Imagem do jogo Nintendogs
Nintendogs - Divulgação

Nintendogs é um jogo de simulação com o qual é possível brincar e cuidar de um cãozinho de estimação digital. O título chegou ao mercado em 2005 e marcou época entre os consoles portáteis. Saiba mais sobre o jogo neste artigo!

Conheça o Nintendogs

Nintendogs trata-se de um jogo de simulação lançado para o console portátil Nintendo DS em 2005. O título foi desenvolvido e também distribuído pela Nintendo, com uma atuação direta da divisão Nintendo Entertainment Analysis & Development.

Em Nintendogs, o jogador consegue interagir com um cachorro – trata-se de um simulador de animais de estimação -, tendo diferentes opções de escolha, a depender da versão adquirida.

A ideia foi muito bem aceita pelo público – e bem avaliada pela crítica – somando-se a qualidade excepcional do Nintendo DS. Assim, tornou-se uma verdadeira febre, principalmente entre o público feminino.

Um dos motivos para esse sucesso foi a própria velocidade dos comandos, devido a qualidade do touchscreen. Cada ação era realizada quase de imediato, no momento em que o comando era dado com o toque da caneta na tela. Aliás, foi uma grande novidade para a época. No jogo, era possível selecionar um cachorro diretamente do pet shop virtual e cuidar dele, brincar, dar comida, etc.

A história do lançamento de Nintendogs

Apesar de só ter estreado no ano de 2005, a história do Nintendogs começa bem antes disso, mas precisamente em 1997. Isso porque foi nesse período que a Nintendo recebeu de seus designers – Tsunekazu Ishihara, Shigeru Miyamoto e Shigesato Itoi – o protótipo do jogo Cabbage.

O título consistia na criação de uma criatura homônima à obra, e que chegaria para o Nintendo 64, mas a ideia acabou não vingando, com a produção sendo cancelada posteriormente.

Embora não tenha saído, o jogo foi utilizado como base para Nintendogs, recebendo inicialmente uma demo no GameCube, e estreando de vez no Nintendo DS, onde rapidamente se popularizou.

O título, aliás, contribuiu significativamente para o sucesso do console portátil da marca, que havia sido lançado no ano anterior, 2004. No Japão, as vendas do Nintendo DS se multiplicaram por quatro na semana do lançamento do jogo. E, ao chegar nos Estados Unidos, quatro meses mais tarde, repetiu feito semelhante.

Ao todo, com menos de 1 ano no mercado, Nintendogs já havia alcançado a marca de 6 milhões de cópias vendidas. E até os dias atuais, sua marca permanece quase inatingível, sendo o segundo jogo com mais vendas para o DS. São cerca de 24 milhões de cópias comercializadas ao redor do mundo. Ele perde somente pelo New Super Mario Bros, que vendeu 30 milhões.

Jogabilidade

Para dar as ordens ao cachorro, utiliza-se a caneta “Stylus” para tocar na tela do console e/ou o microfone embutido. Assim, há uma estimulação digital para o animal.

São várias raças, o que leva a experiências diferentes. De todo modo, ao escolher uma delas, é preciso cuidar do cãozinho, dar banho, alimentá-lo, treiná-lo, levá-lo para passear, dentre outras ações.

O treinamento, aliás, embora seja um processo simples – cada raça tem um nível de facilidade diferente – exige um pouco de persistência, da mesma forma que na vida real. Os animais possuem um limite de 3 truques por dia, cansando-se depois disso. Depois do aprendizado, basta falar o comando no microfone que ele consegue repetir o truque.

Em Nintendogs destaca-se ainda a chamada opção Bark Mode, onde é possível trocar presentes, interagir com os animais dos colegas, fazer os filhotes brincarem, etc. desde que a outra pessoa também tenha o jogo.

Alimentação

Para alimentar o cão, é preciso inicialmente comprar água e ração. Posteriormente, com a evolução dentro da obra, surgem também outros tipos de comida. Esses itens estão disponíveis diretamente no shopping do jogo ou então durante um passeio.

Concursos

Outro destaque importante do Nintendogs é quanto a realização dos concursos. Nesse caso, são três modalidades: de agilidade, obediência e o campeonato de disco. Cada um deles exige um treinamento mais específico, já que as atividades são diferentes.

Passeios

Além dos cuidados padrões, também há os passeios com o animal, uma parte interessantíssima do jogo. Isso porque é durante esses trajetos percorridos que se encontra as lojas, parques, ginásios para treinamento, etc.

Adquirindo um novo cachorro

Outra característica bastante atrativa do jogo é a possibilidade de comprar novos cachorros. A ideia é desbloquear essa opção a cada dois mil pontos conquistados, onde a recompensa era uma nova raça disponível no canil, ou melhor, a loja de animais do game. O jogador consegue criar 3 animais em casa, além de outros 5 dentro de um hotel.

Decoração da casa

Embora seja um projeto caro, também é possível redecorar a casa com o passar do tempo. Quem está disposto a desembolsar para colocar as alterações em prática, encontra ótimas alternativas disponíveis.

As versões do jogo

Ao tratar do tema Nintendogs, um ponto que pode levantar bastante dúvidas para quem não conhece o jogo é quanto a suas versões. Nesse caso, tudo segue os padrões do universo gamer, referindo a uma obra final com conteúdos ligeiramente diferentes ou exclusivos.

Nintendogs, originalmente, lançou em três versões diferentes: Dachshund & Friends, Lab & Friends e Chihuahua & Friends, cada uma com pequenas variações, principalmente quanto às seleções iniciais de raças de cães disponíveis (6):

  • Dachshund & Friends – as raças iniciais são Dachshund Miniatura, Shih Tzu, Siberian Husky, Golden Retriever, Pug e Beagle;
  • Lab & Friends – nessa versão, as raças iniciais são o Labrador Retriever, Caniche, Pinscher Miniatura, Schnauzer Miniatura, Shiba Inu e Pembroke Welsh Corgi;
  • Chihuahua & Friends –  as 6 raças iniciais são Chihuahua, Boxer, Pastor Alemão, Cavalier King Charles Spaniel, Shetland Sheepdog e Yorkshire Terrier.

É claro que, ao ser um bom dono para o animal de estimação, se encontrar com os amigos no Bark Mode, etc. é possível ampliar bastante esse número de raças – até um máximo de 20 cães diferentes.

Além disso, posteriormente, outras versões também chegaram ao mercado, como a Dalmation & Friends (com o Dálmata, Boxer, Golden Retriever, Pastor Alemão, Yorkshire Terrier e Beagle, inicialmente).

Sequências

Em 2010, durante um evento gamer (E3), foi anunciado que Shigeru Miyamoto estava trabalhando em mais um projeto para Nintendogs. A tão esperada sequência chegou no ano de 2011, Nintendogs + Cats, lançado para o Nintendo 3DS, console portátil que sucedeu o  Nintendo DS.

A ideia era repetir a mesma ação anterior, onde console e jogo se complementaram e colaboraram um para as boas vendas do outro. No entanto, o título não obteve nem de longe o mesmo sucesso que o seu antecessor, apesar de ainda conseguir números interessantes. Alcançou 3,99 milhões de cópias vendidas mundialmente até dezembro de 2015.

Considerações finais

Como foi possível observar, Nintendogs conseguiu marcar época e, junto ao próprio Nintendo DS, alcançou marcas altíssimas de vendas, tanto que, até hoje ainda é lembrado.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui