Doramas com o enredo pesado
Doramas com o enredo pesado - Imagem: Divulgação

A maioria dos doramas que já ouvimos falar, são leves, divertidos, românticos e fofinhos. Mas engana-se, quem acredita que esse é o único gênero entre os K-Dramas. De vez em quando, nos deparamos com obras para lá de sinistras, doramas com o enredo pesado. Não que sejam do gênero terror, pois fazem isso sem precisar recorrer a fatores sobrenaturais. Apenas são tramas pesadas, complicadas e difíceis de serem ingeridas. Afinal, esses dramas carregam consigo, alguns temas perturbadores e muito fortes de serem abordados. Assim, muitas vezes, nos deparando apenas com a realidade de um grupo de pessoas, ou até mesmo do país. Ou seja, quando colocada a prova, a realidade chega a ser mais densa do que algo inexistente e temido.

Dessa forma, acompanhe abaixo uma lista com alguns doramas com o enredo pesado, cheios de críticas sociais e tópicos delicados. Contudo, lembre-se, assista devagar e com calma, são temas fortes, mas se você tem curiosidade, saiba aprecia-los de forma certa.

5 – Save Me (2017)

Save Me é um dos dramas mais perturbadores que eu já vi e acredito que muitos acham o mesmo. O drama sul-coreano do ano de 2017 foi ao ar pelo canal OCN, entre 5 de agosto a 24 de setembro. Com um total de 16 episódios, a série de ação e mistério contava com capítulos de no máximo 60 minutos cada. Enquanto isso, a drama se baseia no famoso webtoon, Out of the World do artista Jo Geum-San.

Além disso, o drama foi a primeira série de televisão da empresa Hidden Sequence do produtor Lee Jae-Moon (Pachinko). Enquanto isso, quem dirigiu o drama foi Kim Sung Soo com base no enredo de Jung Shin-Kyu e o desenvolvimento do Studio Dragon. Por fim, o drama teve uma média de audiência final de 2.476%, o que é baixo, mas não para um canal não tão popular. Contudo, o sucesso do drama foi tão grande, que ele ganhou uma segunda parte em 2019, mas com outro elenco.

Já o elenco, conta com artistas bem populares no país, Ok Taec-Yeon (Vincenzo) como Han Sang-Hwan, Seo Yea-Ji (Tudo Bem Não Ser Normal) como Im Sang-Mi, Jo Sung-Ha (100 Dias Meu Príncipe ) como Baek Jung-Ki, Woo Do-Hwan (O Rei Eterno) como Suk Dong-Chul e Lee David (Hipnose) como Woo Jung-Hoon. Na época, o até então novato ator Woo Do Hwan concorreu ao Baeksang Arts Awards na categoria Ator Revelação.

Enquanto isso, a trama acompanha uma seita religiosa que reside no condado de Muji. Apesar de se disfarçar como uma igreja pacifica, o local esconde várias camadas de segredos. Com um número grande de seguidores, os cultos envolvem tortura, violência e morte. Tudo isso, para enganar os moradores e seguidores locais, devotos e esprançosos.

Nesse ritmo, somos apresentados a família de Im Sang-Mi, eles se mudam para a cidade, após a empresa do seu pai falir. Seu irmão gêmeo, que nasceu manco, sofre bullying e após muito assédio ele comete suicídio. Após o acontecimento a mãe de Sang-Mi enlouquece, e a família toda fica desestabilizada e se separa. Assim, eles acabam como vítimas fáceis para a seita. Por fim, a menina encontra ajuda, em quatro rapazes que estão dispostos a salva-la desse local e desmascarar o que a de pior no local.

Assista “Save Me” no Amazon Prime Video →

4 – Sky Castle (2018)

O drama sul-coreano com enredo pesado Sky Castle, foi ao ar entre os anos de 2018 e 2019 pelo canal a cabo JTBC. Assim, a exibição do drama aconteceu entre sextas e sábados, em horário nobre. Nesse sentido, o drama possui vários gêneros, sendo uma sátira, comédia sombria, mistério e retratação do psicológico. O drama conta com o roteiro de Yoo Hyun Mi (Snowdrop) e a direção de Jo Hyun Tak (Who Are You).

Vale lembrar que quando o dorama foi ao ar, era uma verdadeira febre, com um elenco de nomes super relevantes para a indústria. Além disso, sua audiência foi bombástica, e contou com 23,779% no seu episódio final, um verdadeiro fenômeno. Por fim, se tornou o drama de maior audiência da história da televisão a cabo coreana.

Assim, a série faz uma referência as três melhores e mais prestigiadas universidades da Coreia do Sul, com seu nome SKY. São elas, Universidade Nacional de Seul, Universidade da Coreia e Universidade Yonsei. O termo é usado pela mídia e até mesmo pelas próprias universidades. Vale lembrar, que os alunos mais ricos do país dão a vida para isso. Afinal, essas faculdades é um determinante para carreira e status social de uma pessoa. Sendo assim, muitos políticos, médicos, advogados, engenheiros e jornalistas, todos de alto padrão e influentes no país se formaram em uma delas.

O elenco principal conta com nomes de peso como Yum Jung-Ah (Cleaning Up) como Han Seo-Jin/Kwak Mi-Hyang, Lee Tae-Ran (A Deusa do Casamento) como Lee Soo-Im, Yoon Se-Ah (Stranger) como No Seung-Hye, Oh Na-Ra (Chip In) como Jin Jin-Hee, Kim Seo-Hyung (É Tudo Meu) como Kim Joo-Young, Jung Joon-Ho (A Flor na Prisão) como Kang Joon-Sang, Kim Hye-Yoon (Inspetor Real Secreto e Joy) como Kang Ye-Seo, Choi Won-Young (Hwarang) como Hwang Chi-Young, Kang Chan-Hee (True Beauty) como Hwang Woo-Joo e Kim Byung-Chul (All of Us Are Dead) como Cha Min-Hyuk entre inúmeros outros.

Além disso, o drama garantiu 9 indicação ao Baeksang Arts Awards, ganhando em quatro categorias, incluindo Melhor Diretor. Por fim, a produção também foi nomeada e recebeu prêmios durante os prêmios, Korea Drama Awards, Melon Music Awards, Mnet Asian Music Awards, Korean Culture and Entertainment Awards e Asian Television Awards. Também foi citado várias vezes por sua trilha sonora impecável.

Enquanto isso, a produção com o enredo pesado, é uma sátira sobre os pais da alta sociedade coreana que se impõe suas vontades sobre os desejos dos filhos, a fim de garantir o sucesso da família. Tudo isso, em custa de destruir qualquer coisa ou pessoa pelo caminho. Nesse sentido, somos apresentados a vida de donas de casa, que residem em um luxuoso condomínio fechado que se chama SKY Castle. Lá vivem médicos, advogados e os professos universitários mais ricos do país.

Contudo, as esposas são as responsáveis por garantir que os filhos, dos maridos mais bem-sucedidos sejam próximos aos pais, sendo os melhores alunos a fim de entrar nas universidades. Entretanto, elas fazem da vida dos jovens um verdadeiro inferno, para conseguir isso. Por fim, acompanhamos problemas como submissão das mulheres perante a família do marido, violência, suicídio e abuso psicológico.

Assista “Sky Castle” na Netflix →

3 – Mr. Temporary (2019)

Mr. Temporary ou como também é conhecido, Class of Lies é um drama sul-coreano que conta com um enredo pesado. Ele foi ao ar, entre julho e setembro do ano de 2018 pela emissora OCN. Sendo assim, transmitido entre quartas e quintas-feiras durante a média de 16 episódios, com 60 minutos cada.

O drama é uma criação do Studio Dragon, com base em um roteiro do escritor Jang Hong Cheol (Doctor Lawyer). Enquanto isso, a trama conta com a direção de Sung Yong Il (Dr. Frost) e Park Ji Hyun. Por fim, Jang Jeong Do (Dear My Room) atua como produtor executivo e Park Jeong Jun e Lee Jin Seok como produtores. O drama conquistou uma audiência média, com uma porcentagem de 3.301% ao final. Mas vale lembrar que a transmissão era tarde da noite, as 23h.

Já o elenco principal, é composto por atores como Yoon Kyun-Sang (Fadas da Limpeza) como Gi Moo Hyeok, Keum Sae-Rok (The Fiery Priest) como Ha So Hyeon, Choi Yu Hwa (Tazza: One Eyed Jack) como Cha Hyeon Jeong, Lee Jun Young (Imitation) como Yoo Beom Jin, Choi Kyu Jin (Chip In) como Lee Gi Hoon, Han So Eun (18 Outra Vez) como Han Tae Ra, Jang Dong Joo (A Candidata Honesta) como Kim Han Soo, Jung Da Eun (A Bruxa: Subversão) como Jeong Soo-Ah / Park Yoo-Sun, Byung Hun (Mr. Sunshine) como Ahn Byeong Ho e Kwon So-Hyun (My Last Love) como Seo Yoon-ah entre muitos outros.

Nesse sentido, o drama tem como foco, temas extremamente sensíveis, mais uma vez ao mostrar a impunidade de adolescentes ricos após um crime. Contudo, a mesma proteção não se dá as vítimas. Por fim, conhecemos Gi Moo Hyeok um advogado de elite, que se disfarça como substituído em uma escola particular muito rica. Tudo isso, a fim de investigar o misterioso assassinato de uma aluna. O advogado decide fazer isso, após anteriormente assumir o caso que coloca sua reputação em jogo

A princípio, a aluna Jeong Soo Ah da Chunmyung High School era uma estudante modelo para sua turma. Mas enquanto dormia ela é esfaqueada, e quem é incriminado é seu colega Kim Han-Soo. A fim de defender o aluno a escola contrata um dos melhores escritórios de advocacia, contudo a escola quer preservar sua imagem, mas do que descobrir a verdade. Assim, vamos acompanhar a história do advogado que faz o possível para salvar quem ele acredita que de fato não está envolvido no crime.

Assista “Mr. Temporary” no Viki →

2 – Extracurricular (2020)

Extracurricular, é um drama sul-coreano com um enredo pesado e muito forte. O drama foi ao ar em abril de 2020, diretamente pela Netflix. Assim, a trama que trás algumas lições teve 10 episódios, com cerca de 40 a 72 minutos cada. Já a produção, ficou a cargo da Studio 329’s, com os produtores executivos sendo Nam Yoon-Soo e Yoon Shin-Ae (Six Flying Dragons). Logo, a série foi escrita por Jin Han-Sae e dirigida por Kim Jin Min (My Name). Vale lembrar, que Extracurricular foi a série sul-coreana mais assistida do ano de 2020 na Netflix. Além disso, recebeu ótimas críticas por retratar a vida de adolescentes, sem filtro.

Enquanto isso, o elenco principal é composto por Kim Dong-Hee (Itaewon Class) como Oh Ji-Soo, Park Ju-Hyun (Mouse) como Bae Gyu-Ri, Jung Da-Bin (Agora e Sempre) como Seo Min-Hee, Nam Yoon-Su (O Rei de Porcelana) como Kwak Ki-Tae, Choi Min-Soo (Um Advogado Sem Lei) como Lee Wang-Chul, Park Hyuk-Kwon (A Simulação) como Cho Jin-Woo e Kim Yeo Jin (A Bruxa do Tribunal) como Lee Hae Gyoung. Na época, parte do elenco foi indicado prêmios no Baeksang Arts Awards.

Enquanto isso, a trama acompanha alguns estudantes do ensino médico, que se envolvem em uma série de conflitos que acabam por desafiar valores humanos e moralidade. Temas como prostituição, bullying, suicídio e violência são frequentemente citados. Assim, fugindo completamente dos dramas escolares que conhecemos.

Nesse sentido, somos apresentados a Oh Ji Soo, um aluno do ensino médico, que possui novas muito boas. Contudo, a fim de ter dinheiro para pagar a faculdade no futuro, ele faz uma escolha que leva a um crime. Logo, depois os alunos Min Hee e Kyu Ri, companheiros de escola de Ji Soo, acabam se envolvendo no mesmo crime. Por fim, vamos percebendo onde cada um pode chegar, para conquistar o que quer, em uma sociedade que tanto cobra.

Uma curiosidade, é a série foi ao ar após dois meses da abertura do caso da “Nth room”. Um crime que ficou conhecido por todo o mundo, devido a várias vítimas terem sofrido chantagem após a liberação de vídeos de exploração sexual. Os vídeos circulavam no Telegram, entre 2018 e 2020. No caso, o agressor chantageou dezenas de mulheres, forçando-as a fazer vídeos de conteúdo sexual, incluindo estupro. O todo conclui-se que mais de 260.000 IDs compraram o conteúdo do tráfico. Algo que de algum modo, se assemelha muito a trama do drama.

Assista “Extracurricular” na Netflix →

1 – Juvenile Justice (2022)

Juvenile Justice é um outro dorama com o enredo pesado da Netflix. A obra foi ao ar em fevereiro de 2022. Assim, o drama jurídico de criação e distribuição do streaming, é escrito por Kim Min Seok (Descendentes do Sol) e conta com a direção de Hong Jong Chan (Her Private Life). Nesse sentido, a produção conta com 10 episódios, que variam entre 55 a 70 minutos cada. Por fim, a série fica por conta das empresas Gill Pictures e GTist.

O drama foi um sucesso, ficando por suas semanas em primeiro lugar do Top 10 Global da Netflix, sendo um dos programas mais assistidos da plataforma. Além disso, a estrela principal, a atriz Kim Hye Soo que recebeu ótimas críticas por sua interpretação. Afinal, os críticos americanos consideraram a obra muito boa, e digna de uma continuação e aprofundamento.

Nesse sentido, o elenco principal é composto por Kim Hye-Soo (Signal – Transmissão) como Shim Eun-Seok, Kim Mu-Yeol (Rastros de um Sequestro) como Cha Tae-Joo, Lee Sung-Min (Vida incompleta) como Kang Won-Joong, Lee Jung-Eun (Parasita) como Na Geun-Hee, Lee Yeon (Um Pesadelo de Casamento) como Baek Seong-Woo entre muitos outros talentos. Este ano, o drama concorreu a categoria de Melhor Roteiro no Baeksang Arts Awards e ganhou. Enquanto isso, outros atores do elenco receberam nomeações ao premio e também ao Blue Dragon Series Awards.

Por fim, a complexa trama retrata um ambiente onde os jovens se aproveitam das brechas na lei para cometerem os piores crimes que existem. Assim, conseguidos perceber com alguns adolescentes saem impunes, mesmo sendo tão cruéis. Além disso, o drama mostra as consequências irreversíveis que uma vítima sofre perante um crime, mesmo com o autor sendo punido ou não. Nesse sentido, somos apresentados a uma trama que comprova que toda a sociedade é responsável por seus jovens.

Por fim, conhecemos a história de Shim Eun Seok, uma juíza de elite que possui uma personalidade fria. Além disso, todas a conhecem por ser realmente a única que percebe as lacunas na justiça para não incriminar menores de idade. Assim, ela é recém-nomeada ao tribunal juvenil no distrito de Yeonhwa. Desse modo, podemos ver a juíza quebrar alguns costumes e começar a administrar as próprias regras para punir os infratores. Enquanto isso, ela lida com esses adolescentes redescobrindo alguns complexos antigos.

Assista “Juvenile Justice” na Netflix →

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui