K-Dramas inspirados em obras internacionais
K-Dramas inspirados em obras internacionais - Imagem: Divulgação

Sucesso da Netflix, La Casa de Papel: Coreia estreou no final de junho. Entretanto, já está a semanas no Top 10 dos programas mais assistidas da plataforma. Mas engana-se quem acredita que essa é a única produção sul-coreana baseada em obras internacionais. Não é de hoje, que os K-Dramas sul-coreanas adaptam produções muito famosas em outros países.

Confira a seguir, uma lista com alguns K-Dramas inspirados em obras internacionais. Sejam eles um remake ou até mesmo spin-off .

Leia também:

10 – The Good Wife (2016)

A série americana do ano de 2009 inspirou vários remakes, um deles foi o K-Drama The Good Wife, produção sul-coreana de 2016. Assim, a transmissão na série aconteceu através do canal a cabo TVN, em horário nobre no país. Desse modo, contou com 16 episódios que é número comum no gênero, eles que foram ao ar entre julho a agosto. A série é baseada na história de Robert King e Michelle King em um desenvolvimento do Studio Dragon. Por fim, quem comanda a trama é o diretor Lee Jeong Hyo (Pousando no Amor), enquanto o escritor Han Sang Woon (Happiness) fica encarregado pelo roteiro.

Assim, o elenco principal conta com as famosas estrelas do país, Jeon Doyeon (Beasts Clawing at Straws), Yoo Jitae (La Casa de Papel: Coreia) e Yoon Kyesang (Os Fora da Lei). Vale lembrar, que The Good Wife é a primeira adaptação sul-coreana com uma personagem bissexual. Na trama, ela se chama Kim Dan, interpretada pela cantora e atriz Nana (ex-integrante do grupo After School).

Continue depois da publicidade

Nesse sentido, a trama segue o mesmo caminho da obra original. The Good Wife apresenta a personagem Kim Hye Kyung, uma mulher que retorna com sua carreira de advogada após muitos anos fora da profissão, devido ao seu casamento. Seu principal intuito é seu marido Lee Tae Joon, um promotor que acaba se envolvendo em um grande escândalo político.

O drama foi um tremendo sucesso de audiência, principalmente pelo fato de ser transmitido em horário nobre concorrendo a vários outro dramas. Além disso, foi indicado a prêmios como APAN Star Awards, Korea Drama Awards, Baeksang Arts Awards e Cable TV Broadcasting Awards. Principalmente na categoria de Atriz Revelação, com Nana concorrendo.

A série original teve sete temporadas, entre 2009 a 2016 e está disponível Paramount+ e no UOL Play. Contudo, a versão sul-coreana não se encontra disponível em nenhum streaming do Brasil no momento.

9 – Suits (2017)

Suits é um dos K-Dramas baseados na série americana com o mesmo nome de Aaron Korsh (Pearson). A trama original é protagonizada pela dupla de atores Gabriel Macht (Amor e Outras Drogas) e Patrick J. Adams (Os Eleitos). Enquanto isso, a versão sul-coreana garante a presença dos atores Jang Dong Gun (A Gentleman’s Dignity) e Park Hyung Sik (The Heirs) nos papéis principais. O drama contou com 16 episódios, que foram ao ar a partir de de abril pelo canal KBS2.

Continue depois da publicidade

Assim, a versão coreana conta com um roteiro do escritor Kim Jung Min (Hush) e direção de Kim Jin Woo (Good Doctor). Em papéis coadjuvantes estão a atriz Chae Jung An (Yong Pal), Jin Hee Kyung (Fight for My Way), Ko Sung Hee (My Beautiful Bride) e Choi Gwi Hwa (The Discloser).

Enquanto isso, a trama possui o mesmo enredo da série original, trabalhando em cima de assuntos jurídicos e um conglomerado de grande poder. A história retrata o melhor advogado da prestigiada advocacia “Kang & Ham”. Logo, ele contrata Go Yeon Woo, um rapaz que possui memória fotográfica e grande habilidade de compreensão.

A princípio o jovem sonhava em se tornar um advogado, mas devido ao seu passado pobre ele atualmente trabalha como manobrista de estacionamento. Contudo, para pagar a conta do hospital de sua avó, ele aceita entregar drogas no motel. Em um determinado dia, enquanto estava fazendo o seu trabalho, acaba conhecendo o advogado Choi Kang Seok acidentalmente. Por fim, ambos acabam se entendendo e criando uma amizade, assim como uma parceria.

Por fim, a trama teve uma audiência boa, mas nada espetacular. Afinal, ao contrário da versão original, só contou com uma temporada. Contudo, grande parte do seu elenco foi nomeado a prêmios como Korea Drama Awards, APAN Star Awards , The Seoul Awards, KBS Drama Awards ao longo do ano.

Continue depois da publicidade

8 – Criminal Minds (2017)

A versão original de Criminal Minds contou com 15 temporadas que foram ao ar entre os anos de 2015 a 2020 pelo canal americano CBS. Em 2017, a Coréia do Sul lançou um remake da série, contando com 20 episódios, número acima do normal para o país. A adaptação conta basicamente com a mesma premissa. Onde um grupo de detetives altamente qualificados é responsável por desvendar crimes através do estudo do perfil psicológico do criminoso.

Vale lembra que os personagens de Criminal Minds original possuem um equivalente no remake. Nesse sentido, o drama é estrelado pelos atores Lee Joon Gi (Flower of Evil), Son Hyun Joo (The Good Detective), Moon Chae Won (O Homem Inocente). Yoo Sun (Véspera), Lee Sun Bin (Missão Improvável) e Go Yoon (Amor na hora certa) também estão no elenco principal. Enquanto isso o roteiro é escrito por Hong Seung Hyun que adaptou a história de Andrew S. Wilder e Bo Crese. Por fim, a direção fica a cargo de Yang Yoon Ho (Iris, the Movie) o Studio Dragon é quem desenvolveu a produção.

Assim, a série retrata inúmeros casos investigativos. Apesar de se basear na obra americana, a produção foi completamente adaptada em uma abordagem diferente para sua única temporada. Nesse sentido, a história retrata um grupo de profissionais intitulados de Profiler, que pertencem ao NCI – Investigação Criminal Nacional. Nesse contexto, o grupo descobre sobre os criminosos através do perfil psicológico, por fim, solucionando os casos.

A princípio, a trama se inicia antes dos acontecimentos do drama. Quando Kang Ki Hyung está em uma missão especial a fim de desarmar uma bomba em um hospital. Contudo, a bomba explode a acaba matando vários oficiais da SWAT deixando e Ki Hyung fica traumatizado. Após um período de pausa ele se vê envolvido em um caso de assassinato em série. Agora, a equipe do NCI precisa colaborar com a Unidade de Crimes Violentos da agência policial local.

Continue depois da publicidade

O ator Lee Joon Gi  que interpreta o personagem principal Ki Hyung foi indicado a alguns prêmios na categoria Melhor Ator. Dentre eles, Asia Artist Awards e Soompi Annual Awards.

A obra original pode ser vista através do Star+. Contudo, a versão coreana ainda não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil.

7 – Mistress (2018)

Um dos K-Dramas baseados em obras internacionais é Mistress do ano de 2018. Primeiramente, a trama é um remake do sucesso britânico do mesmo nome que foi ao ar entre 2008 e 2010. Logo, a produção sul-coreana foi uma transmissão do canal OCN entre abril e junho, aos sábados e domingos, em horário nobre.

O drama do gênero mistério e romance conta com a direção de Han Ji Seung (Venus and Mars). Enquanto isso, o roteiro pertence a Go Jung Woon (Time Renegades) e Kim Jin Wook. Mais uma vez, a produção fica a cargo do Studio Dragon.

Continue depois da publicidade

Assim, o elenco principal é composto pelas estrelas sul-coreanas, Han Ga In (Moon Embracing the Sun), Shin Hyun Been (Hospital Playlist), Choi Hee Seo (Unframed) e Goo Jae Yee (Alfaiataria Loureiro). O drama conseguiu uma boa audiência, mas seu último episódio teve uma leda queda de telespectadores.

Enquanto isso, a trama se concentra na história de quatro mulheres, na faixa dos 30 anos. Logo, seus relacionamentos complexos são a grande pauta da produção. Além disso, esses relacionamentos são majoritariamente complicados. Assim, cada uma precisa lidar com os mistérios ao seu redor ao mesmo tempo que estão em um caminho de auto descoberta.

Contudo, o primeiro episódio mostra as as quatro mulheres, que se chamam respectivamente Se Yeon, Eun Soo, Jung Won e Hwa Young encontrando o cadáver de um homem. Nesse sentido, voltamos a dois meses atrás para contar a verdadeira história de Mistress.

Mistress está disponível na plataforma Rakuten Viki. Entretanto, até o presente momento, a série original não está em nenhum streaming do país.

Continue depois da publicidade

6 – Less Than Evil

Outro entre os K-Dramas baseados em obras de outros países é Less Than Evil  do ano de 2018. Quem dá origem ao drama é a série britânica Luther, que foi ao ar pela BBC One, a partir de 2010. Enquanto isso, Less Than Evil foi ao ar pela emissora MBC entre dezembro de 2018 a 29 de janeiro de 2019. Por fim, conseguindo uma audiência fantástica ao longo dos seus 32 episódios, o que é bem fora do normal. Contudo, para compensar cada episódio durava apenas 35 minutos.

Quem fica responsável pela direção do drama é Kim Dae Jin (Hotel King), já o roteiro é de Heo Joon Woo e Kang Yi Hun com base na história de Neil Cross (Mama). Além disso, a obra tem como produtores Teddy Jung (Daisy), Kim Sang Young e Yoo Hyun Jong.

Enquanto isso, o elenco é composto por grandes astros da televisão sul-coreana, como Shin Ha Kyun (Beyond Evil), Lee Seol (One Ordinary Day), Park Ho San (My Mister) e Kim Gun Woo (Fight for My Way). Uma curiosidade bem interessante é que a atriz Lee Seol foi escolhida entre 300 atrizes para interpretar o papel da personagem psicopata Eun Sun Jae.

Assim, a trama se concentra em um jogo psicológico entre o detetive veterano e solitário, motivado por justiça e uma assassina psicopata com uma mentalidade brilhante. A história é contada pelo ponto de vista Tae Sok que só pensa na resolução dos casos, ignorando todo o resto a sua volta. Nesse sentido, ele sempre está oscilando entre a linha do bem e do mal.

Continue depois da publicidade

Quando ele encontra a assassina psicopata, ele sabe que ela é a culpada, Contudo não consegue provas para prender a mulher. Mas logo, o jogo vira Eun Sun Jae eventualmente ajuda Woo Tae Seok a resolver outros casos. O drama ganhou prêmios em diversas categorias durante o MBC Drama Awards.

No momento, Less Than Evil não está em nenhuma plataforma de streaming no Brasil. Contudo a série Luther, pode ser vista no Amazon Prime.

5 – Life On Mars (2018)

Outro entre os K-Dramas que é baseado em uma série britânica é Life On Mars. A série de origem com o mesmo nome foi ao ar pela BBC One, entre os anos de 2006 e 2007 e conta com várias adaptações pelo mundo. Enquanto isso, o remake estreou pelo canal OCN entre junho e agosto de 2018. Mais uma vez, indo ao ar aos sábados e domingos, em horário nobre.

Os responsáveis pela produção é o diretor Lee Jung Hyo (The Good Wife) enquanto Kim Gun Hong (Hand: The Guest) atua como produtor executivo. O roteiro é uma adaptação da história original de Matthew Graham, Tony Jordan (Contos de Charles Dickens) e Ashley Pharoah (Coração Selvagem). Enquanto isso, mais uma vez o desenvolvimento ficou a cargo do Studio Dragon.

Continue depois da publicidade

O elenco principal conta com os atores Jung Kyung Ho (Manual do Presidiário) como Han Tae Joo, Park Sung Woong (Man to Man) como Kang Dong Chul, Go Ah Sung (Expresso do Amanhã) como Yoon Na Young, Oh Dae Hwan (Tomb of the River) como Lee Yong e Noh Jong Hyun (Dependendo) como Jo Nam Sik.

O drama foi um sucesso de audiência no país e é muito querido no Brasil. Assim, alguns membros do elenco foram nomeados ao premio APAN Star Awards e The Seoul Awards. Por fim, o drama ganhou um prêmio na categoria Melhor Adaptação durante o Asian Academy Creative Awards no mesmo ano.

Enquanto isso, Life On Mars assim como a produção original, gira em torno de Han Tae Joo, líder uma equipe de investigação criminal. Contudo, ao investigar um caso de assassinato em série que aconteceu no ano de 1988 ele sofre um acidente. Por fim, quando ele acorda, acaba voltando ao passado durante o ano em que aconteceu o crime. Então, ele é designado para trabalhar em uma pequena delegacia de uma cidade do interior. Mas só resolvendo o caso, ele vai conseguir voltar para o seu presente.

Por enquanto, nenhuma das versões está disponível no Brasil.

Continue depois da publicidade

4 – Designated Survivor: 60 Days (2019)

Designated Survivor: 60 Days é mais um dos K-Dramas baseados em séries internacionais. Dessa vez, a produção sul-coreana tem como inspiração o sucesso norte-americano da rede BBC Designated Survivor, que foi sucesso entre 2016 e 2019. Enquanto isso, Designated Survivor: 60 Days foi ar ar pela emissora TVN e também pela Netflix no ano de 2019. Assim, a trama conta com o número médio de 16 episódios, que duram entre 60 a 85 minutos cada.

A produção é do Studio Dragon, a roteirista principal é o escritora Kim Tae Hee (Beautiful Mind), que adaptou a história de David Guggenheim (Stolen). Enquanto isso, o responsável pela direção é Yoo Jong Sun (Descendants of the Sun). O drama também foi um sucesso de audiência, principalmente em seus episódios finais. Além disso, no ano de 2019 a série ganhou a categoria de Melhor Adaptação durante o Asian Academy Creative Awards.

O elenco principal conta com estrelas como Ji Jin Hee (Misty) como Park Mu Jin, Lee Joon Hyuk (Stranger) como Oh Yeong Seok, Heo Joon Ho (Inocência) como Han Joo Seung, Kang Han Na (Apostando Alto) como Han Na Kyung e Bae Jong Ok (Mr. Queen) como Yoon Chan Kyung. Por fim, o ator Lee Joon Hyuk, foi nomeado a categoria Melhor Ator no Korea Drama Awards.

Enquanto isso, o drama acompanha o personagem Park Mu Jin que é o ministro do Meio Ambiente na Coreia do Sul, mas não tem muitas ambições. Contudo, durante um incidente diplomático com os Estados Unidos, o ministro se demite por divergências.

Continue depois da publicidade

Entretanto, no outro dia quando o presidente da Coreia do Sul anuncia que o país está se reconciliando com a Coreia do Norte, o prédio explode matando toda a linha de sucessão do governo sul-coreano. Logo, Park que ainda não tinha sua renúncia efetivada, foi o único a sobreviver ao acidente. Por fim, ele assume o cargo de presidente por 60 dias, mas começa a descobrir todos os detalhes por trás do atentado.

Vale lembrar que Designated Survivor: 60 Days assim como o original Designated Survivor estão disponíveis na Netflix.

3 – 18 Again (2020)

Mais um entre os K-Dramas inspirados em obras internacionais é 18 Again. O drama é um remake do filme americano 17 Outra Vez, do ano de 2009 estrelado por Zac Efron. Assim, para se tornar uma série que contou com 16 capítulos a história garantiu um andamento bem diferente do original. Além disso, os personagens são bem explorados e ganham certa profundidade.

O drama foi ao ar no ano de 2020, entre setembro e novembro pela emissora KST. Vale lembrar, que 18 Again estava originalmente programado para estrear em 7 de setembro de 2020. Todavia, foi adiado por duas semanas devido à pandemia do COVID-19.

Continue depois da publicidade

O drama foi escrito por Ahn Eun Nin, Choi Yi Ryool e Kim Do Yeon. Enquanto isso, a direção fica por conta de Ha Byung Hoon (Go Back Couple) e quem atua como produtor executivo é Im Byung Hoon. Diferente de todos os K-Dramas citados até agora, 18 Again segue um gênero diferente, com romance, fantasia e drama. Apesar de a produção começar com um bom índice de audiência, ela foi caindo com o passar dos episódios.

Enquanto isso, o elenco principal conta com a atuação de Yoon Sang Hyun (Secret Garden) como Hong Dae Young, Lee Do Hyun como Hong Dae Young, Kim Ha Neul como Jung Da Jung, Han So Eun como Da Jung de 18 anos, Roh Jeong Eui como Hong Shi Ah e Ryeoun como Hong Shi Woo. Por fim o ator Lee Do Hyun ganhou todos os prêmios que concorreu como Ator Revelação durante o APAN Star Awards e Baeksang Arts Awards.

Já a trama acompanha o casal Jung Da Jung e Hong Dae Young, ambos possuem 37 anos. Eles se conheceram no ensino médio, e se apaixonaram. Contudo, Da Jung engravidou e eles tiveram que se casar as presas. Assim, ela não conseguiu seguir seu sonho como locutora de notícia, e ainda é uma estagiária no ramo.

Enquanto isso, seu marido Dae Young é um homem desempregado com muitos arrependimentos, já que um dia foi um ótimo jogador de basquete. Um dia, Da Jung pede divórcio a Dae Young, e ele se vê derrotado. Contudo, em seu momento mais depressivo ele se transforma em um jovem de 18 anos. Por fim, Dae Young muda seu nome para Woo Young para iniciar uma nova vida na escola.

Continue depois da publicidade

Até alguns meses atrás o remake sul-coreano estava disponível na Netflix, infelizmente não é mais o caso. Mas o filme original está no catálogo da HBO Max.

2 – Woori The Virgin (2022)

Um dos K-Dramas de comédia e romance da lista é Woori the Virgin. O drama foi ao ar entre maio e junho deste ano através do canal SBS. Sendo transmitido em horário nobre, nas segundas e terças em meio a 14 episódios. O programa é um remake da série de TV americana Jane The Virgin, que teve cinco temporadas e foi ao ar pela The CW entre 2017 e 2019. Contudo, a série também é uma adaptação, a trama original é uma novela venezuelana chamada Juana La Virgen de 2002. Ao que se sabe, a novela foi transmitida no Brasil pela TV Record no mesmo ano.

O drama conta com o roteiro e direção de Jeong Jeong Hwa (My Absolute Boyfriend). Enquanto isso, a produção ficou a cargo de Lee Seol Gi (Estúdio S). Contudo, o drama não teve uma boa audiência, que seguiu decaindo até o seu fim.

Enquanto isso, o elenco tem a atuação de Im Soo Hyang (Gangnam Beauty) como Oh Woo Ri, Sung Hoon (Amor, Casamento e Divórcio) como Rafael e Shin Dong Wook (Romantic Doctor, Teacher Kim 2) como Lee Kang Jae como os personagens principais.

Continue depois da publicidade

Já a trama, segue o mesmo fundamento das obras originais. Oh Woo Ri é uma redatora assistente que namora com o detetive Lee Gang Jae. Contudo, Woo Ri escolheu se manter virgem até seu casamento e seu namorado concorda com isso. Entretanto, após ir ao ginecologista para fazer um check-up regular um acidente acontece. Devido a um erro médico, ela recebe uma inseminação artificial por acidente.

Enquanto isso, o pai do bebe se chama Raphael, ele é o CEO de uma enorme empresa de cosméticos. Aparentemente ele tem um jeito frio, mas no fundo sonha em conhecer um amor de verdade. Contudo tudo vira uma bagunça, já que Raphael é casado com Ma Ri, que vê o casamento como um negócio.

Woori the Virgin está disponível no Rakuten Viki. Enquanto isso, enquanto a versão americana está na Netflix e a novela está no VIX.

1 – La Casa de Papel: Coreia (2022)

O sucesso espanhol da Netflix La Casa de Papel ganhou seu primeiro remake em 2022, La Casa de Papel: Coreia. A versão coreana estreou no streaming no dia 24 de junho deste ano, depois de sofrer alguns atrasos devido a pandemia de COVID-19. A série que começou a ser desenvolvida no ano de 2020 e teve até agora 6 episódios exibidos na Netflix. Na semana de sua estreia, garantiu o primeiro lugar no Top 10 de séries mais assistidas da plataforma em 51 países. Contudo, não impressionou os críticos, que deram a produção nota mediana.

Continue depois da publicidade

Assim, a série de drama e crime conta com a direção de Kim Hong Sun (Pied Piper) conhecido por suas obras de sucesso no país. Enquanto isso, o roteiro fica por conta de Ryu Yong Jae (Invasão Zumbi 2: Península), Kim Hwan Chae (Ssaikopaeseu Daieori) e Choe Sung Jun. Além disso, Álex Pina criador da trama original é produtor executivo da versão sul-coreana. Até o presente momento, não foi divulgado quando os 6 próximos episódios serão lançados.

A versão coreana garante um elenco com nomes de peso como Yoo Ji Tae como Professor (Oldboy), Park Hae Soo (Round 6) como Berlim, Jeon Jong Seo (A Ligação) como Tóquio, Lee Won Jong (Goodbye, Mr. Black) como Moscou, Kim Ji Hoon (Flower of Evil) como Denver, Jang Yoon Ju (Pajama Friends) como Nairobi, Lee Hyun Woo (Moorim School) como Rio, Kim Ji Hun como Helsinque e Lee Kyu Ho (Jazzy Misfits) como Oslo.

Ao mesmo tempo que a série é um remake, ela também funciona como um spin-off da trama espanhola original. Seguindo novamente o enredo do Professor, um homem estrategista que tem como sonho realizar o maior assalto que já ouviram fala na península Coreana. Neste universo, a Coreia do Sul e do Norte se juntaram após muitos anos em crise. Assim, o roubo acaba envolvendo várias pessoas, cada um com uma mentalidade e tipo de vida diferente. Contudo, todos eles possuem passagem na polícia. Por fim, eles conseguem invadir a Casa da Moeda coreana, e fazem dezenas de reféns e assim começam as negociações.

Até o momento, tudo indica que o drama está projetado para um total de cinco temporadas. Tanto La Casa de Papel: Coreia quanto La Casa de Papel estão disponíveis na Netflix.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui