Um dos próximos heróis a ser apresentado no Universo Cinematográfico da Marvel é o Mestre do Kung Fu Shang-Chi. O personagem é a próxima aposta do estúdio e ganhou um filme solo com estreia confirmada para a segunda metade de 2021.

Apesar de ser pouco conhecido pelo público em geral, ele já tem uma longa historia nas HQ’s que por sinal são muito boas e apresentam um universo místico que com certeza será muito explorado nas telonas.

Não é a toa que o personagem chega nesse momento, ele faz parte de uma proposta do Marvel Studios de ser mais inclusivo com diferentes raças e etnias. Shang-shi será o primeiro protagonista de origem asiática a encabeçar um filme solo dentro do UCM, e isso não é pra qualquer um.

A história do personagem nas HQ’s

O personagem foi criado na década de 70 durante a era de bronze dos quadrinhos. Seus criadores são Steve Englehart e Jim Starlin e sua primeira aparição foi no Special Marvel Edition #15 mais precisamente em 1973.

Nesta fase as produções eram muito influenciadas pelas artes marciais e a série Kung Fu estava no seu auge. Ela acompanhava as aventuras de Kwai Chang Caine vivido pelo lendário ator David Carradine. Nesta época também um certo ator chamado Bruce Lee estava despontando para se tornar um ícone da cultura pop.

Shang-Chi é considerado um dos maiores artistas marciais dentro do Universo Marvel. Mesmo não tendo poderes sobre-humanos ele já provou que pode bater de frente com vários personagens poderosos, até mesmo contra deuses.

Shang Chi
Imagem: Shang Chi/ Marvel Comics

As Habilidades de Shang-Chi

Além de ser especialista em todos os estilos de Kung Fu, tanto em combates desarmados quanto armados, incluindo o uso de espadas, bastões, nunchaku e shuriken. Grande parte das habilidades do personagem estão ligadas ao completo domínio do seu chi.

Estas técnicas lhe permitem superar em muito as limitações físicas de uma pessoa comum, aumentando impressionantemente sua força e agilidade ao ponto de permitir até mesmo que ele possa desviar de tiros. Por exercer extremo domínio do seu sistema nervoso, Shang-Chi é muito resistente a ferimentos, a dor e também à certos tipos de venenos.

O herói recebeu seu treinamento especial em artes marciais para se tornar uma maquina de combate a serviço do seu pai, o temido Fu Manchu. O vilão foi criado pelo escritor inglês Sax Rohmer durante a primeira metade do século XX (mais precisamente em 1913), sendo que a Marvel adquiriu seus direitos e o incluiu nas histórias de Shang Shi.

Fu Manchu foi substituído mais tarde pois a Marvel perdeu seus direitos no ano de 1983 e em seu lugar foi introduzido o personagem Zeng Zu. Com a troca do vilão a origem de Shang Shi também seria alterada fazendo com que o personagem se tornasse um bêbado com passado de treinamentos no território da cidade sagrada de K’un Lun.

O vilão Mandarim

Não sabemos até que ponto o cinema vai usar as referências dos quadrinhos no universo cinematográfico, mas o que já sabemos é que o filme irá introduzir o vilão Mandarim. Pelo próprio nome do filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis já é possível determinar que o vilão será um ponto chave na trama.

Além de um gênio científico e um estrategista brilhante o Mandarim também é um exímio artista marcial com grande domínio do chi. Sua fonte de poder se origina nos dez anéis que ele teria adaptado a partir da tecnologia de uma nave alienígena. Cada um dos anéis é usado em um dedo específico e contém um poder diferente.

Um fato interessante é que os anéis não são apenas simples artefatos de poder, mas sim uma força conjunta, sendo que cada um possui até mesmo um tipo de personalidade. Já foi dito também que eles poderiam se comunicar telepaticamente entre si e com aquele que os possuir.

Mandarim
Imagem: Mandarim/ Marvel Comics

Aqui vai uma relação com os nomes dos dez anéis do Mandarim e seus respectivos dedos:

Da mão esquerda

Explosão de Gelo-“Zero” no dedo mínimo, Mento-Intensificador-“The Liar” no dedo anelar, Explosão Elétrica-“Lightning” no dedo do meio, Explosão de Chamas-“Incandescence” no dedo indicador, Luz Branca-“Daimonic” no polegar

Da mão direita

Luz Negra/”Nightbringer” no dedo mínimo, Feixe de Desintegração/”Spectral” no dedo anelar, Feixe de Vórtex/”Spin” no dedo do meio, Feixe de Impacto/”Influence” no dedo indicador, Reorganização da Matéria/”Remaker” no polegar.

Uma versão do personagem já foi vista em Homem de Ferro 3, porém não foi muito bem aceita pelos fãs. Desta vez existe a promessa por parte dos produtores de trazer uma real adaptação para os cinemas.

Atores e elenco do filme

O Mandarim será interpretado por  Tony Leung no cinema,  vencedor do prêmio de melhor ator do Festival de Cinema de Cannes por seu papel em Amor À Flor Da Pele do ano 2000.

Simu Liu foi anunciado na San Diego Comic-Con 2019 para fazer o papel central no filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, sendo que este será o vigésimo sexto filme do Universo Cinematográfico da Marvel com premissa de introduzir novos elementos e personagens na tão esperada fase 4.

Simu Liu é um ator de origem chinesa que foi criado no Canadá. Liu é relativamente novo na carreira de ator, mas é conhecido por atuar na série canadense Kim’s Convenience onde interpreta o jovem e rebelde Jung Kim.

Além Tony Leung como Mandarim e Simu Liu como Shang Chi o filme ainda terá as atuações de Awkwafina (Oito Mulheres e Um Segredo- 2018), Rosalind Chao (Amor Além da Vida- 1998) e Ronny Chieng (Crazy Rich Asians- 2018).

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é dirigido por Destin Daniel Cretton (O Castelo de Vidro- 2017) com roteiro de David Callaham (Mulher Maravilha 1984- 2020) e produção executiva de Kevin Feige.

Uma adaptação das histórias de Shang-Chi já vinha sendo desenvolvida desde o ano de 2001, mas só veio a tomar forma com a contratação do roteirista David Callaham em 2018 e mais ainda com a junção de Daniel Cretton ao projeto.

Shang-Chi
Imagem: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis/ Divulgação

Fique por dentro de todas as análises sobre as produções do Marvel Studios em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais Instagram, Twitter, Facebook e Pinterest para não perder nenhuma novidade no mundo da cultura POP!!

 

Veja mais sobre as futuras produções da Marvel:
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários