Imagem do evento The Game Awards
The Game Awards - Divulgação

O prêmio de GOTY ou  Game of The Year no The Game Awards é um dos mais prestigiados e disputados da indústria dos videogames.

Afinal, ele reconhece o jogo que se destacou entre todos os lançados em um determinado ano, levando em conta diversos critérios como qualidade técnica, inovação, narrativa, jogabilidade, impacto cultural e diversão.

Sendo assim, hoje vamos relembrar os jogos que ganharam o GOTY desde 2003 até 2023, então fique com a gente e leia até o final para saber mais sobre estes sucessos

2003 — Madden NFL 2004: O primeiro de muitos ganhadores do GOTY

O primeiro jogo da lista é um representante do gênero esportivo, que costuma ter muitos fãs e críticos.

Madden NFL 2004 é o 15º jogo da série de futebol americano da EA Sports, que traz como novidade o modo Owner, que permite ao jogador controlar todos os aspectos de uma franquia, desde os preços dos ingressos até a contratação de treinadores e jogadores.

Assim, o jogo também apresenta uma jogabilidade refinada, com mais opções de controle e estratégia, e um sistema de combate e magia que traz mais intensidade e realismo às partidas.

A saber, o jogo tem na capa o quarterback Michael Vick, que na época era considerado um dos melhores e mais velozes da NFL.

2004 — GTA San Andreas

O segundo jogo da lista dos ganhadores do GOTY é um dos mais aclamados e populares de todos os tempos.

GTA San Andreas é o quinto jogo da série Grand Theft Auto, que revolucionou o conceito de mundo aberto nos videogames.

Dessa forma, o jogo se passa no estado fictício de San Andreas, inspirado na Califórnia e em Nevada dos anos 90, e acompanha a história de Carl Johnson, um ex-membro de uma gangue que retorna à sua cidade natal após a morte de sua mãe.

O jogo oferece uma enorme liberdade de ação e exploração, com três grandes cidades, vários vilarejos, desertos, florestas e montanhas.

2005 — Resident Evil 4: Este clássico do terror não podia estar fora dos ganhadores do GOTY

O ganhador de 2005 é um dos mais influentes, populares e assustadores do gênero de terror.

Assim, Resident Evil 4 é o sexto jogo da série Resident Evil, que reinventou a fórmula dos jogos anteriores, trazendo uma perspectiva em terceira pessoa, mais ação e menos quebra-cabeças.

O jogo se passa seis anos após os eventos de Raccoon City, e segue o agente Leon S. Kennedy, que é enviado à Espanha para resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos, que foi sequestrada por uma seita misteriosa.

2006 — The Elder Scrolls IV: Oblivion

O quarto jogo da lista e vencedor do ano de 2006 é um dos mais imersivos e fantásticos do gênero de RPG.

The Elder Scrolls IV: Oblivion é o quarto jogo da série The Elder Scrolls, que se passa no continente de Tamriel, mais especificamente na província de Cyrodiil, o coração do Império.

A saber, o jogo permite ao jogador criar e personalizar seu próprio personagem, escolhendo entre diversas raças, classes, habilidades e aparências.

O jogo também oferece uma jogabilidade livre e não-linear, permitindo ao jogador seguir a missão principal ou explorar o vasto mundo e encontrar seus próprios desafios.

Além disso, também conta com duas expansões, Knights of the Nine e Shivering Isles, que adicionam novas quests e conteúdos ao já enorme mundo de Oblivion.

2007 — BioShock

BioShock é um jogo de tiro em primeira pessoa, um dos mais aclamados e populares de todos os tempos, com personalizações como em RPGs e elementos de stealth, similar a System Shock 2.

Assim, o jogador desempenha o papel de Jack, que prossegue o seu caminho por Rapture, uma cidade submersa construída pelo magnata Andrew Ryan para ser uma utopia livre de governos e religiões.

O jogo se passa em 1960, e é inspirado por autores como Ayn Rand, George Orwell e Aldous Huxley.

A saber, o jogo também apresenta gráficos impressionantes, uma trilha sonora memorável e um elenco de vozes de primeira linha, incluindo John Hurt, Jennifer Hale e Armin Shimerman.

2008 — GTA IV

O vencedor de 2008 é outro sucesso da Rockstar Games, a mesma produtora de Red Dead Redemption.

GTA IV é o quarto jogo da série Grand Theft Auto, e se passa na cidade fictícia de Liberty City, inspirada em Nova York, e acompanha a história de Niko Bellic, um imigrante europeu que chega aos Estados Unidos em busca de uma nova vida.

O jogo oferece uma enorme liberdade de ação e exploração, com diversas atividades, missões, veículos, armas e personagens.

2009 — Uncharted 2: Among Thieves

Levando a melhor sobre Assassin ‘s Creed II, o vencedor de 2009 é um dos mais influentes e assustadores do gênero de ação e aventura.

Uncharted 2: Among Thieves é o segundo jogo da série Uncharted, desenvolvida pela Naughty Dog, a mesma produtora de The Last of Us.

Dessa forma, o jogo se passa dois anos após os eventos do primeiro jogo, e segue o caçador de tesouros Nathan Drake, que se envolve em uma busca pela lendária pedra de Cintamani e pela cidade perdida de Shambhala.

Uncharted 2: Among Thieves oferece uma jogabilidade dinâmica e variada, com elementos de tiro, plataforma, furtividade e quebra-cabeças.

O jogo também se destaca pelos seus cenários espetaculares, que vão desde uma selva no Nepal até um trem em movimento nos Himalaias.

2010 — Red Dead Redemption: Um dos mais aclamados ganhadores do GOTY

E temos mais uma vez um jogo desenvolvido pela Rockstar Games na lista dos ganhadores do GOTY.

Assim, Red Dead Redemption é um jogo de ação e aventura em mundo aberto, que se passa em 1911, no final da era do Velho Oeste.

E acompanha a história de John Marston, um ex-fora da lei que é forçado a trabalhar para o governo federal em troca da liberdade de sua família.

O jogo oferece uma enorme liberdade de ação e exploração, com um vasto mapa que inclui diversas regiões, como desertos, planícies, montanhas e cidades.

Além disso, o jogo também apresenta diversas atividades, missões, animais, armas e personagens.

2011 — The Elder Scrolls V: Skyrim

The Elder Scrolls V: Skyrim é o quinto jogo da série The Elder Scrolls, desenvolvida pela Bethesda Game Studios, a mesma produtora de Fallout.

Assim, o jogo se passa no continente de Tamriel, mais especificamente na província de Skyrim, o lar dos nórdicos, um povo guerreiro e resistente ao frio.

O game permite ao jogador criar e personalizar seu próprio personagem, escolhendo entre diversas raças, classes, habilidades e aparências.

Além disso, o jogo também conta com um sistema de combate e magia que traz mais intensidade e variedade às batalhas, e um sistema de progressão que permite ao jogador melhorar suas habilidades conforme as usa.

2012 — The Walking Dead

The Walking Dead é um jogo baseado na série de quadrinhos homônima criada por Robert Kirkman, que se passa em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis.

Dessa forma, o jogo segue a história de Lee Everett, um ex-condenado que se torna o protetor de uma menina órfã chamada Clementine.

O jogo conta com um roteiro envolvente, uma direção de arte impressionante e um elenco de vozes de primeira linha, incluindo Dave Fennoy, Melissa Hutchison e Gavin Hammon.

2013 — GTA V: Mais um sucesso da franquia na lista dos ganhadores do GOTY

E lá vamos nós com mais um sucesso da Rockstar Games na lista dos ganhadores do GOTY.

GTA V disputou o prêmio com ninguém menos que The Last of Us em 2013, mas se provou um sucesso absoluto, que perdura até agora uma década depois.

Assim, o jogo se passa na cidade fictícia de Los Santos, inspirada em Los Angeles, e acompanha a história de três protagonistas: Michael, Franklin, e Trevor.

A saber, o jogo também conta com um modo multiplayer online, que permite aos jogadores criarem seus próprios personagens e participarem de diversos modos de jogo cooperativos ou competitivos.

2014 — Dragon Age Inquisition

Dragon Age Inquisition é o terceiro jogo da série Dragon Age, desenvolvida pela BioWare, a mesma produtora de Mass Effect.

Assim, o jogo se passa no continente de Thedas, que está à beira do caos devido a uma invasão de demônios que surgem de uma fenda no céu chamada de Brecha.

O jogador assume o papel do Inquisidor, o líder de uma organização que busca restaurar a ordem e fechar a Brecha.

O jogo também conta com um sistema de combate e magia que traz mais intensidade e variedade às batalhas, e um sistema de relacionamento que permite ao jogador interagir e se envolver com outros personagens.

2015 — The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3: Wild Hunt é o terceiro jogo da série The Witcher, baseada nos livros de Andrzej Sapkowski, que se passa em um mundo de fantasia medieval habitado por humanos, monstros e outras criaturas.

Assim, o jogo segue a história de Geralt de Rívia, um bruxo profissional que caça monstros por dinheiro e que está em busca de sua filha adotiva, Ciri, que é perseguida por uma força maligna chamada de Caçada Selvagem.

O jogo oferece uma enorme liberdade de ação e exploração, e também apresenta diversas atividades, missões, armas, magias e personagens.

2016 — Overwatch

Seguindo para o ganhador de 2013, Overwatch é um jogo desenvolvido pela Blizzard Entertainment, a mesma produtora de Warcraft, StarCraft e Diablo.

O jogo se passa em um futuro otimista, onde uma força de elite chamada de Overwatch foi formada para combater uma crise global causada por robôs rebeldes.

Assim, o jogo oferece uma jogabilidade dinâmica e variada, com mais de 30 heróis únicos, cada um com suas próprias habilidades, estilos e personalidades.

O jogo também se destaca pelos seus cenários espetaculares, e sua história rica e envolvente, que é contada por meio de curtas animados, quadrinhos e eventos especiais.

2017 — The Legend of Zelda: Breath of the Wild

O jogo que inaugurou o console Nintendo Switch foi também o que levou a maioria dos prêmios de The Game Awards em 2017.

Assim, The Legend of Zelda: Breath of the Wildé um jogo de ação-aventura que reinventou a clássica franquia da Nintendo, oferecendo um mundo aberto vasto e belo, cheio de segredos, desafios e possibilidades.

O jogo acompanha a jornada de Link, que acorda após um longo sono e precisa recuperar suas memórias e salvar a princesa Zelda das garras do maléfico Ganon.

Com uma jogabilidade fluida, uma trilha sonora envolvente e uma história emocionante, Breath of the Wild foi aclamado pela crítica e pelo público, ganhando o GOTY no The Game Awards, no D.I.C.E. Awards, no Golden Joystick Awards e no BAFTA Games Awards.

2018 — God of War: Este clássico não podia faltar entre os ganhadores do GOTY

O retorno de Kratos aos videogames foi marcado por uma mudança radical na série God of War.

O jogo de 2018, desenvolvido pela Santa Monica Studio e publicado pela Sony, apresentou uma nova perspectiva sobre o protagonista. Ele agora é um pai de família que precisa proteger e ensinar seu filho Atreus.

Assim, o jogo mistura elementos de ação, exploração, quebra-cabeças e RPG. Tudo isso com um combate visceral e uma câmera sobre o ombro que aproxima o jogador da ação.

Enfim, God of War foi um sucesso de vendas e de crítica. Assim, vendendo mais de 12 milhões de cópias e ganhando o GOTY no The Game Awards e no D.I.C.E. Awards.

2019 — Sekiro: Shadows Die Twice

O jogo de 2019 da FromSoftware, criadora da série Dark Souls, foi Sekiro: Shadows Die Twice, um jogo de ação-aventura ambientado no Japão feudal do século XVI.

Assim, o jogo segue a história de Sekiro, um shinobi que busca vingança contra um clã samurai que o mutilou e sequestrou seu jovem senhor.

O jogo se diferencia dos anteriores da FromSoftware por ter um foco maior na furtividade, na mobilidade e no combate baseado em esquiva e contra-ataque.

A saber, o jogo também é conhecido pela sua alta dificuldade e pelos seus chefes épicos e desafiadores.

2020 — The Last of Us Part II

A sequência do aclamado jogo de 2013 da Naughty Dog, The Last of Us Part II é um jogo de ação-aventura e survival horror que continua a história de Ellie e Joel, cinco anos após os eventos do primeiro jogo.

Assim, o jogo se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde uma pandemia de um fungo transformou grande parte da humanidade em criaturas selvagens e violentas.

O jogo se destaca pelos seus gráficos impressionantes, pela sua jogabilidade imersiva e pela sua trilha sonora emocionante.

2021 — It Takes Two

O jogo de 2021 da Hazelight Studios, It Takes Two é um jogo de plataforma cooperativo que conta a história de Cody e May, um casal que está prestes a se divorciar, mas que é magicamente transformado em bonecos por sua filha.

O jogo requer que dois jogadores trabalhem juntos para superar diversos obstáculos e desafios, usando habilidades e mecânicas específicas de cada personagem.

Assim, o jogo também apresenta uma variedade de gêneros e estilos de jogabilidade, como tiro, corrida, quebra-cabeças e até luta.

It Takes Two recebeu aclamação pela sua criatividade, pelo seu humor, pela sua jogabilidade divertida e pela sua história comovente.

2022 — Elden Ring

O jogo mais aguardado de 2022 foi Elden Ring, um jogo de RPG de ação desenvolvido pela FromSoftware e co-escrito por George R. R. Martin, autor da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo.

Dessa forma, o jogo se passa em um mundo de fantasia chamado Lands Between. Ali é onde o Elden Ring, a fonte de vida e poder, foi quebrado por um grupo de semideuses.

O jogador assume o papel de um exilado que retorna ao mundo para buscar os fragmentos do Elden Ring e se tornar um Elden Lord.

Assim, o jogo oferece um mundo aberto vasto e dinâmico. O jogador pode explorar a pé ou a cavalo, com uma variedade de inimigos, aliados, eventos e segredos.

O jogo também mantém o estilo de combate desafiador e recompensador da FromSoftware, com um sistema de personalização de armas, magias e habilidades.

2023 — Baldur’s Gate 3: O mais recente dos ganhadores do GOTY

O jogo que encerrou a década com chave de ouro foi Baldur’s Gate 3, um jogo de RPG baseado no universo de Dungeons & Dragons, desenvolvido pela Larian Studios.

Assim, o jogo é uma sequência dos clássicos Baldur’s Gate e Baldur’s Gate II, lançados no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

A história se passa em um mundo de fantasia chamado Forgotten Realms, onde uma ameaça antiga retornou para devorar Baldur’s Gate de dentro para fora.

O jogador cria seu próprio personagem, ou escolhe um dos heróis pré-definidos. Em seguida, forma um grupo com outros personagens, que podem ser controlados por outros jogadores online.

O jogo apresenta uma narrativa rica e cinematográfica, que se adapta às escolhas e ações do jogador.

Não é por acaso que está na lista dos ganhadores do GOTY. E se você gostou dessa retrospectiva, então nos conte nos comentários qual desses games é seu favorito.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui