Behaviour Interactive

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Logo da empresa Behaviour Interactive
Behaviour Interactive - Divulgação
Fundação:1992, Quebec, no Canadá
SedeMontreal, Canadá
FundadorRémi Racine
Atuais donosRémi Racine
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de games

A Behavior Interactive é um estúdio de desenvolvimento de jogos de videogame canadense, e que tem como foco principal jogos de ação e aventura 2D e 3D. A história da empresa começa ainda na década de 90 e hoje, com mais de 30 anos no mercado, trata-se do maior estúdio independente do Canadá.

Neste artigo, você terá a chance de conhecer um pouco mais sobre a empresa, desde seus fundadores aos atuais donos, e explorar mais profundamente os seus principais jogos. Acompanhe!

Quando Behaviour Interactive foi fundada?

A Behaviour Interactive foi fundada especificamente no ano de 1992, na cidade de Quebec, no Canadá.

Quem são os fundadores da Behaviour Interactive?

O grande nome por trás da fundação do estúdio é Rémi Racine, desenvolvedor e co-fundador da Multimedia Interactive (MMI), uma marca de que desenvolvia softwares de entretenimento interativo para CD-ROM.

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Quem são os atuais donos da Behaviour Interactive

Atualmente, a Behaviour Interactive continua como um estúdio de jogos independente, e tem Rémi Racine como principal nome por trás do negócio, sendo o seu atual CEO e produtor executivo.

O que a Behaviour Interactive  oferece?

A Behaviour Interactive criou bases sólidas no mercado de games internacional, oferecendo conteúdos originais e também serviços de desenvolvimento de aluguel para empresas de entretenimento e games, como HBO, Nintendo, Disney, Sony, Warner Bros, dentre outras. 

De todo modo, como já mencionado, a marca foca-se no desenvolvimento de videogames, e sua principal especialização é na produção de jogos de ação e aventura em 2D e 3D.

Um pouco da história da empresa

Nos anos iniciais, a empresa recebeu nome de Megatoon. Logo, dois anos após, Rémi Racine co-fundou em Montreal a Multimedia Interactive para desenvolver software para CD-ROM.

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Essa também é uma parte importante na evolução da marca, uma vez que em 1996 as duas empresas foram adquiridas pela Malofilm Communications. Foi depois dessa aquisição que ambos os negócios foram incorporados à Behavior Interactive, com Rémi cumprindo a função de gerente geral.

Nesse mesmo ano, o estúdio lançou o jogo Jersey Devil para Playstation. E esse lançamento atraiu a atenção da Infogrames Entertainment, que convidou a Behavior para produzir Bugs Bunny: Lost in Time, que teve seu lançamento em 1999.

A empresa volta para seu fundador

Ainda no ano de 1999, Racine adquiriu o estúdio novamente, com a ajuda de outros investidores. Porém, a empresa teve que mudar o nome mais uma vez, passando a se chamar Artificial Mind & Movement Inc (A2M). De toda forma, continuou a produzir trabalhos de aluguel, produzindo títulos para empresas como Nintendo , EA, Activision e outras.

Expansão inicial

A A2M conseguiu comprar da Activision Blizzard, em 2008, a Wanako Games, empresa sediada em Santiago, no Chile. Esse foi um período importante, porque o estúdio voltou completamente sua atenção na produção de títulos originais, o que a levou a lançamentos como Wet (2009), o Scaler (2004) e Naughty Bear (2010).

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O título Naughty Bear, por exemplo, conseguiu uma impressionante marca de mais de 800.000 cópias vendidas, além de servir como base para Dead by Daylight, lançado em 2016.

Voltando a se chamar Behaviour Interactive

Finalmente, em 2010 a Artificial Mind & Movement Inc (A2M) retornou a seu nome original, Behavior Interactive.  O motivo da mudança foi justamente o fato de que com o aumento da produção de títulos originais, o nome trazia uma presença mais forte na comunidade de games.

Outro fator que impactou a mudança foi que as iniciais A2M provocavam uma certa conotação sexual, dentro da língua inglesa – o que não era nada atrativo. Assim, aproveitando ambos motivos e a disponibilidade do antigo nome, essa veio a ser a oportunidade perfeita para a mudança.

Ainda trabalhando com aluguel, a Behaviour lançou em 2016 Dead by Daylight que teve publicação pela empresa sueca Starbreeze. O jogo teve uma grande recepção no mundo gamer, ajudando a marca crescer ainda mais.

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Uma mostra disso é que ela comprou em 2018 esses direitos de publicação da Starbreeze, por um valor de US $16 milhões. Graças ao sucesso da aquisição da atual dona do jogo, a empresa teve um incrível aumento em seu rendimento de CAD $25 milhões em 2015 para CAD $225 milhões em 2021.

O desenvolvimento não para

Graças às estratégias corretas, a empresa, ao longo dos anos, vem alcançando cada dia mais espaço no mercado de jogos. E muito por conta disso, pode expandir-se para outras cidades também.

Em 2020, por exemplo, a Behavior anunciou a abertura de um novo escritório em Toronto. Nesse mesmo ano, adquiriu a Midwinter Entertainment, um estúdio de desenvolvimento de jogos em Seattle.

Em 2023 o estúdio adquiriu a ShockMonkey Studios, desenvolvedora com sede no Reino Unido e a renomeou Behavior UK – North.

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Behavior interactive: melhor local de trabalho

A Behaviour fez seu nome não somente com seus jogos, mas também oferecendo uma boa condição de trabalho aos seus funcionários. Uma mostra disso é que ela foi uma das primeiras indústrias a abolir o tempo de crise. Essa, infelizmente, é uma prática muito comum no setor, que obriga funcionários a trabalharem horas excedentes, muitas vezes sem serem devidamente remunerados por isso.

Assim, por se colocar contra essa prática, a empresa foi considerada como um dos melhores locais de trabalho do Canadá, em 2018 e nos próximos dois anos consecutivos. O prémio foi dado pela gamesindustry.biz.

Unidades de negócios

Em termos práticos, a Behaviour Interactive se divide em três unidades: Digital, Business Solutions e Studios. A Unidade Digital produz os conteúdos originais; a Business Solutions aplica a tecnologia de jogos para fins comerciais, enquanto o Studios oferece serviços de desenvolvimento por aluguel.

Principais jogos da Behaviour Interactive

Conhecer os principais jogos da Behaviour Interactive é uma forma prática de conhecer, também, um pouco mais da história da empresa. Acompanhe!

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Jersey Devil

Jersey Devil é um jogo de plataforma 3D lançado em 1997 pela Behavior Interactive.  O protagonista principal é um Jersey Devil, uma criatura do folclore da Filadélfia e South Jersey, que segundo a crença popular tem a fisionomia de um bípede voador com cascos.

As habilidades do personagem são basicamente a capacidade de saltar e dar socos. A premissa do jogo gira em torno de Davil, que tem a missão de lutar contra um terrível cientista chamado Dr. Knarf, e seu exercício de monstros vegetais.  Para avançar no título, o personagem tem que derrotar inimigos e, em alguns casos, recolher objetos para progredir.

Bugs Bunny: Lost in Time

https://www.youtube.com/watch?v=1TNrGqwXT_s

Bugs Bunny: Lost in time é um jogo da plataforma baseado em personagens de Looney Tunes, lançado em 1999. O título tem como personagem principal o pernalonga, e a temática da obra gira em torno da viagem no tempo.

Tudo começa quando o personagem confunde uma máquina do tempo com uma máquina de fazer suco de cenoura. Depois disso, acaba por chegar em Lugar Nenhum, na casa de um bruxo chamado Merlin.

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Instruído pela bruxa, ele tem que viajar através de vários períodos da história, com o objetivo de encontrar relógios e cenouras douradas para poder retornar ao tempo em que estava.

O jogo teve uma recepção no mercado de média a mista, recebendo em sua versão para PC 53,75% de aprovação e 68,33% na versão para Playstation, segundo o GameRankings.

Scaler

Scaler é um jogo de videogame lançado  em 2004. O título segue a história de um menino chamado Bobby “Scaler” Jenkins, que descobre uma trama de terríveis criaturas para dominar o multiverso.

Os inimigos são criaturas reptilianas, lideradas por Logger, que tomaram a forma de humanos. Os vilões, sabendo que tem alguém a par de seus planos, sequestram o garoto e acidentalmente o dão poderes de lagartos, transportando-o a outra dimensão.

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Os poderes do garoto são de se transformar em Swoom, um lagarto aquático; Fruzard, que tem habilidade de atirar a distância; Doozum, uma espécie de lagarto golfinho, que pode voar e atacar com sonar; Krock, que tem forma esférica e que pode rolar; e Bakudan, cuja habilidade é solta bombas. Assim, utilizando de sua força, Scaler terá que viajar através do multiverso para derrotar seus inimigos.

Wet

Wet é um jogo de ação e tiro em primeira pessoa lançado em 2009. O título gira em torno da personagem Rubi, uma caçadora de recompensas com a impressionante habilidade de atirar, bem como em lutas com espadas. Nesse caso, ao assumir a personagem, o jogador tenta lutar para salvar sua vida de ataques inimigos e também matá-los.

Durante os duelos vitoriosos, é possível coletar ícones. O Rubi, por exemplo, consegue aumentar sua pontuação e também recuperar a saúde. Outro modo de melhorar a saúde é encontrar garrafas de uísque.

Em alguns casos, ela entra em um estado de fúria assassina, tendo seu rosto coberto de sangue. Essas seções são em modo estilo noir. Nessas ocasiões, os ataques se tornam mais fortes e mais velozes.

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No final de cada seção, as performances do jogador recebem avaliação. Com base nessa avaliação, se elas forem favoráveis, será concedido uma recompensa que pode ser usada para atualizar o avatar.

Naughty Bear

Naughty Bear é um jogo de ação e aventura lançado em 2010.  A história se passa em uma ilha fictícia habitada por urso de pelúcia, no ano de 1980.  Naughty Bear é um urso travesso, o que acaba causando uma certa antipatia nos outros habilidades. Assim, após ir de penetra em uma festa e sofrer humilhação por outro urso, ele se revolta.

O jogador, ao assumir o personagem, tem a missão de liderar o enfurecido Naughty, para que ele obtenha a tão merecida vingança contra seus inimigos. A cada nível, o urso recebe uma certa quantidade de armas e um tempo determinado para causar a maior quantidade de assassinatos que conseguir. Se ganha os pontos do jogo pela criatividade na elaboração das mortes por parte do personagem. 

O objetivo do título é realmente instaurar o caos e causar a maior chacina que conseguir, tanto usando armas, como fazendo peripécias para causar terror e assim progredir. Vale lembrar que o jogo tem um modo single-player e multiplayer, com limite de até quatro jogadores.

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Dead by Daylight

Dead by Daylight é um jogo online multiplayer de survival horror assimétrico, lançado em 2016. O título tem modo multiplayer, e deve-se jogar em quatro pessoas, onde um assume o papel de assassino e os outros de vítima. O objetivo do assassino é caçar e oferecer às vítimas em sacrifício para um ser, a entidade.

É preciso tentar escapar do caçador saindo fora do mapa, mas para isso tem que consertar pelo menos cinco dos sete geradores que servem para abrir o portão de saída.

Se os outros jogadores estiverem mortos e restar somente um, sair pelo portão se torna uma solução inviável. Assim, uma escotilha de escape se abre em algum local do mapa, dando uma chance de o último sobrevivente escapar.

O jogo alcançou um enorme sucesso. Tanto que já em sua primeira semana de lançamento chegou a marca de 270.000 cópias. Posteriormente, em 2022, alcançou 50 milhões de jogadores em todas as plataformas.

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Meet Your Maker

Meet Your Maker é um jogo de videogame de tiro em primeira pessoa, lançado em 2023. A história da obra se passa em um mundo pós apocalíptico, onde o planeta foi assolado por um vírus mortal.

Para tentar salvar a humanidade da extinção, nasce uma iniciativa chamada Chimera, que tenta criar híbridos usando material não contaminado em alguns seres, que de alguma forma sobreviveram à doença. Porém, por ser um material tão precioso, também se torna muito cobiçado.

A partir daí, o jogo começa, e o jogador assume o papel do Vigia. Esse é um clone responsável por extrair material genético de corpos infectados e proteger de outros postos. Para isso, é necessário construir fortificações e  criar várias armadilhas para barrar invasores.

Scooby-Doo! Mystery Mayhem

Scooby-Doo! Mystery Mayhem é um jogo de ação e aventura em terceira pessoa, lançado também em 2003. O título explora o universo da franquia Scooby-Doo, e assim como na TV, os personagens saem pelo mundo atrás de monstros e resolvendo mistérios.

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A história começa quando alguns fantasmas e monstros são libertados de um livro que os aprisionam. O jogador controla o Scooby-Doo e o seu fiel dono Salsicha.  Os personagens saem em busca de pistas para resolver o mistério. Assim, ao decorrer da trama, o jogador pode alternar entre os dois personagens para utilizar suas habilidades únicas.

Considerações finais sobre a Behaviour Interactive

Como foi possível observar, a Behaviour Interactive conseguiu ao longo dos anos criar seu legado através da criação e desenvolvimento de games. Além disso, a empresa vem cada dia mais se expandindo e criando jogos de sucesso nesse concorrido mercado.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para acompanhar diversos outros materiais como esse, e conhecer a história de muitas outras empresas gamers.

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