O mercado de games está em constante ascensão, com cada vez mais pessoas aderindo a este universo repleto de magia e diversão. Pensando nisso, a equipe Proddigital POP fez um levantamento com os 11 games mais jogados de 2021, trazendo algumas informações extras sobre cada um deles.

A essa altura, a indústria assistiu a lançamentos de títulos que fizeram sucesso, fracassaram, e até mesmo surpreenderam, seja positiva ou negativamente. Contudo, dentre tantas estreias, os jogos que verdadeiramente dominaram 2021, são lançamentos de anos anteriores.

É bom lembrar que existe uma infinidade de títulos que ficaram de fora, mas diante de uma análise geral, citamos aqueles que extrapolaram os números, se tornando febre no mundo todo.

Para isso, verificamos dados oficiais de sites de estatísticas e informações divulgadas pelas desenvolvedoras, utilizando critérios diferentes de acordo com cada título, como jogadores ativos, jogadores registrados, jogadores simultâneos e outros.

Com uma infinidade de jogos online disponíveis, vale ressaltar que alguns desses games se tornaram muito populares em mercados como o da China, e com isso, a proporção mensurada sobre alguns aspectos pode parecer diferente da realidade vista por aqui.

De fato, é inegável que nos últimos anos houve um crescimento absurdo no gênero “Battle Royale“, que atualmente é liderado pelos fenômenos insuperáveis Free Fire, Fortnite e o PUBG.

Essa nova vertente traz ambientes de alta competição, colocando muitos jogadores em um mundo aberto, com uma mistura equilibrada entre elementos de exploração, sobrevivência, e procura por equipamentos e armas.

Veja abaixo, nossa lista com os 11 games mais jogados de 2021, saiba um pouco mais sobre cada um deles, e decida qual é o seu favorito:

1- Fortnite

Fortnite é um fenômeno sem precedentes na história dos games, que alcançou números inéditos e incríveis, além de vencer diversos prêmios importantes, como o de “Melhor Jogo Multiplayer” no The Game Awards 2018 e “Melhor Jogo em Andamento” em 2019.

Desenvolvido pela Epic Games, o jogo foi revelado originalmente em 2011 e lançado como diferentes modos, que compartilham a mesma jogabilidade e motor gráfico.

Fortnite é muito divertido e apela para todas as idades, possuindo um marketing simplesmente imbatível, onde desde Marvel e Sony até Samsung e Nintendo, já fecharam inúmeras parcerias que atraíram milhões de jogadores.

Os modos de jogo incluem, Fortnite: Save the World, um jogo cooperativo pay-to-play de sobrevivência para até quatro jogadores, que devem lutar contra zumbis e defender objetos com fortificações que eles podem construir, e Fortnite Battle Royale, um jogo free-to-play, onde até 100 jogadores lutam entre si, restando apenas um vencedor.

Ambos os modos foram lançados em 2017, sendo que Save the World está disponível apenas para Microsoft Windows, macOS, PlayStation 4 e Xbox One, enquanto Battle Royale foi lançado para essas mesmas plataformas, incluindo o Nintendo Switch e dispositivos iOS e Android.

Em 2020, foram adicionadas versões para a nova geração de consoles PlayStation 5 e Xbox Series X/S, fazendo com que Fortnite se tornasse um dos games mais jogados de 2021.

Embora ambos os jogos tenham sido bem sucedidos, Battle Royale se tornou um verdadeiro fenômeno cultural, atraindo mais de 125 milhões de jogadores em menos de um ano e faturando centenas de milhões de dólares todos os meses.

2- Minecraft

O sucesso quase inigualável de Minecraft não é necessariamente uma novidade, sendo que o principal representante do gênero sandbox já foi considerado um jogo para crianças, mas hoje em dia é muito, muito mais do que isso.

O game foi criado pelo desenvolvedor sueco Markus “Notch” Persson e posteriormente desenvolvido e publicado pela Mojang Studios, cuja propriedade intelectual foi obtida pela Microsoft em 2014.

É o jogo eletrônico mais vendido de todos os tempos, vendendo mais de 238 milhões de cópias em todas as plataformas até abril de 2021, com mais de 140 milhões de jogadores ativos mensalmente.

Minecraft é indicado para todas as idades, devido ao seu alto nível de interação com o cenário, além de possuir um dos maiores mundos abertos já criados na história.

O jogador explora um mundo aberto tridimensional intencionalmente moldado em blocos, podendo descobrir e extrair matérias-primas, ferramentas artesanais, construir estrutura e, dependendo do modo de jogo, combater inimigos controlados por computador, bem como cooperar ou competir contra outros jogadores.

O jogo oferece ferramentas suficientes para fazer quase tudo, além de possuir suporte para utilização de mods, aumentando ainda mais as possibilidades ao criar novas mecânicas de itens, texturas, entre outros.

Minecraft é amplamente aclamado pela crítica, ganhando vários prêmios e sendo considerado como um dos melhores e mais influentes jogos eletrônicos de todos os tempos.

Além disso, o game tem sido utilizado como ferramenta educacional, especialmente no campo de sistemas da computação, uma vez que computadores virtuais e dispositivos de hardware foram construídos nele.

Vários títulos spin-off também foram desenvolvidos, tais como “Minecraft: Story Mode” de 2015, “Minecraft Earth” de 2019 e Minecraft Dungeons de 2020.

3- Free Fire

Leia mais:

Odiado por alguns haters e amado por tantos fãs, Free Fire se tornou, em pouco tempo, o jogo de celular mais baixado do mundo em 2019, e o sucesso continuou em escala crescente, sendo sem dúvidas, um dos games mais jogados de 2021

Com mecânicas mais simples e gráficos muito mais leves do que seus concorrentes (especialmente PUBG Mobile), o game roda na maioria dos aparelhos modestos, e talvez por este motivo consiga atingir um público muito maior.

Free Fire é um jogo de ação-aventura do gênero battle royale, criado pela desenvolvedora vietnamita 111dots Studio e publicado pela Garena, que foi lançado oficialmente para Android de iOS em dezembro de 2017.

Um total de cinquenta jogadores caem de paraquedas em uma ilha, em busca de armas e equipamentos com a missão de matar os adversários. É possível escolher a posição inicial, sendo essencial a coleta de suprimentos para aumentar o tempo de vida na batalha.

Garena Free Fire foi um sucesso instantâneo, atingindo cerca de 80 milhões ativos todos os dias, e mesmo não sendo tão popular na América do Norte e Europa, o jogo é imbatível no Brasil e em vários países da Ásia.

Por conta de sua popularidade, o game recebeu o prêmio de “Melhor Jogo em Voto Popular” pela Google Play Store em 2018, além das criações de competições profissionais em determinadas partes do Brasil e do mundo.

As três maiores audiências de espectadores simultâneos do YouTube no país, são de campeonatos do jogo. Um dos primeiros campeonatos ocorreu na Malásia em 17 de março de 2018, como parte das segunda edição do ASUS King of Mobile.

O torneio mundial de Free Fire se chama Free Fire World Series, e ocorre a cada dois anos. A edição de 2020 foi substituída pelo Free Fire Continental Series, devido à pandemia de COVID-19.

4- League of Legend

Um dos titãs do cenário atual, League of Legends é o maior sucesso entre os Multiplayer Online Battle Arena (ou MOBA’s) no mundo por uma grande margem, além de estar entre os games mais jogados de 2021.

Se trata de um jogo online gratuito, do gênero multijogador, desenvolvido e publicado pela empresa americana Riot Games em 2009, para os sistemas operacionais Microsoft Windows e MacOS, inspirado nos jogos “Defense of the Ancients” e “Warcraft III“.

Com suas mecânicas um pouco mais simples e gráficos mais leves do que Dota 2, o jogo aumentou gradualmente em popularidade e já deixou seu concorrente para trás. Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar do famoso LoL.

No modo mais popular do jogo, o objetivo de cada time é destruir o Nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base e protegida por outras estruturas das torres.

Cada partida é distinta, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através do acúmulo de ouro e da experiência ao longo do jogo, abatendo campeões e ganhando níveis, ficando cada vez mais forte.

League of Legends foi bem recebido por críticos e analistas desde o seu lançamento, e sua popularidade cresceu ao decorrer dos anos, chegando a bater a marca de 8 milhões de jogadores simultâneos.

Na América do Norte e Europa, a Riot Games organiza o League of Legends Championship Series (também conhecido como “LCS”), que consiste em 10 times profissionais de cada continente.

Competições regionais semelhantes existem na China, Coreia, Taiwan e Sudeste da Ásia, Brasil, América Latina, Turquia, CEI (antiga União Soviética) e Japão.

Os melhores times regionais disputam o Campeonato Mundial de League of Legends, que ocorre anualmente. O torneio de 2014 teve o quinto maior prêmio da história dos eSports, dando 2,3 milhões de dólares ao time vencedor.

5- PlayerUnknown’s Battlegrounds

PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) é um jogo do gênero battle royale, que faz uma mistura entre sobrevivência e exploração de territórios. No PUBG, os competidores são lançados de paraquedas em uma ilha sem absolutamente nada.

Todos os itens, incluindo roupas e armas, tem que ser conquistado dentro do território, enquanto o jogador tenta superar os obstáculos e se manter vivo pelo maior tempo possível.

Até 100 jogadores podem ser lançados na ilha de uma só vez, mas há apenas um ganhador, ou uma equipe vencedora, caso esteja jogando em times.

A área de jogo diminui progressivamente, confinando os sobreviventes a um espaço cada vez menor e forçando os embates, onde pode-se ter as perspectivas de primeira ou terceira pessoa.

PlayerUnknown’s Battlegrounds foi desenvolvido pela PUBG Corporation (atual PUBG Studios), subsidiária da produtora coreana Bluehole (atual Krafton), utilizando o motor de jogo Unreal Engine 4.

A liderança criativa é assinada por Brendan “PlayerUnknown” Greene, que já havia trabalhado em diversos mods para outros jogos eletrônicos inspirados no filme Battle Royale, de 2000.

O jogo foi lançado em março de 2017 para Microsoft Windows, na plataforma de acesso antecipado da Steam, vendendo mais de 18 milhões de cópias nos primeiros oito meses.

A PUBG Corp. lançou a versão 1.0 em dezembro de 2017, com a versão para Xbox chegando no mesmo mês, através do programa de testes Xbox Game Preview e estima-se que cerca de 805 milhões de jogadores estejam cadastrados no game.

PlayerUnknown’s Battlegrounds recebeu prêmios do site IGN, incluindo “Melhor jogo para PC”, bem como prêmios em outras publicações. Já a Eurogamer avaliou PUBG em quarto lugar dentre os cinquenta melhores jogos de 2017.

6- Dota 2

O primeiro grande nome entre os MOBA’s foi lançado em 2011 e ainda continua popular até os dias de hoje, com milhões de jogadores ativos mensalmente, e uma média de 650 mil jogadores simultâneos.

Por esses números, Dota 2 com certeza está entre os games mais jogados de 2021, e ainda reúne uma legião de fãs, que não o trocam por títulos mais novos.

do gênero batalha multijogador, desenvolvido pela produtora Valve Corporation como sequência do Defense of the Ancients, lançado em julho de 2013 na plataforma Steam.

A título de curiosidade, a primeira versão de Dota, se trata na verdade de uma modificação em um mapa que foi originalmente desenvolvido para o jogo Warcraft III: The Frozen Throne.

Contudo, embora seu antecessor tenha sido desenvolvido de forma um tanto amadora, em Dota 2 a Valve trabalhou com o designer de jogos e produtor IceFrog, fazendo seu lançamento de forma bem mais profissional.

Dota 2 é focado em táticas de coordenação de equipe, e estratégias para se fortalecer o mais rápido possível, além disso o jogador deve escolher uma ordem satisfatória de aprimoramento das magias do seu herói.

Se trata de um jogo de equipe competitivo no melhor estilo RTS (Estratégia em Tempo Real) com elementos de RPG, onde duas equipes rivais (Iluminados e Temidos) são formadas por cinco jogadores cada.

O objetivo principal é destruir o Ancestral inimigo dentro de sua fortaleza, que é protegida por múltiplas torres em 3 trilhas.

Em vez de construir exércitos de unidades, como em jogos clássicos de RTS, cada jogador controla um único herói, uma unidade estrategicamente poderosa com habilidades únicas e características que podem ser melhoradas ao longo do jogo.

Experiência é ganha quando criaturas e heróis morrem por perto, e quando coletada em quantidade suficiente, o herói ganha um ponto de habilidade que pode ser gasto para desbloquear ou aprimorar uma das habilidades.

Em maio de 2013, o Dota 2 chegou a quase 330 mil jogadores simultâneos e detém o recorde para o jogo com mais usuários simultâneos na história da Steam, que atualmente é de cerca de 650 mil jogadores simultâneos.

7- Roblox

A plataforma de jogos Roblox continua em constante crescimento, e sem dúvidas está no topo da lista dos games mais jogados de 2021.

Para quem não conhece, Roblox conta com uma vasta biblioteca de jogos criados pela comunidade, distribuídos nos mais variados gêneros e mecânicas. Além disso, a plataforma também conta com um editor para criação dos seus próprios jogos.

Se trata de um mundo aberto, multiplataforma, que permite ao usuário criar seus próprios mundos virtuais, chamados de “Experiência do usuário” (EU), onde todos os outros jogadores podem interagir com essa experiência também.

Roblox possui mais de 500.000 criadores de experiências e 700 milhões de usuários ativos mensais, que já registraram mais de 300 milhões de horas de uso.

O grupo de desenvolvimento da experiência, a Roblox Corporation, emprega mais de 200 pessoas no Estado da Califórnia, sendo que no ano de 2019, o Roblox foi considerado o “jogo” mais popular no mundo.

8- World of Tanks

Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, World of Tanks é uma aventura para quem ama veículos de combate e com certeza um dos games mais jogados de 2021.

Se trata de um jogo eletrônico do gênero MMO (Multijogador Massivo Online) de combate de veículos, desenvolvido pela companhia bielorrussa Wargaming.

Neste game, existem 700 veículos de diversas nações para escolher, entre tanques, caça tanques, tanques médios, pesados e artilharias de combate, todos de meados do século XX (1930–1960).

O jogador é colocado em um mapa aleatório e pode controlar seu veículo de guerra e se comunicar com os outros jogadores através do chat.

World of Tanks é vencedor de quatro prêmios Golden Joystick como“Melhor MMO” em 2012, “Melhor Jogo Online” em 2013 e volta e meia prêmios “Ainda Jogando” em 2017 e 2018).

Em 2011, o game entrou no Guinnes World Records com “A Maior Quantidade de Jogadores em um Servidor de MMO”. Mais tarde, o título de PC atingiria outra marca, com a “Maior Quantidade de Jogadores em Um Servidor“.

Desde seu lançamento, World of Tanks se tornou um fenômeno cultural em vários países entre o globo e em Março de 2018, o título de PC tem 160,000,000 jogadores registrados por todo o mundo.

9- CrossFire

Cross Fire ou CF é um jogo de tiro em primeira pessoa online publicado pelo grupo sul-coreano NEOWIZ, e já foi o game mais jogado do mundo em 2014, arrecadando mais de 10 bilhões de dólares.

Ele foi lançado na China pela empresa Tencent, e a mesma opera o jogo pela internet, em domínios chineses suportados pelas empresas China Telecom e China Netcom. No fim de 2011 o título chegou ao Brasil.

Atualmente, ainda é extremamente popular na Ásia, especialmente na Coreia do Sul e na China, dois mercados mais que suficientes para manterem o jogo com números absurdamente altos.

Em CrossFire existem duas forças mercenárias globais, que estão em um conflito sangrento, intenso e interminável. Talvez por isso tenha se tornado um dos games mais jogados de 2021, com cerca de 8 milhões de jogadores simultâneos.

O usuário assume o papel de um dos vilões da organização terrorista Black List ou das forças policiais da organização Global Risk, entrando em uma batalha online na qual é preciso trabalhar em equipe para chegar ao objetivo de cada mapa ou missão.

CrossFire é um jogo gratuito e está disponível para jogadores nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, América do Sul (mais especificamente no Brasil), Europa, Filipinas, Rússia, Japão, Vietnã, China e Coreia do Sul.

Os jogadores também podem comprar pontos pagos (ZP – Z8 Points) para ter mais privilégios em relação às armas e personagens do jogo.

10- Call of Duty: Modern Warfare

Call of Duty: Modern Warfare vem apresentando números absurdamente altos desde o seu lançamento em outubro de 2019. O jogo eleva a experiência de battle royales a um novo patamar de ação e de gráficos, que são dignos da franquia.

Se trata de um jogo de tiro em primeira pessoa, produzido pela Infinity Ward, publicado pela Activision para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One, sendo o décimo sexto título da série Call of Duty.

O jogo conta com escolhas morais baseadas em táticas, onde o jogador é avaliado e recebe uma pontuação no final de cada nível, sendo necessário verificar rapidamente se os NPCs são uma ameaça ou não.

Esta pontuação de dano colateral, referida como uma avaliação de ameaça, é baseada em quantos civis o jogador fere ou mata e varia de grau de A a F. As recompensas são introduzidas à aqueles que pontuam mais alto.

Antes do seu lançamento, dividiu a opinião dos críticos devido ao conteúdo da campanha principal, mas acabou recebendo muitas avaliações positivas devido ao seu gameplay, história, multiplayer e gráficos

Modern Warfare arrecadou US$ 600 milhões de dólares nos seus primeiros três dias de vendas, sendo o título o mais rentável desta geração de consoles e quebrando vários recordes de vendas.

Atualmente com 100 milhões de registrados, se tornou a maior vendagem digital no primeiro dia de comercialização na história da Activision, e o melhor lançamento de um jogo da saga Call of Duty no PC.

11- Counter-Strike: Global Offensive

O que é bom nunca sai de moda e o super popular Counter Strike, lançado em 1999, é um ótimo exemplo disso. Disponível desde 2012 com a versão Global Offensive (CS:GO), foi um dos games mais jogados em 2021 também.

Se trata de um jogo online em primeira pessoa desenvolvido pela Valve Corporation e pela Hidden Path Entertainment, sendo uma sequência de “Counter-Strike: Source”, e o quarto título principal da franquia.

Global Offensive conta com conteúdo clássico de tiro, como versões retrabalhadas de mapas clássicos, bem como novos mapas, personagens e modos de jogo.

Os jogadores competem em equipes e se posicionam como terroristas (T) e contra terroristas (CT). Os T devem implantar uma bomba no campo inimigo, enquanto os CT têm que desativá-la, destruindo inimigos e protegendo as possíveis vítimas.

Existem diversos campeonatos mundiais organizados para fãs do jogo, como é o caso dos chamados Majors. Essas competições têm premiações de quase 4 milhões de reais e alguns nomes brasileiros já fizeram história levando o prêmio para casa.

Counter-Strike: Global Offensive foi o jogo mais vendido pela Steam no Brasil, no ano de 2015, sendo que os brasileiros compraram mais de 205 mil cópias entre abril e dezembro.

Atualmente são mais de 1.2 milhões de jogadores simultâneos no mundo, o que faz dele, um dos games mais jogados de 2021.

games mais jogados de 2021

 

E aí gamer, o que achou da nossa lista com os games mais jogados de 2021? Acha que faltou algum? Ou tem certeza?

Deixe sua opinião nos comentários e acompanhe as notícias e análises preparadas pela equipe Proddigital POP para continuarmos na trilha do sucesso!

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários