Hoje vamos falar sobre as piores bilheterias da DC, sem dúvidas uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo.
Seus personagens são conhecidos e amados por milhões de fãs. No entanto, nem todos os filmes baseados nos heróis e vilões da DC conseguem fazer sucesso nas bilheterias.
E se você está curioso sobre estes fracassos, fique por aqui pois a seguir vamos te contar mais sobre os maiores prejuízos da editora.
Lanterna Verde (2011) – Um filme esquecido com uma das piores bilheterias da DC
Lanterna Verde é um dos personagens mais antigos e populares da DC, que faz parte da Tropa dos Lanternas Verdes, uma força policial intergaláctica que usa anéis de poder para criar construtos de energia verde.
Assim, o filme de 2011, dirigido por Martin Campbell e estrelado por Ryan Reynolds, tentou adaptar essa mitologia para as telas, mas acabou sendo um fracasso de crítica e público.
O filme teve um orçamento de aproximadamente 200 milhões de dólares , mas arrecadou apenas 220 milhões de dólares mundialmente, sendo um dos maiores prejuízos da história do cinema.
O longa foi criticado por seu roteiro fraco, além dos efeitos especiais exagerados e a falta de fidelidade aos quadrinhos.
O próprio Ryan Reynolds, que interpretou o herói, admitiu que o filme foi um erro, e até fez piadas sobre ele em seu outro filme de super-herói, Deadpool.
Batman & Robin (1997)
Batman & Robin tentou continuar a franquia do Batman, que foi iniciada por Tim Burton em 1989, mas só tentou mesmo.
Como esperado, conta a história de Batman e Robin, que têm que enfrentar os vilões Mr. Freeze e Poison Ivy. O filme também introduz a personagem Batgirl, interpretada por Alicia Silverstone.
Dirigido por Joel Schumacher e estrelado por George Clooney, o filme custou cerca de 125 milhões de dólares para ser produzido, mas arrecadou apenas 238 milhões.
O fracasso é facilmente explicado quando se assiste ao longa, pois possui um roteiro ridículo, atuação caricata e um figurino extravagante.
E este foi mais dos filmes com as piores bilheterias da DC a ser indicados ao Framboesa de Ouro, 11 vezes no total.
Shazam! Fúria dos Deuses (2023) – A tão aguardada sequência se tornou uma das piores bilheterias da DC
Shazam! Fúria dos Deuses é a sequência do filme Shazam!, de 2019, que contou a história de Billy Batson, um garoto órfão que recebe o poder de se transformar em um super-herói adulto ao dizer a palavra mágica “Shazam”.
O primeiro filme foi um sucesso de crítica e público, elogiado por seu humor, leveza e roteiro.
No entanto, a sequência, que foi lançada em 2023, não conseguiu repetir o mesmo sucesso.
Shazam! Fúria dos Deuses, dirigido por David F. Sandberg, trouxe de volta o elenco original, e adicionou novos personagens, explorando assim o universo dos deuses gregos, que são a fonte dos poderes de Shazam.
O filme custou cerca de 100 milhões de dólares, mas arrecadou apenas 250 milhões de dólares mundialmente, sendo uma das piores bilheterias da DC.
Mulher-Gato (2004)
Este filme que tentou aproveitar o sucesso da personagem nos quadrinhos e no cinema, mas acabou sendo uma decepção para os fãs e para os críticos.
Dirigido por Pitof e estrelado por Halle Berry, o longa não tem nenhuma relação com a versão clássica da Mulher-Gato, que é uma ladra e anti-heroína que tem um romance com o Batman.
Em vez disso, o filme conta a história de Patience Phillips, uma designer gráfica que ganha poderes de gato após voltar à vida graças a um felino místico.
Ela então usa seus poderes para combater uma empresa de cosméticos que está vendendo um produto que causa efeitos colaterais terríveis.
Assim, a produção do filme custou cerca de 100 milhões de dólares, mas arrecadou apenas 82 milhões de dólares mundialmente.
A saber, recebeu tantas críticas que ganhou quatro prêmios Framboesa de Ouro, incluindo o de pior atriz para Halle Berry, que compareceu à cerimônia para receber o troféu e fazer um discurso irônico.
Os Perdedores (2010)
O próprio título já previa o que estava por vir. Os Perdedores, longa do diretor Sylvain White, é uma adaptação de uma série de quadrinhos da DC sobre uma equipe de soldados de elite que sofrem uma traição.
O filme, estrelado por Jeffrey Dean Morgan, conta a história de Clay, Jensen, Roque, Pooch e Cougar, Os Perdedores, em busca de vingança contra Max.
A saber, o filme também conta com a participação de Zoe Saldana, como Aisha, uma mercenária que se alia aos Perdedores.
Custando cerca de 25 milhões de dólares, o longa só arrecadou 29 milhões. Além disso, recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro, a de pior ator coadjuvante para Jason Patric.
Supergirl (1984) – Uma das mais antigas e piores bilheterias da DC
Essa foi uma tentativa sem sucesso de embarcar na fama dos filmes do Superman, que foram lançados na década de 1980.
O filme custou cerca de 35 milhões de dólares, mas arrecadou apenas 14 milhões de dólares mundialmente, isso mesmo, só isso.
Dirigido por Jeannot Szwarc e estrelado por Helen Slater, o longa conta a história de Kara Zor-El, a prima do Superman.
A ssim como ele, a heroina vem do planeta Krypton para a Terra, e assume a identidade de uma estudante de uma escola para garotas.
Ela então tem que enfrentar a bruxa Selena, interpretada por Faye Dunaway, que quer usar um artefato mágico para dominar o mundo.
O fracasso do filme foi estrondoso, sendo duramente criticado por seu roteiro sem lógica, efeitos especiais pobres e sua falta descarada de conexão com os filmes do Superman.
Jonah Hex (2010)
Você provavelmente nunca ouviu falar sobre este filme, e se esse for o caso, então sorte a sua.
O enredo acompanha a história de Jonah Hex, que recebe do governo a missão de impedir que um terrorista chamado Quentin Turnbull use uma arma de destruição em massa.
Essa deveria ser uma adaptação dos quadrinhos da DC, que acompanham um caçador de recompensas que vive no Velho Oeste e tem habilidades sobrenaturais.
A saber, o filme conta com a participação de Megan Fox, como uma prostituta que é amiga de Hex.
Assim, o orçamento do filme foi de 47 milhões de dólares, e arrecadou somente 10 milhões de dólares.
Os críticos não pouparam esforços ao criticar o roteiro, direção, atuação e trilha sonora inadequada do longa.
E se você já assistiu algum dos filmes com as piores bilheterias da DC, nos conte nos comentários se mereceram esses números ou não!