o último dobrador de ar vivo, e o único capaz de dominar os quatro elementos: ar, água, terra e fogo.

Continue depois da publicidade

Ele aprende a dobrar cada elemento e enfrenta dificuldades e desafios para aprender cada um, pois possuem filosofias e técnicas diferentes.

Infelizmente no live action não chegamos a ver interações do jovem com os demais elementos.

A mudança fez falta, mas a maior probabilidade é que tenha ocorrido por uma questão de tempo.

No entanto, isso também tira um pouco da graça e da emoção da série, que era acompanhar o aprendizado e o crescimento de Aang, e ver como ele supera os seus medos e os seus dilemas.

Mas enfim, se você leu até aqui, comente e nos conte quais dessas mudanças em Avatar na Netflix foi mais drástica na sua opinião!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui