Imagem do quadrinista Akira Toriyama
Akira Toriyama - Divulgação

Akira Toriyama foi um artista de mangá e designer de personagens japonês, nascido em 5 de abril de 1955 no Japão.

A saber, ele alcançou reconhecimento mundial por criar a série de mangá Dr. Slump, antes de dar vida à sua obra mais famosa, Dragon Ball.

Toriyama também atuou como designer de personagens para vários jogos de videogame populares.

Considerado um dos autores mais importantes da história do mangá, suas obras foram altamente influentes e populares, especialmente Dragon Ball, que inspirou muitos artistas de mangá. Infelizmente, Toriyama faleceu em 1º de março de 2024, aos 68 anos.

E para homenageá-lo, e lembrar que sua carreira foi além de Dragon Ball, vamos falar um pouco mais sobre sua trajetória e trabalhos, então leia até o final.

Wonder Island (1978)

Wonder Island foi o primeiro mangá publicado por Akira Toriyama. A saber, a história é dividida em duas partes e foi lançada na revista Weekly Shōnen Jump em novembro de 1978.

Assim, o enredo gira em torno de um ex-piloto kamikaze, Furusu, que após um acidente, se vê preso em uma ilha misteriosa.

Com a ajuda de personagens peculiares, como um homem das cavernas e uma fada, ele tenta encontrar uma maneira de voltar para o Japão.

Dessa forma, a história por mais original que fosse não conquistou o público na época, mas ainda assim serviu como um importante ponto de partida para a carreira de Akira.

Dr. Slump (1980-1984) – O começo da fama de Akira Toriyama

Dr. Slump é uma série de mangá escrita e ilustrada por Toriyama, publicada entre 1980 e 1984.

Dessa forma, a história segue as aventuras cômicas de Arale Norimaki, uma menina robô criada pelo inventor Senbei Norimaki, e os outros moradores da Vila Pinguim.

A série foi um sucesso imediato, rendendo a Toriyama o Prêmio Shogakukan de Mangá em 1981 e vendendo mais de 35 milhões de cópias no Japão.

Além disso, Dr. Slump ganhou uma adaptação em uma série de anime pela Toei Animation, que foi ao ar de 1981 a 1986, e depois, um remake foi criado em 1997.

Chobit (1983)

Chobit é um mangá de Akira Toriyama que conta a história de uma alienígena com poderes sobrenaturais que chega à Terra e começa a ajudar um policial no seu combate ao crime.

Publicado em 1983, ganhou uma sequência no mesmo ano e ambos foram incluídos na coletânea Akira Toriyama’s Manga Theater Vol. 1, onde se encontram as melhores e mais marcantes one-shots de Akira.

Go! Go! Ackman (1993-1994) – Uma das obras de Akira Toriyama mais cheias de humor

Apesar da proposta sombria, Go! Go! Ackman é uma série de mangá humorística, uma das mais cômicas do autor.

Assim, é sobre um jovem demônio chamado Ackman, que recebe a missão de matar pessoas e coletar suas almas para o Grande Senhor Demônio.

A saber, foi publicada na revista V Jump de julho de 1993 a outubro de 1994, de maneira irregular.

Cowa! (1997-1998)

Cowa! é uma série de mangá escrita e ilustrada por Toriyama, publicada na Weekly Shōnen Jump de 1997 a 1998.

A história segue as aventuras de monstros infantis e um humano enquanto viajam para obter medicamentos para salvar sua cidade de uma gripe mortal.

A saber, Cowa! recebeu muitos elogios da crítica e do público, chegando a ser indicado ao Eisner Award de Melhor Publicação para Crianças em 2009.

Assim, este foi o primeiro trabalho de Akira após o fim de Dragon Ball, que por lhe consumir muito tempo, impedia que ele se concentrasse em outro mangá.

Kajika (1998)

Kajika é um mangá que narra a jornada do protagonista homônimo para se tornar um menino normal novamente.

Como membro da Tribo Kawa, Kajika é extremamente forte e tem poderes especiais.

Após receber uma maldição por matar uma raposa indefesa, ele se transforma em um homem-raposa e precisa salvar 1.000 seres vivos para quebrar a maldição.

Esta obra de Akira Toriyama pode ser muitas vezes passar despercebida, mas é um de seus melhores trabalhos.

Sand Land (2000)

Sand Land é uma série de mangá de aventura e comédia científica com distribuição pela Weekly Shōnen Jump de maio a agosto de 2000.

Dessa forma, a história se passa em um mundo devastado por desastres naturais e guerras, onde um rei ganancioso monopolizou o suprimento de água.

Um xerife, um demônio e um ladrão embarcam em uma jornada para encontrar uma nova fonte de água.

A saber, Sand Land ganhou uma adaptação para filme de anime CGI e uma série de animação original para streaming, além de um jogo de videogame.

E por falar em videogame, agora vamos falar um pouco também dos trabalhos de Akira no mundo dos games.

Dragon Quest (1986-2024) – A participação de Akira Toriyama não poderia faltar

A série Dragon Quest é um dos RPGs japoneses mais famosos e amados, com Akira Toriyama sendo responsável pelo design visual dos personagens desde o primeiro jogo em 1986.

Seu estilo único e vibrante ajudou a definir a estética da série, que se tornou um marco no gênero. Toriyama continuou a trabalhar na série até Dragon Quest XI, lançado em 2017.

A saber, o próximo jogo, Dragon Quest XII, ainda está em desenvolvimento, e mesmo que Toriyama tenha falecido, sua influência seguirá forte na franquia.

Chrono Trigger (1995)

Vemos frequentemente Chrono Trigger como um dos melhores jogos de todos os tempos, e o trabalho de Toriyama foi crucial para o seu sucesso.

Como parte da equipe de desenvolvimento conhecida como Dream Team, ele criou personagens memoráveis e um mundo encantador que capturou a imaginação de jogadores ao redor do mundo.

Assim, a colaboração entre Toriyama,  Hironobu Sakaguchi e Yuji Horii resultou em uma obra-prima que continua relevante por sua arte até hoje.

Blue Dragon (2006)

Blue Dragon é um RPG que marcou a colaboração entre Akira Toriyama e Hironobu Sakaguchi, criador da série Final Fantasy.

Lançado para o Xbox 360, o jogo apresenta o design de personagens de Toriyama, que trouxe seu estilo distinto para o projeto.

A saber, embora as opiniões sobre a história do jogo sejam controversas, o visual e os personagens foram um sucesso de crítica e público.

Portanto, se você gostou de saber mais sobre os trabalhos de Akira Toriyama, nos conte nos comentários qual o seu favorito! Até a próxima!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui