A Universal Pictures divulgou hoje, o último trailer de Renfield – Dando o Sangue Pelo Chefe, filme que deve estrear em 14 de abril nos cinemas do mundo todo. A produção que é dirigida por Chris McKay traz Nicolas Cage no papel do Conde Drácula. O filme, cujo elenco é encabeçado por Nicholas Hoult, Awkwafina e por Cage, é focado na história de R. M. Renfield, o fiel escudeiro de Drácula, que depois de um longo tempo sendo escravizado e servindo fielmente a seu mestre, tenta encontrar uma forma de finalmente se livrar desse julgo e viver uma vida normal.

Nicolas Cage em cena de Renfield.

No trailer, divulgado pela Universal, vemos Renfield enfim agarrando a oportunidade de livrar-se da servidão a Drácula e também tendo a coragem, depois de muito tempo, de enfrentá-lo. Outra coisa que é possível perceber pelo trailer, é que o filme provavelmente será uma comédia bastante escrachada. Como, aliás, têm sido diversos dos últimos filmes de Cage, que ultimamente, tem acertado a mão ao escolher seus papéis. Em algumas cenas, é quase impossível reconhecer o ator sob toda a maquiagem do personagem.

Durante uma entrevista ao jornal norte-americano Los Angeles Times, Cage disse que sua versão do Drácula é uma mistura das versões de Bela Lugosi do filme Drácula (1931), de Frank Langella do filme Drácula (1979) e de Gary Oldman do filme Drácula de Bram Stoker (1992). Contudo, observando o trailer, percebe-se uma clara semelhança entre a aparência do Drácula de Cage e a do Drácula interpretado por Christopher Lee nos anos 1950 e 1960.

Na esquerda, Nicolas Cage como Drácula em Renfield (2023). Na direita, Christopher Lee em Drácula (1958).

Esse será o terceiro longa-metragem dirigido por Chris Mckay, que antes havia dirigido LEGO Batman: O Filme (2017) e A Guerra do Amanhã (2021). Produzido há um custo de aproximadamente 80 milhões de dólares, essa será também uma das produções mais caras em que Cage se envolveu nos últimos anos. Já que, há algum tempo, o ator vem atuando apenas em produções menores e filmes alternativos.

Continue depois da publicidade

Personagem consagrado

Criado em 1897 pelo escritor irlandês Bram Stoker, o Conde Drácula é um dos personagens mais conhecidos da história da literatura mundial e, por isso também, um dos mais adaptados para o cinema. A primeira vez que o personagem apareceu em um filme foi em 1921 na película austríaca “Dracula’s Death” (ou “A Morte de Drácula”, na tradução para o português), obra que hoje em dia é considerada perdida. Em 1922, o diretor F. W. Murnau adaptou “ilegalmente” (ele não tinha os direitos sobre a obra) o livro de Stoker para o cinema, no filme Nosferatu, que se tornaria a primeira película importante a mostrar o personagem.

Max Schreck como Conde Drácula em Nosferatu (1922).

De lá para cá, o personagem apareceu em um sem-número de filmes, a maioria deles do gênero terror. A própria Universal Pictures, que nos anos 1930 era o estúdio oficial dos filmes de terror, trouxe o personagem para a telona no seu clássico cult Drácula, de 1931. O filme foi a primeira adaptação oficial do livro de Bram Stoker e apresentou para o grande público americano o icônico personagem.

Nos anos 1950, a Hammer Film Productions, estúdio inglês que só fazia filmes de terror, produziu diversos filmes com o personagem. A maioria deles foi estrelado brilhantemente por Christopher Lee no papel de Drácula e tinha, o também genial, Peter Cushing na pele de seu algoz, Van Helsin. Em 1992, até mesmo o famoso diretor Francis Ford Coppola se rendeu ao personagem, produzindo, Drácula de Bram Stoker, uma das mais fiéis e aclamadas adaptações do livro do ator escritor irlandês.

Bela Lugosi na pele de Drácula em Drácula (1931).

Entre as muitas aparições em filmes, umas como vilão, outras como anti-herói (ou até mocinho), Renfield – Dando o Sangue Pelo Chefe tenta fazer algo diferente. Contar a história de Drácula através dos olhos de seu fiel escudeiro e (porque não dizer) capacho R. M. Renfield. O personagem está presente na maioria dos filmes do Drácula desde Nosferatu (1922), mas é quase sempre retratado como um lunático que come insetos e segue obedientemente as ordens de seu sinistro mestre. Agora, como Renfield, existe uma tentativa de humanizar e dar protagonismo ao personagem que esteve sempre ao lado de Drácula, mas é quase sempre esquecido na maioria dos filmes do personagem. É seguramente um viés interessante e original a ser explorado. Vamos ver se tanto McKay quanto sua equipe acertam a mão e produzem um filme ao menos digno de ser assistido.

Confira abaixo o trailer:

Último trailer de Renfield – Dando o Sangue Pelo Chefe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui