Imagem do evento The Game Awards
The Game Awards - Divulgação

O prêmio de GOTY ou  Game of The Year no The Game Awards é um dos mais prestigiados e disputados da indústria dos videogames.

Afinal, ele reconhece o jogo que se destacou entre todos os lançados em um determinado ano, levando em conta diversos critérios como qualidade técnica, inovação, narrativa, jogabilidade, impacto cultural e diversão.

Sendo assim, hoje vamos relembrar os jogos que ganharam o GOTY desde 2003 até 2023, então fique com a gente e leia até o final para saber mais sobre estes sucessos

2003 — Madden NFL 2004: O primeiro de muitos ganhadores do GOTY

O primeiro jogo da lista é um representante do gênero esportivo, que costuma ter muitos fãs e críticos.

Continue depois da publicidade

Madden NFL 2004 é o 15º jogo da série de futebol americano da EA Sports, que traz como novidade o modo Owner, que permite ao jogador controlar todos os aspectos de uma franquia, desde os preços dos ingressos até a contratação de treinadores e jogadores.

Assim, o jogo também apresenta uma jogabilidade refinada, com mais opções de controle e estratégia, e um sistema de combate e magia que traz mais intensidade e realismo às partidas.

A saber, o jogo tem na capa o quarterback Michael Vick, que na época era considerado um dos melhores e mais velozes da NFL.

2004 — GTA San Andreas

O segundo jogo da lista dos ganhadores do GOTY é um dos mais aclamados e populares de todos os tempos.

Continue depois da publicidade

GTA San Andreas é o quinto jogo da série Grand Theft Auto, que revolucionou o conceito de mundo aberto nos videogames.

Dessa forma, o jogo se passa no estado fictício de San Andreas, inspirado na Califórnia e em Nevada dos anos 90, e acompanha a história de Carl Johnson, um ex-membro de uma gangue que retorna à sua cidade natal após a morte de sua mãe.

O jogo oferece uma enorme liberdade de ação e exploração, com três grandes cidades, vários vilarejos, desertos, florestas e montanhas.

2005 — Resident Evil 4: Este clássico do terror não podia estar fora dos ganhadores do GOTY

O ganhador de 2005 é um dos mais influentes, populares e assustadores do gênero de terror.

Continue depois da publicidade

Assim, Resident Evil 4 é o sexto jogo da série Resident Evil, que reinventou a fórmula dos jogos anteriores, trazendo uma perspectiva em terceira pessoa, mais ação e menos quebra-cabeças.

O jogo se passa seis anos após os eventos de Raccoon City, e segue o agente Leon S. Kennedy, que é enviado à Espanha para resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos, que foi sequestrada por uma seita misteriosa.

2006 — The Elder Scrolls IV: Oblivion

O quarto jogo da lista e vencedor do ano de 2006 é um dos mais imersivos e fantásticos do gênero de RPG.

The Elder Scrolls IV: Oblivion é o quarto jogo da série The Elder Scrolls, que se passa no continente de Tamriel, mais especificamente na província de Cyrodiil, o coração do Império.

Continue depois da publicidade

A saber, o jogo permite ao jogador criar e personalizar seu próprio personagem, escolhendo entre diversas raças, classes, habilidades e aparências.

O jogo também oferece uma jogabilidade livre e não-linear, permitindo ao jogador seguir a missão principal ou explorar o vasto mundo e encontrar seus próprios desafios.

Além disso, também conta com duas expansões, Knights of the Nine e Shivering Isles, que adicionam novas quests e conteúdos ao já enorme mundo de Oblivion.

2007 — BioShock

BioShock é um jogo de tiro em primeira pessoa, um dos mais aclamados e populares de todos os tempos, com personalizações como em RPGs e elementos de stealth, similar a System Shock 2.

Continue depois da publicidade

Assim, o jogador desempenha o papel de Jack, que prossegue o seu caminho por Rapture, uma cidade submersa construída pelo magnata Andrew Ryan para ser uma utopia livre de governos e religiões.

O jogo se passa em 1960, e é inspirado por autores como Ayn Rand, George Orwell e Aldous Huxley.

A saber, o jogo também apresenta gráficos impressionantes, uma trilha sonora memorável e um elenco de vozes de primeira linha, incluindo John Hurt, Jennifer Hale e Armin Shimerman.

2008 — GTA IV

O vencedor de 2008 é outro sucesso da Rockstar Games, a mesma produtora de Red Dead Redemption.

Continue depois da publicidade

GTA IV é o quarto jogo da série Grand Theft Auto, e se passa na cidade fictícia de Liberty City, inspirada em Nova York, e acompanha a história de Niko Bellic, um imigrante europeu que chega aos Estados Unidos em busca de uma nova vida.

O jogo oferece uma enorme liberdade de ação e exploração, com diversas atividades, missões, veículos, armas e personagens.

2009 — Uncharted 2: Among Thieves

Levando a melhor sobre Assassin ‘s Creed II, o vencedor de 2009 é um dos mais influentes e assustadores do gênero de ação e aventura.

Uncharted 2: Among Thieves é o segundo jogo da série Uncharted, desenvolvida pela Naughty Dog, a mesma produtora de The Last of Us.

Continue depois da publicidade

Dessa forma, o jogo se passa dois anos após os eventos do primeiro jogo, e segue o caçador de tesouros Nathan Drake, que se envolve em uma busca pela lendária pedra de Cintamani e pela cidade perdida de Shambhala.

Uncharted 2: Among Thieves oferece uma jogabilidade dinâmica e variada, com elementos de tiro, plataforma, furtividade e quebra-cabeças.

O jogo também se destaca pelos seus cenários espetaculares, que vão desde uma selva no Nepal até um trem em movimento nos Himalaias.

2010 — Red Dead Redemption: Um dos mais aclamados ganhadores do GOTY

E temos mais uma vez um jogo desenvolvido pela Rockstar Games na lista dos ganhadores do GOTY.

Continue depois da publicidade

Assim, Red Dead Redemption é um jogo de ação e aventura em mundo aberto, que se passa em 1911, no final da era do Velho Oeste.

E acompanha a história de John Marston, um ex-fora da lei que é forçado a trabalhar para o governo federal em troca da liberdade de sua família.

O jogo oferece uma enorme liberdade de ação e exploração, com um vasto mapa que inclui diversas regiões, como desertos, planícies, montanhas e cidades.

Além disso, o jogo também apresenta diversas atividades, missões, animais, armas e personagens.

Continue depois da publicidade

2011 — The Elder Scrolls V: Skyrim

The Elder Scrolls V: Skyrim é o quinto jogo da série The Elder Scrolls, desenvolvida pela Bethesda Game Studios, a mesma produtora de Fallout.

Assim, o jogo se passa no continente de Tamriel, mais especificamente na província de Skyrim, o lar dos nórdicos, um povo guerreiro e resistente ao frio.

O game permite ao jogador criar e personalizar seu próprio personagem, escolhendo entre diversas raças, classes, habilidades e aparências.

Além disso, o jogo também conta com um sistema de combate e magia que traz mais intensidade e variedade às batalhas, e um sistema de progressão que permite ao jogador melhorar suas habilidades conforme as usa.

Continue depois da publicidade

2012 — The Walking Dead

The Walking Dead é um jogo baseado na série de quadrinhos homônima criada por Robert Kirkman, que se passa em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis.

Dessa forma, o jogo segue a história de Lee Everett, um ex-condenado que se torna o protetor de uma menina órfã chamada Clementine.

O jogo conta com um roteiro envolvente, uma direção de arte impressionante e um elenco de vozes de primeira linha, incluindo Dave Fennoy, Melissa Hutchison e Gavin Hammon.

2013 — GTA V: Mais um sucesso da franquia na lista dos ganhadores do GOTY

E lá vamos nós com mais um sucesso da Rockstar Games na lista dos ganhadores do GOTY.

Continue depois da publicidade

GTA V disputou o prêmio com ninguém menos que The Last of Us em 2013, mas se provou um sucesso absoluto, que perdura até agora uma década depois.

Assim, o jogo se passa na cidade fictícia de Los Santos, inspirada em Los Angeles, e acompanha a história de três protagonistas: Michael, Franklin, e Trevor.

A saber, o jogo também conta com um modo multiplayer online, que permite aos jogadores criarem seus próprios personagens e participarem de diversos modos de jogo cooperativos ou competitivos.

2014 — Dragon Age Inquisition

Dragon Age Inquisition é o terceiro jogo da série Dragon Age, desenvolvida pela BioWare, a mesma produtora de Mass Effect.

Continue depois da publicidade

Assim, o jogo se passa no continente de Thedas, que está à beira do caos devido a uma invasão de demônios que surgem de uma fenda no céu chamada de Brecha.

O jogador assume o papel do Inquisidor, o líder de uma organização que busca restaurar a ordem e fechar a Brecha.

O jogo também conta com um sistema de combate e magia que traz mais intensidade e variedade às batalhas, e um sistema de relacionamento que permite ao jogador interagir e se envolver com outros personagens.

2015 — The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3: Wild Hunt é o terceiro jogo da série The Witcher, baseada nos livros de Andrzej Sapkowski, que se passa em um mundo de fantasia medieval habitado por humanos, monstros e outras criaturas.

Continue depois da publicidade

Assim, o jogo segue a história de Geralt de Rívia, um bruxo profissional que caça monstros por dinheiro e que está em busca de sua filha adotiva, Ciri, que é perseguida por uma força maligna chamada de Caçada Selvagem.

O jogo oferece uma enorme liberdade de ação e exploração, e também apresenta diversas atividades, missões, armas, magias e personagens.

2016 — Overwatch

Seguindo para o ganhador de 2013, Overwatch é um jogo desenvolvido pela Blizzard Entertainment, a mesma produtora de Warcraft, StarCraft e Diablo.

O jogo se passa em um futuro otimista, onde uma força de elite chamada de Overwatch foi formada para combater uma crise global causada por robôs rebeldes.

Continue depois da publicidade

Assim, o jogo oferece uma jogabilidade dinâmica e variada, com mais de 30 heróis únicos, cada um com suas próprias habilidades, estilos e personalidades.

O jogo também se destaca pelos seus cenários espetaculares, e sua história rica e envolvente, que é contada por meio de curtas animados, quadrinhos e eventos especiais.

2017 — The Legend of Zelda: Breath of the Wild

O jogo que inaugurou o console Nintendo Switch foi também o que levou a maioria dos prêmios de The Game Awards em 2017.

Assim, The Legend of Zelda: Breath of the Wildé um jogo de ação-aventura que reinventou a clássica franquia da Nintendo, oferecendo um mundo aberto vasto e belo, cheio de segredos, desafios e possibilidades.

Continue depois da publicidade

O jogo acompanha a jornada de Link, que acorda após um longo sono e precisa recuperar suas memórias e salvar a princesa Zelda das garras do maléfico Ganon.

Com uma jogabilidade fluida, uma trilha sonora envolvente e uma história emocionante, Breath of the Wild foi aclamado pela crítica e pelo público, ganhando o GOTY no The Game Awards, no D.I.C.E. Awards, no Golden Joystick Awards e no BAFTA Games Awards.

2018 — God of War: Este clássico não podia faltar entre os ganhadores do GOTY

O retorno de Kratos aos videogames foi marcado por uma mudança radical na série God of War.

O jogo de 2018, desenvolvido pela Santa Monica Studio e publicado pela Sony, apresentou uma nova perspectiva sobre o protagonista. Ele agora é um pai de família que precisa proteger e ensinar seu filho Atreus.

Continue depois da publicidade

Assim, o jogo mistura elementos de ação, exploração, quebra-cabeças e RPG. Tudo isso com um combate visceral e uma câmera sobre o ombro que aproxima o jogador da ação.

Enfim, God of War foi um sucesso de vendas e de crítica. Assim, vendendo mais de 12 milhões de cópias e ganhando o GOTY no The Game Awards e no D.I.C.E. Awards.

2019 — Sekiro: Shadows Die Twice

O jogo de 2019 da FromSoftware, criadora da série Dark Souls, foi Sekiro: Shadows Die Twice, um jogo de ação-aventura ambientado no Japão feudal do século XVI.

Assim, o jogo segue a história de Sekiro, um shinobi que busca vingança contra um clã samurai que o mutilou e sequestrou seu jovem senhor.

Continue depois da publicidade

O jogo se diferencia dos anteriores da FromSoftware por ter um foco maior na furtividade, na mobilidade e no combate baseado em esquiva e contra-ataque.

A saber, o jogo também é conhecido pela sua alta dificuldade e pelos seus chefes épicos e desafiadores.

2020 — The Last of Us Part II

A sequência do aclamado jogo de 2013 da Naughty Dog, The Last of Us Part II é um jogo de ação-aventura e survival horror que continua a história de Ellie e Joel, cinco anos após os eventos do primeiro jogo.

Assim, o jogo se passa em um mundo pós-apocalíptico, onde uma pandemia de um fungo transformou grande parte da humanidade em criaturas selvagens e violentas.

Continue depois da publicidade

O jogo se destaca pelos seus gráficos impressionantes, pela sua jogabilidade imersiva e pela sua trilha sonora emocionante.

2021 — It Takes Two

O jogo de 2021 da Hazelight Studios, It Takes Two é um jogo de plataforma cooperativo que conta a história de Cody e May, um casal que está prestes a se divorciar, mas que é magicamente transformado em bonecos por sua filha.

O jogo requer que dois jogadores trabalhem juntos para superar diversos obstáculos e desafios, usando habilidades e mecânicas específicas de cada personagem.

Assim, o jogo também apresenta uma variedade de gêneros e estilos de jogabilidade, como tiro, corrida, quebra-cabeças e até luta.

Continue depois da publicidade

It Takes Two recebeu aclamação pela sua criatividade, pelo seu humor, pela sua jogabilidade divertida e pela sua história comovente.

2022 — Elden Ring

O jogo mais aguardado de 2022 foi Elden Ring, um jogo de RPG de ação desenvolvido pela FromSoftware e co-escrito por George R. R. Martin, autor da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo.

Dessa forma, o jogo se passa em um mundo de fantasia chamado Lands Between. Ali é onde o Elden Ring, a fonte de vida e poder, foi quebrado por um grupo de semideuses.

O jogador assume o papel de um exilado que retorna ao mundo para buscar os fragmentos do Elden Ring e se tornar um Elden Lord.

Continue depois da publicidade

Assim, o jogo oferece um mundo aberto vasto e dinâmico. O jogador pode explorar a pé ou a cavalo, com uma variedade de inimigos, aliados, eventos e segredos.

O jogo também mantém o estilo de combate desafiador e recompensador da FromSoftware, com um sistema de personalização de armas, magias e habilidades.

2023 — Baldur’s Gate 3: O mais recente dos ganhadores do GOTY

O jogo que encerrou a década com chave de ouro foi Baldur’s Gate 3, um jogo de RPG baseado no universo de Dungeons & Dragons, desenvolvido pela Larian Studios.

Assim, o jogo é uma sequência dos clássicos Baldur’s Gate e Baldur’s Gate II, lançados no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Continue depois da publicidade

A história se passa em um mundo de fantasia chamado Forgotten Realms, onde uma ameaça antiga retornou para devorar Baldur’s Gate de dentro para fora.

O jogador cria seu próprio personagem, ou escolhe um dos heróis pré-definidos. Em seguida, forma um grupo com outros personagens, que podem ser controlados por outros jogadores online.

O jogo apresenta uma narrativa rica e cinematográfica, que se adapta às escolhas e ações do jogador.

Não é por acaso que está na lista dos ganhadores do GOTY. E se você gostou dessa retrospectiva, então nos conte nos comentários qual desses games é seu favorito.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui