console Sega Master System
Sega Master System - Iamgem: Evan-Amos - Wikipédia

Você se lembra do Master System? Aquele console que passava na TV Globo e era o sonho de muitas crianças nos anos 90? Pois é, ele ainda existe e tem muita história para contar de lá para cá. Hoje vamos trazer um pouco da história desse console e relembrar alguns de seus jogos mais marcantes, algumas curiosidades, os seus acessórios e sua trajetória no Brasil e no mundo. Prepare-se para mais uma viagem nostálgica e divertida pelo universo desse videogame fantástico que marcou a sua geração (ou a dos seus filhos, hehe!).

Lançamento

O Master System é um console de videogame de terceira geração desenvolvido e lançado pela Sega, uma das maiores e mais famosas empresas de videogames do mundo. O lançamento do Master System aconteceu originalmente no Japão em outubro de 1985 com o nome comercial de “Sega Mark III”. Mesmo com um baixo desempenho em vendas no mercado japonês, no ano seguinte, a Sega resolveu expandir o seu lançamento e o console desembarcou em outros pais como os Estados Unidos, países europeus e, por fim, chegou também no Brasil. Nessa campanha de expansão do lançamento, o nome foi alterado para “Master System”.

console Sega Mark III
Sega Mark III – Imagem: Muband – Wikipédia

O console foi concebido para ser uma resposta da Sega frente ao sucesso da concorrente Nintendo com o console Entertainment System (NES – ou simplesmente “Nintendinho”, como chamamos no Brasil). A Nintendo estava dominando o mercado na época e o Master System foi projetado para ser mais potente e oferecer melhor qualidade gráfica e de som em comparação com os consoles de segunda geração, incluindo o NES.

console Master System
Sega Master System – Iamgem: Evan-Amos – Wikipédia

No mercado norte-americano o Master System novamente não foi tão bem-sucedido quanto a Sega esperava, pois, o NES já havia conquistado uma enorme fanbase que era muito fiel e tinha uma biblioteca de jogos de alta qualidade circulando.

Nos Estados Unidos, o console foi lançado em outubro de 1986, tendo a Sega optado por vender os direitos de marketing e distribuição do Master System para a empresa Tonka Toys. Partindo da premissa de que a empresa de brinquedos norte americana seria capaz de comercializar o console melhor do que eles no país, a Sega acabou enfrentaram mais um fracasso nas vendas que perdurou por um bom tempo, até 1989, quando ela conseguiu reassumir o controle dos direitos do Master System nos EUA. Porém já era tarde…

Por outro lado, no mercado europeu o console chegou em setembro 1987, mas dessa teve uma recepção melhor e ganhou muita popularidade, obtendo finalmente um bom número de vendas. Isso inclusive atraiu desenvolvedores europeus que criaram vários títulos e fizeram o console ter suporte da Sega por quase uma década.

No Brasil, o Master System foi lançado só em 1989 e se tornou um grande sucesso também. E esse sucesso no mercado brasileiro foi mérito das estratégias de marketing da TecToy, uma empresa nacional que fez parceria com a Sega e foi responsável pela distribuição do console e dos jogos por aqui. A Tectoy adotou medidas muito inteligentes para conquistar o mercado. Fez um marketing pesado em revistas, jornais e TV, ofereceu bundles com os jogos mais populares e investiu na produção de jogos exclusivamente nacionais, algo que vamos detalhar mais adiante.

Sucesso do Master System no Mercado Brasileiro

O Master System foi um grande sucesso no mercado brasileiro, desempenhando um papel importante na história dos videogames no país. A parceria entre a Sega e a empresa brasileira Tectoy foi um dos principais fatores para a aceitação do console na região. A Tectoy foi fundada pouco tempo antes, em 1987, e logo se tornou a representante oficial da Sega no Brasil por meio de uma grande parceria. Deu tão certo que a Tectoy foi capaz de gerar a imagem de produto nacional na mente dos consumidores.

Essa parceria, que dura até hoje, começou com a distribuição do Master System e mais tarde incluiu outros produtos e consoles da Sega que foram sendo lançados, como o Mega Drive e o Sega Saturn.

Podemos citar aqui algumas das ações da Tectoy que fizeram a Sega entrar muito bem no mercado nacional e conseguir emplacar seu primeiro console.

  • Jogos Localizados – A Tectoy reconheceu a importância de adaptar os jogos para o mercado brasileiro. Então, eles traduziram muitos dos jogos para o idioma local e, em alguns casos, até mesmo adaptaram os personagens e cenários para melhor atender ao público brasileiro;
  • Jogos Nacionais – Além de traduzir os jogos internacionais, a Tectoy também investiu na produção de jogos desenvolvidos aqui no Brasil. Eles criaram jogos exclusivos com personagens e temas brasileiros, como “Mônica no Castelo do Dragão” e ” Chapolim x Drácula: Um Duelo Assustador”, que se tornaram muito populares entre os jogadores brasileiros;
  • Suporte Contínuo e Garantia – Devido ao fato da Tectoy ter trazido o Master System oficialmente para o mercado Brasileiro, a empresa oferecia garantia e serviço de atendimento ao consumidor. A empresa lançou o serviço telefônico, o “Hot Line”, que estava disponível 24hrs e 7 dias por semana.

Mesmo depois de um bom tempo de lançamento, a Tectoy continuou a dar suporte para o Master System, mesmo após o lançamento de consoles mais modernos e avançados, como o Mega Drive. Inclusive, eles mantiveram lançamentos de novos jogos, o que manteve o interesse do público no console por muitos anos;

  • Programa Master Dicas – Dentre as várias ações de marketing realizadas pela Tectoy, estava o programa da TV Globo “Master Dicas”. Era um programa, Videogame Show, apresentado por atores famosos da época. Os apresentadores davam dicas, ensinavam truques e anunciavam lançamentos;
  • Acesso a Mercados Menos Explorados – O Master System foi um sucesso não apenas nas grandes cidades, mas também em regiões rurais e cidades menores do Brasil. A Tectoy foi capaz de alcançar um público mais amplo e diversificado. Esse trabalho na distribuição fez com que o console chegasse a lugares onde a cultura do videogame ainda não tinha chegado.

Graças a esses e outros fatores, o Master System da Tectoy ganhou uma base de fãs dedicada no Brasil, que continua a admirar e colecionar o console até os dias de hoje. De acordo com a Tectoy, até hoje, o Master System vendeu cerca de 5 milhões de unidades só no Brasil. Na época, a Sega foi capaz de dominar mais de 85% do mercado brasileiro, sendo um dos únicos lugares no mundo onde a empresa conseguiu superar a concorrência da Nintendo. Sem dúvida, a parceria entre a Sega e a Tectoy desempenhou um papel significativo na história desse videogame no país. Segundo a Sega, a nível mundial, o número de unidades vendidas é estimado em mais de 13 milhões de unidades.

Especificações Técnicas

Como sendo uma proposta do Sega Master System trazer especificações técnicas superiores as do Nintendo Entertainment System era notável a superioridade dos componentes. Era um hardware muito mais poderoso em relação ao Sega SG-1000 II. Como ele trazia uma resolução maior e com o dobro de cores em relação ao console anterior, agora os pixels faziam muito mais sentido na tela e o esforço de imaginação do jogador já começava a se tornar menos necessário.

A capacidade de ler cartuchos foi drasticamente aumentada de 1Mbit para até 32Mbits e isso possibilitou os desenvolvedores se aprofundarem mais na complexidade dos jogos e em qualidade gráfica.

  • CPU –  Zilog Z80 (arquitetura de 8-bit) rodando a 3.58 MHz;
  • Vídeo – Chip TMS9918/9928 da Texas Instruments customizado para a SEGA. Reproduzia até 16 cores simultâneas das 64 disponíveis e gerava uma resolução de imagem de 256×224;
  • Áudio – Chip SN76489 da Texas Instruments com 4 canais mono (no modelo Japonês tinha um chip FM YM24130);
  • Memória – 64 Kbits (8KB) RAM, 384 Kbits ROM e 128 Kbits (16KB) VRAM;
  • Conexões – Na frente – 2 conectores frontais para os controles. Atrás – 1 conector de energia AC, 1 conector RF, 1 conector A/V, 1 conector CH3/4;
  • Mídia – O console possuía 1 slot para cartuchos, 1 slot para cartões e 1 slot de expansão (presente só no modelo japonês).

Controles e Acessórios

  • Controle Padrão – O Master System vinha com apenas um controle padrão que apresentava um direcional digital de oito direções, dois botões de ação principais (um botão “1” e um botão “2”). A primeira versão apresentava uma alavanca no direcional que, posteriormente, foi substituída por um botão liso mais simples em novos lotes. O design era retangular, simples e compacto. Ele era conectado ao console por um cabo serial e sua construção era de alta qualidade. Feito para durar muito.
Controles Master System
Controles do Master System – Imagem: Evan-Amos – Wikipédia
  • Controle SG Commander – Um controle especial que oferecia a função “turbo”. Por meio de duas chaves seletoras presentes no corpo do controle, o jogador poderia ligar ou desligado o modo turbo de repetição dos botões 1 e 2. Mantendo um botão pressionado, o efeito era de repetição.
Sega SG Commander
SG Commander – Imagem: Black Squirrel – segaretro.org
  • Handle Controller – Um controle no formate de manche projetado para jogos de pilotagem de carros ou naves. A correspondência dos botões era a mesma do controle padrão, tendo apenas um direcional e dois botões de ação, porém, a sensação de controle era muito mais imersiva e envolvente.
Volante do Master System Handle Controller
Sega Handle Controller – Imagem: Black Squirrel – segaretro.org
  • Óculos 3D – Um dispositivo criado pelo designer de jogos Mark Serny com formato de óculos e servia para dar suporte a ilusão 3D. Usava a tecnologia 3D baseada em obturadores. Funcionava assim: As lentes abriam e fechavam alternadamente em alta velocidade, de forma sincronizada com a taxa de atualização dos televisores. Como na época as telas reproduziam linhas pares e impares entrelaçadas, era só questão de sincronizar a taxa de obturação dos óculos, com a taxa de atualização da tela. Isso gerava uma ilusão tridimensional. Essa tecnologia é similar a usada atualmente nos cinemas 3D. Os óculos 3D, tinham o nome comercial de “SegaScope 3D Glasses” no mercado internacional. Apesar de inovador para a época, seu uso era limitado a jogos específicos. Exemplo: Zaxxon 3D, Maze Hunter 3D, Missile Defense 3D, Poseidon Wars 3D, entre outros…
Óculo 3D para Master System
Sega Óculo 3D – Imagem: Scarred Sun – segaretro.org
  • Light Phaser – Era uma pistola de infravermelho que servia para jogos de tiro. Talvez este seja o acessório mais famoso e serviu de inspiração para muitas gerações futuras. Foi criada pela Sega para fazer frente a o produto similar da Nintendo e ser superior tanto em qualidade, quanto precisão e tempo de resposta.
Pistola do Master System Sega Light Phaser
Sega Light Phaser – Iamgem: Museo8bits – Wikipedia
  • Control Stick – Um controle tipo joystick ideal para jogos de fliperama. Possuía uma alavanca joystick que dava um grande senso de controle para jogos de luta, por exemplo. Dar um “meia-lua” com esse controle era muito mais fácil do que no direcional digital do controle padrão.
Sega Control Stick
Control Stick – Imagem: Evan-Amos – Wikipédia
  • Rapid Fire – Era um dispositivo capaz de adicionar funcionalidade de disparo continuo aos controles. Interceptava o sinal do controle e adicionava a fundão “turbo”. Era como ter um controle SG Commander. Jogos de tiro e luta eram muito beneficiados com esse tipo de função.
acessorio do Master System Sega Rapid Fire
Sega Rapid Fire – Imagem: Admin – sega-brasil.com.br
  • Sega My Card – Além dos cartuchos tradicionais usados por vários consoles da época, o Master System tinha um slot para cartão de memória. Os cartões tinham uma quantidade de memória muito mais limitada, que chegava a apenas 32 KBits, sendo que muitos jogos ocupavam normalmente 8 MBits. Essa limitação fez com que a Sega descontinuasse o suporte do My Card nas versões seguintes do seus consoles, visto que a complexidade dos jogos aumentou e praticamente nenhum título de qualidade caberia em um espação tão comprimido.
cartão de jogo Sega My Card
Sega My Card – Imagem: YoshiandToad – sega.fandom
  • FM Sound Unit – O FM Sound Unit, que também é conhecido como FM Sound Synthesizer ou FM Sound Board, era um módulo de áudio do Master Syste que foi lançado como um complemento opcional para melhorar a qualidade sonora dos jogos e proporcionar uma experiência de áudio mais avançada. O módulo utilizava a tecnologia de síntese de frequência modulada (FM) para produzir efeitos sonoros e “músicas” mais complexas em comparação com o som padrão do chip original SN76489 da Texas Instruments. Essa tecnologia é capaz de gerar uma ampla variedade de sons e instrumentos musicais, tornando os jogos mais envolventes e imersivos. A Sega lançou primeiro no Japão para o Mark III. Vale mencionar que esse acessório não foi amplamente adotado em outras regiões, como na América do Norte ou Europa, e muitos jogos lançados fora do Japão nem receberam otimização para tirar proveito da tecnologia do FM Sound Unit. Os jogos que foram otimizados receberam programação adicional, oferecendo assim uma trilha sonora alternativa mais rica e detalhada. Alguns títulos que podemos citar foram projetados com o devido suporte ao FM Sound Unit foram: “Phantasy Star”, “Ys: The Vanished Omens” e “Aleste.”
módulo de som FM Sound Unit
FM Sound Unit – Imamge: Black Squirrel – segaretro.org

Biblioteca de Jogos do Master System

A Biblioteca de jogos do Master System foi diversificada e trouxe muitos títulos memoráveis. A Sega era muito mais permissiva com relação a propostas de jogos, diferente da Nintendo que era mais seletiva e criteriosa. Isso talvez trouxe ao público geral a visão de que os jogos da Nintendo tinham mais qualidade comparado os jogos da Sega.

A Sega também era conhecida por lançar seus consoles com jogos já gravados na memória interna. No Brasil, além de fazer lançamento de jogos localizados, a Tectoy trouxe versões brasileiras de certos jogos. Por meio de modificações que alteravam alguns sprites, muitos jogos foram lançados com nomes diferentes e personagem principal alterado. Como o caso do jogo “Chapolim x Drácula: Um Duelo Assustador”, que, na verdade, se tratava do jogo Ghost House modificado ou então o “California Games” que chegou no Brasil como “Jogos de Verão”. Esses são apenas dois de vários casos e foram todos autorizados pela Sega.

Por fim, separamos o nosso TOP 10 – jogos de Master System:

  • Sonic the Hedgehog (1991) – O famoso ouriço azul da Sega protagoniza seu jogo de estreia no Master System, trazendo corridas rápidas e emocionantes.
  • Alex Kidd in Miracle World (1986) – Um jogo de plataforma clássico, protagonizado pelo até então mascote da Sega, Alex Kidd, que enfrenta desafios e lutas de chefes em um mundo mágico.
  • Wonder Boy III: The Dragon’s Trap (1989) – Uma aventura épica de ação e plataforma que segue as transformações do personagem principal em diferentes formas de animais, cada uma com habilidades únicas.
  • Shinobi (1987) – Um jogo de ação e plataforma em que você assume o papel de um ninja para enfrentar inimigos mortais e resgatar reféns.
  • Phantasy Star (1987) – Um RPG de ficção científica que oferece uma vasta experiência de exploração espacial e combates estratégicos.
  • Fantasy Zone (1986) – Um colorido jogo de tiros com deslocamento lateral que envolve enfrentar chefes e eliminar inimigos em ambientes vibrantes.
  • R-Type (1988) – Um jogo de tiro desafiador no estilo “navinha”, conhecido por sua dificuldade e jogabilidade viciante.
  • Castle of Illusion Starring Mickey Mouse (1990) – Um jogo de plataforma estrelado pelo famoso personagem da Disney, Mickey Mouse, em busca de salvar Minnie das garras da bruxa Mizrabel.
  • Golden Axe (1989) – Um clássico jogo de luta cooperativa em que você pode escolher entre três heróis para derrotar inimigos e o malvado Death Adder.
  • Out Run (1986) – Uma experiência de corrida arcade que coloca você ao volante de um carro conversível, percorrendo estradas pitorescas em busca de chegar ao final da corrida.

Esses são apenas alguns dos jogos que se tornaram clássicos do Master System e continuam sendo lembrados com carinho por muitos entusiastas de videogame até hoje.

Diferentes Versões do Console

Originalmente existiram três versões do console, sendo duas japonesas e uma global.

  • Mark III (1985) – Lançado originalmente apenas no Japão, era compatível com jogos do seu antecessor, o SG-1000 e tinha uma memória interna que poderia trazer jogos gravados de fabrica como “brinde”.
  • Master System (1986-1991) – Lançado no resto do mundo como EUA, EU, BR e outros países).
  • Essa era a versão redesenhada para ser lançada na campanha de lançamentos pelo mundo. Trazia um design preto e vermelho. O botão do painel com a função nativa de “Rapid Fire” foi substituído por um botão de Reset e o padrão de cartuchos foi alterado.
  • Master System (1987) – Numa segunda tentativa a Sega fez um relançamento apenas no Japão. Dessa vez com o mesmo design preto e vermelho do Master System Global. Esta foi a versão mais completa e definitiva do Master System e era compatível com o padrão de cartuchos do Mark III. Também já vinha equipado, de forma nativa, com um chip de som FM oferecendo uma experiência de áudio muito superior, sem a necessidade de um módulo FM Sound Unit vendido a parte como no resto do mundo.
  • Além disso, esse modelo trazia um conector para os SegaScope 3D Glasses, sem a necessidade de usar adaptador também vendido separado.
  • Master System II (1991) – Recebeu um novo gabinete, com design mais compacto e moderno. Vinha com o jogo Alex Kidd in Miracle World gravado na memória.
  • Master System III Compact (1992) – Versão semelhante a anterior, dessa vez o console trazia o jogo “Sonic The Hedgehog” incluso na memória.
  • Master System Evolution (2011) – Com o passar dos anos, a Tectoy, sob licença da Sega, lançou mais de 40 versões do console, incluindo algumas versões portáteis e comemorativas. O modelo mais recente, é chamado de Master System Evolution e é vendido até o dia em que este artigo está sendo escrito. O modelo foi redesenhado não possui mais entrada para cartucho, mas já vem com mais de 130 Jogos gravados na memória, além de ter recebido conectores atualizados para padrão de TVs modernas e é Bi-Volt.
console Master System Evolution
Master System Evolution – Imagem: Tectoy Oficial

Legado do Master System

Apesar de não ter obtido êxito em superar sua principal concorrente da época e ter se tornado o maior console da segunda geração, o Master System deixou um legado Brilhante no mercado brasileiro. Diferente do resto do mundo, aqui no Brasil, o Master System atingiu grande sucesso, sendo o único lugar do mundo onde conseguiu domino de mercado vencendo assim a Nintendo.

A Tectoy é a única empresa que possui licença para produzir, comercializar e distribuir os produtos da Sega no país. E somente no Brasil o Master System vendido até hoje, numa versão mais jovem chamada de “Master System Evolution”.

O Master System é parte essencial da cultura e história dos videogames no Brasil. Sua popularidade e influência continuam a ser sentidas até hoje e se você sente saudade de jogar seus jogos de infância, ainda é possível reviver a experiência de forma oficial graças a Tectoy.

E de volta ao presente… E aí, curtiu a viagem? Nos conte aqui nos comentários a sua primeira experiência com o Master System e compartilhe nosso conteúdo com os amigos que também viveram essa era dourada!

11 COMENTÁRIOS

  1. Rapaz esse console me traz boas lembranças época boa que não volta mais eu conheci uma pessoa que tinha um cego Mark 3 um branco era tipo videogame alienígena

    • Alan, o Mark III é bem raro e, realmente, o design é diferenciado até para os padrões de hoje. Não deixe de acompanhar nossos próximos artigos sobre os consoles mais icônicos da história.

  2. Esse Eu Tive a Sorte e o privilégio de Ganhar Um com Alex Kid na Memória, em um Sorteio Nacional da Revista Videogame. Tinha Que Pintar O Desenho Do Sonic em Uma Página Da Revista e Enviar Para a Editora em SP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui