Fundação: | 2003 |
Sede | Hungria |
Fundador | Zsolt Kigyossy |
Atuais donos | Embracer Group |
Países que opera | Atuação global |
O que oferece | Desenvolvimento de games |
A Zen Studios é um estúdio de desenvolvimento de jogos húngaro, atualmente sediado na cidade de Budapeste, e que já está com 20 anos no mercado. Como eles próprios se intitulam, são o maior pequeno estúdio da Hungria, e fizeram carreira ao desenvolver títulos virtuais de pinball (muitos com mesas temáticas licenciadas), além de explorar outros gêneros.
Quando a Zen Studios foi fundada?
A empresa foi fundada no ano de 2003, na Hungria, país localizado no leste europeu.
Quem são os fundadores da Zen Studios?
A fundação da desenvolvedora deve-se às ações de um grupo formado por quatro pessoas, mas lideradas por Zsolt Kigyossy.
Quem são os atuais proprietários da Zen Studios?
Desde 2020 que a Zen Studios faz parte da Embracer Group, que adquiriu o estúdio através da Saber Interactive, sua atual controladora.
O que a Zen Studios oferece?
Como mencionado, a Zen Studios é uma desenvolvedora de jogos eletrônicos, tendo um catálogo de títulos interessante sob sua guarda. Nesse caso, além de desenvolver jogos com temáticas e em nichos mais variados (a menor parte da sua biblioteca), é o que podemos chamar de “pinball virtual” que realmente está na base dessas criações, compreendendo grande parte dos títulos lançados pela empresa.
A Zen Studios é conhecida também por ser um sinônimo de mesas de pinball licenciadas. Isso porque algumas de suas franquias de jogos trazem o universo de algumas marcas famosas do setor de entretenimento para dentro dos seus títulos.
Atualmente, por exemplo, a empresa conta com licenciamentos importantes com a Marvel e Star Wars, conseguindo lançar jogos virtuais de pinball com mesas temáticas dos seus personagens e histórias. E o mesmo vale também para as fabricantes de mesas reais, como a Bally e Williams, que tem alguns dos seus modelos levados ao mundo virtual pelas mãos do estúdio.
Um pouco da história da empresa
A Zen Studios nasceu em Budapeste, que é justamente a capital e a mais populosa das cidades húngaras. No início, a empresa atuava como sendo um estúdio de tecnologia, desenvolvendo ferramentas de middleware, motores de jogos e também portabilidades para outros jogos.
Um ponto interessante é que a escolha do nome traduz muito bem a essência da empresa. Zen é justamente uma escola do budismo Mahayana, originária na China, enquanto a dinastia Tang estava instaurada.
Pinball: primeiro jogo e início do sucesso
O primeiro jogo original a ser desenvolvido pela Zen Studios chegou apenas em 2007, quatro anos depois deles estrearem no mercado. Para isso, eles se inspiraram na paixão do seu principal fundador e CEO, Zsolt Kigyossy, que era um grande admirador de pinball (astro dos fliperamas).
Para quem não lembra, esse é um jogo onde o jogador manipula palhetas, buscando evitar que as bolas cheguem até a parte inferior da mesa, e se percam em meio ao caminho.
A ideia era fazer o melhor game de simulação de pinball possível, levando a brincadeira do mundo físico para o cenário virtual. E deu realmente muito certo, tanto que a franquia é a grande base do estúdio até nos dias atuais.
O título de estreia recebeu o nome de Pinball FX, sendo lançado exclusivamente no Xbox 360. Isso porque foi a própria Microsoft Game Studios quem o publicou, garantindo os direitos sobre a obra.
Foi justamente por isso que o título não chegou aos demais concorrentes, o que levou o estúdio a desenvolver o Zen Pinball em 2008, agora voltado para o PlayStation 3 da Sony, chegando mais tarde ao Wii U e recebendo também versões iOS e Android.
Ambos os jogos foram muito bem recebidos pelo público, com o primeiro vencendo mais de 100 mil cópias todos os anos, até 2010, e o segundo tornando-se o título mais vendido dentro da PlayStation Network (PSN) em 2009.
Vale lembrar que em 2017 o estúdio lançou uma sequência conjunta dos títulos seguintes dessas franquias: Pinball FX 3.
Lançamentos fora do cenário pinball
Embora sejam poucos, o estúdio possui alguns títulos fora do cenário pinball. O primeiro deles (de mais relevância) foi lançado ainda em 2009: The Punisher: No Mercy. Esse é um jogo de tiro em primeira pessoa, lançado para Playstation 3. Outros nomes importantes, que chegaram posteriormente, são CastleStorm, uma franquia conhecida da empresa, e KickBeat, ambos de 2013.
A era dos licenciamentos
Como mencionado, são justamente os licenciamentos que tornam a Zen Studios um nome tão relevante quando o assunto é o pinball eletrônico. O acordo mais importante da empresa ocorreu ainda em 2010, quando ele uniu-se à Marvel para lançar o Marvel Pinball, que viria a introduzir dezenas de mesas baseadas nesse universo. Já em 2012, foi a vez do acordo com a Lucasfilm e Disney, para o licenciamento da franquia Star Wars. Outras associações se seguiram nos anos seguintes.
Mesas de pinball em realidade virtual
Mais um passo importante na história do estúdio aconteceu em 2016, quando ela começou a colaborar com a linha Oculus Rift (headsets de realidade virtual da Oculus VR). O objetivo era justamente lançar mesas de pinball em realidade virtual, com o projeto saindo do papel nesse mesmo ano.
Conversões digitais de mesas reais
No ano de 2018 a Zen Studios iniciou sua parceria com as empresas Bally e Williams, duas importantes fabricantes de mesas de pinball. Seu acordo era que o estúdio criasse conversões digitais das mesas reais das marcas. O material, nesse caso, chegou como um conteúdo premium dentro dos títulos da franquia Pinball, além de obter outros meios de aplicação.
Venda para a Embracer Group
Depois de 17 anos trabalhando como um estúdio independente, a Zen acabou sendo adquirida pela gigante Embracer Group. A empresa é uma holding sueca de videogame e mídia, com diversas subsidiárias de peso atualmente, como a Saber Interactive, THQ Nordic, Amplifier Game Invest, CDE Entertainment, Dark Horse Media, Coffee Stain Holding, DECA Games, dentre outras, cada uma delas com suas próprias marcas subsidiadas.
Toda a operação ocorreu através da Saber Interactive, que é realmente quem controla mais diretamente o estúdio. Ou seja, a Zen pertence à Saber que, por sua vez, pertence à Embracer.
Quais são os principais jogos da Zen Studios?
Depois de conhecer um pouco mais da história da empresa, e entender o seu processo de evolução, é interessante se aprofundar mais em seus principais jogos/franquias, que mostram realmente a essência da marca. Acompanhe!
Pinball FX
Responsável por lançar as bases para o principal cenário de atuação da Zen Studios, Pinball FX foi lançado para o Xbox 360 em 2007. O jogo chegou com três mesas e utilizando as mesmas regras das máquinas físicas de pinball, apenas introduzido dentro de um ambiente virtual.
O título foi um grande sucesso comercial, principalmente dentro dos parâmetros de um pequeno estúdio de jogos. Para se ter uma ideia, até 2010, foram cerca de 362 mil cópias vendidas, seguido pelos bons números das sequências que obteve.
Nos anos seguintes, foram lançados diversas atualizações, versões e continuidades dentro da franquia, a exemplo de:
- 2010 – Pinball FX 2 (Xbox Live Arcade);
- 2012 – Pinball FX 2 (Windows);
- 2014 – Pinball FX 2 (Xbox One);
- 2015 – Pinball FX 2: Mars (iOS e Android);
- 2016 – Pinball FX 2 VR (Playstation VR);
- 2017 – Pinball FX 3 (Windows, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One);
- 2018 – Pinball FX 2 VR (Oculus Rift);
- 2019 – Pinball FX 2 VR (Oculus Quest); e
- 2023 – Pinball FX (Windows, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox Series X/S).
Zen Pinball
Zen Pinball é uma franquia paralela a Pinball FX, mas voltados para outros consoles e plataformas não-Microsoft (inicialmente o Playstation 3 e iOS). Lançado em 2008, a série também adapta o jogo real para dentro do cenário virtual e conseguiu repetir o sucesso do “título irmão”, ganhando diversas sequências e adaptações, inclusive, de forma unida ao próprio FX:
- 2011 – Zen Pinball (Nintendo 3DS);
- 2011 – Zen Pinball 2 (Android e iOS);
- 2012 – Zen Pinball 2 (Mac, PlayStation 3 e PlayStation Vita);
- 2013 – Zen Pinball 2 (PlayStation 4 e Wii U); e
- 2013 – Zen Pinball HD: Star Wars – Episode V: The Empire Strikes Back (Android, iOS e Mac).
Marvel Pinball
A Marvel Pinball chegou em 2010, trazendo para o pinball virtual mesas com a temática Marvel Comics e inovando, por assim dizer, o segmento. Do mesmo modo que as franquias anteriores mencionadas, as regras são as mesmas, o que muda é justamente os temas, que agora tem super-heróis bem conhecidos do público como parte integrante. Dentre eles:
- Wolverine;
- Homem de Ferro;
- Homem Aranha;
- Blade;
- Cavaleiro da Lua;
- Motoqueiro Fantasma;
- X-Men;
- Thor;
- Manopla do Infinito;
- Hulk;
- Os Vingadores;
- Guerra Civil;
- Deadpool;
- Venom;
- Quarteto Fantástico;
- Doutor Estranho;
- Capitão América;
- Guardiões da Galáxia; e
- Homem Formiga.
Star Wars Pinball
Sendo outro licenciamento importante por parte da Zen Studios, em 2013 foi lançado o primeiro jogo Star Wars Pinball, com a temática das Guerra nas Estrelas. A versão inicial chegou para o Nintendo 3DS, mas nesse mesmo ano também foi lançado Star Wars Pinball 7, para iOS, além do título associado à franquia Zen Pinball. Nos anos seguintes, chegaram ainda:
- 2018 – Star Wars Pinball 7 (Android);
- 2019 – Star Wars Pinball (Nintendo Switch); e
- 2021 – Star Wars: Pinball VR (Oculus Quest, PlayStation VR e Steam VR).
The Punisher: No Mercy
The Punisher: No Mercy trata-se de um jogo de tiro em primeira pessoa que foi lançado em 2009. Como o próprio nome deixa entender, ele tem uma certa relação com o filme de 2008, Punisher: War Zone, da franquia Justiceiro.
Sendo baseado em arena (4 opções iniciais, incluindo Nova York), o jogador consegue carregar 3 armas por vez. No modo história, são quatro partidas, cada uma em um mapa diferente. Além disso, o jogo também chegou com um modo multiplayer local e jogo online, com diversas variações.
São 8 personagens jogáveis, com cada um deles tendo habilidades distintas, mas a história central gira sobre o Justiceiro, que se infiltra nas docas de Nova York. Nela, os criminosos Bushwacker e Barracuda estão fazendo a supervisão da importação de mercadorias contrabandeadas de Symkaria.
Assim, o justiceiro entra em ação e elimina a todos, com exceção do Barracuda que, ferido, lhe fornece a informação de que está trabalhando para Jigsaw. É aí que a verdadeira aventura começa, com ele seguindo as pistas deixadas pelo vilão.
CastleStorm
Lançado inicialmente em 2013, CastleStorm é um jogo de estratégia em tempo real que se baseia em física com elementos de defesa de torre. Assim, é preciso jogar com uma série de personagens que se consegue ao se completar uma campanha.
A inicial, a Kingdom Quest, tem como personagem padrão o Sir Gareth. Posteriormente, há mais três campanhas separadas, que são apresentadas dentro do jogo em um ponto do tempo um pouco diferente.
Sir Gareth é justamente o grande protetor do reino, e trava uma dura batalha contra as forças vikings. Ambos os povos vivem em harmonia a séculos, mas o roubo do cristal antigo acaba pondo fim a essa paz. Como protetor, Gareth deve reunir tropas e recuperar a joia, restaurando a era pacífica.
O jogo deu início a uma franquia desenvolvida pela Zen Studios, com continuações e atualizações posteriores, a exemplo de:
- 2014 – CastleStorm: Free to Siege (Android);
- 2014 – CastleStorm: GriffyStorm (iOS);
- 2015 – CastleStorm: KingMaker (Android);
- 2017 – CastleStorm: Virtual Reality (PlayStation VR); e
- 2020 – CastleStorm II (Windows, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One).
KickBeat
Bem distante do cenário do Pinball, KickBeat é um jogo que foi lançado também em 2013, sendo de ação rítmica com temática de artes marciais. Ele teve desenvolvimento pela Zen Studios e publicação pela Sony.
O título possui mecânicas muito parecidas a outras obras anteriores, como é o caso de Gitaroo Man e de Dance Dance Revolution. Ou seja, o jogador precisa pressionar um botão correspondente, no momento correndo, indicando uma das quatro direções.
Ao som da música, os inimigos chegam de todos os lados, sendo preciso superar o ataque com um simples toque. No centro desse enredo, quase todas as músicas do planeta acabaram sendo roubadas, restando apenas 18, que são a trilha sonora desse resgate.
Rocky and Bullwinkle
Embora seja um título pouco conhecido, a Zen trabalhou no jogo Rocky and Bullwinkle, lançado em 2008. A obra baseia-se justamente em The Adventures of Rocky and Bullwinkle and Friends, que trata-se de uma série animada de TV norte-americana, originalmente lançada entre 1959 e 1964, nas redes ABC e NBC.
O jogo chegou para o Xbox Live Arcade, mas não agradou muito o público nem os especialistas. A verdade é que seu desenvolvimento, feito pela Zen Studios, foi de baixo orçamento e em um curto período de tempo.
Cronologicamente, aliás, Rocky and Bullwinkle marcou a estreia do estúdio fora do cenário Pinball. Mas, considerando apenas os trabalhos mais profissionais realmente, é The Punisher (2009) quem carrega esse título, como já mencionado.
Ghostbusters: The Video Game
Em 2009, o estúdio também trabalhou no título Ghostbusters: The Video Game, cuja versão principal foi desenvolvida pela Terminal Reality e pela Red Fly Studio. A Zen, nesse caso, ficou com o jogo com foco para o Nintendo DS, separado e com algumas diferenças/adaptações na história e jogabilidade.
O título acompanha os Caça-Fantasmas, onde o personagem do jogador torna-se um recruta do grupo. São empregados elementos típicos das obras de tiro em terceira pessoa, onde a arma principal utilizada por cada um serve para a captura dos fantasmas.
Planet Minigolf
Planet Minigolf foi um jogo lançado em 2010, sendo exclusivo para o PlayStation 3. Assim como KickBeat, ele teve o desenvolvimento da Zen Studios e a publicação ficou com a Sony.
O título era realmente uma simulação de minigolfe, contando com 144 buracos espalhados pelos quatro cantos do mundo. A ideia era jogar como como parte de uma campanha single-player ou então dentro de torneios onlines semanais contra jogadores de todo o planeta.
Considerações finais
Como foi possível observar, a Zen Studios tem uma trajetória destacável, desde sua fundação em 2003 até os dias atuais. Focada inicialmente em tecnologia, ela evoluiu para tornar-se uma desenvolvedora de jogos eletrônicos reconhecida, especialmente no cenário de pinball virtual.
A essência do estúdio destaca-se por sua busca entre a tradição do pinball físico e a inovação proporcionada pelos jogos eletrônicos. O sucesso continuado da Zen se evidencia através da própria expansão de suas franquias, como Pinball FX, Zen Pinball, Marvel Pinball e Star Wars Pinball, que incorporam temas licenciados de marcas famosas.
Além disso, a diversificação dos títulos, com os jogos fora do cenário de pinball, como The Punisher: No Mercy, CastleStorm e KickBeat, demonstram a sua capacidade em explorar diferentes gêneros e oferecer experiências variadas aos jogadores.