Logo da empresa Marvel Games
Marvel Games - Divulgação
Fundação:11 de março do ano de 2009
SedeBurbank, Califórnia, nos Estados Unidos
FundadorWalt Disney Company e a Marvel Entertainment
Atuais donosMarvel Entertainment e a Walt Disney Company
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de Games

Com um grande portfólio televisivo e cinematográfico, a Marvel também produz jogos de qualidade. O selo Marvel Games possui longa trajetória no mercado, produzindo games amados por gerações. Um grande exemplo é a série “versus” que reúne personagens do estúdio com outras produtoras.

Tão grande quanto o seu catálogo, o seu impacto cultural continua a ressoar entre os fãs. Por isso, seus lançamentos são aguardados com ansiedade e grande aceitação pública. Veja a seguir quem são os criadores da empresa, sua história e alguns dos seus maiores títulos.

Quando a Marvel Games foi fundada?

A marca chegou ao mercado em 11 de março do ano de 2009.

Quem são os fundadores da Marvel Games?

Os responsáveis pela criação da Marvel Games são a Walt Disney Company e a Marvel Entertainment. Há décadas no mercado, a Casa do Mickey consolidou uma forte reputação no setor de mídia. Assim, depois de adquirir a 21st Century Fox, conquistou o posto de maior conglomerado de entretenimento do mundo.

A Marvel Entertainment , por sua vez, atua como subsidiária da Disney. Trata-se de uma junção do grupo Marvel com a Toy Biz. Além dos quadrinhos, a empresa também é responsável pela produção de filmes, séries e produtos musicais.

Quem são os atuais proprietários da Marvel Games?

A Marvel Entertainment e a Walt Disney Company permanecem como as proprietárias da marca.

O que a Marvel Games oferece?

A Marvel Games é responsável por publicar jogos utilizando os personagens da Marvel Comics como referência. Durante os anos 80, os jogos eram gerenciados diretamente pelo selo editorial da empresa. Em seguida, a Marvel Entertainment e Marvel Enterprises passaram a administrar os jogos até a criação do selo.

Seus jogos são principalmente de ação e luta. No entanto, a empresa também diversifica gêneros, trabalhando com aventura, musical e estratégia. Inclusive, a Marvel Games é a responsável por popularizar jogos do estilo versus. Na prática, são jogos que reúnem personagens de duas empresas diferentes na mesma história. Por exemplo, Marvel vs Capcom ou Marvel vs SNK.

Um pouco da história da empresa

A história da Marvel Games começa bem antes do ano de 2009. Nos anos 80, a Marvel não tinha um setor específico para lidar com os jogos. Por isso, a empresa principal gerenciava os lançamentos. A Marvel Entertainment e Marvel Enterprises ajudaram a coordenar os lançamentos durante as primeiras décadas da marca.

Depois da criação do selo em 2009, ela passou a publicar e licenciar suas propriedades. Como resultado, editores e desenvolvedores de todo o mundo puderam criar jogos inspirados nos personagens da casa. Na mesma época, a Disney adquiriu a Marvel Entertainment. Então, a Disney Interactive passou a lidar com os ativos pertencentes ao selo, que continuou a pertencer também à Marvel Entertainment.

A marca ganhou mais destaque quando a Disney encerrou seus produtos de mídia interativa. Na época, a Disney atuava como editora e a principal desenvolvedora. A mudança resultou no encerramento da Disney Interactive. Logo, a empresa decidiu vender licenças para empresas que quisessem criar jogos baseados em personagens Marvel. Assim, ela não só publica, mas também distribui os jogos produzidos com empresas parceiras.

O foco e a valorização dos jogos

Com o tempo, a Marvel Games ganhou espaço dentro do mercado de jogos. Esse fato é observado com clareza no grande número de vendas de licenças intelectuais. Como resultado, o público experimentou jogos como Marvel vs Capcom: infinite e novos títulos do Homem-Aranha.

Embora sejam jogos grandiosos, esses produtos são independentes dos filmes e séries. Ainda que os filmes sejam populares, os jogos não têm o objetivo de aumentar a popularidade dessas mídias. Na época, Jay Ong, executivo da empresa, confirmou essa tendência na empresa. Segundo ele, a Marvel Games focava em dezenas de jogos independentes sem títulos anunciados.

A marca trabalhava na experimentação de diversos consoles para atrair um público diversificado. Não só em consoles móveis, mas também alguns jogos com a tecnologia de Realidade Virtual. Como resultado, a Marvel Games ganhou mais independência, ganhando liberdade para criar histórias. Assim, seria possível criar títulos originais e pensados para o público gamer. Um efeito colateral foi a influência de alguns elementos dos jogos nas histórias em quadrinhos.

Porém, a maior liberdade também demanda responsabilidade. Afinal, a marca precisa fazer a curadoria das licenças a serem vendidas. Não o bastante, ela também atua como colaboradora dos desenvolvedores externos. É importante não só escolher com quais parceiros trabalhar, mas também supervisionar os projetos. Dessa forma, é possível garantir a excelência e reputação dos jogos desenvolvidos.

Independência de imagem

É bastante comum que grandes editoras trabalhem com convergência de marca. Ou seja, que dois produtos diferentes comecem a ser trabalhados em conjunto para aproveitar a popularidade. Por exemplo, o visual do personagem Aquaman dos cinemas passe a ser utilizado nos quadrinhos.

No entanto, a Marvel Games criou uma narrativa para os jogos que não depende dos filmes. Para Bill Rosemann, diretor criativo, isso acontece porque o selo deseja ter liberdade criativa. Ele acredita que histórias conectadas aos filmes limitam a criação dos desenvolvedores.

Rosemann acredita que a ideia do multiverso na mídia seja positiva para a criação de games. Dessa forma, será possível criar histórias impactantes sem depender dos eventos de outros lançamentos. Como resultado, o time criativo pode investir em narrativas únicas sem a pressão de conectá-las a outros eventos.

Essa tática é bem-sucedida, visto que personagens como Homem-Aranha e Pantera Negra ganharam jogos grandiosos. Além disso, a Marvel Games pôde explorar narrativas com times diferenciados, como no jogo Midnight Suns. Essa escolha não só anula a necessidade de explicações narrativas, mas facilita o gerenciamento.

Parceria bem-sucedida

A Marvel Games fechou um acordo de parceira com a EA Games. O acordo estabelece o lançamento de diversos jogos baseados em alguns personagens da Marvel. Um dos primeiros títulos anunciados foi um jogo de ação do Homem de ferro. Esse acordo estabeleceu o lançamento de três jogos com intervalos de lançamento de alguns anos entre eles.

Para o time da EA demonstrou animação com a parceria. Segundo eles, a união das empresas trará novas vivências para os jogadores. As equipes terão a possibilidade de diversificar o estilo e o prazer de se divertir com jogos.

Para a Marvel, a parceria apresentou um time excepcional de profissionais. Dessa forma, as empresas conseguiram criar histórias e jornadas mais épicas. Apesar da grande responsabilidade, as equipes tiveram liberdade criativa em todas as etapas de produção. Inclusive, na escolha dos consoles e modalidade de jogo.

Por exemplo, o primeiro dos jogos anunciados, Homem de Ferro, é um jogo de realidade virtual. Além de experimentar como é vestir o traje, os jogadores simularão o uso da armadura. Dessa forma, os usuários se aproximarão melhor do personagem e sua rica narrativa.

A parceria entre a Marvel Games e EA também tem o objetivo de chamar atenção de novos jogadores. Para Laura Miele, muitos jogadores não conhecem bem outros jogos da empresa. Agora, a empresa terá um portfólio mais diversificado, porém bem produzido e equilibrado. Espera-se que a parceria entre as empresas abra oportunidade para a popularização de outras séries.

Negociações com Xbox e Sony

A Marvel Games e a Xbox entraram em negociações para a licença de jogos exclusivos. Porém, segundo o vice-presidente do selo, a Xbox negou a oferta. A princípio, a Marvel não estava satisfeita com o resultado dos jogos feitos em parceria com a Activision. Por isso, em um acordo mútuo, as empresas encerraram a parceria.

O representante da Marvel Games, Jay Ong, revelou o desejo de ter uma parceira produtiva. No começo, Jay Ong teve dificuldades para licenciar a IP da Marvel Games. A Xbox, primeira escolha da empresa, recusou a oferta. Na época, a Microsoft estava investindo nas próprias Ips, de acordo com Ong.

Contudo, a Sony se mostrou mais aberta para negociar uma parceria. Jay Ong revelou planos grandes com o licenciamento de Ips e como a junção poderia impulsionar o PlayStation. Além de exclusividade em alguns jogos, a Sony recorreu à Insomniac Games, uma parceira responsável da marca, para produzi-los.

Quais são os principais jogos da Marvel Games?

A Marvel Games é sinônimo de diversidade e qualidade em seus jogos. Seus títulos cobrem diversos gêneros e proporcionam uma imersão diferenciada, seja pela jogabilidade ou narrativa. Nesse sentido, confira a seguir alguns dos jogos mais conhecidos da empresa.

Clash of Super Heroes

Este game acompanha o sucesso do modo Versus da empresa. Porém, a Marvel Games e a Capcom decidiram inovar em relação aos personagens disponíveis. Além dos X-men e Street Fighter, o jogador pode selecionar personagens de DarkStalkers, Mega Man, Strider e mais.

Aos poucos, o Professor Xavier passa a se tornar uma pessoa mais violenta. Corrompido pela mente de Magneto, o líder dos X-men está se tornando o vilão conhecido como Massacre. Agora, uma dupla de heróis deve enfrentar diversos adversários para superar essa ameaça.

Um grande diferencial do jogo é a assistência. Nos títulos anteriores, o jogador podia chamar o segundo personagem escolhido para dar um golpe no adversário. Agora, é possível escolher de forma aleatória um entre dezenas de personagens para atacar. Ademais, o jogador pode adicionar comandos específicos no menu de seleção para escolher personagens secretos.

Doctor Doom’s Revenge

Depois de batalhar e perder para o Homem-Aranha, Doutor Destino inicia uma vingança. Para tanto, ele convida um time de vilões para cumprir um grande plano de dominação. Doutor Destino planeja colonizar os EUA, tornando-o dependente do seu reino Latvéria. Para impedir a loucura, Homem-Aranha junta forças com o Capitão América e derrotar o vilão.

O jogador pode controlar o Homem-Aranha e o Capitão América em momentos diferentes. Como muitos jogos da época, o game é no estilo “rolagem de tela”. Além do Doutor Destino, o jogador precisa superar mais de 10 inimigos. No lançamento original, o jogador tinha acesso a informações biográficas sobre cada personagem. Esse manual servia para diminuir o interesse do público em cópias piratas.

Guardians of the Galaxy

No jogo Guardiões da Galáxia, os protagonistas se envolvem em confusão e chamam atenção da Tropa Nova. Apesar da situação, o grupo acaba percebendo uma conspiração religiosa. O objetivo desses inimigos é tomar o controle de toda a galáxia. Sabendo disso, os Guardiões viajam pelo cosmo para impedir esse plano e reencontrar antigos conhecidos.

Embora tenha um time, o jogador controlará o Senhor das Estrelas nas missões. Os outros membros da equipe ajudarão eventualmente após alguns comandos. Além de golpes durante as lutas, os outros guardiões realizarão tarefas e influenciarão no cenário. Logo, será o próprio computador que controlará os outros membros. O jogador poderá utilizar diversas habilidades e reuni-las em combos variados.

Os vilões do jogo apresentam níveis de dificuldade e estratégia variados. Mais um ponto a ser destacado é o desbloqueio de habilidades e acessórios diferenciados. Por exemplo, golpes mais poderosos, armas ou trajes especiais.

Marvel’s Iron Man VR

Depois de encerrar suas atividades no comércio armamentista, Tony Stark atua como um herói mundial. Na pele do Homem de ferro, Stark luta para diminuir o mal em diversas partes do mundo. Contudo, ele passa a ser confrontado por uma mulher conhecida como Fantasma.

A vilã é uma ativista e hacker sofisticada que utiliza as armas de Stark em seus ataques. Para derrubar o império do Homem de ferro, Fantasma começa a destruir filiais da empresa pelo mundo. O objetivo é se vingar de Tony Stark por causa das inúmeras mortes causadas pelas invenções da empresa.

Para utilizar melhor os recursos do jogo, o usuário deve ter o PlayStation Move. Dessa forma, ele poderá acessar todos os recursos da armadura do Homem de ferro. É possível melhorar as capacidades do armamento e escolher quais armaduras utilizar na batalha.

Marvel’s Midnight Suns

Um grupo diferenciado de heróis deve se unir para combater ameaças sobrenaturais. O time conta com habilidades únicas e necessárias para lidar com estranhos acontecimentos. A ameaça em questão é Lilith, também chamada de “A mãe demoníaca”.

O jogador poderá escolher entre Feiticeira Escarlate, Motoqueiro Fantasma, Blade, Nico Minoru, Magia, Wolverine e outros. Juntos, eles devem buscar o paradeiro do herói conhecido como The Hunter. Além de ser o filho de Lilith, o herói pode ser a chave para derrotá-la.

A tarefa não será simples, visto que Lilith detém um grande poder e influência. Uma prova disso é a corrupção que ela causou em seres como o Hulk e Venom. Agora, os Filhos da meia-noite devem se juntar para derrotar o mal sobrenatural supremo.

Marvel vs. Capcom: Infinite

Pouco a pouco, os universos da Marvel e da Capcom colidem entre si. Enquanto isso, Ultron Sigma, uma versão superior do androide, decide exterminar toda a existência. Ainda se recuperando da colisão entre mundos, heróis dos dois universos unem forças para combater a ameça. Para tanto, eles procurarão pelas joias do infinito, a última esperança de salvação dos mundos.

O jogo oferece uma boa variação de personagens, muitos já consolidados nos jogos. Além de golpes especiais, o jogador pode utilizar combos para retirar grandes quantidades de vida do oponente. Esse jogo segue a mesma linha de clássicos como Marvel vs Capcom ou Marvel vs SNK.

Spider-Man

Lançado em 1982, o jogo Homem-Aranha marca a estreia do herói nos games. O jogador deve guiar o aracnídeo, escalando prédios com a ajuda de teias. Seu objetivo é impedir que o Duende Verde consiga explodir bombas pelos edifícios.

Enquanto escala os prédios, o Homem-Aranha deve combater diversos inimigos. Por isso, o jogador deverá manter o cuidado para não ser derrubado ou sofrer danos. Além disso, os disparos de teia devem ser calculados e precisos. Caso contrário, o herói cairá e será necessário recomeçar a partida. Embora seja um jogo de ação e aventura, o game conta com momentos humorados do Homem-Aranha.

X-men: Madness in Murderworld

Sendo a estreia dos X-men nos jogos, o título traz personagens emblemáticos da equipe. Combinado elementos de rpg e estratégia, o jogador deve enfrentar Magneto e Arcade. A equipe precisa deter a dupla de vilões dentro do Mundo do crime. Possui um estilo clássico de rolagem lateral.

X:men: The fall of mutants

Os X-men saem à procura de Tempestade e Forge. No entanto, eles são barrados pela Força Federal, mutantes enviados pelo governo para aprisioná-los. Enquanto as equipes se enfrentam, o inimigo conhecido como Adversário usa seu imenso poder para distorcer a realidade. Além de danificar o espaço e tempo, a criatura planeja a destruição de tudo o que existe.

Esse jogo é bastante divertido e possui diversos personagens jogáveis. Ao todo, são 16 heróis diferentes para a aventura.

X-men vs Street Fighter

Neste game, o jogador poderá escolher 2 dos 17 personagens disponíveis inicialmente. É possível alternar entre os personagens escolhidos ao longo de cada partida. Além disso, enquanto um personagem luta, o outro que ficou à espera pode resgatar uma parte da sua energia.

Jogadores podem criar combos de golpes para causar mais dano. Não só isso, mas é possível alternar entre os personagens para aumentar o número de golpes dado no inimigo. Com três barras de energia, é possível utilizar os dois personagens escolhidos para executar um especial duplo. Após derrotar o chefe, Apocalipse, o personagem que o venceu pode enfrentar seu ex-parceiro para um confronto final.

Considerações finais

A Marvel Games não costuma decepcionar quando o assunto é jogos. Muitos dos seus títulos são sinônimos consolidados de diversão e entretenimento. Grande prova disso são os jogos lançados décadas atrás que continuam a conquistar milhares de fãs pelo mundo.

Com a chegada de novas tecnologias e mecânicas de jogo, a empresa tem se reinventado. Para tanto, vem experimentando a realidade virtual para proporcionar novas experiências aos jogadores. Um passo ousado que trará excelentes resultados no futuro da empresa.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui