John Williams é um gênio. Esse é um fato inquestionável. Ele é, não apenas um dos maiores compositores da história do cinema, mas seguramente, o maior compositor para cinema, ainda vivo. Mais do que isso, a obra de Williams é extremamente popular. Você com toda a certeza já escutou algum de seus temas musicais. Aliás, quase todo mundo no planeta Terra provavelmente já escutou algo composto por ele.

Isso porque, John Williams foi responsável pela trilha sonora de alguns dos mais famosos, importantes e bem-sucedidos filmes da história da sétima arte. Aos 92 anos de idade, Williams é praticamente uma lenda vida. Suas conquistas são tantas, que são até difíceis de se listar. Mas só para se ter uma ideia, Williams tem 54 indicações ao Oscar, 27 ao Globo de Ouro, 16 ao BAFTA e 73 ao Grammy.

O compositor é a pessoa viva com mais indicações ao Oscar e, em números gerais, fica atrás apenas de Walt Disney, que recebeu 59 indicações ao Prêmio da Academia. Ele é também a única pessoa a ser indicado ao Oscar por sete décadas seguidas e, aos 91 anos de idade, também se tornou, em janeiro desse ano, a pessoa mais velha a já receber uma indicação ao Oscar. Williams já venceu o Oscar cinco vezes. Isso tudo, sem falar em outros tipos de reconhecimento, que não listaremos aqui, justamente por falta de espaço.

John Williams: Da música clássica ao cinema

Nascido em 1932, em Nova York, nos Estados Unidos, John Williams estudou musica clássica na prestigiada Escola Juilliard e queria ser pianista clássico. Contudo, ao perceber que não era tão bom quanto outros pianistas de sua geração, resolveu se dedicar a composição musical. Assim que se formou, ele já partiu para Los Angeles para trabalhar com música para cinema e televisão. Em 1958, ele compôs sua primeira trilha sonora para um longa-metragem, para o filme de baixo orçamento Daddy-O. Cerca de 10 anos depois, em 1968, ele já receberia sua primeira indicação ao Oscar, por seu trabalho no clássico cult O Vale das Bonecas (1967).

Daí em diante, sua carreira entraria em constante ascensão. Ele receberia mais duas indicações ao Oscar, por seus trabalhos em Os Rebeldes (1969) e Adeus, Mr. Chips (1969), até que em 1972, ele venceria seu primeiro Oscar pela adaptação para o cinema da trilha sonora do musical. Um Violinista no Telhado (1971). Depois disso, viriam indicações ao Oscar quase todos os anos e mais quatro vitórias, três na categoria de Melhor Trilha Sonora Original e uma na categoria de Melhor Canção Original.

Só para se ter uma ideia do tamanho de John Williams, desde que ele recebeu sua primeira indicação ao Oscar em 1968, o maior período que ele ficou sem receber ao menos uma indicação ao Oscar foi de seis anos, entre 2006 e 2012. Durante todo esse período de quase 70 anos, Williams recebeu indicações anualmente ou ano sim, ano não. Um mérito enorme, ainda mais se considerarmos que ele continua a trabalhar ainda hoje com mais de 90 anos de idade.

John Williams e Steven Spielberg: Uma parceria de sucesso

A partir de 1974, com o drama Louca Escapada, Williams estabeleceria uma frutífera parceria com o diretor Steven Spielberg. Ele comporia a trilha sonora de Tubarão (1975), que elevaria tanto sua carreira quando a Spielberg a outro nível e ajudaria a refundar o cinema norte-americano. Dai em diante, Williams comporia a trilha sonora de quase todos os filmes do diretor. A medida que Spielberg se tornava um dos maiores e mais influentes diretores da história do cinema mundial, Williams também ia, cada vez mais, deixando seu nome fortemente gravado na história da sétima arte.

John Williams. Foto: Jamie Trueblood.
John Williams. Foto: Jamie Trueblood.

Devido ao enorme sucesso dessa parceria e também ao fato de que quase todos os filmes dirigidos por Spielberg nos anos 1970, 1980 e 1990 foram enormes sucessos de bilheteria e também se tornaram clássicos absolutos do cinema, muitas das trilhas sonoras que aparecerão nessa lista foram compostas para filmes desse renomado diretor. Contudo, também constam da lista trabalhos brilhantes de John Williams feitos para filmes de outros diretores.

Devido a tudo isso que dissemos, escolher apenas 10 trabalhos desse brilhante compositor para listar aqui foi uma tarefa extremamente difícil, mas também imensamente prazerosa. Então sem mais delongas, vamos a lista. Ah, lembrando que os filmes estão em ordem cronológica, baseado em seu ano de lançamento.

Tubarão (1975)

O primeiro grande trunfo da parceria entre John Williams e Steven Spielberg: Apesar de o compositor já ter sido responsável por compor a trilha sonora do drama Louca Escapada, que foi o primeiro longa-metragem para cinema da carreira de Spielberg, foi em Tubarão (1975) que ficou claro que a parceria desses dois gigantes da sétima arte geraria frutos maravilhosos. Lançado em 1975, o filme revolucionou completamente o cinema e foi um enorme sucesso de crítica e público.

Produzido a um custo de 9 milhões de dólares, Tubarão arrecadou só nos Estados Unidos na época de seu lançamento, a bagatela de 133 milhões de dólares. Se tornando com folga, não apenas o filme mais visto de 1975, mas também o filme mais visto da história da cinema. Recorde esse, que só seria quebrado dois anos depois, com o lançamento de Guerra nas Estrelas. E não apenas isso, nos mercados internacionais o filme arrecadou ainda mais. Calcula-se que até hoje a obra tenha arrecadado mais de 470 milhões de dólares, o que faz dela a sétima maior bilheteria da história da sétima arte, se ajustada a inflação.

O filme, obviamente, foi indicado a muitos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme. Entre os aspectos mais elogiados dessa obra-prima está justamente sua trilha sonora que, inclusive, ganhou o Oscar daquele ano. O tema musical principal da trilha, utilizado toda vez que o tubarão está próximo ou existe perigo de ataque, acabou se tornando até mais famoso que o próprio filme, virando sinônimo de perigo e ameaça próxima.

Williams compôs o tema justamente para que ele fosse “ameaçador” e lembrasse o ataque de um tubarão real “instintivo, implacável, imparável”. O tema funcionou tão bem que acabou substituindo o próprio tubarão no filme. Isso porque, os tubarões mecânicos utilizados no filme davam tanto problema que estavam atrapalhando as filmagens. Assim Spielberg decidiu diminuir seu uso e só mostrar o tubarão quando realmente fosse necessário.

Dessa forma, em diversas cenas de ataques do animal, apenas partes do tubarão ou apenas a reação da vítima do ataque é mostrada, com a trilha de John Williams se encarregando de “fazer o resto” e criar a ilusão de que o tubarão realmente esteve ali. Por tudo isso, o próprio Steven Spielberg admitiu que sem a trilha sonora de John Williams, Tubarão só teria feito metade do sucesso que fez.

Star Wars (1977)

Dois anos após compor a genial trilha sonora de Tubarão, John Williams iria criar outra trilha sonora que entraria para a história. Dessa vez, sob a direção de George Lucas que, coincidentemente, é um dos amigos mais próximos de Steven Spielberg. Desnecessário dizer que mais uma vez, o resultado foi um sucesso total e completo. Produzido a um custo de 11 milhões de dólares e inicialmente desacreditado por quase todo mundo, Stars Wars arrecadaria 530 milhões de dólares no mundo todo.

A produção se tornou o primeiro filme da história a ultrapassar a marca de 500 milhões em bilheterias, se tornando não apenas a maior bilheteria de 1977, mas também a maior bilheteria da história do cinema, ultrapassando justamente Tubarão. Ajustados os índices de inflação, Star Wars é ainda hoje a quarta maior bilheteria da história do cinema mundial. Além disso, a obra deu início ao que é, provavelmente, a mais bem-sucedida franquia da história da sétima arte.

O filme também foi muito elogiado pela crítica especializada na época de seu lançamento, sendo indicado a quatro Globos de Ouro, seis BAFTAs e 11 Oscars, incluindo, uma indicação a Melhor Filme. A produção iria vencer seis Oscars, sendo premiado em quase todas as categorias técnicas daquele ano. Uma das vitórias de Star Wars foi justamente na categoria de Melhor Trilha Sonora Original, dando a John Williams o segundo Oscar de sua carreira.

O mais interessante é que George Lucas nem sequer queria utilizar uma trilha sonora original no filme. O diretor achava que era melhor utilizar músicas já existentes na obra, já que como a trama de Star Wars se passava em outros planetas, isso ajudaria o público a se sentir mais próximo do filme. Contudo, o próprio Williams o convenceu do contrário. O resultado foi, como já dissemos, espetacular.

Assim como no caso de Tubarão, Williams criou uma trilha que se tornou famosa para além do próprio filme. A famosa “Marcha Imperial”, tocada sempre que o vilão Darth Vader aparece em cena, é imediatamente reconhecida por quase todo mundo e se tornou sinônimo de maldade, dureza e autoridade. Quando você a escuta, já sabe que alguém que não deve ser desafiado (ou mesmo questionado) entrará em cena. Sem dúvida alguma, um dos melhores trabalhos da carreira do gênio chamado John Williams. Ah, Williams comporia também as trilhas de todos os filmes da franquia Star Wars.

A “Marcha Imperial” que acompanha Darth Vader em todas as suas cenas.

Encontros Imediatos de Terceiro Grau (1977)

No mesmo ano em que compôs a trilha sonora de Star Wars, John Williams também comporia outra de suas trilhas mais famosas, a de Encontros Imediatos de Terceiro Grau. Dois anos após trabalharem juntos em Tubarão, Williams e Steven Spielberg se encontraram novamente e o resultado foi, como esperado, maravilhoso. Para o filme que conta a história de um trabalhador cuja vida é mudada após um encontro com seres alienígenas, Williams compôs uma trilha sonora que até hoje é lembrada com carinho por muita gente.

Sucesso absoluto de público e crítica na época de seu lançamento, Encontros Imediatos de Terceiro Grau arrecadou mais de 300 milhões em bilheterias, tendo custado menos de 20 milhões de dólares para ser produzido, e ainda foi indicado a diversas premiações, incluindo nove Oscars. Com o tempo, o filme se tornou um dos mais conhecidos da filmografia de Steven Spielberg e, atualmente, é considerado um dos maiores clássicos da história do cinema norte-americano.

Por seu trabalho no filme, John Williams recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. Dessa forma, entre os cinco trabalhos indicados ao Oscar nessa categoria naquele ano, dois eram de Williams, que também foi indicado por seu trabalho em Star Wars. Por fim, como dito acima, os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade que organiza o Oscar, preferiram premiá-lo por seu trabalho em Star Wars.

Mesmo assim, a trilha sonora de Encontros Imediatos de Terceiro Grau ainda hoje é um de seus trabalhos mais elogiados. Quem mais seria genial o suficiente para, em um mesmo ano, compor duas trilhas sonoras brilhantes como as desses dois filmes? Só mesmo um dos maiores compositores de toda a história da sétima arte.

Superman (1978)

Acima dissemos que 1977 foi um ano muito bom para John Williams. No entanto, 1978 não ficou atrás. Foi nesse ano que ele compôs outra de suas trilhas sonoras mais conhecidas, a de Superman. Primeira grande produção a ser adaptado de um quadrinho se super-herói, o filme trouxe para as telonas, pela primeira vez, o homem de aço que era, naquela época, o super-herói mais popular junto ao público.

Dirigido por Richard Donner e contando com um elenco estelar, liderado por Christopher Reeve e Gene Hackman, Superman custou 55 milhões de dólares para ser produzido, o que fez dele o filme mais caro já produzido até então. A produção, no entanto, foi um enorme sucesso de público e crítica, arrecadando 300 milhões de dólares em bilheterias e se tornando o filme mais visto do ano em 1978. Sucesso também de crítica, a obra foi indicada a diversas premiações, incluindo, quatro indicações ao Oscar.

Entre os elementos mais elogiados do filme estava, justamente, a trilha sonora composta por John Williams que, aliás, novamente foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora Original. O mais interessante é que Williams nem sequer deveria trabalhar em Superman, já que Jerry Goldsmith já estava contratado para o projeto e era o favorito de Richard Donner para o trabalho, já que havia composto a genial trilha sonora do terror A Profecia (1976), filme anterior do diretor.

Contudo, Goldsmith estava tão ocupado que teve que desistir do projeto e John Williams foi contratado. É claro que o compositor faria outro trabalho brilhante. Entre seus principais feitos está a composição do tema de Superman, que tocava toda vez que o super-herói aparecia em cena. Essa canção se tornou o tema de super-herói mais famoso da história e é reconhecido quase que imediatamente por quase todo mundo.

Prova de seu sucesso é que quando o tema foi lançado como single em 1978, ele foi a 81ª canção mais escutada dos Estados Unidos naquele ano. Além disso, o sucesso foi tão grande que se tornou o “tema oficial” do Superman, sendo usado em quase qualquer filme ou produção televisiva em que o super-herói esteja presente. Um feito e tanto para uma canção que já tem quase 50 anos de idade.

Franquia Indiana Jones (1981-2023)

Em 1981, Steven Spielberg lançou seu quinto longa-metragem para cinema e adivinha quem ele chamou para compor a trilha sonora? John Williams, é claro. A trama, que havia sido originalmente concebida por George Lucas, contava a história de arqueólogo em busca de um poderoso artefato, a Arca da Aliança. O filme que envolvia ação, comédia, história antiga e arqueologia foi, obviamente, um estrondoso sucesso de público e crítica.

Produzido a um custo de 20 milhões de dólares, Os Caçadores da Arca Perdida arrecadaria quase 400 milhões em bilheterias, se tornando o filme mais assistido de 1981. O filme também apresentaria ao mundo um dos personagens mais famosos da história do cinema, o arqueólogo e professor Indiana Jones. Sucesso também de crítica, a produção foi indicada a nove Oscars, incluindo, Melhor Filme, Direção e, é claro, Trilha Sonora Original.

Aliás, a trilha sonora de Os Caçadores da Arca Perdida foi um dos aspectos mais elogiados do filme. O tema de Indiana Jones, chamado de “The Raiders March” e tocado toda vez que o herói está em ação, se tornou provavelmente o tema musical de um filme de aventura mais famoso de toda a história da sétima arte, sendo amplamente conhecido e reconhecido pelo público. Com a maioria das pessoas reconhecendo imediatamente a canção ao escutar seus primeiros trechos. Por isso, não é exagero dizer que a trilha do filme foi um dos grandes responsáveis pelo seu grande sucesso com o público.

Com o enorme sucesso de Os Caçadores da Arca Perdida, Spielberg dirigiria, ainda nos anos 1980, mais dois filmes estrelados por Indiana Jones, Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984) e Indiana Jones e a Última Cruzada (1989). Ambas as produções seriam sucessos comerciais e teriam suas trilhas sonoras compostas por John Williams. Sem surpresas, o compositor também receberia uma indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por seu trabalho nesses dois filmes. Ele também comporia as trilhas sonoras de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008) e Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023), lançados muitos anos depois da trilogia original.

“Raiders March”, tema principal que aparece em todos os filmes da franquia Indiana Jones.

E.T. O Extraterrestre (1982)

Apenas um ano após dirigir Os Caçadores da Arca Perdida, Steven Spielberg dirigiria mais uma obra-prima e chamaria John Williams para escrever sua trilha sonora. Como sempre, o resultado foi magnifico. Nesse ponto de sua carreira, Spielberg já era uma dos maiores diretores de Hollywood, mas precisaria de um orçamento de “apenas” 10 milhões de dólares para dirigir aquele que seria um dos maiores sucessos de sua carreira.

Lançado em 1982, E.T. O Extraterrestre, arrecadou cerca de 619 milhões de dólares em bilheterias só na época de seu lançamento, ficando 16 semanas em primeiro lugar nas bilheterias dos Estados Unidos, um recorde que até hoje não foi batido. Com isso, o filme não apenas se tornou o mais visto de 1982, mas também ultrapassou Star Wars para se tornar a maior bilheteria da história do cinema mundial.

O filme também foi universalmente elogiado pela crítica especializada, recebendo nove indicações ao Oscar daquele ano, inclusive nas categorias de Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado e, claro, Trilha Sonora Original. Novamente, um dos aspectos mais elogiados do filme e um dos grandes responsáveis por seu estrondoso sucesso comercial foi a trilha sonora. Por seu trabalho em E.T, John Williams venceu o quarto Oscar de sua carreira. Destaque de sua trilha sonora, o tema principal do filme até hoje ainda é lembrado e faz muita gente chorar, principalmente na cena em que as bicicletas das crianças voam em frente a uma lua cheia.

Essa cena, aliás, é tão famosa que se tornaria a logomarca da Amblin Entertainment, produtora que o próprio Steven Spielberg fundou em 1980 em parceria com Kathleen Kennedy e Frank Marshall. A trilha sonora de E.T. O Extraterrestre é provavelmente uma das mais emocionais da carreira de Williams, justamente devido as exigências da trama do filme que mexe muito com as emoções dos espectadores. É possível que independentemente da sua idade, você já tenha assistido a esse filme e, seguramente, a música de John Williams também te emocionou.

A famosa cena da bicicleta em que aparece com destaque o tema musical principal de E.T.

Esqueceram de Mim (1990)

Mas não é só de Steven Spielberg que vive John Williams. Em 1990, ele compôs outra trilha sonora que ajudaria a criar outro enorme sucesso de crítica e público, é claro que estamos falando de Esqueceram de Mim. Dirigido por Chris Columbus, ele próprio um “discípulo” de Spielberg, e baseado em um roteiro escrito pelo lendário roteirista John Hughes, Esqueceram de Mim custou 18 milhões para ser produzido e arrecadou mais de 476 milhões em bilheterias, se tornando a segunda maior bilheteria daquele ano, ficando só atrás da bilheteria do fenomenal Ghost – Do Outro Lado da Vida.

O sucesso do filme transformou seu protagonista, o garoto Macaulay Culkin, na época com apenas 10 anos de idade, em um estrela mundial. O filme também foi bem recebido pela crítica, recebendo duas indicações ao Oscar e duas ao Globo de Ouro. Atualmente, o filme é considerado um clássico e um dos melhores filmes natalinos já produzidos na história. O mais interessante é que aqui, assim como em Superman, John Williams só foi chamado para trabalhar no filme, depois que outro compositor desistiu do projeto.

Era Bruce Broughton quem iria compor a trilha sonora de Esqueceram de Mim, mas ele estava tão ocupado que teve que desistir de última hora. Chris Columbus então contactou Steven Spielberg, que o ajudou a contratar Williams para compor a trilha do filme. É claro que a escolha foi muito acertada. Williams compôs uma trilha que, como quase sempre em sua carreira, ajudou a valorizar ainda mais o filme e, assim, atrair a atenção do público.

Prova disso, é que devido a seu trabalho em Esqueceram de Mim, Williams recebeu duas indicações ao Oscar, uma de Melhor Trilha Sonora Original e outra de Melhor Canção Original, por “Somewhere in My Memory”, tema principal de Esqueceram de Mim e que toca constantemente durante todo o filme. Essa música, se tornou um tema natalino notório para além do filme e que, até os dias atuais, desperta sentimentos de ternura e saudosismo em muita gente.

Com Esqueceram de Mim, John Williams provou mais uma vez, não apenas seu enorme talento, mas também sua incrível versatilidade. Um compositor capaz de escrever trilhas sonoras para todo tipo de filme, desde thrillers, passando por aventuras e ficções científicas, até comédias e filmes familiares.

“Somewhere in My Memory”, tema principal de Esqueceram de Mim.

Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993)

Em 1993, John Williams conseguiu se superar, compondo duas trilhas sonoras emblemáticas e que estão entre as melhores já compostas na história. E o mais incrível de tudo é que as composições foram para filmes totalmente diferentes, mas ambos dirigidos pelo mesmo diretor, Steven Spielberg. O primeiro desses filmes foi Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros, lançado no início de junho de 1993.

Mistura de ficção científica com ação e aventura, o filme foi um enorme sucesso comercial. Produzido a um custo de 63 milhões de dólares, Jurassic Park arrecadou mais de 914 milhões nas bilheterias do mundo todo, se tornando o filme mais visto de 1993 e também a maior bilheteria de toda a história do cinema mundial, quebrando um recorde que era de E.T. O Extraterrestre (outro filme de Spielberg) e que só seria quebrado por Titanic, em 1997.

A produção também foi muito bem recebida pela crítica especializada e atualmente é considerada um clássico do cinema. Se fôssemos falar de todos os aspectos de Jurassic Park, provavelmente precisaríamos de um texto inteiro só para isso. Por isso, vamos nos concentrar na trilha sonora, escrita por John Williams, que é o tema dessa nossa lista. O genial compositor novamente conseguiu compor uma trilha que ficaria para sempre na memória dos espectadores e ajudaria a melhorar o filme em todos os aspectos.

O tema principal composto por Williams para o filme é até hoje utilizado em outras produções da franquia Jurassic Park e ficou tão famoso que é copiado por diversos outros compositores. Surpreendentemente, Williams não recebeu uma indicação ao Oscar por esse trilha sonora que é uma das melhores e mais conhecidas de sua carreira.

“Welcome To Jurassic Park” tema principal de Jurassic Park.

A Lista de Schindler (1993)

O outro filme que Steven Spielberg dirigiu em 1993 e que também conta com uma trilha sonora composta por John Williams é o pesadíssimo drama histórico, A Lista de Schindler, que conta a história real de Oskar Schindler e sua luta para salvar judeus durante o período do Holocausto na Alemanha Nazista. O filme também foi um sucesso de bilheteria. Produzido a um custo de 22 milhões de dólares, a obra arrecadou 322 milhões de dólares nas bilheterias e foi o quarto filme mais visto de 1993.

Mas, mais que isso, A Lista de Schindler foi a produção mais elogiada daquele ano e mudou para sempre a carreira de Spielberg. Isso porque, esse era um filme totalmente diferente do resto de sua filmografia até então. Pela primeira vez, ele produzia um “filme sério” e como resultado, o diretor venceu seu primeiro Oscar de Melhor Direção. Além disso, A Lista de Schindler ganharia ainda o Oscar de Melhor Filme e levaria outras cinco estatuetas para casa.

Se com Jurassic Park, John Williams nem sequer foi indicado ao Oscar, com a A Lista de Schindler, ele venceria o quinto e, até agora, último Oscar de sua premiada carreira. O ano de 1993 mostra o incrível talento e versatilidade de Williams que conseguiu produzir duas trilhas sonoras geniais para filmes absolutamente diferentes. Se por um lado, em Jurassic Park, ele precisou compor temas empolgantes e que animassem o público e dessem mais fôlego as inúmeras cenas de ação da obra. Por outro lado, em A Lista de Schindler ele teve que compor uma trilha que conseguisse transmitir ao público toda a emoção e tristeza daqueles horríveis acontecimentos que ocorreram durante o Holocausto.

O mais interessante é que a princípio, Williams se recusou a compor a trilha sonora do filme. Ao ver os primeiros cortes de A Lista de Schindler, ele achou que o desafio seria grande demais para ele. Segundo consta, Williams teria dito a Spielberg que ele precisava de um compositor melhor do que ele para o filme. Ao que o diretor respondeu: “Eu sei. Mas todos os melhores que você estão mortos!”. O compositor então aceitou o desafio. A trilha sonora de A Lista de Schindler faz uso extensivo de piano e violino, sendo que o violino no tema musical principal do filme foi tocado pelo consagrado violinista israelense-americano Itzhak Perlman.

Franquia Harry Potter (2001-2004)

Por último em nossa lista, chegamos a mais uma de suas colaborações com Chris Columbus, os primeiros filmes da franquia Harry Potter. Aliás, o trabalho de John Williams na franquia se estendeu até o terceiro filme da série, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), que foi dirigido por Alfonso Cuarón. Portanto, seu trabalho vai além da participação de Columbus na franquia. De qualquer forma, por ter composto as trilhas sonoras desses três primeiros filmes, Williams estabeleceu o “padrão musical” que, de uma forma ou outra, seria seguido pelos compositores que trabalhariam nos outros filmes da série.

O grande destaque de seu trabalho no universo do bruxinho mais amado do mundo é, provavelmente, o tema musical “Hedwig’s Theme” que acabou por fazer um sucesso imenso e se tornado uma espécie de “tema musical oficial” de todo o universo Harry Potter, sendo usado não apenas nos filmes da série, mas também em outros spin-offs da franquia, como os filmes da série Animais Fantásticos, além dos videogames de Harry Potter e até mesmo em parques temáticos da Universal.

Atualmente, “Hedwig’s Theme” é facilmente reconhecido pelo público em geral, sendo amplamente considerado pela crítica especializada como um dos melhores e mais icônicos temas musicais de toda a história. Por seu trabalho nos três filmes da série, John Williams recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. Uma por seu trabalho em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) e outra por seu trabalho em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004).

“Hedwig’s Theme”, tema principal de Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001).

Bônus: “Olympic Fanfare and Theme”

Temos um bônus para você. Nesse texto, escolhemos listar apenas trabalhos emblemáticos de John Williams no cinema. Contudo, ele também compôs temas para televisão e trabalhou extensivamente com música clássica e jazz, tanto como compositor como também como maestro. Mais uma vez, demonstrando seu enorme talento e versatilidade. Entre os temas compostos por Williams fora do cinema está um que você provavelmente conhece muito bem.

Estamos falando de “Olympic Fanfare and Theme”, composto para ser usado como tema musical dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O tema musical, no entanto, ficou tão famoso que acabou se tornando quase que o tema musical oficial dos Jogos Olímpicos em si, sendo usado extensivamente em outras Olimpíadas depois de 1984, muitas vezes combinado com outro tema olímpico, “Bugler’s Dream”, de Leo Arnaud.

É possível afirmar sem muito medo de errar que qualquer um que escute “Olympic Fanfare and Theme” se lembra na hora desse tema musical e o associa imediatamente aos Jogos Olímpicos. Demonstrando mais uma vez que John Williams é um dos maiores compositores da história.

Combinação de “Bugler’s Dream”, de Leo Arnaud e “Olympic Fanfare and Theme”, de John Williams.

Conclusão

E aí, gostou da nossa lista? Como dissemos antes, é muito difícil escolher apenas 10 trabalhos de John Williams para listar aqui. Já que estamos falando de um gênio da música e um dos maiores compositores da história do cinema. Além disso, em um texto como esse, nem sequer é possível se aprofundar muito na biografia de Williams ou mesmo discorrer profundamente sobre o seu estilo musical. Contudo, esperamos que essa lista ao menos ajude a demonstrar a importância colossal que John Williams tem para o cinema.

E aí faltou alguma trilha sonora que você gosta e que não listamos aqui? Se sim, comente abaixo. E não se esqueça, se você gostou desse texto também não deixe de comentar abaixo. Seu comentário é muito importante para nós.

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