Ser fã de Harry Potter não é algo incomum no mundo. Afinal, quem nunca sonhou em ir para Hogwarts? Ou fazer vários feitiços que com certeza facilitariam a vida de qualquer pessoa. Então, diante de tantas coisas boas, difícil mesmo é não gostar dessa obra.
A verdade é que Harry Potter não é só a história de um bruxo órfã que foi escolhido para acabar com o mal. Ele é a representação de uma superprodução visual e sonora que quando unidas fazem com que seja inesquecível.
Não é exagero dizer que, essa é uma saga que encantou e tem o poder de prender as gerações futuras. Entretanto, como se trata de uma franquia, ela é composta por sete filmes que dão vida a história. Logo, nesse caso, o ideal é fazer a análise completa de cada um deles e hoje, será a vez de Harry Potter e o Enigma do Príncipe.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe é o penúltimo filme da franquia. Desse modo, é de se esperar que nele contenha vários detalhes que todo fã da obra precisa saber. Então, se despertou o seu interesse, saiba tudo agora!
Quem foi o diretor de Harry Potter e o Enigma do Príncipe?
David Yates, cineasta britânico, que foi responsável não só pelo Enigma do Príncipe, mas também pelas últimas quatro obras de Harry Potter, com certeza fez história no mundo do cinema. Afinal, ele foi a finalização de uma das sagas mais esperadas pelo mundo.
Vale trazer que, a responsabilidade e pressão de dirigir filmes como Harry Potter já é imensurável. Entretanto, quando isso é acompanhado de um desfecho da história, o peso fica ainda maior. Isso porque, muitas pessoas tinham uma alta expectativa sobre ele. Portanto, na época, entregar algo perfeito era o mínimo exigido pelos fãs.
Graças ao extremo profissionalismo de David, foi possível produzir um filme que fez jus a história contida nas páginas dos livros. Dessa maneira, esse diretor foi aclamado pelas críticas de forma árdua.
Quem é a escritora da história de Harry Potter?
Todas as obras de Harry Potter foram escritas pela incrível J.K Rowling. Na época, todos os livros foram aclamados pelas críticas e venderam mais de 500 milhões de cópias pelo mundo.
Tanto sucesso foi devido ao nível de detalhes que J.K conseguia passar para as páginas do livro. Inclusive, vale dizer que, ela foi tão minimalista, que existe um capítulo do livro dedicado apenas para explicar como funciona o jogo de quadribol, que é o futebol americano dos bruxos.
J.K realmente conseguiu criar um mundo. Dessa maneira, todos os seus personagens, regiões e até acontecimentos são tão ricos, que se não fosse impossível, muitos diriam que é uma história baseada em fatos reais.
Onde foi filmado Harry Potter e o Enigma do Príncipe?
Uma das grandes curiosidades de Harry Potter e o Enigma do Príncipe é que foram necessários vários locais para filmar a obra. Então, fica evidente que houve um trabalho árduo da produção para atingir esse objetivo.
Um verdadeiro fã tem como necessidade saber tudo sobre o filme, inclusive a produção. Portanto, para matar a sua curiosidade, veja agora todos os locais em que Harry Potter e o enigma do príncipe foram filmados.
Ponte do Milênio
Mais conhecido como cartão postal de Londres, a ponte do Milênio foi completamente destruída em Harry Potter e o Enigma do Príncipe. O interessante é que ela, na vida real foi a primeira passagem sobre água construída exclusivamente para pedestres.
É interessante ver locais como a ponte aparecendo em filmes desse porte porque mostram a importância dela para a cultura londrina. Então, esse foi um grande ponto de acerto do diretor.
London Eye
Quem nunca teve vontade de conhecer a London Eye, uma das maiores rodas gigantes do mundo e que oferece uma vista incrível da cidade? Então, pensando nisso, em Harry Potter, o Enigma do príncipe, mais precisamente um pouco antes dos comensais da Morte destruírem a ponte do Milênio, aparece esse ponto turístico.
Nesse mesmo momento, é possível identificar outros locais famosos, como: o Parlamento, Tower Bridge, Big Ben e até o Palácio de Buckingham. Isso só é possível porque as cenas em que os comensais aparecem é filmada a 135 metros de altura. Ou seja, dá para ver grande parte da cidade.
Estação de King’s Cross
A plataforma 9 ¾ com certeza é a mais famosa do mundo, e a estação de King’s Cross teve o prazer de ser representada por ela. Então, de certa forma, em quase todos os filmes ela aparece.
Devido ao sucesso, até os dias de hoje fãs de Harry Potter visitam a estação só para tirarem fotos na plataforma. Inclusive, a parede em que ela se encontra é composta por um carrinho que ficou preso na metade. Logo, maior representação do que isso é impossível.
Duke Humphtey’s Liberary, Oxford
Não é novidade que a biblioteca é a parte favorita de Hermione. Devido ao fato narrado, foi um grande desafio do diretor encontrar algo que representasse a importância desse ambiente para a personagem.
Depois de muito tempo, a Duke Humphtey’s Liberary que fica em Oxford foi a escolhida para o cenário. Além disso, uma parte muito interessante é que quase nada foi mudado para que ela aparecesse no filme. Logo, de certa forma, a sua construção é tão magnífica que ela se encaixa perfeitamente em qualquer mundo, inclusive o dos bruxos.
Catedral de Gloucester
A Catedral de Gloucester fica próxima à fronteira com o País de Gales. No caso, ela serviu para demonstrar algumas cenas no corredor da escola. Ou seja, grande parte das imagens foram gravadas nela.
É interessante saber que parte dessa catedral é famosa por ser assombrada pelos monges que nela viviam. De forma mais precisa, isso acontece na antiga cripta do local, que está aberta para visitação até o presente momento.
Rua Picket Post Close
Rua Picket Post Close ou como conhecida em português, Rua dos Alfeneiros, ficou mundialmente conhecida. Afinal, ela é nada mais nada menos do que o local em que Harry Potter cresceu.
Uma das partes mais interessantes é que ela mudou completamente com o passar dos filmes. Assim, se você for observar, vai perceber que no decorrer dos filmes o mesmo local passou a ficar mais obscuro.
Mercado Leaenhall
Antigamente era um local qualquer, mas hoje em dia, ao falar do Mercado Leaenhall, para todos os moradores da região vem logo a ideia do Beco Diagonal. Logo, atualmente ele é mais um ponto turístico da região.
Uma curiosidade sobre o local é que o seu estilo vitoriano vem do fato dele ter sido construído em 1881. Além disso, até os dias de hoje ele abriga diversos comerciantes que vendem queijos, brinquedos, carnes e até flores.
Cape Wrath
Cenário conhecido por ter tido duas aparições de Voldemort, hoje em dia, diversos fãs se dispõe a viajar mais de 18 km de ônibus só para ver este local incrível. Um ponto interessante é que no filme, ele aparece como um ambiente bem macabro, mas na realidade é um local que transmite muita paz.
Hoje em dia Cape Wrath é um dos locais silvestres mais preservados do mundo. Dessa maneira, ele é o local perfeito para mostrar o famoso lorde das trevas tentando adentrar no castelo de Hogwarts.
Tem a vapor Jocobite
Aquele trem que aparece com o nome “expresso para Hogwarts” existe e ele é o Jacobite. Inclusive, ele percorre mais de 67,5 quilômetros de uma ponta a outra da vida e se quiser, você pode viajar nele sem dificuldades.
Caso queira ter esta experiência, o ideal é comprar o bilhete para o vagão D. Isso porque, todas as cenas no trem foram filmadas nele. Logo, você vai ter a sensação real de pertencer ao mundo de Harry Potter.
Quanto tempo demorou para filmar Harry Potter e o Enigma do Príncipe?
As filmagens de Harry Potter e o Enigma do Príncipe começaram em 24 de setembro de 2007 e finalização em 17 de maio de 2008. Ou seja, foi necessário menos de um ano para finalizar as filmagens da obra.
Vale trazer que, esse é o tempo médio para filmar filmes desse gênero. Inclusive, em alguns casos, apenas seis meses já é o suficiente. Então, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, apesar de ser uma grande produção, não fugiu do padrão de tempo.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe ganhou prêmios?
A verdade é que, no mundo cinematográfico, às vezes mesmo grandes obras não conseguem conquistar prêmios. Mas, por sorte, esse não foi o caso de Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Inclusive, o filme ganhou diversas premiações, como:
- MTV Movie Award: prêmio de melhor vilão de 2009;
- Teen Choice Award: melhor filme de ação de 2009;
- SFX Award Best Movie no ano de 2010.
As premiações citadas são apenas alguns exemplos. Logo, é possível ver outras indicações a prêmios renomados. Além disso, recebeu uma avaliação de 4.6 de 5 do público. Ou seja, a grande maioria dos telespectadores se apaixonaram pela obra.
Sinopse de Harry Potter e o Enigma do Príncipe
A cada filme que passa a presença de Lorde Voldemort se torna mais real na vida de Harry Potter. Então, este filme é a sequência de uma experiência traumática onde Harry é obrigado a encarar o vilão.
Durante a saga, aparentemente não é Harry Potter que está enfrentando um grande dilema, mas sim o Draco Malfoy. Isso porque, ele foi escolhido por Voldemort para completar uma missão que abalaria toda a estrutura de Hogwarts para todo sempre.
Enquanto Draco, se mostra extremamente confuso e assustado, Harry Potter tenta desvendar uma visão muito especial, que resolveria vários dilemas sobre a história. Mas, para isso, ele terá que conseguir a memória do seu atual professor de porções.
A verdade é que, todo filme gira em torno de Harry tentando capturar essa memória preciosa de Draco decidindo quem ele realmente quer ser. Mas, claro que isso tudo é passado de forma misteriosa e emocionante.
Elenco de Harry Potter e o Enigma do Príncipe
O elenco de Harry Potter e o Enigma do Príncipe não foge muito dos filmes anteriores. Contudo, para que fique mais claro, conheça os atores novos e antigos que deram vida a toda a trama:
- Daniel Radcliffe deu vida ao protagonista Harry Potter;
- Emma Watson responsável pela incrível Hermione;
- Rupert Grint interpretou o curioso Ron Waesley;
- Bonnie Wright que deu vida a meiga Ginavra Waesley;
- Alan Rickman com seu papel inesquecível de Severo Snape;
- Tom Felton responsável por interpretar o quase vilão Draco Malfoy;
- Michael Gombon que deu vida ao seu personagem Albus Dumbledore;
- Jim Broadbent que interpretou o importante personagem Horácio Slughorn;
- Helen McCroy deu origem a protetora Narcisa Malfoy;
- Helena Bonham interpretou a charmosa e impiedosa Bellatrix;
- Frank Dilane deu vida ao verdadeiro vilão Lord Voldemort;
- Georgina Leonidas interpretou Ketie Bell.
De todos os personagens narrados, apenas dois são novos. Isso porque, esse filme não tem como intuito apresentar novos integrantes, mas sim conquistar um objetivo que é essencial para dar continuidade a trama.
Contribuições dos principais personagens de Harry Potter e O Enigma do Príncipe
Uma obra só ganha vida devido aos seus personagens. Isso porque, eles fazem com que a história e todos os sentimentos que nela contém saiam do papel. Portanto, é esperado que cada um deles seja homenageado e explicado.
Vale dizer que, na saga Harry Potter e O Enigma do Príncipe existem diversos personagens. Portanto, fica quase impossível citar cada um deles e por isso, hoje você conhecerá apenas aqueles que atribuíram uma mudança significativa para a trama.
Afinal, quem é Harry Potter em o Enigma do príncipe?
Perguntar quem é Harry Potter em o Enigma do Príncipe parece um pouco estranho. Mas, a verdade é que, como esse personagem passou por uma transição que vai desde a sua infância até a fase adulta, em cada filme ele se mostra de um jeito diferente.
No início do Enigma do Príncipe é possível perceber que Harry Potter está ficando cansado de ser ele mesmo. Isso porque, o seu verdadeiro desejo é ser uma pessoa comum que pode ter família, amigos e encontrar o amor.
Durante a saga, ao contrário das outras obras, não é possível perceber uma tristeza no personagem. Pelo contrário, ele está tão entretido em cumprir a missão que foi dada pelo professor Alvo, que em pouquíssimas cenas é possível perceber sentimentos profundos no personagem.
A parte mais interessante é que exclusivamente nesse filme, Harry Potter aparece como um indivíduo extremamente calmo. Logo, se comparado a Ordem da Fénix é possível perceber uma grande mudança de humor.
Em relação ao Harry Potter de forma geral, não é exagero afirmar que ele não é nada mais do que um menino com coragem que recebe muita ajuda. Afinal, durante todos os seus filmes é possível perceber que ele não sabe muito sobre feitiços ou tem habilidades extraordinárias.
Devido ao ponto citado, Harry Potter é um filme que mostra o quanto é importante não estar só na vida. Isso porque, quando todo mundo se ajuda, até o impossível, como uma criança de dez anos derrotar um supervilão, fica possível.
Hermione nunca decepciona?
Hermione, para as bruxas da sua idade, você é a mais inteligente. Com certeza, a frase citada é a que mais lembra o personagem, e com certeza essa afirmação é verdadeira! Hermione não é só uma personagem inteligente, mas como é esforçada, amiga e parceira para todas as horas.
É super possível afirmar que não existiria Harry Potter sem Hermione e seus conhecimentos. Então, desde o começo, o filme a mostra travando diversas batalhas sempre em companhia. Mas, dessa vez, a personagem teve que enfrentar o seu primeiro desafio que foi a dor do amor não correspondido.
Infelizmente, Hermione é obrigada a ver seu verdadeiro amor Ron se apaixonando por outra pessoa. Então, ela se vê obrigada a lidar com a situação que até o momento foi completamente nova para ela.
Em relação à decepção, ela é bem relativa. Isso porque, quem diria que uma bruxa tão inteligente, independente e bonita se apaixonaria perdidamente por um colega que claramente não tem jeito com meninas. Dessa maneira, provavelmente a intenção de J.K foi mostrar o amor inocente da adolescência.
Dizem que quando há sentimento a razão fica em segundo plano. Mas, talvez no caso de Hermione, seria interessante ver a personagem se permitindo um pouco mais. Afinal, Ron apesar de ter várias qualidades, está bem longe de ser o parceiro ideal para ela.
Ron e a suas conquistas
Não é exagero afirmar que Ron é um dos poucos personagens de Harry Potter que não há uma evolução significativa. Contudo, no Enigma do Príncipe, ele consegue o primeiro beijo, entrar para o time de quadribol e ainda, resolver sérios conflitos amorosos.
Devido às questões citadas, é possível ver finalmente uma evolução no personagem. Entretanto, isso fica em segundo plano quando ele demonstra um ciúme irracional da sua irmã ou até mesmo acredita ser um verdadeiro conquistador.
Como Luna ajudou em Harry Potter e o Enigma do Príncipe?
Luna é aquela personagem incrível que sempre deixa a sensação de que poderia ter sido mais explorada. Isso porque, ela é engenhosa, meiga e teria muito a oferecer para a trama. Mas, infelizmente, as suas aparições, apesar de importantes, são bem escassas.
A verdade é que, talvez, não existia Harry Potter e o Enigma do Príncipe sem Luna. Afinal, logo no início do filme, Harry é petrificado por Malfoy, que o cobre com a capa invisível dentro do trem. Ou seja, o protagonista fica completamente imóvel e invisível e a única pessoa que poderia achá-lo era Luna.
Sem essa cena, provavelmente Harry voltaria para a estação de trem, onde ficaria preso no mundo dos trouxas e iria definhar até a morte por não conseguir se mexer devido ao feitiço. Além disso, quando ele é convidado para um jantar importante, Luna é a sua companhia. Então, mais uma vez de forma diferente, ela salva o personagem.
Gina e a sua contribuição para o filme
Assim como Luna, Gina aparece pouquíssimas vezes no filme. Mas, quando aparece, ela causa um rebuliço no estômago dos fãs. Isso porque, ela é o verdadeiro amor de Harry Potter. Portanto, com ela o filme quebra um pouco a tesão e as cenas ficam mais leves.
Outro ponto importante é que em Harry Potter e o Enigma do Príncipe é marcado o primeiro beijo do casal. Além disso, uma das maiores cenas de comédia do filme se dá quando Harry encontra Ron completamente desconsertado após o beijo.
Infelizmente, Gina é uma personagem que parece girar em torno de Harry Potter. Dessa maneira, ela não demonstra muita personalidade e poucas contribuições para o filme em si.
Severo Snape é um dos personagens mais fortes de Harry Potter?
De forma bem resumida, Severo Snape é o único personagem que mostra como o amor pode ser doloroso, principalmente quando ele não é correspondido. Além disso, ele deixa claro que é possível sim ter um sentimento forte, verdadeiro e mantê-lo mesmo após anos.
Durante o filme, Severo passa por diversas provações que demonstram um sentimento de profunda tristeza do personagem. Então, em relação ao drama, se for observar, esse personagem assim como o protagonista Harry Potter, é um dos que mais sofrem com as ciladas e entregas do destino.
Nos poucos momentos em que Severo aparece fica claro que ele está se forçando a cumprir a missão. Mas, que isso está corroendo-o por dentro, e o deixando extremamente cansado. Assim, ele desperta um sério dilema de vida que é: até onde vale a pena renunciar a si mesmo para alcançar um objetivo?
Alvo Dumbledore e a sua fragilidade
É inegável que Alvo Dumbledore é um dos maiores bruxos da franquia de Harry Potter. Entretanto, assim como qualquer ser vivo, ele tem o tempo como seu maior inimigo. Então, nesse filme é possível ver o personagem debilitado e cansado.
Na realidade, Alvo tem apenas uma missão que é desvendar o verdadeiro mistério de Lorde Voldemort para entender como derrotá-lo. Infelizmente, o preço desse objetivo acaba sendo muito maior do que deveria.
Horácio Slughorn o verdadeiro contribuinte da história
A maior parte da história de Harry Potter e o Enigma do Príncipe gira em torno de Horácio. Isso porque, ele é o detentor da memória que revela o segredo e força do Lorde das Trevas. Logo, o filme inteiro mostra a resistência dele em revelar o que de fato aconteceu entre ele e o vilão.
Horácio em si é um personagem bem medroso, que parece a todo tempo está correndo de uma responsabilidade enorme. Contudo, na realidade, quando o segredo é desvendado, é possível perceber que na realidade ele foi uma vítima e agiu por pura inocência.
Outro ponto interessante é que Horácio é um verdadeiro colecionador de talentos e o Lorde das trevas, foi um aluno excepcional. Portanto, não é de se surpreender que houve uma proximidade real entre os personagens e que isso pode ter criado o vilão mais temido de todos.
Draco Malfoy um menino perdido
Como já foi dito, durante todo filme fica claro que Draco está perdido sobre quem ele quer ser. Contudo, se for observar nos detalhes dá para perceber que ele não é um vilão, mas sim, está seguindo o caminho que os pais traçaram para ele.
Draco é a representação perfeita de diversos indivíduos. Afinal, muitas pessoas não conseguem construir os seus próprios sonhos ou descobrirem quem são de verdade devido a uma influência de terceiros.
Katie Bell é a sua relação com Draco Malfoy
Durante a trama, Katie recebe um colar amaldiçoado que foi deixado por Draco Malfoy. Contudo, devido a Harry, Ron e Hermione, a personagem consegue ser salva antes que acontecesse o pior.
Quando Katie volta para escola, ainda confusa e sem memória, ela se encontra com Draco que mostra extremo remorso e vergonha ao ter feito a ação. Ou seja, é através dela que é possível perceber o seu desconforto em fazer as maldades, que foram designadas a ele.
Na realidade, normalmente nos filmes quem é vilão tem traços fixos, que são: falsa de remorso, empatia e uma extrema certeza da verdade e o justo. Contudo, quando se trata de Draco, nada disso fica visível.
Bellatrix sempre causando um drama
Quando Bellatrix aparece, não é de se espantar a tensão para quem está assistindo. Afinal, é certo que ela vai aprontar algo terrível. Então, seguindo essa linha, ela obrigada Severo a fazer um voto perpétuo, onde ele promete à mãe de Draco que irá proteger o filho com a própria vida.
Acontece que, no mundo dos bruxos, quando os votos perpétuos são quebrados, isso resulta na morte. Ou seja, Bellatrix não deixa uma alternativa a Severo que não seja fazer o que precisa ser feito para cumprir a missão que lhe foi desencadeada.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe Curiosidades
Assim como qualquer superprodução, Harry Potter e o Enigma do Príncipe é dotado de diversas curiosidades. Então, se você realmente é um fã e deseja saber tudo sobre a obra, conheça agora cada uma delas.
O diretor recusou o convite
A princípio, Guillermo Del Toro seria o responsável por dirigir Harry Potter e o enigma do príncipe. Entretanto, esse convite foi recusado porque ele já tinha aceitado dirigir Hellboy 2 – O exército Dourado.
É interessante saber que o filme citado também foi lançado em 2009. Entretanto, por serem estilos completamente diferentes, eles não foram concorrentes diretos nas bilheterias dos cinemas.
Naomi quase apareceu
A primeira opção para interpretar a mãe de Malfoy foi a atriz Naomi Watts. Contudo, isso não pode ser concretizado devido ao fato de que ela teve um sério conflito de agenda. Mas, vale dizer que a atriz responsável não deixou a desejar e brilhou tanto quanto qualquer outra.
A família foi reunida
Durante o filme, aparece Lorde Voldemort em sua versão adulta e adolescente. No caso, os dois atores responsáveis por criar o personagem nessa linha temporal são tios e sobrinhos.
Outro ponto interessante é que, em Harry Potter e a Câmera Secreta, aparece um ator que representa o Lorde das trevas em sua versão adolescente. Entretanto, ele só não foi escalado para O Enigma do Príncipe porque foi considerado muito velho para o feito.
Houve uma grande tragédia
Robert Knox, ator que foi responsável por dar vida ao personagem Marcos Belby foi tragicamente assassinado em 2008. A morte ocorreu em frente a um bar que ele estava naquele momento.
O sucesso rodeou Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Quando lançado, Harry Potter alcançou a terceira maior estreia de filmes no Brasil no ano de 2009. Vale trazer que tamanho sucesso não é de surpreender. Afinal, esse é um filme que foi extremamente aguardado no mundo inteiro.
É possível assistir só Harry Potter e o Enigma do Príncipe?
Assistir só Harry Potter é o Enigma do Príncipe vai fazer com que você não consiga entender a história de verdade. Dessa maneira, é possível fazer isso, mas não é recomendado. Mas, caso você tenha um tempo escasso, a única forma seria ler a sinopse de cada um antes de chegar no Enigma do Príncipe.
A verdade é que Harry Potter, apesar de ser longo, vale a pena o tempo desencadeado para assisti-lo. Portanto, mesmo que você não tenha muito tempo livre, tente fazer esse processo, mesmo que demore um pouco mais.
Vale a pena assistir Harry Potter e o Enigma do Príncipe?
Como já foi mencionado, Harry Potter e o Enigma do Príncipe é uma das maiores produções audiovisuais da história. Dessa forma, vale a pena contemplá-la. Além disso, esse é um filme que pode ser facilmente assistido pela família. Então, se você está querendo ter um tempo de qualidade com as pessoas que gosta, pode investir nele sem medo.
Antes de assistir, é importante saber que, devido a algumas cenas de violência, Harry Potter e o Enigma do Príncipe não é recomendado para menores de doze anos. Então, se algum membro da sua família não tiver essa idade mínima, o ideal é procurar outra atividade e contemplar a obra em outro momento.