Fundação: | Setembro de 1986 |
Sede | Tóquio, Japão |
Fundador | Masafumi Miyamoto |
Atuais donos | Square Enix |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimento de games |
A Square Co., ou SquareSoft. foi uma produtora e distribuidora de jogos japonesa, famosa em todo o planeta por ter criado Final Fantasy, uma das maiores séries de RPG da história e uma das maiores franquias de jogos de todos os tempos.
A utilização do passado para se referir a empresa deve-se justamente ao fato dela não existir mais como uma marca independente. Isso porque, juntamente com a Enix, ela deu origem à Square Enix, através de um processo de fusão.
Assim, todas as suas obras, que vão muito além de Final Fantasy, permanecem vivas nas mãos da sucessora legal da Square Co., que ampliou ainda mais o catálogo de jogos da empresa.
Neste artigo, vamos mergulhar na história, desenvolvimento e evolução do estúdio, até tornar-se uma das marcas mais conceituadas na indústria gamer, conhecer suas principais obras e muito mais. Acompanhe!
Quando a Square Co. foi fundada?
A desenvolvedora foi fundada em setembro de 1986, em Yokohama, capital da cidade de Kanagawa, na região de Kantō, Japão.
Quem são os fundadores da Square Co.?
A empresa foi fundada por Masafumi Miyamoto, desenvolvedor e importante empresário japonês, atuante, principalmente, no ramo de informática.
Quem são os atuais proprietários da Square Co.?
Atualmente, a Square Co. não existe mais como uma pessoa jurídica independente. Afinal, em 2003, ela anunciou sua fusão com a rival Enix, para dar lugar a Square Enix, sucessora legal de ambas as marcas.
Em outras palavras, a Square Co. efetivamente não existe mais, mas permanece viva sob uma nova organização, que leva, inclusive, o nome da empresa.
O que a Square Co. oferece?
Como mencionado, a Square Co., enquanto ativa com essa estrutura, atuou como uma produtora e distribuidora de jogos. Assim, o que melhor resume o que ela oferece é justamente a sua grande criação: a série Final Fantasy. Outras franquias bastante conhecidas da empresa, e que também vale mencionar, foram Kingdom Hearts, Mana, SaGa e Front Mission.
Um pouco da história da empresa
Embora tenha sido efetivamente fundada em 1986, a história da Square Co. começa alguns anos antes, mais especificamente em 1983. No período, a marca foi estabelecida como uma divisão de softwares de jogos da empresa Den-Yu-Sha. Esse era justamente um conglomerado de energia elétrica que estava sob a liderança de Kuniichi Miyamoto, pai de Masafumi Miyamoto, fundador da Square.
Atuação no mercado sob a guarda da Den-Yu-Sha
Masafumi era um desenvolvedor recém formado, tendo passado pela Universidade de Waseda. Assim, ficou responsável pela divisão de jogos da empresa de seu pai, uma vez que não pretendia seguir sua mesma carreira no ramo da eletricidade.
Dentro da divisão, a grande maioria dos jogos era desenvolvida somente por um único programador, e Miyamoto já tinha planos maiores. Ele acreditava que seria muito mais eficiente contar com um trabalho em equipe melhor formulado, através da cooperação entre designers gráficos, escritores, programadores, etc.
De todo modo, foi como um estúdio mais simples que a Square deu seus primeiros passos, conseguindo desenvolver alguns títulos antes de se separar do restante da empresa, isto é, da Den-Yu-Sha. Seus títulos de estreia foram “The Death Trap” e “Will: The Death Trap II”, sendo lançados em 1984 e 1985, respectivamente, para o NEC PC-8801. Esse era um computador pessoal criado pela Nippon Electric Company.
Ainda em 1985, a empresa estreou também no setor de consoles de videogame, desenvolvendo o jogo Thexder para o Nintendo Famicom, através de uma parceria entre as empresas.
Tornando-se uma empresa independente
Depois de conseguir algum sucesso no mercado, a divisão de jogos foi finalmente separada da Den-Yu-Sha. Assim, nasce em 1986 a Square Co., Ltd., agora liderada por Masafumi Miyamoto, levando uma parte da equipe da empresa.
Para a equipe, uma das principais contratações foi a de Hironobu Sakaguchi, programador que havia trabalhado em meio período no desenho dos jogos The Death Trap. Nesse caso, ele foi efetivado na nova empresa, passando a trabalhar em período integral (guardem bem esse nome!).
Agora como uma marca independente, a Square Co., infelizmente, sofreu bastante com a competição do mercado. Entre 1985 e 1987 a empresa obteve alguns fracassos com os jogos desenvolvidos para o Famicom, e como ainda estava engatinhando teve que se segurar para não deixar de existir.
Final Fantasy: a salvação da Square Co.
Que Final Fantasy é a grande estrela do catálogo da Square Co., isso todo mundo já sabe. No entanto, o que muitos desconhecem é que a franquia foi também a grande salvação da empresa.
Os fracassos com o Famicom e algumas escolhas equivocadas, como a mudança das instalações para a região de Ginza, em Tóquio, uma área muito cara para operar, encurtaram bastante o seu capital disponível. Isso levou, inclusive, à demissão de cerca de metade da equipe em 1987.
Nesse cenário, surge uma primeira “ligação”, por assim dizer, da Square Co. com a Enix. Isso porque a desenvolvedora rival havia acabado de lançar o jogo Dragon Quest (Dragon Warrior), o primeiro RPG japonês a fazer sucesso.
Foi a partir da observação dos bons resultados da rival que a Square resolveu criar seu próprio jogo RPG. Assim nasce Final Fantasy. O título, lançado em 1987, surgiu de uma proposta de Hironobu Sakaguchi, o grande criador da franquia.
Na ocasião, Masafumi Miyamoto havia pedido a seus diretores algumas ideias, para tentar salvar a empresa, e a proposta de Sakaguchi foi a melhor aceita. Com a produção de Final Fantasy, a Square Co. partiu realmente para um tudo ou nada, investindo todos os recursos no jogo. Caso o título não fizesse sucesso, seria o fim da desenvolvedora.
Felizmente, como a história não permite mentir, o jogo vendeu, já em sua estreia, cerca de 400 mil cópias no Japão, dando início a uma das franquias de RPG de maior sucesso do planeta.
Fusão com a Enix
Outro ponto destacável dentro da história da Square Co. é justamente o seu “capítulo final” como uma empresa solo. Isso porque em 2003, depois de já alguns anos de rumores, ela anunciou sua fusão com a Enix, sua rival japonesa de longa data.
Esse processo foi possível justamente porque a rivalidade entre as marcas era apenas comercial. Inclusive com cooperações pontuais em alguns eventos ao longo dos anos.
No período da fusão, a Enix estava em um período um pouco conturbado, e realmente buscava uma empresa a qual se fundir, devido ao aumento nos preços de produção dos jogos.
Já a Square Co. também não passava por um período tão positivo, principalmente por conta do fracasso do filme Final Fantasy: The Spirits Within, baseado em sua série. Foi graças ao sucesso dos títulos Final Fantasy X e Kingdom Hearts que a marca conseguiu firmar-se como a empresa ideal para unir-se com a rival.
O processo de fusão foi finalizado no dia 1° de abril de 2003, dando início assim a história da Square Enix, um dos nomes mais conhecidos e importantes da indústria dos jogos.
Quais são as principais séries de jogos da Square Co.?
Dona de uma história realmente inspiradora, a Square Co. conseguiu fixar seu nome na indústria de jogos. E o melhor de tudo é que a empresa permanece completamente viva através da Square Enix.
Neste tópico, de todo modo, vamos abordar algumas das principais franquias lançadas pela marca enquanto ainda independente. E claro, observar suas evoluções após o processo de fusão. Confira!
Final Fantasy
É impossível falar do catálogo da Square Co. e não mencionar a sua grande estrela: Final Fantasy. Como mencionado, o jogo teve lançamento no ano de 1987 e já foi um grande sucesso comercial desde sua estreia.
Um ponto interessante é que a grande maioria dos jogos de RPG da franquia possuem história individuais, entregando personagens e mundos bem diferentes uns dos outros. Apesar disso, possuem também elementos similares, que são o que definem a série.
Dentre esses elementos, vale mencionar os temas de enredo, as mecânicas dos jogos e também alguns nomes dos personagens. Tradicionalmente, o enredo gira em torno de um grupo de heróis que luta contra um grande mal, explorando, nesse mesmo tempo, os conflitos internos entre os personagens. Ao longo dos anos, recebeu diversos títulos, como:
- Final Fantasy II – lançado em 1988
- Final Fantasy III – lançado em 1990
- Final Fantasy IV – lançado em 1991
- Final Fantasy V – lançado em 1992
- Final Fantasy VI – lançado em 1994
- Final Fantasy VII – lançado em 1997
- Final Fantasy VIII – lançado em 1999
- Final Fantasy IX – lançado em 2000
- Final Fantasy X – lançado em 2001
- Final Fantasy XI – lançado em 2002
- Final Fantasy XII – lançado em 2006
- Final Fantasy XIII – lançado em 2009
- Final Fantasy XIV – lançado em 2010
- Final Fantasy XV – lançado em 2016 e
- Final Fantasy XVI – lançado em 2023
Em todo esse período, a franquia sempre conseguiu recepções positivas, sendo, inclusive, a mais vendida da própria Square Enix. Ao todo, são cerca de 110 milhões de cópias ao redor do mundo, o que a torna uma das séries de jogos mais bem sucedidas da história.
Kingdom Hearts
Outra série notável da Square Co. é Kingdom Hearts, lançada pela primeira vez no dia 28 de março de 2002. Ela se destaca por ser um crossover entre a agora Square Enix e o grupo The Walt Disney Company. Assim, une elementos e personagens dessas duas gigantes do mundo do entretenimento.
Em seu enredo original, um garoto chamado Sora acaba sendo separado de Riku e Kairi, seus amigos, quando a Destiny Islands, sua casa, é completamente consumida pela escuridão.
Assim, Sora adquire a Keyblade, uma arma que lhe possibilita lutar contra os Heartless, e chegar a Traverse Town, um outro mundo, onde acaba conhecendo o Pato Donald e o Pateta, que são os dois emissários do Castelo da Disney que foram enviados ao encontro do dono portador Keyblade, sob as ordens do seu rei desaparecido. Além do título inaugural, a série ganhou diversos outros jogos, como:
- Kingdom Hearts: Chain of Memories (2004)
- Kingdom Hearts II (2005)
- Kingdom Hearts Coded (2008)
- Kingdom Hearts 358/2 Days (2009)
- Kingdom Hearts Birth by Sleep (2010)
- Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (2012)
- Kingdom Hearts III (2019) e
- Kingdom Hearts: Melody of Memory (2020)
Para se ter uma ideia, até março de 2022, a franquia de jogos Kingdom Hearts já havia vendido cerca de 36 milhões de cópias ao redor do mundo. Além disso, a saga obteve uma enorme variedade de mercadorias relacionadas, como trilhas sonoras, livros, figurinhas, jogos de carta e até mesmo uma série de mangá.
SaGa (The Final Fantasy Legend)
SaGa também é mais um destaque dentre as séries desenvolvidas pela Square Co. Esse RPG de fantasia científica chegou ao mercado ainda em 1989, originalmente para o Game Boy, mas logo ganhou novos jogos para diversos outros consoles e plataformas.
A série se notabiliza principalmente por sua ênfase nas explorações de mundo aberto, com tramas ramificadas mas não-lineares, e também pela jogabilidade não convencional. É uma obra bem diferente de outros RPGs da empresa.
Um ponto importante é que SaGa é, de certo modo, outra franquia filha de Final Fantasy, focado para o console portátil. Tanto que, na América do Norte, o jogo inaugural foi lançado como The Final Fantasy Legend, ainda em 1990. Ao longo dos anos, a franquia recebeu diversos novos títulos, como:
- Final Fantasy Legend II – 1990
- Final Fantasy Legend III – 1991
- Romancing SaGa – 1992
- Romancing SaGa 2 – 1993
- Romancing SaGa 3 – 1995
- SaGa Frontier – 1997
- SaGa Frontier 2 – 1999
- Unlimited SaGa – 2002
- Emperors SaGa – 2012
- Imperial SaGa – 2015
- SaGa: Scarlet Grace – 2016
- Romancing SaGa Re;univerSe – 2018
- Imperial SaGa Eclipse – 2019
- SaGa: Emerald Beyond – 2024 (previsto)
Vale lembrar que os jogos da SaGa conseguiram um enorme destaque no Japão, apesar de não terem alcançado o mesmo sucesso no ocidente, em muito, por se diferenciarem do padrão RPG convencional, e permitirem uma exploração mais livre realmente. De todo modo, é uma das grandes franquias criadas pela Square Co. e vendeu milhões de cópias.
Mana
Seguindo um caminho muito similar a SaGa, Mana é mais uma série que nasceu por meio do sucesso de Final Fantasy, mas que logo tornou-se uma franquia própria, totalmente independente e desconexa da grande estrela da Square Co.
Nesse caso, esse RPG de ação e alta fantasia foi lançado no ano de 1991, com o título Final Fantasy Adventure, voltado para o Game Boy. Já no segundo jogo, Secret of Mana (1993), os elementos da obra mãe já foram completamente abandonados, restando Mana com suas características atuais. A franquia também recebeu muitos títulos com o tempo, como:
- Trials of Mana – 1995
- Legend of Mana – 1999
- Sword of Mana – 2003
- Children of Mana – 2006
- Friends of Mana – 2006
- Dawn of Mana – 2006
- Heroes of Mana – 2007
- Circle of Mana – 2013
- Rise of Mana – 2014
- Adventures of Mana – 2016
- Collection of Mana – 2017
- Secret of Mana (remake) – 2018
- Trials of Mana (remake) – 2020 e
- Echoes of Mana – 2022
Front Mission
Por fim, vale citar também a série Front Mission, que foi desenvolvida originalmente pelo estúdio G-Craft, que, mais tarde, foi absorvida pela Square Co. A empresa, de todo modo, atuou como editora da franquia desde seu título inaugural, lançado em 24 de fevereiro de 1995.
Front Mission trata-se de um RPG tático baseado em turnos, mas que se aventurou em outros gêneros ao longo de seus novos títulos, incluindo MMO, estratégia em tempo real, dentre outros.
O jogo é ambientado nos séculos 21 e 22, e gira em torno de diversos conflitos militares e outras tensões políticas ocorridos, principalmente, entre os sindicatos supranacionais e seus Estados-membros. Dentre seus títulos, vale então mencionar:
- Front Mission Series: Gun Hazard – 1996
- Front Mission 2 – 1997
- Front Mission 3 – 1999
- Front Mission First – 2003
- Front Mission History – 2003
- Front Mission 4 – 2003
- Front Mission 2089 – 2005
- Front Mission 5: Scars of the War – 2005
- Front Mission 2089-II – 2006
- Front Mission 2089: Border of Madness – 2008
- Front Mission Evolved – 2010
- Left Alive – 2019
- Front Mission 1st: Remake – 2022 e
- Front Mission 2: Remake 2023
Um ponto interessante é que, desde sua estreia, Front Mission passou então a abranger muitos mais mercados fora do cenário de jogos. Isso inclui alguns filmes, romances, mangás, brinquedos, etc. todos ligados a saga.
Considerações finais
Como foi possível observar, a Square Co. faz juz ao seu status como uma das principais empresas a já atuarem dentro da indústria de jogos. Afinal, trouxe contribuições significativas para o mercado, principalmente quanto ao gênero RPG, deixando seu nome marcado no setor.