Nichelle Nichols em Star Trek
Nichelle Nichols em Star Trek - Imagem: Divulgação

A televisão americana, assim como de todo mundo está em luto, afinal faleceu no último sábado, dia 30 de julho, aos 89 anos a atriz Nichelle Nichols. Muito famosa por dar vida a personagem Uhura na série Star Trek. De acordo com seu filho, Kyle Johnson, a morte de sua mãe ocorreu de causas naturais. Além disso, Johnson fez um comunicado através do perfil oficial no Instagram de Nichols do domingo, dia 31.

Nichelle Nichols, conhecida como Tenente Uhura na série Star Trek original, faleceu aos 89 anos, no final de semana passado. Seu filho, Kyle Johnson veio a público, através das redes sociais da mãe, dizer que a mãe faleceu de causas naturais.

“Ontem à noite, minha mãe, Nichelle Nichols, sucumbiu a causas naturais e faleceu”, ele continua, “Sua luz, no entanto, como as galáxias antigas agora sendo vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e as gerações futuras desfrutarmos, aprendermos e inspirarmos. A vida dela foi bem vivida e, como tal, um modelo para todos nós”, disse Kyle.

Logo depois, Gilbert Bell que foi o parceiro de negócios de Nichelle Nichols nos últimos quinze anos também confirmou a notícia. Apesar de não ter especificado exatamente o motivo, é possível entender que a atriz faleceu de causas naturais.

Entre 1966 e 1969 Nichols interpretou a tenente Uhura no elenco original da série “Jornada nas Estrelas”. Nos anos posteriores, ela também repetiu o mesmo papel em filmes da série. Vale lembrar que a estrela protagonizou um dos momentos mais históricos da série e também de toda televisão americana. Isso, após a cena de beijo, com William Shatner, que interpretava o Capitão Kirk. Nesse sentido, o momento foi ao ar em 1968, no episódio Plato’s Stepchildren. Por fim, sendo uma das primeiras cenas de beijo inter-racial da televisão americana. Desse modo, vale lembrar que o momento aconteceu cerca de 1 ano após o fim da proibição entre casamento de raças diferentes no país.

Nesse sentido, a sua importância para a representatividade negra era tão nítida que mais tarde, ela foi convencida por Martin Luther King Jr quando já pensava em desistir da franquia. Afinal, ela foi uma das primeiras atrizes negras a assumir de fato um papel que não estava relacionado com servidão.

Além disso, ela também foi uma das grandes inspirações de Whoopi Goldberg (Ghost) ao também entrar para a franquia, influenciando várias outras mulheres negras a ingressar em carreiras cientificas. Nesse sentido, ela até trabalhou com a NASA, como uma divulgadora científica. A fim de fazer com que as mulheres e afro-americanos se tornassem astronautas. Desse modo, em 1978 nascia a primeira turma de astronautas com mulheres e homens negros.

Por fim, vários admiradores e ex-colegas da atriz prestaram suas homenagens a Nichols em suas redes sociais. Assim, a lista inclui George Takkei (The Big Bang Theory), Celia Gooding (Star Trek: Strange New Worlds) entre outros. Confira algumas homenagens logo abaixo:

“Nichelle foi uma inspiração singular. Ela é quem realmente abriu meus olhos para o que Star Trek é e pode ser. Eu não posso te dizer quantas pessoas me disseram que ela é a razão pela qual eles se tornaram… um astronauta, um cientista, um escritor, um linguista, um engenheiro… Estamos em sua luz e a honramos hoje e todos os dias. Obrigado, querida Nichelle, por liderar o caminho”, escreveu Alex Kurtzman, roteirista de Star Trek Discovery.

“Terei mais a dizer sobre a pioneira e incomparável Nichelle Nichols, que dividiu a ponte conosco como tenente Uhura da USS Enterprise e que faleceu hoje aos 89 anos. Por hoje, meu coração está pesado, meus olhos brilhando como as estrelas entre as quais você agora descansa, minha querida amiga.” Disse, George Takei, que fez parte da série original.

A grande Nichelle Nichols deixou um único filho, Kyle Johnson, de 70 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui