Logo da empresa Zenimax Online Studios
Zenimax Online Studios - Divulgação
Fundação:16 de agosto de 2007
SedeHunt Valley, Maryland,Estados Unidos
FundadorZeniMax Media
Atuais donosXbox Game Studios
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvedora de games

A Zenimax Online Studios é uma desenvolvedora norte-americana que integra o grupo ZeniMax Media, da Microsoft, sendo responsável por desenvolver a série The Elder Scrolls Online, um dos grandes sucessos da história quando se trata de jogos do gênero multijogador massivo online.

Neste artigo, você poderá conferir um pouco sobre a história da empresa, sua fundação, fundadores, evolução, status atual, principais criações, projetos futuros e muito mais. Acompanhe!

Quando a Zenimax Online Studios foi fundada?

A empresa foi fundada no dia 16 de agosto de 2007, no estado de Maryland, Estados Unidos da América.

Quem são os fundadores da Zenimax Online Studios?

Por trás da fundação do estúdio esteve outra marca maior, sua empresa-mãe, a ZeniMax Media (responsável por franquias de jogos como The Elder Scrolls, Fallout, Starfield, Doom, Quake, Rage, Dishonored, Prey, Redfall, Wolfenstein, The Evil Within, Ghostwire: Tokyo e Hi-Fi Rush). No entanto, o desenvolvedor que esteve à frente desse projeto desde o início também pode receber esse título, Matt Firor.

Continue depois da publicidade

Quem são os atuais proprietários da Zenimax Online Studios?

Atualmente, a ZOS continua como uma subsidiária direta da ZeniMax Media. No entanto, no topo da hierarquia de comando, está a Microsoft. Isso porque em 2021 a empresa de Bill Gates adquiriu a ZeniMax Media em si e todos seus produtos, transformando-a em uma subsidiária da Xbox Game Studios.

O que a Zenimax Online Studios oferece?

Como mencionado, a Zenimax Online Studios é uma desenvolvedora de jogos que tem como grande projeto a saga The Elder Scrolls Online. Trata-se de um MMORPG que foi desenvolvido pelo estúdio e publicado pela Bethesda Softworks, que é a criadora da franquia original.

Desde seu lançamento em 2014, o jogo conseguiu números excepcionalmente positivos, e já é um dos maiores sucessos do setor. Além dos diversos prêmios, como consecutivos troféus de MMO do Ano, já conta com uma comunidade ativa gigantesca. Em 2017, apenas 3 anos depois de estrear no mercado, eram 10 milhões de jogadores ativos, já em 2024 esse número alcançou a marca de 24 milhões.

Embora também tenha colaborado com o desenvolvimento de outros jogos do grupo, como títulos das franquias Doom e Fallout, o estúdio é focado realmente em expandir The Elder Scrolls Online, que cada vez mais ganha atualizações e novos incrementos. Além disso, trabalha em outro projeto original, ainda não conhecido/divulgado.

Continue depois da publicidade

Um pouco da história da empresa

Anos iniciais

A fundação da Zenimax Online Studios ocorreu em um período de expansão da ZeniMax Media, em 2007. Foi quando a empresa começou a focar também no desenvolvimento de títulos do gênero multijogador massivo online, a especialidade do novo estúdio.

Até então, vale lembrar, a ZeniMax mãe já era uma empresa consagrada no mercado. Ela estava ativa desde 1999 e era proprietária da publicadora Bethesda Softworks – sua mais conhecida marca – e diversas outras, como a id Software e a MachineGames. Ou seja, contava com títulos famosos  em seu catálogo, a exemplo de franquias como The Elder Scrolls, Doom, Fallout e Starfield.

O novo projeto, como mencionado, foi liderado por Matt Firor, um experiente designer de jogos online multijogador massivo. Ele era um veterano da Mythic Entertainment, desenvolvedora baseada no estado norte-americano da Virgínia, responsável por desenvolver o RPG online multiplayer massivo Dark Age of Camelot (2001), jogo que, inclusive, Matt esteve à frente.

No mesmo ano de sua fundação, a Zenimax Online Studios começou uma parceria com a Simutronics, para que pudesse utilizar o HeroEngine, um motor de jogo 3D desenvolvido especificamente para a construção de games no estilo MMO. Pouco depois, em 2008, mudou seu escritório para sua atual sede, em Hunt Valley, ainda em Maryland.

Continue depois da publicidade

Lançando The Elder Scrolls Online

Sendo um projeto pensado bastante no médio e longo prazo, o estúdio pôde se desenvolver e criar suas bases produtivas sem pressa. O anúncio do seu primeiro jogo, para se ter uma ideia, ocorreu somente em 2012, com The Elder Scrolls Online sendo efetivamente lançado apenas em 2014, sete anos depois da marca ser fundada. Em todo esse período, é claro, ela já estava atuando, criando parcerias e trabalhando no título em si, mas sem anunciá-lo.

Apesar de um problema quanto a cobrança da mensalidade de acesso ao jogo (o primeiro mês era para ser gratuito, mas acabava erroneamente sendo debitado posteriormente) ter atrapalhado um pouco o início da popularização do título, logo o erro foi corrigido e o projeto conquistou o sucesso almejado.

Aquisição do grupo pela Microsoft

Apesar de ainda não ter divulgado detalhes, desde antes de 2018 a Zenimax Online Studios trabalha em um jogo de propriedade intelectual original, uma nova IP. Além disso, é claro, desenvolveu e desenvolve outros projetos, seja ligado a The Elder Scrolls Online ou não – o jogo conta com diversas atualizações e expansões.

De todo modo, o ponto mais importante na história recente da empresa foi a sua integração à família Xbox Game Studios, o que levou a uma expansão da marca. Como mencionado, tudo ocorreu em 2021, quando a Microsoft acabou comprando a ZeniMax Media e todas as suas propriedades (jogos e subsidiárias). O valor da negociação girou em torno dos US$ 7,5 bilhões.

Continue depois da publicidade

Em 2022, sua empresa-mãe acabou adquirindo a Nemesys Games, um estúdio húngaro, e o renomeou para ZeniMax Online Studios Hungary, tornando-o uma divisão da ZOS.

Quais são os principais jogos da Zenimax Online Studios?

Depois de conhecer um pouco mais sobre a história do estúdio, é hora de se aprofundar também nas produções criadas por ele. Acompanhe!

The Elder Scrolls Online (2014)

Como franquia principal da Zenimax Online Studios temos The Elder Scrolls Online, lançado em 2014. O jogo inicial trata-se de um MMORPG desenvolvido pelo estúdio e publicado pela Bethesda Softworks, também da ZeniMax Media, responsável pela série original.

O título chegou para o Microsoft Windows e para o Mac OS X, recebendo versões posteriores também no PlayStation 4, Xbox One, Google Stadia, Playstation 5 e Xbox Series X/S. Obviamente, ele integra a saga The Elder Scrolls, mas foi seu primeiro jogo multiplayer de mundo aberto.

Continue depois da publicidade

Jogabilidade

Do mesmo modo que os títulos anteriores da franquia, aqui a jogabilidade é não linear, havendo ainda uma mistura de missões, exploração do mundo aberto, eventos aleatórios, etc.

E, quando o jogador cria um personagem, ele tem acesso a 6 classes – Sorcerer, Dragon Knight, Templar, Necromancer, Nightblade e Warden. E cada personagem pertence a raças diferentes, sejam humanos, elfos ou bestas, por exemplo.

O jogo inicial, vale lembrar, não dispõe de modo offline, mas a grande quantidade de conteúdo fornece toda a base necessária para que uma pessoa possa jogar sozinha.

Cenário e enredo

Também como ocorre nos demais títulos de The Elder Scrolls, a saga online se passa no continente de Tamriel, apresentando um enredo relacionado, mas de forma indireta, com o restante da saga.

Continue depois da publicidade

Trata-se de um período cerca de 1 milênio antes do que é mostrado em The Elder Scrolls V: Skyrim, e 800 mil anos antes de The Elder Scrolls IV: Oblivion e The Elder Scrolls III: Morrowind.

O antagonista principal é o príncipe Daedric Molag Bal, que tenta fundir seu reino de Coldharbour com o plano de Mundus. Nos anos seguintes, as diversas expansões acabam introduzindo novas zonas e histórias dentro da obra, tornando-a cada vez mais abrangente.

Expansões e atualizações

Por ser o grande projeto da Zenimax Online Studios, The Elder Scrolls Online já recebeu diversas expansões e atualizações ao longo da última década, após seu lançamento. Esses são algumas delas:

Morrowind

A primeira expansão ou capítulo disponível para download foi The Elder Scrolls Online: Morrowind, anunciada em 2018 e lançada em 2018. Ela se passa dentro de Vvardenfell, que é um cenário originalmente jogável no título The Elder Scrolls III: Morrowind.

Continue depois da publicidade
Summerset

A expansão Summerset chegou também em 2018, sendo baseada no cenário Summerset Isle, que não era jogável desde The Elder Scrolls: Arena. Ele, é claro, introduz um novo enredo, uma nova zona, etc.

Elsweyr

Já em 2019 foi a vez do terceiro pacote de expansão para download chegar ao mercado, Elsweyr. O capítulo também era um cenário que não estava disponível para jogar desde The Elder Scrolls: Arena e acabou introduzindo uma classe de necromantes e uma nova história envolvendo dragões.

Greymoor

Greymoor, o quarto pacote de expansão, foi lançado em 2020 e introduziu uma nova zona no jogo, a Western Skyrim, bem como um novo sistema, o Antiquities, e uma história que envolvia vampiros.

Blackwood

Em 2021 foi a vez de Blackwood, quinta expansão, chegar ao mercado. Ela é baseada dentro de uma área que abrange Black Marsh e Cyrodiil, e traz uma história envolvendo os planos maléficos do príncipe Daedric Mehrunes Dagon para o mundo de Tamriel.

Continue depois da publicidade
High Isle

High Isle chegou já em 2022 como o sexto pacote dessa lista de expansão, e gira em torno do arquipélago de Systres, que fica nos mares oeste de Tamriel. Essa é uma área nova, que ainda não havia aparecido em The Elder Scrolls. A história está envolta de uma tentativa das 3 alianças negociarem o fim do conflito em segredo, mas sofrem uma conspiração do grupo chamado de Ascendant Order.

Necrom

No mês de junho de 2023 a sétima expansão de The Elder Scrolls Online foi lançada no mercado, intitulada de Necrom. Ela chegou no Windows, macOS, PlayStation 4 e 5, Xbox Series X/S e One.

Gold Road

Por fim, em janeiro de 2024, a oitava expansão do jogo foi anunciada: Gold Road. Ela integra o arco de história de diversos anos de Shadow Over Morrowind, e foca na exploração dos esquemas dos seguidores do príncipe Ithelia, com uma nova zona da West Weald.

Trabalhos adicionais

Como desenvolvedora principal, a Zenimax Online Studios tem somente o jogo The Elder Scrolls Online e suas expansões em seu catálogo. No entanto, o estúdio também colaborou em outros projetos do grupo ZeniMax Media, como em Doom (2016) e Fallout 76 (2018).

Continue depois da publicidade

Doom (2016)

Doom (2016) trata-se de um jogo de tiro em primeira pessoa que foi desenvolvido pela id Software e publicado pela Bethesda Softworks, sendo um reboot da franquia. No título, os jogadores assumem o papel de um fuzileiro espacial sem nome, o “Doom Slayer”, e iniciam uma luta contra forças demoníacas que acabam sendo desencadeadas em uma instalação de mineração enérgica em Marte.

A obra passou por um extenso período de desenvolvimento – foi anunciado ainda em 2008 como Doom 4 – mas o resultado final agradou bastante o público e a crítica. Foi lançado para o Microsoft Windows, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e Google Stadia.

Fallout 76 (2018)

Outro título que contou com a colaboração do estúdio foi Fallout 76, RPG de ação que foi desenvolvido pela Bethesda Game Studios e publicado pela Bethesda Softworks. O jogo teve seu lançamento efetivo no ano de 2018 no Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One e não conseguiu bons números, devido às críticas negativas que recebeu.

Trata-se de uma parte da série Fallout (uma prequela de algumas entradas anteriores), sendo ambientado em 2102. Os jogadores devem controlar um habitante do Vault 76 e se aventurar no mundo aberto de Appalachia, já em ruínas, com a missão de recolonizar a região e desvendar os segredos da praga que acabou matando todos os moradores da área.

Considerações finais

Como foi possível observar, a Zenimax Online Studios, embora seja um estúdio jovem, já conseguiu desempenhar um papel significativo no cenário gamer, principalmente por meio de seu projeto principal: The Elder Scrolls Online. Seu foco na expansão e aprimoramento contínuo do universo de Tamriel acabou sendo muito bem recebido pelo público.

Por fim, o sucesso notável da obra, com sua comunidade ativa e crescimento constante no número de jogadores, destaca a capacidade do estúdio de criar experiências únicas no cenário dos MMORPGs. E as diversas expansões e atualizações lançadas para o jogo ao longo dos anos demonstram o compromisso da Zenimax Online Studios em manter a relevância do seu projeto master.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui