O Super Choque se tornou um herói bastante conhecido e amado pelos fãs no Brasil, e muito disso por conta de sua ótima série animada, produzida pela Warner Bros. Television.

O programa estreou em setembro de 2000 no canal americano Cartoon Network, e teve um total de quatro temporadas que somaram 52 episódios.

Por aqui, a animação foi transmitida pelo SBT, no programa Bom Dia & Cia, onde foi responsável por marcar uma geração que cresceu assistindo as aventuras de Virgil Howkins.

Os personagens do desenho foram fortemente inspirados na HQ “Static”, criada em 1993 por Dwayne McDuffie, John Paul Leon e Denys Cowan, e publicada pela editora Milestone Comics.

Muitos episódios da série adaptam elementos dos quadrinhos de outras séries do selo, como é o caso de Blood Syndicate, de onde veio a inspiração para diversos dos “Bang Babies”.

Static Shock
Imagem: Static Shock/ Milestone Comics

Outro exemplo é o vilão Edwin Alva que foi baseado em um personagem da série Hardware e o Centro Comunitário Freeman que tem seu nome inspirado em um dos personagens principais do título Icon.

A Milestone Comics foi fundada em 1993 por uma junção entre roteiristas e desenhistas afro-americanos. Os criadores da marca acreditavam que as minorias eram excluídas das HQ’s americanas e achavam que o selo poderia fazer a diferença sobre essa questão.

A Milestone parou com as publicações em 1997, mas foi salva por causa da série animada Static Shock, que teve quatro temporadas e em 2001 levaria à minissérie em quadrinhos Static Shock: Renascimento do Herói.

Em 2016 os personagens e o universo da Milestone se tornaram propriedade definitiva da DC Comics.

Uma curiosidade é que originalmente o Static Shock seria desenvolvido para a Marvel Comics. Grande parte da inspiração para o universo do personagem veio do Homem Aranha e inicialmente ele seria uma versão contemporânea do nosso querido “Teioso”.

O ex-roteirista de Novos Titãs, o escritor Geoff Johns, sempre manifestou interesse em ter o Super Choque como parte da equipe:

“Eu realmente queria Super Choque na equipe, mas nunca conseguia. Cada vez que eu peço, DC diz que “ainda não” e no final eu nunca consigo usá-lo”.

Por fim os impasses da DC Comics foram resolvidos e o Super Choque pode fazer sua participação em Novos Titans, posteriormente continuando na Milestone em uma nova terra.

Durante o evento DC FanDome, uma nova série de quadrinhos digital do herói foi anunciada com data de chegada marcada para fevereiro de 2021.

Identidade secreta

Virgil Hawkins é um estudante afro-americano que mora na cidade de Dakota no estado do Nebraska. Ele estuda no Colégio Dakota Union, e se destaca como um jovem esperto, inteligente e muito bem-humorado.

Um fato interessante é que por ter sido criado na Milestone Comics, o universo do Super Choque era originalmente parte do chamado “Dakotaverso”, uma das várias realidades do multiverso.

Esse nome se deu, por conta de a maior parte das histórias da editora se passarem em Dakota City.

super choque e liga da justiça
Imagem: Super Choque e Liga da Justiça/ Warner Bros

Virgil foi exposto acidentalmente a um gás mutagênico e ganhou poderes eletrostáticos que usou para tornar-se um herói chamado Super Choque ou Static Shock.

Todas as pessoas que estavam no acidente e foram afetadas pelo gás desconhecido, tiveram algum tipo de mutação e são chamados de “transformados” ou “meta-humanos”.

O melhor amigo de Virgil é Richie Osgood Foley que também foi afetado pela exposição às roupas suas impregnadas e seus poderes de intelecto superdesenvolvido se manifestaram no decorrer da segunda fase da série.

Virgil odeia armas de fogo, uma vez que sua mãe, Jean Hawkins, foi atingida no peito por uma bala perdida durante um tiroteio entre gangues, vindo a falecer enquanto ele ainda era uma criança. Robert Hawkins é o pai de Virgil e diretor do Centro Comunitário Homem Livre.

As histórias do Super Choque retratam as dificuldades que o personagem tem para conciliar sua vida pessoal com as aventuras diárias. Além disso ele precisa lidar com as pessoas de má índole que também ganharam poderes graças ao “Big Bang” (apelidadas por ele de “Bebês Bang”).

Os Poderes do Super Choque

Por causa da manipulação da eletricidade o personagem possui uma vasta lista de habilidades, como, eletromagnetismo, criação de campos magnéticos, manipulação de equipamentos elétricos, levitação de objetos, capacidade de escutar ondas de rádio e resistência mental.

Além disso o herói fica acima da média quando se diz respeito a nível de poder, pois é capaz de gerar eletricidade espontaneamente, projetar raios e descargas elétricas, magnetizar superfícies e ainda transformar seu corpo em energia pura.

Como se tudo isso não bastasse, o Super Choque ainda possui um fator de cura bem acelerado, e no quesito inteligência ele não fica para traz, sendo um ótimo analista tático e dono de um Q.I. bastante elevado.

Super Choque
Imagem: Super Choque/ DC Comics

Virgil também possui um disco de metal retorcido, que aliado aos seus poderes, permite que ele possa voar como se estivesse surfando. Assim como o Homem Aranha balançando em sua teia pelos prédios de Nova Yorque, esta peculiaridade sobre o Super Choque o torna visualmente incrível.

As fraquezas do herói

O Super Choque não pode usar seus poderes em materiais isolantes por terem grande resistência a eletricidade, como madeira plástico e borracha.

Não se sabe muito bem o porquê, mas Virgil é vulnerável a outras pessoas que foram afetadas pelo Big Bang e possuem os mesmos poderes que ele.

Além disso, nosso herói não pode ser atingido diretamente por água ou mesmo ficar submerso, pois entra em curto e seus poderes ficam inativos até que possa encontrar uma fonte de energia para se recarregar.

Galeria de vilões do Super Choque

Realmente não se pode negar que o Super Choque é um excelente personagem, seja por seus incríveis poderes ou mesmo pelo contexto social e racial em que está inserido. Além disso o herói tem um ótimo elenco de apoio e uma galeria de vilões de dar inveja. Confira!

Edwin Alva

Talvez um dos maiores vilões e com maior potencial, seja Edwin Alva. O proprietário e chefe das Indústrias Alva, apesar de seu brilhantismo como inventor e empresário também é um sujeito corrupto e sem escrúpulos.

Edwin Alva
Imagem: Edwin Alva/ Super Choque

Ele foi o responsável pela criação do “Quantum Vapor” ou “Gás do Big Bang”, que após um acidente, transformou muitos adolescentes que estavam presentes nas docas de Dakota City, em ” Bang Babies “.

Apesar de nunca admitir a responsabilidade pelo gás ou tentar consertar seus erros, Alva guardou rancor contra Super Choque depois que ele tentou expor seus planos maléficos. Apesar de seus melhores esforços, nunca capturou ou descobriu a identidade secreta do herói.

Além dos Bang Babies, ele também criou inimigos em sua vida pessoal. O vilão nunca deu atenção ao seu filho, Edwin Alva Jr., que descobriu uma forma de manipular o Quantum Vapor e utiliza-o para se tornar Onifário.

Ivan Evans- Ebon

Ivan Evans é o líder da Meta-Raça e vem juntando transformados para atingir seu objetivo de destruir o Super Choque, se tornando soberano na cidade, mas de fato nunca teve êxito nisso.

Antes mesmo do Big Bang, ele já era um delinquente juvenil de uma das gangues de Dakota. Ao ser afetado pelo Quantum Vapor, Evans basicamente se tornou uma sombra viva.

O vilão é capaz de se achatar contra qualquer superfície e se mover silenciosa e rapidamente para onde quiser. Ele pode deslizar pelas paredes, passar por baixo de portas, criar portais para um local de sua escolha e viajar de uma sombra para outra

Depois de quase ter suas habilidades “curadas” pelo gás antídoto, ele rouba outro gás modificado para se recuperar, mas acaba se fundindo a Francis e criando uma nova forma monstruosa.

Francis Stone- Raio de Fogo

Francis Stone mais conhecido como Raio de Fogo é um colega de escola de Virgil que vivia a persegui-lo, mesmo depois de receber seu poder de fogo. Ele se tornou um vilão recorrente nas histórias do herói e até mesmo chegou a fazer parte da Meta-Raça.

Após sua exposição ao Quantum Vapor, Francis Stone se tornou um pirocinético, ganhando a habilidade de criar e projetar fogo de seu corpo. Ele também podia absorver uma quantidade aparentemente infinita de fogo em seu corpo.

Projetando um fluxo flamejante, o vilão pode dar maior impulso em seus saltos, além de voar por pequenas distâncias.

Embora Francis seja um criminoso, ele não deseja poder ou riqueza na maioria das vezes, ele apenas fazia o que sua personalidade forte desejava, algo que o tornava bastante perigoso.

Onyx e Puff

Onyx e Puff são uma dupla de caçadores de recompensa também recorrentes nas aventuras do Super Choque. Puff pode transformar seu corpo em gás e expelir uma substancia tóxica através de sua saliva a ponto de deteriorar qualquer objeto e Onyx é um gigante extremamente forte e invulnerável.

Onyx e Puff
Imagem: Onyx e Puff/ Super Choque

Em um dos episódios eles chegam a formar um grupo para confrontar Gear e Static, até que a Liga da Justiça aparece e ajuda os jovens heróis a deter a dupla de vilões.

Realmente não se pode negar que o Super Choque é um excelente personagem, seja por seus incríveis poderes ou mesmo pelo contexto social e racial em que está inserido. Além disso o herói tem um ótimo elenco de apoio e uma galeria de vilões de dar inveja.

Teresa- Talon

Além de ganhar asas para voar, Tereza possui garras extremamente afiadas capazes de cortar e arranhar seu oponente. Fora isso, ela também pode produzir um chiado de níveis ensurdecedores.

Talon é um dos poucos “Bang Babies” que se ressentia por sua aparência e habilidades, uma fraqueza que Ebon manipulou para garantir sua participação na Meta-Raça. Por esse motivo, ela se tonou uma oponente regular do Super Choque.

Ela era parte da Meta-Raça, até receber o gás antidoto do Dr. Todd, fazendo a desistir de seus poderes, mas Ebon era contra e a sequestra, mas é salva por Gear e Super Choque.

Kangor

Kangor é um inimigo recorrente do Super Choque na série animada, sendo que o Big Bang fez com que ele ganhasse pés enormes, nos quais o vilão pode colocar uma pressão tremenda, e até causar tremores de terra.

Ele é capaz de fazer buracos no chão ou pousar com segurança, depois de pular de um arranha-céu. O rival de Virgil também é capaz de esmagar um carro com facilidade, ou mesmo chuta-lo na direção de seu oponente.

Maria Molina- Aquamaria

Depois de receber seu poder aquático, Aquamaria passou a causar muitos estragos na cidade, para ser aprovada pela Meta-Raça.

Super Choque, precisava manter todo o cuidado quando luta com ela, pois a água pode causar um curto no herói.

Super Choque
Imagem: Aquamaria/ Super Choque

O corpo da garota se tornou água, e ela pode fluir através de rachaduras, ao redor de oponentes e gerar quantidades menores de água extra para explodir os inimigos.

Além disso, ela é capaz de controlar ou absorver a água existente para ganhar massa ou criar enchentes e ondas repentinas.

Allie Langford- Garras/Nails

Allie Langford tem seu corpo totalmente revestido por aço maciço, sendo que o nome “Nails” vem de suas garras feitas do mesmo aço, que podem rasgar e cortar qualquer coisa, além de ser disparadas como projéteis mortais, crescendo instantaneamente.

Allie na verdade é uma ótima garota, e estava apenas procurando ajuda para se tratar e poder voltar ao seu normal, com sua vida de volta.

A garota acabou caindo em uma armadilha de Harlequina e Hera Venenosa, para cometer crimes por elas. Contudo, no fim das contas, Allie ajuda o Batman e Super Choque a capturá-las.

Graças à um tratamento financiado pelas Indústrias Wayne, a menina consegue dominar suas habilidades, sendo capaz de voltar a ter uma aparência normal.

Tamara Lawrence- Monster

Tamara Lawrence pode se transformar em um monstro enorme, feio e muito forte, contudo, seus olhos e ouvidos são extremamente sensíveis a luzes e sons intensos.

Tamara já foi namorada do ex-presidiário Marcus Reed, e o culpa pelo fato de ela estar nas docas no momento do Big Bang. Dessa forma ela passa a atacar todas as pessoas ligadas a ele, para tentar incriminá-lo.

Os aliados do Super Choque

Richard Osgood Foley- Gear

Richie Foley é o melhor amigo de Virgil, sendo que no momento em que ele foi afetado pelo gás do Big Bang, Richie teve contato com suas roupas impregnadas. Seus poderes se manifestaram no decorrer da segunda fase da série animada.

Super Choque
Imagem: Gear/ Super Choque

Após sua transformação, Richie manifestou uma inteligência super aumentada, especialmente no que diz respeito ao design técnico, e habilidades de cálculo. Como Gear, ele empregou uma variedade de dispositivos e armas de alta tecnologia para a equipe.

O garoto é o mais calmo do grupo, e também é um grande analista, graças a sua sofisticada mochila e suas invenções tecnológicas, ele ajuda o Super Choque a combater os transformados de Dakota.

Adam Evans- Homem Elástico

Adam Evans apareceu pela primeira vez quando perseguia um executivo de gravadora que roubou sua música. Em tal conflito ele se encontrou com Super Choque, que pegou o ladrão, e também ajudou a prender Evans.

Depois de sair da cadeia, ele se apaixona por Sharon, a irmã de Virgil, mas acaba sendo descoberto pelo Super Choque. Sharon convence Adam a se entregar para se tornar uma nova pessoa, sem cometer crimes.

O Homem Elástico se redime de seus crimes, e ajuda Super Choque na luta contra o crime, mas ainda precisa lidar com seu irmão Ivan, que tenta incriminá-lo novamente,

Mesmo assim Adam decide ficar do lado do bem e investir em seu relacionamento com Sharon. Ele também volta a se dedicar à musica, ao mesmo tempo que ajuda os heróis de Dakota.

Shanice Vale- She Bang

Shenice foi geneticamente modificada em um laboratório para ter força e agilidade aprimoradas, sendo capaz de pular prédios e saltar de telhado em telhado.

Os dois cientistas brilhantes que a criaram, foram os Drs. Jonathan e Dolores Vale, que também se apaixonaram por ela e a raptaram do laboratório. Eles fugiram e se disfarçaram para não serem encontrados.

Embora Dolores não fosse a verdadeira mãe de Shenice, ela e o marido ainda a consideravam como sua filha legítima.

She-Bang
Imagem: She-Bang/ Super Choque

Ao longo de sua vida, Shenice sempre foi perseguida por agentes do laboratório Crewcut, que queriam recapturá-la para continuarem com seus experimentos.

Em termos de personalidade, Shenice não é muito modesta ou humilde, e suas atitudes como She-Bang, irritavam o Super Choque, a ponto de causar tensão entre os dois.

Nina Crocker- Time Zone

Nina Crocker tem o poder de voltar no tempo, e consequentemente, é um dos meta-humanos mais poderosos do planeta. Depois da tentativa de Ebon, em usar seus poderes para o mal, ela decide que suas habilidades são perigosas demais.

Assim ela volta no tempo e impede que sua versão mais nova passe perto do local onde o Big-Bang aconteceu. Agora Time-Zone não existe mais e Nina Crocker é apenas mais uma garota normal no colégio.

Morris Grant- Soul Power

Morris Grant é um super-herói das antigas, que possui poderes similares aos do Super Choque. Ele se aposentou e vivia em um lar de idosos, até receber a notícia que o Dr. Ameaça estava na ativa novamente.

Ele tinha um ajudante conhecido como Sparky, que na verdade era um meteorologista chamado Phillip Rollins. Super Choque odiava o fato de ser confundido com este antigo parceiro de Soul Power.

Sparky também volta à ativa através de um traje que tinha criado no passado e os três formam uma equipe para lidar com o Dr. Ameaça, que por fim é preso.

Anansi- A Aranha

Anansi é um super-herói africano, portador da Aranha Dourada de Kwaku Anansi, que é transmitida por várias gerações, onde cada um de seus guardiões é encarregado de proteger os tesouros do povo Ashanti.

Ele era amigo do Dr. Anokye, e os dois trabalharam juntos para preservar as relíquias do povo ancestral. O Super Choque ajudou Anansi a derrotar seu inimigo Osebo em duas ocasiões, uma quando esteve em Gana, e outra em Dakota.

Através da aranha dourada de Kwaku Anansi, o herói pode alterar as percepções dos inimigos, criando imagens e sons falsos, que são capazes de enganar os cinco sentidos.

Super Choque
Imagem: Anansi- A Aranha/ Super Choque

E aí nerd, o que achou da nossa análise sobre esse incrível personagem, o Super Choque. Deixe sua opinião nos comentários, para nossa equipe continuar melhorando cada vez mais!!

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários