Logo da empresa Silver Pictures
Silver Pictures - Divulgação
Fundação:24 de junho de 1980
SedeLos Angeles, Estados Unidos
FundadorJoel Silver
Atuais donosDaryl Katz
Países que operaAtuação Global
O que ofereceProdutora de filmes

A Silver Pictures é uma produtora de filmes norte-americana que a mais de quatro décadas atua dentro da indústria cinematográfica. A empresa é conhecida em todo o mundo por ser uma das marcas a produzir a franquia Matrix, mas conta com um catálogo ainda mais recheado de filmes e sagas importantes.

Sendo, em termos mais claros, a pessoa jurídica por trás do produtor de Hollywood Joel Silver, a companhia é dona de um legado invejável na história do cinema. E, hoje, vamos conhecer justamente um pouco mais sobre ela, de sua fundação aos dias atuais, passando pelas grandes produções que criou. Acompanhe!

Quando a Silver Pictures foi fundada?

A empresa foi fundada no dia 24 de junho de 1980, nos Estados Unidos da América.

Quem são os fundadores da Silver Pictures?

O grande nome por trás da fundação da produtora é Joel Silver (daí o nome da marca), um importante produtor de cinema norte-americano.

Continue depois da publicidade

Quem são os atuais proprietários da Silver Pictures?

A Silver Pictures passou a ser financiada diretamente pelo bilionário canadense Daryl Katz desde 2015. Já em 2019, Joel Silver acabou deixando a empresa, que atualmente tem como CEO o veterano de finanças Hal Sadoff.

O que a Silver Pictures oferece?

Como mencionado, a Silver Pictures é uma empresa produtora de filmes, tendo um catálogo recheado de grandes produções. Além de Matrix, essa é a marca por trás de títulos em franquias como Sherlock Holmes, Máquina Mortífera, Duro de Matar (primeiros filmes) e Predador (primeiros filmes).

Um pouco da história da empresa

A Silver Pictures nasceu através do trabalho do produtor de cinema Joel Silver, ainda no começo da década de 80. Norte-americano de família judia, nascido na cidade de South Orange, Nova Jersey, e filho de um escritor e de um executivo de relações públicas, sua história dentro da indústria cinematográfica confunde-se bastante com a de sua empresa.

Não à toa, é comum encontrar divergências quando a data de fundação da marca, que pode ser considerada tanto em 1980 quanto em 1985. Mas, deixando de lado esse pequeno detalhe, vale a pena fazer aqui uma breve referência quanto aos trabalhos de estreia, digamos, como pessoa física de Joel, que foram Xanadu (1980) e 48 Hrs. (1982).

Continue depois da publicidade

Esses projetos serviram para efetivamente lançar a carreira do produtor, que logo passou atuar através de sua pessoa jurídica, a Silver Pictures

A estreia da Silver Pictures

Após os projetos solos de Joel, a Silver Pictures tem sua estreia marcada com o lançamento do filme Streets of Fire, em 1984, que é realmente a obra considerada como a primeira a ser produzida por ela, em colaboração com a RKO Pictures.

Como ainda estava engatinhando no mercado, e não havia estabelecido parcerias efetivas, os três primeiros filmes da empresa foram distribuídos pela Universal Pictures (Streets of Fire, Brewster’s Millions (1985) e Weird Science 1985)). Já os dois seguintes tiveram a distribuição da 20th Century Fox (Commando (1985) e Jumpin’ Jack Flash (1986)).

Primeiros grandes sucessos

Ao observar a história da Silver Pictures, um ponto que chama bastante atenção é que a produtora não demorou a chegar com alguns de seus grandes sucessos. Para se ter uma ideia, em 1987, por exemplo, foram lançados os primeiros filmes das franquias Predador, estrelada por Arnold Schwarzenegger, e Lethal Weapon (Máquina Mortífera), com Mel Gibson e Danny Glover.

Continue depois da publicidade

Já em 1988, estreou a franquia Die Hard (Duro de Matar), protagonizada por Bruce Willis. O filme é não apenas um dos destaques do catálogo da empresa, sendo considerado também um dos títulos de ação mais importantes de todos os tempos.

Início da parceria com a Warner Bros.

Um ano importantíssimo na história da Silver Pictures foi 1987, quando a empresa iniciou sua parceria com a Warner Bros., sua mais fiel colaboradora. Tudo começa justamente com o primeiro filme de Máquina Mortífera, sendo o primeiro a ser distribuído pela Warner.

Vale lembrar, contudo, que nos quatro anos seguintes, a produtora continuou a contar com a distribuição de outras empresas parcerias, como a 20th Century Fox (Predator (1987), Die Hard (1988), The Adventures of Ford Fairlane (1990) e Predator 2 (1990)); a Lorimar Film Entertainment (Action Jackson (1988)); a United Artists (Road House (1989)); e a TriStar Pictures (Hudson Hawk (1991)), além de chegar com o segundo título de Lethal Weapon (Máquina Mortífera 2 (1989)).

Mas, a partir de 1991, marcado pelo lançamento do filme Ricochet, a Warner Bros. passou a ser a única marca a distribuir os filmes da Silver Pictures, com um contrato que duraria pelos próximos 25 anos.

Continue depois da publicidade

Era Warner: mais sucessos para o catálogo

Nos anos seguintes, a produtora deu continuidade às suas franquias de sucesso, além de lançar novas séries, consolidando sua posição de destaque dentro do mercado.

Um exemplo claro disso fica por conta da trilogia de Matrix, estrelada por Keanu Reeves, inaugurada em 1999, com o filme The Matrix. Já em 2003, vieram as suas sequências: The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions. Todos os três títulos, criados pelas irmãs Wachowskis, foram co-produzidos com a Village Roadshow Pictures.

Outra série importante iniciada dentro da era Warner foi Sherlock Holmes, protagonizada por Robert Downey Jr., um dos seus grandes sucessos comerciais. São dois títulos nesse período: Sherlock Holmes (2009) e Sherlock Holmes: A Game of Shadows (2011).

Além do mais, diversos outros filmes conhecidos do público foram lançados entre os anos de 1991 e 2011, como Máquina Mortífera 3 (1992), Demolition Man (1993), Riquinho (1994), Assassinos (1995), Máquina Mortífera 4 (1998), V de Vingança (2006), Speed Racer (2008), Ninja Assassino (2009), O Livro de Eli (2010), etc.

Continue depois da publicidade

Fim do relacionamento entre a Silver Pictures e a Warner Bros.

Depois de cerca de 25 anos de colaboração, sendo grande parte dela com a Warner como distribuidora exclusiva dos filmes da Silver Pictures, as empresas acabaram rompendo relações em 2012.

Durante todo esse período, sempre houveram altos e baixos e bastante barulho por parte do fundador da produtora, Joel Silver, conhecido por sua personalidade excêntrica e gastos exorbitantes em sua vida pessoal.

A situação acabou saindo realmente do controle após o lançamento do segundo título da saga Sherlock Holmes, em 2011. Isso porque o filme rivalizava diretamente com Mission: Impossible – Ghost Protocol, da Paramount, lançado no mesmo período, além de dividir atenções com Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, distribuído também pela Warner.

Apesar de ter conseguido bons números em bilheteria, e ser considerado um sucesso comercial (faturou menos que o primeiro filme na América do Norte, mas o superou na bilheteria mundial), Joel sentiu que Sherlock Holmes: A Game of Shadows foi desfavorecido, não tendo o marketing e divulgação necessária, pintando um quadro de fracasso para o título.

Continue depois da publicidade

E como culpado, o fundador da Silver Pictures apontou a própria Warner, em especial a pessoa de Jeff Robinov, então presidente da divisão de cinema da empresa, estremecendo a relação entre os dois. Como resultado, o contrato do produtor, que já acabava realmente em 2012, acabou não sendo renovado.

Um ponto interessante é que alguns anos mais tarde, as empresas voltaram a colaborar novamente (não na mesma intensidade). Assim, lançaram The Nice Guys (2016), e agora estão trabalhando em Sherlock Holmes 3, ainda sem data de estreia.

Início da parceria com Daryl Katz

Como já mencionado, a chegada de Daryl Katz na Silver Pictures aconteceu em 2015, sendo ele o novo financiador da produtora. O bilionário canadense, fundador da Katz Group of Companies, que é uma das maiores empresas privadas do Canadá, se uniu a Joel para criar uma série de longas, programas de TV, projetos digitais, etc. nos anos seguintes.

Saída de Joel Silver

Outro ponto marcante dentro da história da Silver Pictures aconteceu em 2019, que foi justamente a saída de Joel Silver. Vale lembrar que, desde o fim da parceria com a Warner, a produtora teve seus filmes distribuídos por diversos outros estúdios. Com destaque para a Universal Pictures, Paramount, Sony Pictures e Amazon Studios. Assim, lançou títulos como: Non-Stop (2014), The Gunman (2015), Suburbicon (2017), dentre outros, mas nenhum conseguiu grande sucesso.

Continue depois da publicidade

Foram justamente esses fracassos, pós era Warner, que motivaram o fundador a deixar sua própria empresa, a fim de tentar seguir por conta própria.

Quais são as principais franquias de filmes produzidos pela Silver Pictures?

Como produtora, a Silver Pictures tem diversos “títulos solo” importantes, como é o caso de O Livro de Eli, Non-Stop, dentre outros. De todo modo, são justamente suas franquias que chamam atenção dentro de seu catálogo. Veja as principais!

Matrix

Sem dúvidas, a franquia mais conhecida da Silver Pictures é Matrix, um dos grandes clássicos de ação e ficção científica do cinema. A empresa, nesse caso, foi a responsável por produzir a trilogia inicial da saga, mas não esteve presente no quarto filme, The Matrix Resurrections, que foi lançado em 2021.

A obra mais consagrada das irmãs Wachowski é estrelada por Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Hugo Weaving, Carrie-Anne Moss e Joe Pantoliano. Ele retrata um futuro distópico, onde a humanidade acaba sendo inconscientemente presa em uma Matrix.

Continue depois da publicidade

Essa é uma realidade simulada que foi criada por máquinas inteligentes para distrair os seres humanos, isso enquanto utilizam seus corpos como uma fonte de energia. Tudo começa a mudar, porém, quando o programador Thomas Anderson, o Neo, acaba descobrindo a verdade. Assim, ele junta-se a uma rebelião formada contra as máquinas, unindo-se a outras pessoas que também conseguiram se libertar da Matrix.

Sherlock Holmes

Outro destaque da empresa de Joe Silver é Sherlock Holmes. E baseia-se justamente na história do detetive mais famoso do mundo, o personagem dos livros de Arthur Conan Doyle, que dá nome às obras.

Com Robert Downey Jr no papel de Holmes, e Jude Law interpretando o Dr. John Watson, a saga é ambientada na década de 1890, acompanhando o excêntrico detetive e seu companheiro, que tentam frustrar a trama do vilão Lord Henry Blackwood (Mark Strong).

O Blackwood é um místico que tem o plano de controlar toda a Grã-Bretanha através de meios aparentemente sobrenaturais. Nessa jornada, Sherlock Holmes acaba se encontrando com uma antiga adversária, Irene Adler (Rachel McAdams), que já havia o superado em ocasiões anteriores.

Continue depois da publicidade

Máquina Mortífera

Na mesma prateleira de relevância que Matrix e Sherlock Holmes está Máquina Mortífera (Lethal Weapon). A franquia foi um grande sucesso comercial, tendo destaque em praticamente todos os seus títulos (principalmente os 3 últimos). Além disso, foi justamente ela a responsável por dar início a parceria entre a Silver Pictures e a Warner Bros.

Máquina Mortífera tem Mel Gibson e Danny Glover nos papéis principais, sendo co-estrelada por nomes como Gary Busey, Darlene Love, Tom Atkins e Mitchell Ryan.

A trama gira em torno de uma dupla de detetives. Martin Riggs (Gibson) é um solitário ex-boina verde, que está esperando por sua aposentadoria depois que sua esposa faleceu. já Roger Murtaugh (Glover) é um experiente sargento da seção de homicídios. Agora, eles passam a trabalhar juntos como detetives no Departamento de Polícia de Los Angeles.

Duro de Matar

Duro de Matar (Die Hard) também possui um destaque especial nessa lista. Afinal, além de ser uma das franquias mais importantes na carreira de Bruce Willis, protagonista da saga, é referência quando o assunto são filmes de ação. O título original é baseado no romance Nothing Lasts Forever, escrito pelo autor norte-americano Roderick Thorp, em 1979.

Continue depois da publicidade

A Silver Pictures, nesse caso, esteve à frente tanto do primeiro filme quanto do segundo, que abriram passagem para que novas produções fossem criadas posteriormente, sob o comando de outras produtoras.

Duro de Matar gira em torno de John McClane (Willis), que até então trabalhava como detetive da polícia de Nova York. No primeiro filme, ele acaba sendo pego em uma tomada terrorista de um arranha-céu na cidade de Los Angeles, enquanto visitava sua ex-esposa.

Predador

Por fim, outra franquia iniciada através da atuação da Silver Pictures foi Predador, um dos clássicos quando o assunto são ficções científicas com alienígenas. A empresa produziu seus dois primeiros filmes, com o primeiro sendo estrelado por  Arnold Schwarzenegger, e o segundo sendo protagonizado por Danny Glover, Ruben Blades, Gary Busey, María Conchita Alonso, Kevin Peter Hall e Bill Paxton.

De uma forma mais geral, a saga, criada pelos irmãos Jim e John Thomas, retrata os encontros da humanidade com os Yautja. Eles são uma raça inteligente de caçadores extraterrestres em busca de troféus. É justamente ela a fazer um crossover com Alien, na franquia Alien vs Predator, também bastante conhecida do público.

Quais são os filmes de maior bilheteria da Silver Pictures?

Depois de conhecer um pouco mais sobre as franquias e alguns títulos individuais da produtora, veremos o top 10 de filmes com maiores bilheterias da Silver Pictures. São eles:

  • 1º – The Matrix Reloaded (2003) – com uma bilheteria mundial de US$ 741,8 milhões;
  • 2º – Sherlock Holmes: A Game of Shadows (2011) – com uma bilheteria mundial de US$ 543,8 milhões;
  • 3º – Sherlock Holmes (2009) – com uma bilheteria mundial de US$ 524 milhões;
  • 4º – The Matrix (1999) – com uma bilheteria mundial de US$ 467,2 milhões;
  • 5º – The Matrix Revolutions (2003) – com uma bilheteria mundial de US$ 427,3 milhões;
  • 6º – Lethal Weapon 3 (1992) – com uma bilheteria mundial de US$ 321,7 milhões;
  • 7º – Lethal Weapon 4 (1998) – com uma bilheteria mundial de US$ 285,4 milhões;
  • 8º – Die Hard 2 (1990) – com uma bilheteria mundial de US$ 240 milhões;
  • 9º – Lethal Weapon 2 (1989) – com uma bilheteria mundial de US$ 227,9 milhões; e
  • 10º –  Non-Stop (2014) – com uma bilheteria mundial de US$ 222,8 milhões.

Considerações finais

Como foi possível observar, a Silver Pictures é um grande destaque dentre as produtoras hollywoodianas, sendo a responsável por criar filmes renomados, principalmente quanto aos gêneros de ação e ficção científica.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui