Logo da empresa Zynga
Zynga - Divulgação
Fundação:2007
SedeSão Francisco, Califórnia, EUA
FundadorJustin Waldron, Steve Schottler, Marcus Pincus, Michael Luxton e Eric Schiermeyer
Atuais donosTake-Two Interactive
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvedora de games

A Zynga é uma desenvolvedora norte-americana que ganhou destaque através dos seus games casuais atrelados às redes sociais, em especial, ao Facebook. Dentre seus títulos de maior destaque, temos FarmVille, Zynga Poker e Cityville.

Neste texto, você vai conhecer mais sobre a história da fundação e principais produtos da Zynga, uma empresa que transformou o mercado de jogos on-line e continua inovando e criando experiências incríveis para os seus usuários. Vamos começar?

Quando foi fundada Zynga?

A empresa foi fundada em abril de 2007, em San Mateo, Califórnia, nos Estados Unidos da América.

Quem são os fundadores da Zynga?

Como fundadores, a desenvolvedora tem como destaque os nomes de Justin Waldron, Steve Schottler, Marcus Pincus, Michael Luxton e Eric Schiermeyer.

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Quem são os atuais donos?

Desde 2022 a Zynga pertence a Take-Two Interactive, que a adquiriu por US$ 12,7 bilhões.

O que a Zynga oferece?

Como mencionado, a Zynga é uma desenvolvedora de jogos sociais, dona de títulos conhecidos, como Farmville, Zynga Poker e Cityville. Durante muito tempo seus jogos eram encontrados no Face, que foi seu principal meio de lançamento.

Aliás, ele já foi a maior empresa de jogos sociais do mundo e a principal parceira comercial da rede social criada por Mark Zuckerberg – um feito bastante destacavel.

Um pouco da história da empresa

A história da Zynga teve início a partir da ideia do grupo de empreendedores formado por Justin Waldron, Steve Schottler, Marcus Pincus, Michael Luxton e Eric Schiermeyer, que fundaram a empresa em 2007 com o nome de Presidio Media.

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A escolha, no entanto, não durou muito tempo. Ainda no mesmo ano, a marca abandonou a nomenclatura e passou a se chamar Zynga, criando o característico logo da empresa: um quadrado vermelho com a silhueta branca de um cachorro.

Esse novo nome e identidade visual foi um modo de chamar a atenção das pessoas por meio da imagem, mas, sobretudo, uma homenagem ao animalzinho de estimação falecido de um dos fundadores, um bulldog americano.

Lançando o primeiro jogo

Desde o início, o objetivo da Zynga era desenvolver e publicar jogos em plataformas de rede sociais, tendo o Facebook como a melhor alternativa para isso. Nesse caso, a estreia da nova empresa ocorreu através do lançamento do então Texas Hold’Em Poker, agora conhecido como Zynga Poker, ainda em 2007. Essa estreia marcou também o início da parceria entre a marca e a rede social de Zuckerberg.

Aliás, essa parceria entre os dois deu muito certo. A grande quantidade de usuários que o Facebook já possuía, somando a possibilidade de diversão gratuita que os jogos da Zynga proporcionavam, acabaram gerando números impressionantes de acessos.

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Para se ter uma ideia, em abril de 2009, a desenvolvedora alcançou a marca de 40 milhões de usuários jogando seus jogos dentro do referido mês, ficando com a primeira colocação entre as empresas parceiras da rede social.

Período de expansão da Zynga

Os bons números de 2009 acabaram levando a uma expansão significativa da empresa. Foi nessa época que ela criou a Zynga East, em Baltimore, o primeiro estúdio de jogos externos, recrutando Brian Reynolds para liderar a formação e também ocupar o cargo de designer-chefe de jogos.

No mesmo ano, ela continuou com seu projeto de crescimento e buscando trazer cada vez mais tecnologia para seus jogos. Com esse propósito, adquiriu a MyMiniLife. Essa nova subsidiária tratava-se de uma rede social onde os usuários podiam criar ambientes virtuais e moradias e também interagir com outros usuários. O objetivo da compra foi englobar a tecnologia da empresa a seus títulos e, principalmente, usar a ideia de expressão da vida física por meio de ambientes virtuais personalizados.

O investimento deu muito certo, tanto que foi daí que nasceu o jogo FarmVille, lançado ainda em 2009. O título se tornou um sucesso imediatamente, alcançando em agosto do mesmo a marca de 10 milhões de usuários ativos diariamente no Facebook.

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Essa foi a primeira vez que a rede social registrou um número tão expressivo, e que aumentou bastante no ano seguinte. Em 2010, para se ter uma ideia, o jogo já possuía uma base de 80 milhões de jogadores.

Maior integração com Face

Com o sucesso da parceria, em 2010, Zynga e Facebook estabeleceram um acordo que seria bem mais vantajoso para ambos. O objetivo era aumentar a integração entre as duas plataformas e incentivar os usuários da rede social a usarem seus créditos para comprar itens nos jogos da desenvolvedora.

Esses créditos nada mais eram que uma moeda virtual do Face, que podia ser adquirida participando de pesquisas, promoções e outras atitudes, ou comprando com dinheiro real. O acordo também dava à marca de Zuckerberg uma parte da lucratividade do uso desses créditos.

Inicialmente, o contrato estabelecido teria uma validade de 5 anos. No entanto, cerca de três anos mais tarde, mais precisamente em 2013, o Facebook acabou o rompendo, buscando uma alternativa que fosse mais flexível.

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Processo de abertura de capital

Em 2011, com o propósito de arrecadar fundos de mais ou menos US$ 1 bilhão, a Zynga entrou com um pedido, junto à comissão de valores imobiliários dos EUA (SEC), para uma oferta pública inicial (IPO). Assim, no final do referido ano, as ações da empresa já podiam ser negociadas pela NASDAQ, uma das principais bolsas de valores dos Estados Unidos.

A meta da marca era arrecadar donativos para adquirir empresas do ramo, como a Rovio Entertainment – uma desenvolvedora de jogos finlandesa  – que teve proposta de compra de US$ 2,25 bilhões pela Zynga. A compra acabou não dando certo, já que a Rovio não aceitou a oferta.

Zynga With Friends

Durante a edição do Zynga Unleashed – um evento anual da marca – ocorrido em julho de 2012, a empresa realizou o anúncio da Zynga With Friends, uma rede voltada para conectar jogadores de seus títulos em diversas plataformas.

Essa nova rede começou através de sua desenvolvedora de jogos subsidiária focada em dispositivos móveis, lançada em 2008 pelos trio Michael Chow, David Bettner e Paul Bettner, onde um dos seus maiores sucessos era Words with Friends.

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Antes da aquisição, que ocorreu em 2010, a empresa se chamava Newtoy, Inc., passando a se chamar Zynga With Friends depois de todo esse processo de transformação em uma rede social.

Outros recursos também foram criados nessa época, como o programa Zynga Partners for Mobile, e alguns acordos com desenvolvedoras foram firmados, como com a Portalarium e a Majesco Entertainment.

Uma nova parceria de peso estabelecida pela Zynga foi com  a Bwin.Party Digital, uma das maiores empresas de jogos de azar do mundo no período. Com o acordo, a desenvolvedora criaria jogos com dinheiro real no Reino Unido, e outros títulos, como centenas de jogos de cassino.

Também entra na lista a parceria iniciada com a holding americana Hasbro, uma gigante no mercado de jogos de tabuleiro. O objetivo do acordo era lançar uma linha de jogos inspirados nos títulos da desenvolvedora. A linha de tabuleiros físicos foi lançada com a marca “Hasbro Gaming”, uma linha de produtos da holding.

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Fim da exclusividade do contrato de exclusividade com o Facebook

Apesar de se movimentar bastante no mercado, buscar novas alternativas, realizar novos investimentos, etc. as mudanças no setor, dentre outras motivações, acabaram dificultando os resultados almejados pela Zynga.

2012, por exemplo, foi, ao mesmo tempo, uma mistura de tentativas de expansão com fracassos comerciais. No fim das contas, a empresa somou números negativos em seu faturamento.

A queda no desempenho da então maior empresa de jogos sociais do mundo acabou acarretando problemas também no próprio Facebook, que já era a maior rede social do planeta na época.

Assim, depois de cinco anos trabalhando juntas, as duas resolveram revisar a parceria e pôr fim ao fator exclusividade. Até então, todos os jogos da desenvolvedora eram exclusivos da rede social.

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Isso significava que a partir de 2013 a Zynga estava livre para exibir seus jogos em outros lugares, como em seu próprio site, ou fazer parceria com outras empresas. Essa autonomia também liberou os games da necessidade de fazer login com a conta do Facebook quando fossem jogar. Ao mesmo tempo, esse novo modelo de acordo também dava a rede social a possibilidade de criar seus próprios jogos e torná-los concorrentes.

Crise financeira e reestabelecimento

O fim do acordo de exclusividade trouxe consequências críticas para a desenvolvedora. Embora ela fosse uma parceria forte da rede de Zuckerberg, tanto que seus jogos correspondiam a algo entre 15% e 18% da receita do Facebook – algo muito significativo – na contra-mão desse linha as coisas eram ainda mais expressivas: 80% da receita da Zynga era baseada na rede social.

Consequentemente, durante o ano de 2013, ela enfrentou uma das suas maiores crises financeiras. Em uma das suas manobras para estabilizar-se novamente, a desenvolvedora fez demissões em massa, chegando a reduzir em média cerca de dezoito por cento de seu quadro de funcionários.

Ainda como medida para se manter de pé, fez cortes em várias partes do corpo empresarial, fechando alguns escritórios, incluindo alguns em Los Angeles e Nova York.

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Apesar dos esforços para contornar a situação, nesse período a Zynga perdeu muitos usuários, principalmente também pelo rompimento do acordo com o Facebook. Além da receita em si, ela dependia muito da plataforma para a distribuição dos seus jogos. Em decorrência dessa baixa no número de usuários, a avaliação da desenvolvedora diminuiu em US$ 400 milhões pelos investidores.

Em 2017, após um um período conturbado para a empresa, com demissões, saída de executivos e fechamentos de estúdios, finalmente a Zynga conseguiu se restabelecer. Nesse ano, houve um aumento de mais de 20 por cento em relação à receita do ano anterior. E não foi somente essa a mudança nos números da empresa. No ano seguinte, a quantidade de jogadores também começou a subir, chegando a 80 milhões de usuários ativos mensais, aproximadamente.

Take-Two Interactive compra a Zynga

Em 2022, depois de uma transação bem sucedida, a Zynga foi adquirida pela Take-Two Interactive, uma holding de vídeo games americana de Nova York. O acordo foi fechado por um montante de US$ 12,7 bilhões.

A holding adquiriu todas as ações em circulação por US$9,86 cada. O objetivo da compradora era usar o renome da desenvolvedora móvel para melhorar seu desempenho no mercado de jogos mobiles

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Quais são os principais jogos da Zynga?

Depois de conhecer toda a sua história, desde a sua fundação até à sua compra, vamos ver um pouco mais sobre os seus principais títulos. Acompanhe!

FarmVille

Quem é da época do auge do Facebook deve lembrar como era divertido passar horas conectado jogando os joguinhos integrados à rede. Um deles, nesse caso, era o FarmVille, um dos jogos mais atrativos da plataforma.

Ao entrar, o jogador criava o avatar do fazendeiro ao qual ele iria controlar. Feito isso, ganhava-se um pedaço de terra vazio, que servia como base para criar e estabelecer uma fazenda própria.

Para iniciar a jornada de construção da fazenda dos sonhos, o jogo disponibilizava uma quantia de dinheiro virtual. Assim, o fazendeiro comprava alguns itens importantes para iniciar, como algumas sementes e animais. Depois da colheita era hora de vender à produção aos vizinhos e adquirir mais dinheiro para progredir e comprar mais sementes e assim por diante. As moedas utilizadas no jogo eram a Farm Coins e Farm Cash.

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Os Farm coins eram adquiridos por meio da colheita, ou seja, pela venda das frutas e verduras cultivadas ou após cumprir alguma missão. Também dava para recolher as moedas por meio de visitas aos vizinhos, ajudando em suas colheitas e na preparação da terra.

Já o Farm Cash, apesar de ser possível conquistá-las gratuitamente, era mais difícil, já que elas surgiam apenas passando de níveis e coisas assim. A forma mais fácil de consegui-las era realmente comprando com o cartão de crédito.

Farmville tornou-se um sucesso gigantesco, mantendo uma popularidade enorme por alguns anos. Para se ter uma ideia, ela chegou ao impressionante número de 34,5 milhões de usuários ativos diariamente.

Infelizmente, esse primeiro jogo foi descontinuado em 2020. Mas, além destes, foi desenvolvido continuações para dispositivos móveis como “FarmVille 2” e “Farmville 3” totalmente melhorados e com gráficos em 3D.

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CityVille

CityVille era um jogo simulador de construção em que os jogadores tinham que administrar um pequeno vilarejo e guiá-lo para que se transformasse em uma Metrópole próspera.

A jogabilidade era bem simples: o gamer desempenhava a função de prefeito da cidade e tinha apenas que administrá-la da melhor forma possível para que prosperasse e virasse um grande centro urbano. Para que a cidade evoluísse, o jogador recebia tarefas que, ao completá-las, lhe davam moedas, energia, experiência e reputação.

As moedas eram utilizadas para obter itens e construir moradias e prédios públicos importantes para a infraestrutura da cidade. Consequentemente, isso levava a um aumento no número de moradores, que pagavam impostos e aluguéis, gerando ainda mais moedas.

A energia também era um fator importante, pois sem ela era impossível realizar as tarefas. A cada partida, o jogador tinha um pouco para começar as ações, e conforme fosse realizando atividades ela ia se esgotando. Ao cumprir missões era possível receber energia como bônus, mas havia outros meios também, como visitar fazendas vizinhas e ajudar a realizar tarefas.

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Já a experiência era vital para a expansão da cidade, isso também garante ao jogador recompensas maiores dos moradores da cidade. A reputação dá ao jogador recompensas maiores quando fossem a outras cidades.

Um ponto relevante é que todos esses itens podiam ser adquiridos ao realizar tarefas, mas também podiam ser comprados com dinheiro real utilizando cartão de crédito.

O jogo estava disponível no Google + e Face e foi, sem dúvidas, um dos maiores sucessos das plataformas, superando outros títulos anteriores, como Farmville. Logo após seu lançamento em 2010, alcançou uma média de 84 milhões de usuários mensais, se tornando o aplicativo mais utilizado na história do Facebook. Infelizmente, em abril de 2015, o jogo saiu do ar.

Café World

Café World foi criado para quem gostava de passar horas no Face criando um pequeno mundo particular e ao seu próprio gosto. No jogo, era possível gerir um restaurante, trabalhando como chefes e atendendo clientes, por exemplo.

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Ao logar pela primeira vez, era necessário personalizar o avatar que iria controlar. Esse foi um importante diferencial para o título, já que em alguns outros jogos isso não era possível, fazendo com que muitos não se identifiquem. Era possível escolher o sexo, cabelo, roupa e outros adereços. Depois, bastava decorar o seu restaurante ao seu modo, escolhendo cortinas, cadeiras, meses, lustre e itens necessários para preparar os alimentos como fogão, geladeira etc.

Depois de tudo arrumado o jogador partia para sua vida de dono e chef de cozinha, cortando alimentos, preparando as refeições e servindo no balcão. Conforme se fosse passando de nível, o empreendimento também ia evoluindo, alguns itens eram desbloqueados, e era possível contratar mais garçons, ao contrário do início, onde só poderia ter um.

Assim como outros jogos da desenvolvedora, este também fez um enorme sucesso tendo milhões de usuários mensais. Mas, infelizmente, com algumas mudanças do Facebook, ele também foi descontinuado em 2014.

Zynga poker

O Zynga poker era para aqueles que adoravam jogar uma boa partida de poker e desafiar a sorte nos blefes com os amigos. O jogador era posto dentro de um cassino, onde poderiam desfrutar de partidas de Texas Hold’Em, uma variante do pôquer.

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Uma das suas maiores vantagens era que, por ser online, havia a possibilidade de jogar com jogadores do mundo inteiro, desafiando assim as suas habilidades sempre com novos oponentes. E para quem quisesse jogar com um amigo, bastava convidá-lo para participar. O jogo também tinha três opções de modos, sendo possível escolher o modo que o jogador mais se identificava, como jogos casuais, torneio e mesa rápida.

O jogo tornou-se viral entre os amantes do pôquer em 2011, consagrando-se como o maior deste tipo no mundo, com 38 milhões de usuários ativos na época.

Considerações finais

Como foi possível observar ao longo do texto, a Zynga foi uma desenvolvedora que conseguiu se destacar no mundo dos jogos sociais e deixar sua marca na história através de seus títulos divertidos e envolventes, e que continua seus trabalhos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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