O futebol é o esporte mais popular do mundo e também parte inerente da cultura de diversos países do planeta. Portanto, não é de se surpreender que o esporte também apareça ou seja elemento central no enredo de diversos filmes. Por isso hoje, trazemos para você 17 filmes que têm o futebol como espinha dorsal de sua trama e que merecem ser vistos tanto por aqueles que amam o esporte quanto por aqueles que amam cinema.
FICÇÕES
Fuga para a Vitória (1981)
Vamos começar com esse clássico que, seguramente, é um dos filmes sobre futebol mais famosos da história. Você não irá encontrar uma lista sobre filmes de futebol sem essa obra. Dirigido pelo premiadíssimo John Huston, Fuga para a Vitória, conta a história de um grupo de prisioneiros de guerra apreendidos em um campo de prisioneiros alemão que, durante a Segunda Guerra Mundial, são obrigados a jogar uma partida de futebol contra um time alemão.
Além de contar com um grande elenco, incluindo astros como Sylvester Stallone, Michael Caine e Max von Sydow, o filme conta também com a presença de diversos jogadores mitológicos do futebol mundial, como Pelé, Bobby Moore e Osvaldo Ardiles. Por tudo isso, Fuga para a Vitória foi um sucesso de público na época de seu lançamento e permanece como um clássico até os dias atuais.
Driblando o Destino (2002)
Outro clássico do gênero e que não poderia nunca ficar fora dessa lista. Dirigido por Gurinder Chadha e estrelado por Parminder Nagra e Keira Knightley (ainda em início de carreira), Driblando o Destino conta a história de uma garota londrina apaixonada por futebol, mas que enfrenta a resistência de seus pais, indianos tradicionais, que acham que o esporte não é coisa para mulher.
Lançado quando o futebol feminino estava em forte crescimento depois da bem-sucedida Copa do Mundo Feminina de 1999, Driblando o Destino foi um enorme sucesso de crítica e público, lançando a carreira de Keira Knightley, que depois ficaria mundialmente conhecida por sua participação nos filmes da franquia Piratas do Caribe. Com um orçamento de 6 milhões de dólares, o filme arrecadou quase 105 milhões no mundo todo e ainda é, até hoje, o filme de futebol de maior bilheteria na história do cinema mundial.
Gol! – O Sonho Impossível (2005)
Outro filme que, assim como Driblando o Destino, utiliza o futebol para falar de temas mais profundos, Gol! conta a história de um garoto mexicano vivendo nos Estados Unidos e que sonha em se tornar jogador profissional de futebol. Seu talento é descoberto por um ex-jogador e ele vai jogar na Premier League, da Inglaterra. Usando o futebol como pano de fundo, Gol! fala sobre imigração, pobreza, preconceito e outros temas sérios. Co-financiado e feito com total apoio da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o filme, assim como Fuga para a Vitória, conta com um elenco repleto de futebolistas famosos, entre eles, David Beckham, Zinedine Zidane, Ronaldo, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, entre outros.
Apesar de tudo isso, Gol! não foi um grande sucesso de público e crítica na época de seu lançamento, mas acabou desenvolvendo uma base de fãs fiéis, que acabou motivando o lançamento de duas outras continuações. Curiosamente, em um caso de a vida imita a arte, em 2021, o Newcastle United (time que em Gol! contrata o protagonista do filme) assinou com um jovem jogador mexico-americano chamado Santiago Muñoz, nome parecidíssimo com o do protagonista do filme.
Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986)
Agora vamos falar de um filme brasileiro. O “país do futebol” não poderia deixar de ter alguns representantes nessa lista. E aqui, misturam-se duas coisas que os brasileiros costumavam amar nos anos 80, futebol e Os Trabalhões. O grupo de quatro comediantes dominaram as bilheterias do país durante boa parte dos anos 70, 80 e início dos anos 90. E ao trazer o “Rei do Futebol”, Pelé, para um de seus filmes, eles esperavam um enorme sucesso de bilheteria. E não deu outra, com mais de 3,6 milhões de ingressos vendidos, Os Trapalhões e o Rei do Futebol se tornou um dos filmes mais vistos do ano e um dos mais lembrados da rica filmografia do quarteto cômico.
Duelo de Campeões (2005)
Agora vamos de filme americano. O país não possui muita tradição futebolística e, portanto, não existem tantos grandes filmes americanos que tratam do tema. Nesse caso, Duelo de Campeões é a reconstituição histórica de uma das maiores “zebras” da história do futebol mundial. Quando, na Copa do Mundo de 1950, a seleção dos Estados Unidos derrotou por 1×0 a seleção da Inglaterra. A equipe norte-americana era composta unicamente por atletas amadores e imigrantes e a seleção inglesa era, na época, considerada disparada o melhor time do mundo e favorita a vencer aquele torneio, que era sua estreia em Copas do Mundo. Muitos esperavam que os ingleses aplicassem uma sonora goleada nos americanos.
Contudo, para a surpresa de todos, aos 38 minutos do primeiro tempo, o atacante haitiano Joe Gaetjens marcou o único gol do jogo, em favor dos americanos. Gaetjens, na época, nem sequer era cidadão dos Estados Unidos. Depois disso, o time norte-americano lutou bravamente e manteve o resultado até o final da partida. Para os brasileiros, essa história é ainda mais especial, já que o jogo histórico ocorreu no Estádio Independêncial em Belo Horizonte e é, até hoje, conhecido como “O Milagre de Belo Horizonte”. Duelo de Campeões possui diversas imprecisões históricas, mas mesmo assim merece ser visto.
Febre de Bola (1997)
Estrelado pelo, hoje famoso, Colin Firth, Febre de Bola conta, com muito humor, as agruras de um torcedor fánatico pelo Arsenal durante a temporada vencedora de 1988/1989 e como seu amor pelo time afeta seu relacionamento amoroso com sua namorada, que não é tão fã assim de futebol. Baseado em um best-seller de Nick Hornby, o filme fez tanto sucesso que acabou sendo refilmado nos Estados Unidos. A versão americana, chamada no Brasil de Amor em Jogo, tentou adaptar a história para a cultura norte-americana e por isso, aqui, o protagonista é louco por beisebol e fanático pelo Boston Red Sox. Lançado em 2005, o filme fez algum sucesso tanto com o público quanto com os críticos.
Heleno (2012)
Tecnicamente, pode-se dizer que esse é um dos melhores filmes sobre futebol feitos no Brasil até hoje. Dirigido por José Henrique Fonseca, fotografado por Walter Carvalho e protagonizado por Rodrigo Santoro, Heleno conta a história de Heleno de Freitas, o “primeiro craque do futebol brasileiro” e que dominou o futebol brasileiro na década de 40. Em uma época em que o futebol brasileiro estava longe de ser profissional, Heleno se destacou não apenas pela sua qualidade inegável dentro de campo, mas também por seu estilo de vida boêmio e sua personalidade difícil. Rico e bonito, o craque teve uma carreira conturbada e um final trágico, morrendo aos 39 anos de idade sem nunca ter disputado sequer uma Copa do Mundo pelo Brasil. Heleno vale a pena ser assistido para relembrar desse craque praticamente esquecido nos dias atuais.
El 5 de Talleres (2014)
Incluímos esse filme em nossa lista por dois motivos principais. Primeiro, porque é um exemplar do cinema argentino. País que produz ótimos filmes e cujo o futebol é parte intrínseca de sua cultura. Segundo, porque a obra oferece uma perspectiva diferente das que mencionamos até aqui. Em El 5 de Talleres somos apresentados a Sérgio Patón, meio-campista e capitão da equipe do Talleres de Remedios de Escalada, equipe das divisões inferiores da Argentina, que após ser expulso de uma partida válida pela quarta divisão nacional, tem que aceitar que sua carreira futebolística acabou. Aos 35 anos e sem nunca ter atingido fama e fortuna como jogador, Patón tem que descobrir o que fazer da vida. Já que já é muito velho para jogar futebol, mas ainda tem muitos anos para viver.
O Treinador de Futebol (2001)
Hoje em dia, a série Ted Lasso, sobre um treinador de futebol americano que aceita treinar uma equipe da Premier League, mesmo sem ter nem experiência e nem conhecimento para isso, faz muito sucesso. Contudo, 21 anos atrás, um filme com uma história parecida chegava aos cinemas e fazia também muito sucesso no circuíto independente. Trata-se de O Treinador de Futebol. No filme, um treinador de futebol que só tem experiência em dirigir times pequenos e de divisões inferiores da Inglaterra, é contratado para dirigir a seleção inglesa em sua preparação para a próxima Copa do Mundo, que ocorrerá no Brasil. Em formato de “mocumentário” (um trabalho de ficção que “finge” ser um documentário), o filme conta com participações de futebolistas famosos como Ronaldo e Pelé.
Maldito Futebol Clube (2009)
Outro filme sobre um momento histórico real. Em Maldito Futebol Clube acompanhamos a problemática passagem, nos anos 1970, do mitológico técnico Brian Clough pelo Leeds United. Apesar de o filme possuir algumas imprecisões históricas, ele foi altamente elogiado pela crítica especializada e possui 92% de aprovação no Rotten Tomatoes (site que agrega a opinião de críticos do mundo todo). Vale muito a pena assistir para quem gosta de bons filmes e também para quem tem interesse na história do futebol mundial. Lembrando que a obra é dirigida pelo premiado diretor Tom Hooper e protagonizado pelo talentoso Michael Sheen.
Fora do Jogo (2006)
Filme iraniano, Fora do Jogo é um dos mais premiados filmes da história recente do cinema a ter o futebol como seu elemento principal. Assim como outros filmes de nossa lista, Fora do Jogo usa o esporte para tocar em temas sociais sérios, nesse caso específico, a discriminação sofrida pelas mulheres no Irã. Aqui, um grupo de mulheres apaixonadas por futebol faz de tudo para assistir a um jogo da seleção do país válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2006. Contudo, como no Irã as mulheres são proibidas de frequentar estádios, elas têm que usar diversos subterfúgios para tentar assistir à partida. Com uma aprovação de 97% no Rotten Tomatoes, a obra apareceu em diversas listas de melhores filmes do ano de publicações importantes sendo premiado em alguns dos maiores festivais de cinema do mundo, incluindo o de Berlim.
Hooligans (2005)
Como o título em português já sugere, o filme trata justamente dos hooligans, grupos de torcedores fanáticos conhecidos por sua violência e que causaram diversos problemas no mundo e, sobretudo na Inglaterra, a partir da década de 60. Aqui, temos a história de um jovem americano (Elijah Wood) que após ser injustamente expulso da Universidade de Harvard vai visitar sua irmã na Inglaterra e acaba se envolvendo com um grupo de hooligans. Vale a pena assistir pela presença de Wood e também pelo tema tratado, que é bastante interessante para todo mundo que tem algum interesse em história.
DOCUMENTÁRIOS
The Game of Their Lives (2002)
Documentário que você não vai ver em muitas listas de filmes sobre futebol, mas que é muito interessante, principalmente, por seu tema. Nessa obra, o premiado documentarista Daniel Gordon, fala sobre a seleção norte-coreana que representou o país na Copa do Mundo de 1966. O time foi responsável por uma das maiores zebras da história das Copas do Mundo ao derrotar a Itália por 1×0 e avançar para as quartas de final do torneio daquele ano, se tornando a primeira seleção asiática a realizar tal feito. Gordon, que é especialista em documentários sobre a Coreia do Norte, traz mais essa história interessante sobre o “país mais fechado do mundo”.
Maradona by Kusturica (2008)
Não poderíamos falar de futebol, sem falar de Maradona. O craque argentino, que morreu em 2020, foi um dos maiores nomes da história do esporte. Muitos anos antes de morrer, Maradona deu livre acesso ao premiadíssimo diretor sérvio Emir Kusturica, que realizou esse documentário, contando a história de vida do craque desde sua infância paupérrima, passando por seu sucesso nos campos de futebol, até seus inúmeros problemas disciplinares e com drogas. Vale a pena assistir para quem gosta de futebol e também para quem gosta de bons documentários.
Pelé Eterno (2004)
Talvez nesse ponto do texto você já esteja cansado de ouvir falar de Pelé, mas não poderíamos deixar de citar esse que é talvez o documentário mais completo sobre a vida e carreira do “Rei do Futebol”. Aqui, temos acesso a diversas entrevistas com Pelé e outras pessoas importantes em sua trajetória, intercaladas com os lances e gols mais importantes de sua carreira, incluindo, a reconstituição fidedigna de gols que não foram registrados em filme na época em que ocorreram. Por tudo isso, é um filme que seguramente vale a pena ser assistido.
Garrincha — Alegria do Povo (1962)
Não tem como falar de futebol sem falar de Garrincha. “O Anjo das Pernas Tortas”, como ficou carinhosamente conhecido, foi um dos maiores craques do esporte e até hoje é lembrado por seus dribles desconcertantes e por sua habilidade com as bolas no pé. Jogou duas Copas pela seleção brasileira e venceu às duas, em 1958 e 1962. Seu talento, no entanto, foi muitas vezes ofuscado por seus inúmeros e incontáveis problemas fora de campo. Nesse documentário, dirigido pelo grande Joaquim Pedro de Andrade, é possível ver Garrincha atuando no auge de sua forma física e de seu talento. Só por isso, o filme já merece ser assistido.
Zidane — Um Retrato do Século XXI (2006)
Aqui temos um documentário que vale a pena ser visto não apenas porque tem como personagem central um dos maiores jogadores da história recente do futebol, mas também por seu formato peculiar. Portanto, é uma obra que também vale a pena ser vista por aqueles que amam cinema. No filme, os diretores Douglas Gordon e Philippe Parreno escolheram uma partida de Zidane e a filmaram em tempo real com 17 câmeras diferentes sincronizadas uma a outra. É um show de imagens que mostra todo o talento do meio-campista francês, por todos os ângulos