Jon Landau. Créditos: Chris Pizzello/Invision/Associated Press.
Jon Landau. Créditos: Chris Pizzello/Invision/Associated Press.

Morreu nessa sexta-feira, 5 de julho, o famoso produtor de cinema Jon Landau. A morte foi anunciada nesse final de semana e causou comoção em Hollywood e no mundo do cinema como um todo. Segundo a imprensa norte-americana, Landau lutava há cerca de um ano e meio contra um câncer. O produtor tinha apenas 63 anos de idade e era um dos mais bem-sucedidos do cinema hollywoodiano.

Através de sua parceria com o diretor James Cameron, que durou quase 30 anos, Jon Landau produziu três dos quatro filmes de maior bilheteria de toda a história do cinema mundial. Titanic (1997), foi o primeiro filme na história a ultrapassar a marca de um bilhão de dólares em bilheterias, arrecadando um total de mais de 2,2 bilhões de dólares em bilheterias e se tornando dono da maior bilheteria de toda a história do cinema.

A bilheteria de Titanic seria desbancada apenas por outra produção de Jon Landau e James Cameron, Avatar (2009), que arrecadaria quase 3 bilhões em bilheterias, sendo até hoje dono da maior bilheteria de toda a história do cinema. Em 2022, Landau e Cameron produziriam outro campeão de bilheteria, Avatar: O Caminho da Água, que arrecadaria 2,3 bilhões de dólares e se tornaria dono da terceira maior bilheteria de toda a história.

Jon Landau também estava envolvido na produção de Avatar 3 e 4 que devem ser lançados, respectivamente, em 2025 e 2029. O produtor, provavelmente, será creditado por seu envolvimento nesses filmes. Para além de bilheterias, o trabalho de Landau também faria com que ele fosse indicado a três Oscars, vencendo em uma ocasião, além de ser indicado, e vencer, também diversas outras premiações importantes, como o Globo de Ouro, o Producers Guild of America Awards e o BAFTA.

Jon Landau e James Cameron – Parceria de quase 30 anos

Jon Landau nasceu em uma família de produtores, tanto sua mãe, quanto seu pai, eram produtores de cinema e televisão. O futuro produtor se graduou na prestigiada USC School of Cinematic Arts, a escola de cinema da Universidade do Sul da Califórnia, e antes de completar 30 anos de idade, já era vice-presidente executivo de produção de longas-metragens da 20th Century Fox, um dos maiores estúdios de Hollywood. Nessa posição, ele supervisionou a produção de diversos filmes, incluindo, Duro de Matar 2 (1990), O Último dos Moicanos (1992) e True Lies (1994).

Cena de Titanic (1997). Distribuição: 20th Century Fox e Paramount Pictures.
Cena de Titanic (1997). Primeiro filme da parceria entre Jon Landau e James Cameron. Distribuição: 20th Century Fox e Paramount Pictures.

Foi na produção desse último, que ele conheceu James Cameron, que estava dirigindo o filme. Quando Landau deixou a 20th Century Fox, em 1995, Cameron o convidou para produzir seu novo filme. O projeto, eventualmente, se tornaria Titanic e seria, como dito, um enorme sucesso de público e crítica. Daí para frente, ele produziria todos os filmes do diretor. Tendo Cameron como co-produtor, Jon Landau também produziu dois filmes de outros diretores, Solaris (2002), de Steven Soderbergh e Alita: Anjo de Combate (2019), de Robert Rodriguez.

No início de sua carreira, Jon Landau produziu ainda a comédia Uma Vida de Louco (1987) e co-produziu os sucessos de bilheteria Querida, Encolhi as Crianças (1989) e Dick Tracy (1990). Landau foi casado por quase 40 anos e deixa uma esposa e dois filhos e será sempre lembrado por cinéfilos do mundo todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui