O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro
O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro - Imagem: Sony Pictures

“O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro” conta uma história complexa enquanto o Homem-Aranha, Peter Parker, enfrenta um labirinto de desafios emocionais, principalmente com relação a morte do Capitão Stacy. Após a trágica morte de seus pais, Peter continua a combater o crime enquanto equilibra uma complicada vida amorosa com Gwen Stacy. 

A trama se complica por conta da adição do amigo de infância de Peter, Harry Osborn, que descobre uma característica genética mortal e inesperadamente recebe uma promoção para ser chefe da Oscorp, uma corporação profundamente obscura.

A trama chega a um ponto crítico quando o reprimido engenheiro elétrico Max Dillon se transforma em Electro após cair dentro de um tanque de enguias elétricas geneticamente modificadas, em um dos laboratórios da Oscorp. Em paralelo, enfrentando uma doença genética terminal, Harry une forças com Electro em uma busca desesperada pelo sangue de Peter a fim de produzir um remédio. Como resultado, uma cadeia de eventos que leva Nova York à beira do caos. A descoberta dos experimentos secretos de Richard Parker na Oscorp revela o passado de Peter, conectando os pontos entre sua família e a corporação maligna.

No ápice do filme, logo após derrotar Electro em uma luta voraz, um confronto épico entre Peter e Harry, agora corrompido como Duende Verde. Este último ato se destaca quando uma das mortes mais comoventes de filmes de super heróis acontece. A tragédia chegou ao auge com a morte do verdadeiro amor de Peter, Gwen Stacy, fazendo com que ele renunciasse ao cargo de Homem-Aranha.

Assim, acompanhamos Peter tendo que lidar com as consequências devastadoras da perda, tal como a sua jornada angustiante de autodescoberta. Enquanto isso, Harry lida com as repercussões de sua transformação dentro de uma cadeia, e ao mesmo tempo ele planeja formar novas alianças profanas.

Melhores Cenas de O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro 

É inegável que os filmes dirigidos por Sam Raimi trouxeram cenas que se tornaram conceituadas até os dias de hoje por cinéfilos do mundo todo. Um exemplo disso é a batalha épica entre Homem Aranha de Tobey Maguire contra Dr. Otto em cima do trem. Contudo, este filme não deixa a desejar com relação às cenas de batalhas. Dessa forma, aqui está uma das cenas mais memoráveis do filme:

Electro na Time Square: Quando Electro acorda desorientado de seu coma ele foge de leito em direção às ruas de Nova York. Em certo momento ele chega ao ilustre Time Square e começa a devorar toda a energia elétrica dos telões. Posteriormente o Homem Aranha chega para contê-lo e inevitavelmente começa uma batalha incrível.

Transformação de Harry: Em Homem Aranha dirigido por Sam Raimi vemos um Duende Verde mas com uma fisiologia totalmente humana, sendo a maior mudança na sua armadura. Neste filme, quando Harry se transforma ele muda totalmente sua fisiologia. Com orelhas de duende, pele esverdeada, e uma face monstruosa, este personagem marca a memória de qualquer um que assista ao filme.

Queda de Gwen Stacy: Uma das cenas mais angustiantes do filme é quando o nosso herói está lutando contra o Duende Verde e Gwen está a mercearia do vilão, que por sua vez tenta a todo custo machucar o Homem-Aranha. Infelizmente ele consegue isso quando a teia que segurava a garota rompe, e Peter não consegue segurar ela antes de se chocar com o chão.

A cinematografia deste filme não apenas atende às expectativas, mas as supera, proporcionando uma experiência visual rica e envolvente que eleva o filme a alturas extraordinárias. Em última análise, fica claro que a excelência visual é um dos pilares que cimenta a grandeza deste título dentro do universo cinematográfico do Homem-Aranha.

Easter Eggs de O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro

“O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro” tem vários detalhes interessantes.. Vamo ver algumas dessas surpresas escondidas no filme:

Os vilões que você não percebeu: B.j Novak mais conhecido como Alistair Smythe aparece no filme como um funcionário da Oscorp, depreciando o próprio Max Dillon. A outra aparição quase que imperceptível é a da vilã Gata Negra, no filme ela é a secretária de Harry chamada Felicia Hardy.

Instituto Ravencroft: O sanatório onde Electro foi aprisionado e torturado é bastante famoso nos quadrinhos. O instituto Ravencroft já recebeu várias figuras de alta periculosidade, como por exemplo carnificina. Esse icônico lugar é palco de segredos macabros geralmente ligados aos vilões, foi muito a forma como se implementaram no filme.

Numeração no Trem: Sem querer parecer um conspirólogo, mas na hora 1:30:40 do filme, Peter olha para um vagão abandonado. Os números 6688 estão marcando esse vagão, assim, e coincidentemente nas edições #66 e #88 tem como vilões principais o Sr. Mistério e o Dr. Octopus respectivamente. Esses dois vilões, ao que tudo indica, iriam aparecer nas continuações futuras, até que o projeto teve seu fim.

Sexteto Sinistro: Lembra que uma figura enigmática aparece no final do primeiro filme. Ao final deste filme ele retorna conversando com Duende Verde (Harry Osborn), planejando aliança, a princípio com Rino. Em certo momento de “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro”, quando o personagem misterioso anda pelos corredores da Oscorp podemos ver os tentáculos de Dr, Octopus, e as asas do Abutre. Os planos dele era formar o clássico Sinister Six que vemos nos quadrinhos, e o nome dessa figura enigmática é Gustav Fiers (Cavalheiro).

Esses símbolos ou referências que sugeriram desenvolvimentos futuros na narrativa, possíveis vilões, e também acrescentam profundidade ao mundo corporativo e científico que o filme estabeleceu.

Diferenças com relação às HQs

Neste filme, vemos várias mudanças, pequenas, porém interessantes de se observar. Mudanças essas que divergem com alguns eventos que aconteceram nas HQs. Assistindo o filme, pude destacar 3 das principais alterações do filme com relação aos quadrinho, como:

Origem de Electro: 

  • No filme vemos que Dillon foi mais uma vítima, e que mesmo depois de ganhar seus poderes ele não pretendia fazer mal às pessoas. Ele só surtou por conta do poder gigante que tinha, e posteriormente foi instigado pelo duende verde. 
  • Nas HQs, o vilão ascendeu bem antes de ganhar seus poderes, por conta de experiências ruins. Por exemplo, ser abandonado pelo pai, ser trocado por um engenheiro rico pela esposa, e a superproteção de sua mãe no passado. Por resultado, Dillon se tornou essencialmente ganancioso.

A morte de Richard e Mary Parker:

  • No filme, os dois encontram seu fim no avião, onde um enviado da Oscorp disfarçada de piloto, alveja Mary e Richard com um revólver.
  • Nos quadrinhos, tudo também ocorreu em um avião, e Mary e Richard eram agentes duplos. Contudo, foi o Caveira Vermelha que enviou um assassino para fazer o serviço.

O design de Rino:

  • No filme, vemos que o corpo de Rino é por inteiro revestido de uma armadura, mecanizada, cheio de armas e integrações adaptadas para causar o máximo de destruição possível.
  • Nos quadrinhos, ele também usa uma armadura, não mecânica, e sim feita de um material de polímero que se adequa às formas de seu corpo. Um detalhe, é que sua silhueta enorme é força descomunal vem de vários procedimentos com radiação gama.

A liberdade dada às adaptações cinematográficas, especialmente aquelas derivadas de histórias em quadrinhos, proporciona uma grande flexibilidade que pode melhorar e refinar enormemente o resultado final. Esta versatilidade permite aos cineastas visualizar e introduzir dimensões imprevistas no enredo.

Elenco do Filme

Novos personagens, trazidos no segundo filme, passaram despercebidos diante dos olhos de muitos cinéfilos. Como por exemplo, a vilã Gata Negra interpretada por Felicity Jones e Alistair interpretado por B. J. Novak. De fato, seriam personagens incríveis de se construir na trama se o projeto tivesse ido para a frente.

Andrew Garfield como Peter Parker / Homem-Aranha: A carga dramática jogada no papel de Andrew, nos possibilitou ver o ator lidando com a dor da perda, em cena. Apesar de tudo ser encenação, não dá para evitar de sentir pena de Peter. Essa emoção que o ator desperta é realmente profunda e emocionante. 

Emma Stone como Gwen Stacy: Acima de tudo, após que um personagem tem seu lugar consolidado em uma obra, é quase impossível imaginar uma mudança nessa dinâmica. Nesse sentido, desde a estreia de Homem Aranha nas HQs, Mary Jane é a amante do herói. Emma Stone expressou um afeto convincente no filme através de Gwen Stacy no filme. Dessa forma, ela conseguiu quebrar as expectativas e também a dinâmica falada anteriormente.

Dane DeHaan como Duende Verde: A primeira vez que vemos Harry Osborn em ação, é no filme Homem-Aranha 3 interpretado de forma incrível por James Franco. Posto isso, a versão de Dane DeHaan deste personagem, tem uma transição de personalidade drástica, antes mesmo de usar o soro. Dessa forma, dá para notar uma versão caricata do Duende Verde que ao mesmo tempo se aproxima com mais fidelidade ao vilão que vemos nos quadrinhos.

Uma curiosidade, é que, uma personagem icônica foi incluída no próprio roteiro e depois cortada, essa personagem é Mary Jane (Shailene Woodley). Inegavelmente as atuações nos prendem bastante durante o filme, principalmente a de Andrew Garfield, que trouxe uma personalidade pura e amigável dentre todas as versões de Homem Aranha nos cinemas.

Jamie Foxx

Jamie Foxx interpretando Electro em "O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro"
Jamie Foxx interpretando Electro (Trailer Oficial) – Imagem: Sony Pictures

O ator Jamie Foxx brilha como Max Dillon/Electro em O Espetacular Homem-Aranha 2, roubando a cena com uma atuação magnética que enche o ar de emoções reprimidas e inseguranças. Os personagens trazem profundidade. Foxx consegue transmitir a transformação de Max de um engenheiro elétrico simples e subestimado para o poderoso e instável vilão Electro de uma forma envolvente. Sua interpretação capta as nuances da solidão e do ressentimento, revelando uma camada emocional que eleva o antagonista a mais do que apenas uma ameaça física ao Homem-Aranha.

O mesmo estilo cômico pode ser visto nos outros papéis de Jamie Foxx. Ele teve atuações impressionantes em filmes como “Django Livre”, mas não hesita em incorporar elementos de humor em suas interações e diálogos. Portanto, tal habilidade em trocar as máscaras de face sérias ou humorísticas, muitas vezes na mesma cena, é a assinatura única de Foxx como ator, inegavelmente o ele usa magistralmente isso em seus papéis.

Crítica

Batalha entre Homem-Aranha e Electro, na Time Square
Batalha entre Homem-Aranha e Electro, na Time Square – Imagem: Sony Pictures

Acima de tudo uma das coisas mais interessantes nesta adaptação é a forma como a tela acompanha e captura os movimentos de Homem Aranha e Electro nas lutas. Por exemplo, na batalha na Time Square, o vilão solta uma rajada de eletricidade que na mesma hora os corrimões das escadas conduzem as descargas até as mão das pessoas. Nesse momento podemos contemplar a cena congelada e o Peter Parker agindo em uma fração de segundos a fim de evitar que os civis encostem nas barras de ferro. Tal cena tem uma riqueza de detalhes muito grande, e é só um dos vários exemplos presentes no filme.

O cenário em CGI possibilitou uma dinâmica incrível na captura de imagem como já mencionamos, e isso nos ajuda a aproveitar ainda mais os efeitos visuais extraordinários. Além disso, a construção  da relação de Gwen e Peter foi a maior “cartada” no filme. Inegavelmente, é difícil desacreditar do vínculo que os dois atores expressaram através de seus personagens. 

Dessa maneira, a quebra de expectativa causada pela morte da personagem (Gwen Stacy) é muito impactante, e se somarmos com a dor que Andrew Garfield expressou através de seu papel. O filme parece se desviar do gênero de super herói e se torna um profundo drama. Dessa forma, a obra consegue trazer o que muitos dramas não trazem, a latente emoção de melancolia.

Ademais, a recepção do público foi bem mediana e bem menos positiva com relação ao primeiro filme. Por exemplo, no Rotten Tomatoes 64% de aprovação do público. Por fim, esta adaptação é um ótimo filme que conseguiu a proeza de superar o roteiro e a estética do anterior.

Orçamento e Bilheteria do Filme

Todo o incrível visual do filme foi edificado com base em um orçamento de US$230 milhões, Numa época em que os estúdios competem ferozmente pela quota de mercado global. Os orçamentos para sucessos de bilheteira como “O Espetacular Homem-Aranha 2” refletem a pressão contínua para superar as expectativas e captar a atenção do público. No final das contas isso resultou em uma adaptação com cenas, que apesar de incríveis, não foi o suficiente para arrecadar uma receita tão satisfatória.

Apesar de arrecadar cerca de US$ 50 milhões a menos que seu antecessor, o filme experimentou um ressurgimento notável graças a uma mobilização massiva de fãs ao redor do mundo. A fervorosa devoção do público levou a uma impressionante bilheteria de US$ 708 milhões, ressaltando o impacto e o poder do envolvimento de admiradores em todo o mundo. 

Infelizmente o filme não atendeu as expectativas da Sony nas Bilheterias e este foi um dos principais motivos para o projeto ter chegado ao fim. Apesar de uma obra ser bem construída, seu desempenho comercial é importante para determinar se uma obra vai receber uma continuação ou não. Um fim do que para muitos, seria o melhor Homem-Aranha dos cinemas.

Trilha Sonora de O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro

O álbum deste filme, constituído por várias músicas características, resgata temas icônicos de Spider-Man, como a icônica música “I’m Spider Man“. Além disso, o efeito que “I’m Goblin” causa na primeira entrada do Duende Verde em cena é memorável. Contudo, no último ato, quando Peter está desolado, a música de fundo “The Rest of my Life” ajuda bastante a nos conectar com o que o personagem está sentindo.

Em suma, embora a trilha sonora de “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro” possa ter elementos familiares e memoráveis. Sua eficácia em estabelecer uma conexão emocional profunda com a trama se mostra um pouco limitada, dependendo mais da relação com a cena, da interação coesa do que do impacto intrínseco do filme com a melodia.

Onde Assistir O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro?

Disponível na HBO Max e Amazon Prime Video, “O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro” apesar de ter sido lançado em 2014 ainda rende cenas surreais se compararmos aos filmes atuais. A estética visão de Marc Webb projetada na construção deste filme proporcionou uma atmosfera vibrante e envolvente. 

Desde a caracterização dos personagens até os cenários meticulosamente detalhados, colaboram para criar um filme que dá para assistir mais de uma vez sem ser cansativo e tedioso. Esses elementos por si só são motivos para você adicionar este filme à sua lista e conferir futuramente.

Conclusão

Após sete anos do encerramento deste projeto, a versão do nosso herói vivida por Andrew Garfield retorna no filme “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”. Posto isso, só no lançamento deste filme podemos perceber a quantidade exorbitante de fãs que a versão de Marc Webb conquistou ao longo dos anos.

Inspirado na memória de Gwen, o retorno de Peter à ação simboliza uma reviravolta emocional e um compromisso renovado com a justiça. Com emoções complexas, personagens cativantes e cenas de ação de cair o queixo, O Espetacular Homem-Aranha 2 é um passeio de drama e comédia romântica. Por fim, combina habilmente o heroísmo espetacular com os desafios pessoais de seu protagonista e deixando os espectadores famintos por mais emoção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui