Logo da empresa Rockstar Dundee
Rockstar Dundee - Divulgação
Fundação:Dezembro de 2008, como Ruffian Games, na cidade de Dundee, Escócia
SedeLocalizada em Dundee, Escócia
FundadorFundada por Gary Liddon e Billy Thomson
Atuais donosPropriedade da Rockstar Games, adquirida em 2020
Países que operaPrincipalmente no Reino Unido
O que ofereceDesenvolvimento de jogos para diversas plataformas

A Rockstar Dundee, antiga Ruffian Games, é um dos estúdios de desenvolvimento de jogos da Rockstar Games. Famosa por sua parceria anterior de longa data com a Microsoft, ela é a responsável por desenvolver títulos como “Crackdown 2”.

Neste artigo, você terá a chance de se aprofundar na história de criação e evolução do estúdio até se tornar o que é hoje, além de conferir seus principais jogos e muito mais. Acompanhe!

Quando a Rockstar Dundee foi fundada?

A empresa foi fundada em dezembro de 2008, como Ruffian Games, na cidade de Dundee, Escócia.

Quem são os fundadores da Rockstar Dundee?

Por trás da fundação do estúdio estiveram Gary Liddon, Billy Thomson e Gareth Noyce, que trabalhavam anteriormente em empresas como a Realtime Worlds e a própria Rockstar Games.

Quem são os atuais proprietários da Rockstar Dundee?

Desde 2020 o estúdio faz parte da Rockstar Games, pertencente ao grupo Take-Two Interactive.

O que a Rockstar Dundee oferece?

Como mencionado, a Rockstar Dundee é um estúdio de desenvolvimento de jogos, e ficou conhecida por sua parceria com a Microsoft – grande parte dos seus títulos chegaram de forma exclusiva para a linha de consoles da empresa, o Xbox.

Outro ponto importante dentro dessa relação é quanto a criação de jogos para o Kinect. Desenvolvido juntamente com a Prime Sense, esse é um sensor de movimentos voltado para o Xbox 360 e Xbox One.

Alguns dos seus jogos mais relevantes são Crackdown 2 e 3, Halo: The Master Chief Collection, e a linha direcionada ao Kinect, a exemplo de Kinect Playfit, Kinect Sports Rivals e Kinect Sesame Street TV.

Um pouco da história do estúdio

A história da Rockstar Dundee chama atenção justamente por fazer uma volta ao entorno da Rockstar Games. Isto é, apesar de a editora/desenvolvedora marcar sua sua transformação da Ruffian Games em um estúdio subsidiário, desde o início já havia um laço marcando essa relação.

Acompanhe a história que você irá entender!

Anos iniciais: o surgimento da Ruffian Games

Antes da fundação da então Ruffian Games, grande parte dos funcionários e colaboradores trabalhavam em outras empresas do ramo gamer, como é o caso da própria Rockstar Games, da Xen Studios, dentre outros. Um destaque especial, no entanto, fica por conta da Realtime Worlds, que foi uma desenvolvedora britânica também baseada em Dundee, na Escócia.

A Realtime, para quem não sabe, foi fundada em 2002 por David Jones. Ele é justamente o também fundador da DMA Design, que mais tarde transformou-se na Rockstar North, e um dos criadores da franquia Grand Theft Auto.

O estúdio escocês desenvolveu o jogo “Crackdown” (2007) e acabou fechando depois dos números ruins atingidos por “APB: All Points Bulletin” (2010). Gary Liddon, Billy Thomson e Gareth Noyce foram alguns dos profissionais responsáveis por criar o primeiro título Crackdown e fundaram a Ruffian Games em 2008 tendo como primeiro trabalho a sequência da obra, “Crackdown 2”, que chegou ao mercado em 2010.

Aliás, quando a Ruffian conseguiu o acordo com a Microsoft para criar novo título, a Realtime ainda tinha esperanças de ficar com o projeto – a empresa de Bill Gates foi a editora tanto do primeiro quanto do segundo jogo – o que gerou farpas entre as duas marcas.

Parceria com a Microsoft

Feito dentro de um período de tempo curto, o resultado final de Crackdown 2 não agradou aos fãs do jogo original. Assim, os números inviabilizaram uma sequência direta nos anos seguintes. A relação entre a Ruffian Games e a Microsoft, no entanto, permaneceu bastante ativa, mas com o estúdio tendo que focar em títulos ligados ao periférico de sensor de movimento da gigante, o Kinect, de onde surgiram jogos como “Kinect Playfit”, “Kinect Star Wars” e “Nike+ Kinect Training”.

O terceiro título de Crackdown chegou somente no ano de 2019, com a Ruffian  trabalhando junto à Sumo Digital. Um ponto interessante é que David Jones foi o diretor do jogo, retornando ao seu trabalho de criação.

Projetos independentes e cancelados

Entre os anos de 2013 e 2019, o que mais marcou a trajetória da Rockstar Dundee foram justamente os cancelamentos de projetos. Para se ter ideia, desconsiderando algumas co-produções como “Halo: The Master Chief Collection”, os únicos títulos que o estúdio lançou sendo a desenvolvedora principal foram as obras independentes “Fragmental” (2017) e “RADtv” (2019).

Dentro desse percurso, alguns trabalhos independentes acabaram não dando muito certo e fechando ainda em fase de produção ou de testes. Esse foi o caso de “Tribal Towers” (mais tarde renomeado para Game of Glens), iniciado em 2013, mas que não conseguiu o devido financiamento. Outro exemplo é “Hollowpoint”, que seria publicado pela Paradox Interactive (as diferenças criativas acabaram levando ao cancelamento da obra).

Aquisição pela Rockstar Games: a transformação na Rockstar Dundee

No fim de 2019, o estúdio anunciou que estava iniciando alguns projetos junto à Rockstar Games. Já em outubro de 2020, a Take-Two Interactive, que é a empresa-mãe da editora, confirmou que havia adquirido a Ruffian Games. A partir desse ponto, o estúdio foi remodelado, transformando-se na Rockstar Dundee.

Ainda não há nada confirmado quanto aos projetos em que o estúdio está trabalhando. Mas a Rockstar costuma envolver equipes variadas dentro do desenvolvimento de seus jogos, o que dá a Rockstar Dundee um novo horizonte bastante significativo.

Quais são os principais jogos da Rockstar Dundee?

Após conferir a história do estúdio, vale a pena se aprofundar um pouco mais nos próprios jogos desenvolvidos ou co-desenvolvidos por eles ao longo dos anos. Acompanhe!

Crackdown 2 (2010)

No primeiro jogo Crackdown, criado por David Jones, os jogadores assumem o papel dos Agentes. Esses são clones de super-humanos que a Agência criou. Sua missão é destruir 3 organizações criminosas (Los Muertos, The volk e Shai-Gen) que têm o controle da metrópolis de Pacific City.

Sendo sua sequência direta, Crackdown 2 se passa justamente 10 anos após o evento original, onde os Agentes salvam a cidade dando início a um período de paz. As coisas mudaram quando uma nova integrante da Agência recebe expulsão devido a realização de experimentos ilegais. Acusando a organização por ter arruinado sua vida, ela infecta tanto os clones quanto os próprios habitantes de Pacific City, transformando-os em seres mutantes/zumbis.

O jogo é de ação urbana de tiro em terceira pessoa, tendo uma jogabilidade de mundo aberto. A então Ruffian Games desenvolveu o título que foi publicado exclusivamente no Xbox 360 pela Microsoft Studios.

Crackdown 3 (2019)

Crackdown 3 chegou após diversos adiamentos e contou também com o co-desenvolvimento da Sumo Digital. Como mencionado, David Jones retornou aqui para o seu papel de diretor.

O jogo dá sequência a segunda parte da obra e se passa novamente 10 anos após os eventos descritos no título anterior. Agora, um ataque terrorista que ninguém sabe quem comandou acaba cortando a energia elétrica ao redor do planeta. A Agência, como uma organização protetora, precisa retornar a ação e vai até a cidade de New Providence, onde a corporação TerraNova domina a área.

Os ambientes destrutíveis são um dos grandes diferenciais do título, que chegou de forma exclusiva para duas plataformas da Microsoft: Xbox One e Windows 10.

Kinect Star Wars (2012)

Kinect Star Wars também entra nessa lista, embora tenha sido co-desenvolvido com a Terminal Reality. O jogo une o universo épico de Star Wars a uma experiência completamente imersiva no Xbox 360, através do periférico de movimento Kinect.

Um dos seus destaques é que ele oferece uma boa variedade de modos, que formam espécies de subjogos. O modo principal é o “Jedi Destiny: Dark Side Rising” que dá ao jogador o controle de diversos Jedi Padawans. Com o Kinect é possível empunhar o sabre de luz e batalhar contra os inimigos. Os outros modos disponíveis são os adicionais: Rancor Rampage; Podracing e Galactic Dance-off.

Halo: The Master Chief Collection (2014 e 2019)

Co-desenvolvida com a 343 Industries, Halo: The Master Chief Collection é uma compilação dos títulos da série Halo. Isso inclui os jogos que foram lançados de forma original nos Xbox anteriores, como Halo: Combat Evolved Anniversary, Halo 2: Anniversary, Halo 3 e Halo 3: ODST, além de Halo: Reach e Halo 4.

A data dupla se deve ao fato de ainda em 2014 a coleção ter chegado para o Xbox One, mas sendo ampliada em 2019 também para o Xbox Series X e Series S e Windows 10.

Considerações finais

Como foi possível observar, a Rockstar Dundee é um estúdio de desenvolvimento de jogos com uma trajetória marcante desde sua fundação como Ruffian Games em 2008 até sua transformação como parte da Rockstar Games. A empresa teve uma história conectada ao cenário da indústria de jogos, com raízes que remontam à Realtime Worlds e à parceria de longa data com a Microsoft.

Ao longo dos anos, é claro, o estúdio enfrentou desafios, incluindo cancelamentos de projetos independentes e mudanças em sua direção criativa. Projetos como “Fragmental” e “RADtv” marcaram essa fase, e mostram justamente a complexidade e os riscos envolvidos na indústria.

De todo modo, a parceria com a Microsoft, notadamente na criação de jogos para o Kinect, demonstra a adaptabilidade da Rockstar Dundee às novas tecnologias e tendências da do setor.

Mesmo com desafios e mudanças, a empresa continuou sua colaboração, e a aquisição pela Rockstar Games (Take-Two) representaram um marco significativo na evolução do estúdio. Essa mudança trouxe novas oportunidades e recursos, proporcionando uma revitalização e permitindo a participação em projetos junto à renomada editora.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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