No próximo domingo, dia 12 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 95ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido como Oscar. A cerimônia, que é a mais tradicional do cinema mundial, será apresentada pela terceira vez por Jimmy Kimmel. A premiação que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) reconhece anualmente, desde 1927, os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Todos os filmes indicados ao Oscar de Melhor Figurino.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela tradicional emissora de televisão ABC. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta, já que a Rede Globo, que nos últimos anos vinha transmitindo a cerimônia, esse ano decidiu não comprar os direitos de transmissão. Dessa forma, a cerimônia só poderá ser vista na TV fechada no canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e no streaming através da HBO Max.

Durante essa semana, que precede a entrega do Oscar, nós analisaremos cada uma das categorias da premiação e com base nessa análise, tentaremos prever quem irá vencer cada uma delas. Portanto, para não perder nenhuma das previsões basta acompanhar os textos que publicaremos diariamente em nosso site e em nossas redes sociais.

Figurino

Seguindo o modelo que usamos até aqui em todos os nossos outros textos sobre quem vai ganhar o Oscar, primeiro explicaremos o papel do figurino em um filme, depois analisaremos cada um dos indicados ao Oscar nessa categoria e então daremos o nosso veredicto final sobre qual das produções sairá vencedora na cerimônia desse domingo, 12 de março.

De forma bem simplificada, o figurino é toda e qualquer peça de vestuário usado por algum ator em cena. Portanto, um figurinista é responsável por todos os figurinos utilizados em uma produção cinematográfica. Em filmes de época o figurinista normalmente tem que fazer um enorme trabalho de pesquisa e muitas vezes desenhar e fabricar figurinos do zero, por isso, o trabalho nesse tipo de filme é bastante valorizado pela Academia. Já em outros filmes, o trabalho exige bastante criatividade e engenhosidade por parte do figurinista. É sempre bom lembrar que o vestuário é parte fundamental de todo e qualquer personagem. Muitas, vezes, é possível, por exemplo, reconhecer um personagem só por uma parte de seu figurino.

Catherine Martin no set de Elvis.

Dito isso, vamos conhecer e analisar os trabalhos dos figurinistas indicados ao Oscar desse ano e no final você ficará sabendo qual dos figurinistas têm mais chances de levar a estatueta para casa no próximo domingo. Essa categoria tem uma clara favorita, a figurinista Catherine Martin e seu trabalho em Elvis. Porém, Shirley Kurata (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo) e Ruth Carter (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) podem surpreender e levar a estatueta para casa.

Mas vamos começar falando da favorita, Catherine Martin. Já falamos bastante dela em nosso texto sobre quem vai ganhar o Oscar de Melhor Design de Produção. Martin é figurinista e designer de produção e está indicada em ambas as categorias por seu trabalho em Elvis. Além disso, ela já possui quatro Oscars em seu currículo. Dois de Melhor Figurino e dois de Melhor Design de Produção. E mais, nas duas vezes em que ela foi indicada nas duas categorias em uma mesma edição do Oscar, ela levou ambas as estatuetas para casa.

Isso aconteceu em 2002, quando ela ganhou os Oscars tanto de Figurino quanto de Design de Produção por seu trabalho em Moulin Rouge – Amor em Vermelho e em 2014, quando o fato se repetiu e ela venceu ambas as categorias por seu trabalho em O Grande Gatsby. E como as duas categorias são intimamente ligadas, muita gente acredita que Martin pode levar o Oscar de Melhor Figurino e ainda de quebra levar junto também o de Melhor Design de Produção.

Shirley Kurata indicada por seu trabalho em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Outro fato que reforça ainda mais o favoritismo de Martin é o fato de ela ter ganho o Costume Designers Guild Awards desse ano na categoria de Melhor Figurino em um Filme de Época, derrotando, inclusive, Mary Zophres (Babilônia) e Jenny Beavan (Sra. Harris Vai a Paris) que também concorrem ao Oscar de Melhor Figurino desse ano. O prêmio é entregue pelo Costume Designers Guild (ou Sindicato dos Figurinistas, em português), organização que representa os figurinistas da indústria cinematográfica norte-americana.

Como já explicamos em nossos textos anteriores, observar quem vence essas premiações entregues por categorias profissionais da indústria cinematográfica norte-americana é muito importante na tentativa de entender quais as chances de vitória de cada filme em cada uma das categorias do Oscar. Isso porque, muitos dos profissionais quem são membros dessas associações (e portanto, votam nessas premiações) são também membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (e, portanto, votam no Oscar). Além do Costume Designers Guild Awards, Catherine Martin também levou o BAFTA na categoria de Melhor Figurino.

Outra grande concorrente nessa categoria, é Shirley Kurata por seu trabalho em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. A maior chance de Kurata levar o prêmio para casa está justamente no fato de ela também ter vencido o Costume Designers Guild Awards desse ano, só que na categoria Melhor Figurino em um Filme de Fantasia ou Ficção Científica.

Alguns dos incríveis figurinos de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

Em seu caminho para vitória, a figurinista derrotou, inclusive, Ruth Carter, indicada por seu trabalho em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Kurata pode se beneficiar também de um possível cenário de “arrasa-quarteirão” por parte de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Ou seja, um cenário em que o filme saia ganhando todos os principais prêmios da noite e ela acabe também sendo beneficiada por esse movimento e levando o prêmio para casa.

Tanto Catherine Martin quanto Shirley Kurata podem agradecer a Academia o fato de que Jenny Eagan e seu trabalho em Glass Onion: Um Mistério Knives Out nem sequer terem sido indicados ao Oscar. Eagan foi a terceira vencedora do Costume Designers Guild Awards desse ano, vencendo na categoria de Melhor Figurino em um Filme Contemporâneo. A figurinista certamente estaria entre as favoritas se tivesse sido indicada ao Oscar.

Mas como não foi, é Ruth Carter quem tem sido apontada como uma outra possível candidata a desafiar o favoritismo de Catherine Martin nessa categoria. Carter não venceu praticamente nenhum grande prêmio esse ano por seu trabalho em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Contudo, o figurino é um dos aspectos mais elogiados do filme. Além disso, Carter já venceu o Oscar nessa categoria justamente por seu trabalho no primeiro Pantera Negra. Assim, muitos esperam que ela possa eventualmente repetir a dose e, inclusive, se tornar a primeira mulher negra a vencer duas vezes uma categoria do Oscar.

Mary Zophres indicada por seu trabalho em Babilônia

As outras indicadas nessa categoria, Mary Zophres (por seu trabalho em Babilônia) e Jenny Beavan (por seu trabalho em Sra. Harris Vai a Paris), parecem ter poucas chances reais de levar o Oscar para casa. Contudo, é importante notar que como já dissemos em nosso texto sobre quem vai ganhar o Oscar de Melhor Design de Produção, o filme Babilônia é favorito a vencer o prêmio naquela categoria. E como já dissemos tanto aqui quanto lá, essas duas categorias são intimamente ligadas.

Assim, Zophres poderia ter uma pequena esperança de levar o Oscar baseado apenas nesse fato. Já que uma possível vitória do filme lá, poderia também, quem sabe, levar a uma vitória aqui. Já no caso de Jenny Beavan (Sra. Harris Vai a Paris), basicamente não existe nenhum motivo para pensar que ela possa vencer o Oscar desse ano. Portanto, uma possível vitória de Beavan seria uma enorme zebra.

Alguns dos fabulosos figurinos de Sra. Harris Vai a Paris.

Dito tudo isso e levando todos esses fatos em consideração, acreditamos que Catherine Martin (Elvis) vencerá o Oscar nessa categoria, mas quebrando a tradição não vencerá na categoria de Melhor Design de Produção. Além disso, acreditamos que Shirley Kurata (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo) é outra forte concorrente nessa categoria, com Ruth Carter (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) correndo por fora. Já uma possível vitória de Mary Zophres (Babilônia) ou Jenny Beavan (Sra. Harris Vai a Paris) poderiam ser consideradas zebras enormes.

Confira abaixo, os indicados ao Oscar de Melhor Figurino:

  • Mary Zophres, por Babilônia
  • Ruth E. Carter, por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
  • Catherine Martin, por Elvis
  • Shirley Kurata, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
  • Jenny Beavan, por Sra. Harris Vai a Paris

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui