O Grande lançamento da Capcom, Super Smash Bros. Ultimate, lançado em dezembro de 2018, foi um marco na série. Com um elenco impressionante de 89 lutadores, graças a uma série de DLCs ao longo de três anos, o jogo conquistou os fãs de todo o mundo. No entanto, Masahiro Sakurai, o diretor da série, agora está incerto sobre o futuro da franquia.
Após concluir seu trabalho em Ultimate, Sakurai se dedicou a seu canal no YouTube, onde compartilha dicas de design de jogos. Ele até mencionou estar “semiaposentado” do desenvolvimento. Em seu vídeo mais recente, ele reiterou suas incertezas quanto ao futuro de Smash Bros. O jogo já é o terceiro mais vendido para o Nintendo Switch, com 31,77 milhões de cópias vendidas até junho de 2023.
Sakurai disse: “Quanto ao que vem a seguir para a série Smash Bros., nem mesmo eu tenho certeza. Sinto que realmente conseguimos fazer as pessoas felizes com este jogo, mas agora que Smash Bros. cresceu a um tamanho monstruoso, diria que é difícil imaginar um aumento dessa magnitude acontecendo novamente. A cada vez, conseguimos fazer um jogo que eu havia pensado anteriormente ser impossível, então não posso afirmar com certeza que não haverá outro, mas acredito que seria difícil levá-lo além do que já fizemos.”
Embora Smash Bros. seja um título importante para a Nintendo, Sakurai enfatiza que será necessário um esforço significativo para decidir o futuro da série. Ele expressou seu desejo de continuar trabalhando com a Nintendo da melhor maneira possível, indicando que o futuro da franquia permanece incerto, mas a paixão e dedicação de Sakurai à série são inegáveis.