Nesse sábado acontece no Shrine Auditorium, em Los Angeles, nos Estados Unidos a cerimônia de entrega do SAG Awards. A premiação, que é organizada pelo poderoso Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG-AFTRA), é a mais importante dedicada a premiar exclusivamente atores e atrizes. Além disso, o SAG Awards é considerado uma das principais prévias do Oscar, já que o grupo de votantes das duas premiações é muito parecido.
Como já explicamos no texto em que explicamos o que é o SAG-AFTRA e como ele funciona e também no texto em que explicamos tudo sobre a temporada de premiações, em Hollywood praticamente todos os atores e atrizes com uma carreira minimente estabelecida são filiados ao SAG-AFTRA e, por isso, compõem o corpo de votantes do SAG Awards. Já o Oscar é escolhido pelos integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS).
No Oscar, cada “ramo” da Academia escolhe os vencedores em suas respectivas categorias. Assim, os atores e atrizes filiados a AMPAS votam nas categorias dedicadas a premiar atores e atrizes, os roteiristas votam em categorias dedicadas a premiar roteiristas, etc. Isso ocorre em todas as categorias, com exceção da de Melhor Filme, onde todos os filiados a Academia votam.
A AMPAS é composta por alguns dos melhores profissionais atuando em Hollywood. Gente que já foi indicada ao Oscar ou que se destacaram o suficiente para serem convidadas a ser membros da Academia. Assim, nem todos os filiados ao SAG-AFTRA são filiados da AMPAS e, portanto, membros votantes do Oscar. Contudo, todos os atores e atrizes filiados a Academia são também filiados ao Sindicato dos Atores e, portanto, votam tanto no Oscar quanto no SAG Awards.
Por isso, é sempre importante ficar de olho nas premiações entregues pelos sindicados hollywoodianos, porque a grande maioria dos votantes que escolhem os vencedores do Oscar são também filiados a esses sindicatos e, portanto, escolhem os vencedores das premiações organizadas por sindicatos profissionais.
Isso, obviamente, também ocorre com o SAG Awards. Assim, essas premiações tem um nível de acerto bem grande. Geralmente, quem ganha essas premiações também tem grandes chances de vencer o Oscar. Dessa forma, essas premiações entregues por sindicatos são uma das prévias mais importantes do Oscar e são seguidas de perto por aqueles que acompanham a temporada de premiações.
Características do SAG Awards
Antes de irmos para as previsões, explicaremos rapidamente como o SAG Awards funciona. Como já dissemos, essa é uma premiação organizada e entregue pelo Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG-AFTRA). Portanto, ela é dedicada a premiar exclusivamente profissionais do ramo de interpretação. Assim o SAG Awards premia atores, atrizes e dublês, atuando em produções cinematográficas e televisivas.
São seis categorias dedicadas a premiar intérpretes atuando em produções televisivas: Melhor Performance de um Elenco em um Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Performance de um Elenco de Dublês em um Filme.
Além disso, o SAG Awards possui outras nove categorias dedicadas a premiar intérpretes em produções televisivas: Melhor Performance de um Elenco em uma Série Cômica, Melhor Performance de um Elenco em uma Série Dramática, Melhor Ator em um Filme para Televisão ou Mini-Série, Melhor Atriz em um Filme para Televisão ou Mini-Série, Melhor Ator em uma Série Cômica, Melhor Ator em uma Série Dramática, Melhor Atriz em uma Série Cômica, Melhor Atriz em uma Série Dramática e Melhor Performance de um Elenco de Dublês em uma Série Cômica ou Drmática.
Ademais, o SAG Awards também possui uma categoria destinada a premiar atores e atrizes pelo conjunto de sua carreira. Esse ano, a premiada nessa categoria será a atriz e cantora Barbra Streisand. Nas categorias dedicadas ao cinema, Oppenheimer e Barbie foram as produções que mais receberam indicações, com quatro no total. Já nas categorias dedicadas a televisão, Succession foi a produção que mais recebeu indicações, com cinco no total. Agora, sem mais delongas, vamos as nossas previsões sobre quem deve vencer o SAG Awards desse ano nas categorias dedicadas a premiar produções cinematográficas.
Melhor Performance de um Elenco em um Filme
Nessa categoria, a maioria dos especialistas que acompanha a temporada de premiações, aposta que Oppenheimer sairá com a vitória. O filme tem sido o grande “bicho papão” do ano, vencendo quase tudo que disputa. A produção já saiu do Globo de Ouro e, mais recentemente, do BAFTA como a produção mais premiada e tudo indica que o mesmo deve acontecer também no SAG Awards. Ainda mais porque a categoria de Melhor Performance de um Elenco em um Filme é como se fosse equivalente, em alguma medida, a categoria de Melhor Filme em outras premiações.
O SAG Awards, devido as suas caracterísicas, só premia intérpretes e, por isso, não possui uma categoria dedicada a premiar filmes. Contudo, a produção considerada possuídora do melhor elenco da temporada é, na maioria das vezes, aquela considerada também a melhor da temporada. Por esse motivo, como dissemos, as categorias são meio que equivalentes. Além disso, Oppenheimer tem atores e atrizes indicados em três das quatro categorias dedicadas a reconhecer performances individuais de intérpretes. Em duas delas, inclusive, o filme é favorito a vitória.
Isso sem falar que o elenco do filme é estelar. Para além dos três indicados ao SAG Awards desse ano (Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Emily Blunt), a produção conta com um elenco de fazer inveja a qualquer filme, com nomes como Matt Damon, Florence Pugh, Josh Hartnett, Casey Affleck, Rami Malek e Kenneth Branagh, só para citar alguns. Muitos desses atores, inclusive, já foram indicados ou venceram o próprio SAG Awards e alguns deles têm participações até relativamente pequenas, mas importantes, no filme.
Por tudo isso, é inegável que o filme seja favorito a vencer nessa categoria. Além dele, muita gente aponta que Barbie ainda teria chances de vencer essa categoria. A produção que está em baixa e saiu do BAFTA, ocorrido no último domingo, sem nenhuma vitória e do Globo de Ouro com apenas duas estatuetas, poderia ter um momento de reviravolta se vencesse o SAG Awards nessa categoria.
Barbie está indicado em duas das quatro categorias dedicadas a reconhecer performances individuais de intérpretes, mas não é favorito em nenhuma delas. O filme, no entanto, também tem um elenco estelar que além de Margot Robbie e Ryan Gosling, conta com nomes como America Ferrera, Rhea Perlman, Helen Mirren, Will Ferrell e Michael Cera.
Além desses dois filmes, algumas publicações apontam Ficção Americana, como uma possível “zebra”. Mas uma vitória da produção seria certamente considerada uma enorme surpresa. O elenco do filme, liderado por Jeffrey Wright, é majoritariamente composto por atores e atrizes negros e conta com nomes famosos, como Issa Rae, Sterling K. Brown e Adam Brody. Contudo, é difícil ver o filme levando esse prêmio para casa.
MELHOR PERFORMANCE DE UM ELENCO EM UM FILME
- Ficção Americana (Corre por Fora)
- Barbie (Tem Chances de Vencer)
- A Cor Púrpura (Corre por Fora)
- Assassinos da Lua das Flores (Corre por Fora)
- Oppenheimer (Vencerá o SAG Awards)
Melhor Ator
Nessa categoria, temos um grande favorito, Cillian Murphy. O irlandês, aliás, é favorito a vencer praticamente todas as categorias de Melhor Ator das principais premiações da temporada, incluindo o Oscar. Sua interpretação do cientista J. Robert Oppenheimer no filme Oppenheimer tem sido unanimamente elogiada e pelo papel ele já ganhou, entre outros prêmios importantes, o BAFTA e o Globo de Ouro.
Uma provável vitória no SAG Awards, como todo mundo espera que aconteça, confirmará Murphy como o grande favorito a vencer o Oscar, que acontece no próximo dia 10 de março. Como explicamos antes, o conjunto de eleitores do Oscar e do SAG Awards são muito parecidos. Por isso, quem vence o prêmio do Sindicato dos Atores tem grandes chances de também vencer o Prêmio da Academia.
Uma possível vitória de outro ator que não seja Murphy, abre caminho para que a disputa pelo Oscar fique um pouco mais acirada. E se existe um ator que pode desafiar Murphy e eventualmente surpreender o mundo com um vitória no SAG Awards, ele é Paul Giamatti e sua interpretação em Os Rejeitados. O americano vem sempre em segundo nas listas de possíveis vencedores nas categorias de Melhor Ator nas principais premiações da temporada e parece ter se consolidado como principal rival de Murphy. Já os outros atores na disputa parecem ter poucas chances de vitória e seria uma enorme surpresa se qualquer um deles vencesse o SAG Awards desse ano.
MELHOR ATOR
- Bradley Cooper – Maestro (Corre por Fora)
- Colman Domingo – Rustin (Corre por Fora)
- Paul Giamatti – Os Rejeitados (Tem Chances de Vencer)
- Cillian Murphy – Oppenheimer (Vencerá o SAG Awards)
- Jeffrey Wright – Ficção Americana (Corre por Fora)
Melhor Atriz
Essa é provavelmente a categoria em que teremos a disputa mais apertada do SAG Awards 2024. Isso porque tanto Emma Stone quanto Lily Gladstone parecem ter chances reais de vitória. Stone, no entanto, parece ser levemente favorita a levar o prêmio para casa. No Globo de Ouro cada uma venceu em uma categoria. Stone venceu como Melhor Atriz em um Filme Cômico, enquanto Gladstone venceu como Melhor Atriz em um Filme Dramático.
Já no BAFTA, Gladstone não estava indicada e Stone não teve nenhuma dificuldade para levar a estatueta para casa. Agora, finalmente, elas estarão frente a frente no que deve ser a mais importante premiação, para intérpretes, antes do Oscar. Quem vencer o SAG Awards, muito provavelmente, despontará como favorita a vencer o Oscar de Melhor Atriz.
Stone chega fortalecida com sua elogiada atuação em Pobres Criaturas e também se beneficia da força do filme que chega fortíssimo ao final da temporada de premiações. Já Gladstone tem a chance de vencer o SAG Awards interpretando uma personagem real e se tornar, provavelmente, a primeira atriz nativa-americana a vencer o SAG Awards de Melhor Atriz.
MELHOR ATRIZ
- Annette Bening – Nyad (Corre por Fora)
- Lily Gladstone – Assassinos da Lua das Flores (Tem Chances de Vencer)
- Carey Mulligan – Maestro (Corre por Fora)
- Margot Robbie – Barbie (Corre por Fora)
- Emma Stone – Pobres Criaturas (Vencerá o SAG Awards)
Melhor Ator Coadjuvante
Outra categoria com um favorito claro, o norte-americano Robert Downey Jr., que concorre por sua elogiada interpretação em Oppenheimer. Esse é o primeiro projeto bem-sucedido de Downey Jr. desde que ele deixou o Universo Cinematográfico Marvel (MCU), em 2019. O ator que já tinha uma carreira consolidada antes de se envolver na bem-sucedida franquia da Marvel, agora tem a chance de finalmente vencer um SAG Awards por seu trabalho em cinema.
Assim como no caso de Cillian Murphy, se Downey Jr. vencer o prêmio do Sindicado nessa noite, ele provavelmente terá pouquíssimas dificuldades para também vencer o Oscar que ocorre daqui há cerca de duas semanas. Tentando rivalizar com Downey Jr. e tirar dele o SAG Awards e, eventualmente, até mesmo o Oscar, está Ryan Gosling, que concorre por seu papel em Barbie, em uma das poucas categorias em que o filme tem chances reais de vitória.
Contudo, Gosling não venceu nenhum prêmio importante até agora e Barbie parece está em um momento de baixa. Assim, é dificil ver o ator conseguindo vencer o SAG Awards. Uma vitória, contudo, coloca Gosling de volta a disputa pelo Oscar e também dará uma levantada no moral de Barbie que, nesse momento, está bastante em baixa.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- Sterling K. Brown – Ficção Americana (Corre por Fora)
- Willem Dafoe – Pobres Criaturas (Corre por Fora)
- Robert De Niro – Assassinos da Lua das Flores (Corre por Fora)
- Robert Downey Jr. – Oppenheimer (Vencerá o SAG Awards)
- Ryan Gosling – Barbie (Tem Chances de Vencer)
Melhor Atriz Coadjuvante
Mais uma categoria que conta com uma favorita clara, a atriz Da’Vine Joy Randolph, que concorre por seu elogiado desempenho em Os Rejeitados. A atriz venceu quase todas as grandes premiações do ano até agora e com o SAG Awards não deve ser diferente. Assim como outros casos que já citamos aqui, uma provável vitória de Randolph, como é esperado por 99% daqueles que acompanham a temporada de premiações, a colocará em posição muito traquila para também vencer o Oscar, que ocorre no ínício de março.
Tentando desafiar o favoritismo de Randolph está Emily Blunt, que concorre por sua atuação em Oppenheimer. Blunt tem sido a principal rival de Randolph na maioria das premiações da temporada, mas até agora tem tido pouco sucesso em vencer sua rival. Uma possível vitória no SAG Awards pode colocar ela em posição de sonhar com uma vítória no Oscar, já que isso faria com que a categoria ficasse um pouco mais aberta do que está nesse momento.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- Emily Blunt – Oppenheimer (Tem Chances de Vencer)
- Danielle Brooks – A Cor Púrpura (Corre por Fora)
- Penélope Cruz – Ferrari (Corre por Fora)
- Jodie Foster – Nyad (Corre por Fora)
- Da’Vine Joy Randolph – Os Rejeitados (Vencerá o SAG Awards)
Melhor Performance de um Elenco de Dublês em um Filme
Essa é uma das duas categorias do SAG Awards que não se dedica a premiar atores e atrizes e sim dublês. Essa categoria é especificamente dedicada a premiar o trabalho dos dublês em produções cinematográficas e existe outra categoria igual que se dedica a premiar dublês em produções televisivas. É importante destacar que o trabalho dos dublês é de suma importância em Hollywood e é por isso que essas categorias existem.
Aqui, a maioria dos especialistas que acompanham a temporada de premiações acredita que John Wick 4: Baba Yaga é favorito a vitória. O favoritismo de John Wick não é surpresa. Todos os filmes da franquia, possuem um trabalho de dublês incrível. Isso, porque, todos os quatro filmes da franquia foram dirigidos por Chad Stahelski, que possui uma longa carreira tanto como dublê quanto como coordenador de dublês.
Por isso, todos os filmes da franquia, incluindo John Wick 4: Baba Yaga, dão grande destaque ao trabalho dos dublês, com extensas sequências de luta e complicadas cenas de ação. Além disso, John Wick 4, assim como todos os outros filmes da franquia, conta com um elenco de dublês de primeira linha e devido ao fato de o filme ser dirigido por um dublê, eles têm muito espaço no filme.
Correndo por fora, está Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1. A produção também conta com um trabalho incrível dos dublês e também possui cenas de tirar o fôlego, muitas delas, inclusive, filmadas de maneira prática com uso de dublês e com CGI sendo usado apenas para “melhorar” a cena. O mais interessante é que o principal “dublê” do filme é justamente seu protagonista, Tom Cruise.
Cruise, é conhecido por fazer todas as suas cenas de ação nos filmes em que protagoniza, mesmo que essas cenas sejam perigosíssimas. Em Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1 não foi diferente. Mesmo a perigosíssima sequência em que Ethan Hunter, personagem de Cruise, salta de moto de um fiorde e depois pousa de paraquedas, foi feita pelo próprio ator. Aliás, Cruise até mesmo pilotou helicópteros no filme, como aliás, vem fazendo há anos em seus filmes. Por tudo isso, Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1 tem chances reais de vencer o SAG Awards desse ano.
MELHOR PERFORMANCE DE UM ELENCO DE DUBLÊS EM UM FILME
- Barbie (Corre por Fora)
- Guardiões da Galáxia Vol. 3 (Corre por Fora)
- Indiana Jones e a Relíquia do Destino (Corre por Fora)
- John Wick 4: Baba Yaga (Vencerá o SAG Awards)
- Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1 (Tem Chances de Vencer)
Conclusão
Esperamos que você tenha gostado do nosso texto. Se você gostou, não esqueça de deixar seu comentário. Tentamos fazer uma análise que fosse fácil de entender ao mesmo tempo que fornecesse um conjunto de informações para que nosso leitor fosse capaz de acompanhar o SAG Awards de forma bem informado. Esperamos ter cumprido nosso objetivo.
O SAG Awards ocorre nesse sábado, 24 de fevereiro, e no Brasil será transmitido pela Netflix.