Montagem com as logos da Disney+ e da Max.
Montagem com as logos da Disney+ e da Max.

A Walt Disney Company e a Warner Bros. Discovery anunciaram essa semana que no meio desse ano, em pleno verão norte-americano, lançarão nos Estados Unidos um pacote de streaming que reunirá todos os produtos das duas empresas. Dessa forma, basicamente tudo que é oferecido pela Max (antiga HBO Max), Disney+ e Hulu estarão disponíveis nesse pacote. As empresas ainda vão anunciar a data oficial de lançamento desse pacote e seu valor.

Contudo, pelo que reporta a imprensa norte-americana, o pacote deve conter opções com e sem propagandas e deve estar disponível nos Estados Unidos, a partir do segundo semestre desse ano. Além disso, será possível adquiri-lo no site de qualquer uma das três plataformas e os consumidores terão acesso a todos os produtos e a toda a biblioteca de filmes e séries tanto da Disney quanto da Warner Bros.

Movimento inédito da indústria de streaming

O movimento feito pela Walt Disney Company e pela Warner Bros. Discovery é inédito e marca a primeira vez na história que duas das maiores empresas de streaming do mundo se juntam para oferecer um produto conjunto. Contudo, o movimento parece estar em consonância com o que tem ocorrido na indústria nos últimos meses. No final do ano passado, por exemplo, a Hulu, uma plataforma de streaming que pertence a Disney e que opera principalmente nos Estados Unidos, se incorporou ao Disney+. Assim como já havia ocorrido com o ESPN+, que também pertence a Disney, em relação ao próprio Hulu, em 2021

No Brasil, o movimento ocorrerá a partir de 26 de junho desse ano, quando o Star+, que é uma espécie de equivalente ao Hulu e ao ESPN+ na América Latina, se fundirá com o Disney+. A plataforma, inclusive, deixará de existir a partir de 24 de julho de 2024 e os assinantes da plataforma já estão sendo avisados da mudança por e-mail e também através da própria plataforma. Outro exemplo, são as plataformas Showtime e Paramount+, que também se fundiram em 2023.

Tentativa de melhorar competitividade e agradar ao consumidor

O movimento da Walt Disney Company e da Warner Bros. Discovery é uma tentativa clara de se fortalecerem como competidoras no mercado de streaming, já que a união das duas empresas passa a contar com uma das maiores bibliotecas de produtos audiovisuais do mercado. Além disso, as empresas tentam voltar a um momento, anterior ao surgimento das plataformas de streaming, em que empresas de mídia e entretenimento cooperavam ativamente entre si.

Montagem com algumas das mais famosas animações da Walt Disney Company.
Montagem com algumas das mais famosas animações da Walt Disney Company, que constituem um dos principais produtos presentes no Disney+.

Com o fortalecimento do streaming, cada uma das grandes empresas do mercado de mídia e entretenimento resolveu criar sua própria plataforma. Contudo, esse momento de dispersão parece ter se dissipado e agora o momento é mais de aglutinação. Além disso, as empresas também se fortalecem financeiramente, já que o mercado de streaming é extremamente volátil e as empresas podem ganhar ou perder assinantes com apenas poucos cliques. O que pode afetar o faturamento e também a saúde financeira dessas empresas.

É claro que tanto a Disney quanto a Warner estão pensando em competir mais fortemente com a Netflix que, com quase 170 milhões de assinantes, é a grande líder mundial do mercado de streaming. A Disney, no entanto, já é a segunda colocada desse mercado, com 229 milhões de assinantes, e obviamente quer chegar ao topo. A Max possui quase 100 milhões de assinantes no mundo todo. Portanto, se Max e Disney criassem uma plataforma conjunta de streaming que reunisse em só um lugar todos os seus assinantes, ela se tornaria a maior plataforma do tipo no mundo.

Atendendo a uma demanda dos consumidores de streaming

O movimento da Walt Disney Company e da Warner Bros. Discovery também tenta atender a uma crescente demanda dos consumidores que cada vez mais reclamam de ter que assinar um sem-número de plataformas de streaming para ter acesso ao conteúdo que antigamente eles encontravam em apenas um lugar, seja na televisão a cabo ou na Netflix, no tempo em que ela dominava completa e absolutamente o mercado de streaming no mundo todo.

Dessa forma, com esse novo pacote da Disney e da Warner Bros. os consumidores passarão a ter acesso a muito mais conteúdo em apenas um lugar. No Brasil, ainda não existem planos de que essa união ocorra por aqui. Contudo, é óbvio que se a ideia der certo nos Estados Unidos, ela será expandida para outros países do mundo. Em terras brasileiras, uma possível união das duas empresas, faria com que o consumidor local tivesse acesso a todos os produtos da Disney, 20th Century Studios (a antiga 21st Century Fox), ESPN, HBO, Hulu, FX, Warner Bros. Pictures, Lucasfilm, Searchlight Pictures, Pixar Animation Studios, Lucasfilm, Marvel Studios, DC Studios, Discovery Channel e muito mais, em um só lugar.

Cena de Game of Thrones. Distribuição: HBO.
Cena de Game of Thrones, um dos maiores sucessos da HBO e um dos principais produtos da MAX. Distribuição: HBO.

Dessa forma, dependendo do preço desse eventual pacote aqui no Brasil, ele valeria muito a pena. Além disso, se a ideia da Walt Disney Company e da Warner Bros. Discovery der certo, elas poderão se tornar uma séria ameaça para o domínio mundial da Netflix, que já dura quase duas décadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui