Netflix, Prime Video, Disney+, Globoplay, HBO GO, Claro Video, TeleCine Play

Depois de analisar como os streamings mais populares se comportaram no mercado brasileiro no segundo trimestre de 2020, a JustWatch relatou mais um estudo bem interessante para gente entender a variação dessas plataformas de streamings no Brasil.

Agora, temos dados dos streamings até o terceiro trimestre de 2020, finalizado em setembro. Vale sempre relembrar que esse ano está sendo bem atípico por conta da pandemia de covid-19. Com isso, a assinatura dos streamings cresceu bastante já que as pessoas estão ficando mais em casa.

3º Trimestre 2020 - Streamings no Brasil
foto: JustWatch

O domínio da Netflix

Apesar de concorrentes de peso como o Globoplay e o Amazon Prime Video ganhando força, a Netflix ainda é o streaming queridinho do Brasil. Sendo extremamente popular e oferecendo conteúdo de muita qualidade, dificilmente veremos a plataforma caindo da liderança nos próximos anos.

Além de continuar com amplo domínio, temos que observar que a Netflix ainda cresceu dentro do mercado. Sua participação que antes era de 31% dos assinantes, agora aumentou para 33%.

Continue depois da publicidade

Porém, temos também que esperar os dados do 4ª semestre de 2020, já que passará a contar a chegada do Disney+. Lembrando que o streaming dedicado da Disney foi lançado somente em novembro no Brasil, não sendo incluído dentro dessa pesquisa.

Amazon Prime Video se destacando como principal concorrente

Ao analisar o comportamento dos streamings nesse último semestre de 2020 no Brasil, o Prime Video deixa um recado bem claro ao Disney+, que para ele conseguir alcançar o mercado brasileiro terá que bater de frente não só com a Netflix, mas também com a plataforma da Amazon.

Tendo alguns altos e baixos (que poderão ser visto no gráfico a seguir), o Prime Video se consolidou entre os brasileiros esse ano. Além disso, nesse último trimestre conseguir aumentar em 1% o número de assinantes (antes 24%, agora 25%).

Ainda estando longe da Netflix, o streaming da Amazon se coloca cada vez mais como a segunda maior marca dentro desse seguimento. E isso deve muito a qualidade das suas produções originais, como The Boys e This is Us, e a grande variedade de filmes que ela oferece.

Continue depois da publicidade

Nos próximos anos podemos ver a vaga pela segunda potência entre os streamings no Brasil sendo disputada pela Prime Video, Disney+ e Globoplay. Contudo, atualmente, a Amazon não vê nenhum grande concorrente assustando.

Globoplay se mantendo

3º Trimestre - Streamings no Brasil
foto: JustWatch

O trabalho da Globo junto ao Globoplay tem que ser muito destacado também esse ano. Começando como uma plataforma um pouco questionada por muitos, já que achavam que teria somente conteúdos da própria Globo (como novelas e afins), a emissora surpreendeu e deu um caminho bem diferente para seu streaming.

E o Globoplay vem se consolidando e mantendo bons números nos últimos meses, principalmente nesse 3ª trimestre. Com poucas variações e uma subida considerável, a plataforma cresceu de 7% para 8%, já empatando na terceira colocação entre todos os concorrentes.

Além disso, o futuro da plataforma é pra lá de promissor. Isso porque a Globo conseguiu uma parceria com a Disney. Assim, no Brasil, existirá um combo para assinar os dois streamings. Com isso, a chegada da Disney+ deve impactar muito nos números do Globoplay, com ambos subindo.

Continue depois da publicidade

Com seu conteúdo original e muitas séries renomadas chegando ao serviço de forma exclusiva, podemos ver a Globo disparando entre os gigantes do streaming.

Queda do Telecine Play e HBO GO

O Telecine Play e o HBO GO também merece ter uma analise a parte. Enquanto os outros streamings cresceram e começaram a se consolidar dentro de uma batalha entre os três (que deverá ganhar o Disney+ como concorrente), esses dois tiveram uma queda.

Tanto a plataforma do Telecine, como a do HBO que antes tinham 9% do mercado, agora tem somente 8%. Podemos enxergar isso como algo esperado, já que a TV por assinatura vem tendo uma queda e ambos são serviços de canais a cabo.

Apesar disso, ambos devem continuar tendo uma participação ativa no mercado. Eles apresentam conteúdos originais, principalmente a HBO GO com suas séries, e tem certo apelo popular. Contudo, dificilmente baterão de frente com Disney+, Globoplay, Amazon Prime Video e Netflix.

O que podemos esperar para o 4ª trimestre?

Esperamos com muita ansiedade a análise do 4ª trimestre dos streamings no Brasil. Até porque poderemos ver como a chegada da tão esperada Disney+ vai impactar nos seus concorrentes diretos.

Além disso, vale muito a pena observar o HBO GO e o Telecine Play. As duas plataformas estão na terceira posição entre os assinantes durante um bom tempo e agora empataram de vez com o Globoplay.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui