Logo da empersa NET
NET - Divulgação
Fundação:12 de dezembro do ano de 1991. Encerramento (11 de julho de 2019)
SedeSão Paulo
FundadorGrupo Globo
Atuais donosClaro TV+
Países que operaBrasil
O que ofereceEmpresa de telecomunicações

A NET foi uma das responsáveis por distribuir conteúdo pago de qualidade por longos anos. Com o tempo, a empresa se consolidou no mercado brasileiro e alcançou o status de referência no país. Em virtude disso, assumiu a liderança como uma das melhores do segmento no território nacional.

Ao longo da sua história, a empresa cresceu, se reformulou e evoluiu. Por esses motivos, é válido entender como a NET conseguiu suprir e superar uma demanda de mercado. Confira neste artigo a história da NET, fundação, propriedade e o que oferece.

Quando a NET foi fundada?

A NET foi fundada em 12 de dezembro do ano de 1991. Sua sede original fica na cidade de São Paulo.

Quem são os fundadores da NET?

O Grupo Globo é um dos responsáveis pela criação da NET. Além dele, Antônio Dias Neto também participou da criação e lançamento da empresa. Dias Neto é um empresário bem-sucedido, tendo criado 15 empresas além da NET.

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Quem são os atuais donos da NET?

Hoje, a Claro detém a maioria dos direitos sobre a marca. A empresa e a NET concluíram uma fusão, renomeando o serviço para Claro Net HD. Tempos depois, a nova empresa passou a se chamar Claro Tv+.

Por causa de leis decretadas pela Anatel, o Grupo Globo detém apenas parte da NET. A lei determina que empresas do setor de radiofusão não participem da administração de empresas de telecomunicações. Por esse motivo, o Grupo Globo decidiu vender as poucas ações que ainda possuía.

Como resultado, a Embratel passou a fazer parte do grupo de acionistas. Os 4% das outras ações receberam negociações indiretas. Em seguida, o Grupo Globo fez uma associação com a Embratel. Assim, a empresa conseguiria cumprir a legislação da Anatel enquanto continua no negócio com porcentagens de ações menores.

O que NET oferecia?

A NET oferecia serviços residenciais relacionados a telecomunicações. Nesse sentido, a marca ofertava planos de telefonia fixa, TV por assinatura, internet e mais. Criada em 1991, a empresa começou a oferecer operadoras e distribuição de sinal televisivo.

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Após a compra pelo Grupo Globo, a companhia passou a investir na conexão por fibra ótica e cabo coaxial. Na época, a compra da NET pelo Grupo Globo e Ralph Partnes iniciou a primeira multioperadora do Brasil.

Com o tempo, a marca passou por mudanças, aquisições e vendas que influenciaram em suas atividades. Por exemplo, a empresa se juntou a Claro e Embratel para integrar seus produtos. Anos depois, a Anatel deu permissão para essas três empresas se fundirem.

Como resultado dos investimentos, a NET conquistou reconhecimento por sua ótima atuação no mercado. A empresa superou o pico de 10 milhões de clientes com assinatura mensal de serviços. Não o bastante, chegou a ser classificada como uma das melhores em avaliações públicas.

A Claro adquiriu a NET e incorporou os serviços da empresa ao seu catálogo. Contudo, os produtos de telefonia, internet e assinatura mantiveram seu funcionamento regular. No entanto, empresas de pequeno e médio porte ganharam produtos específicos.

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Início da história

Nos anos 80, o Brasil ainda não tinha muitas empresas que distribuíam sinal no território. Para mudar essa situação, o Ministério das comunicações lançou a DisTV. A “distribuição de sinais de TV” ofertou mais de 100 concessões para transmissão de sinal televisivo no país. Dentre os empresários e empresas que conseguiram a licença estava Antônio Dias Leite.

O empresário conseguiu adquirir uma parte dessas companhias. Em seguida, ele lançou a Multicanal no fim de 1991. Pensando em vender as empresas no futuro, Antônio decidiu colocá-las em funcionamento o quanto antes.

O plano deu certo, visto que a primeira compra recebeu um pagamento de mais de US$ 200 mil. Além das suas empresas, Antônio Dias Leite também empreendia com ativos em  outras companhias. Para evitar concorrência, o empresário investia mais em empresas localizadas no interior de São Paulo e Rio de Janeiro.

O sucesso da NET a tornou referência na distribuição de sinal. Por isso, a empresa passou a interagir com as concorrentes para fazer negociações. Em pouco tempo, o Grupo Globo e Ralph Partners adquiriram em torno de 30 % das ações da marca.

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Com a chegada da empresa estrangeira, a NET passou a oferecer cabos coaxiais e fibra ótica. Como resultado, ampliou a quantidade de produtos que poderia oferecer. Além disso, a junção das empresas ajudou a criar a primeira multioperadora dentro do Brasil.

Embora a nova empresa tivesse um crescimento admirável, a Globosat descontinuou a distribuição dos canais. Agora, apenas a NET distribuiria os canais televisivos da empresa. Globosat passou a se dedicar a empresa Netsat, conseguindo atrair muitos assinantes da marca para o novo empreendimento. Vale lembrar que companhias como banco Bradesco, BNDES E RBS possuíam ações na empresa.

Compras, expansões e novos acionistas

No ano de 2004, a Telmex conseguiu adquirir de 30% a 60% em ações da empresa NET. Antes, o Grupo Globo era a dono desses ativos. Após 6 anos, a Embratel garantiu a compra de mais 72% das ações da marca. Os grupos fecharam o acordo após o pagamento de R$ 33 bilhões para conseguir mais de R$ 143 milhões em ativos.

No ano de 2012, a Embratel ganhou permissão da Anatel para comprar as ações restantes do Grupo Globo. Essa mesma época marcou a mudança de acionistas majoritários da empresa. Logo, a Embratel começou a gerenciar mais de 54% da companhia. Ao lado da Embrapar, a Embratel se tornou dona de 92% do capital total da NET.

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O ano de 2012 trouxe mudanças importantes para a NET. Afinal, a empresa conseguiu expandir suas atividades para a cidade de Natal. Nos primeiros meses, a marca ofereceu internet e telefonia para o Rio Grande do Norte. Em seguida, os planos de assinatura ficaram disponíveis para os clientes.

NET + Claro

Em julho de 2019, as empresas Claro e NET anunciaram a fusão das companhias. Porém, as marcas já mantinham projetos em comum desde o ano de 2011. As duas empresas atuavam em conjunto para disponibilizar aos clientes produtos complementares.

Por exemplo, o famoso “Combo Multi” com telefonia para celular e fixo, internet e TV. Quem contratava o plano teria acesso aos melhores serviços das duas empresas. Na época, as marcas garantiram mais MB de internet, ligações sem limites e aplicativos gratuitos.

A princípio, a América Móvil afirmou que a junção se tratava de uma prestação compartilhada de serviços. Cada empresa possui focos diferenciados. Mesmo assim, elas trabalhavam em conjunto para complementar seus produtos. Após a aprovação da Anatel, as empresas puderam se fundir de maneira oficial.

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Tempos depois, a Claro confirmou que a NET não seria mais uma companhia independente. Agora, a Claro passaria a ofertar os serviços da NET dentro dos produtos da Claro.

Mudanças após a aquisição e encerramento

Uma preocupação em comum dos clientes NET era quais mudanças a fusão traria. Segundo a Claro em uma propaganda, a programação e planos contratados permaneceriam iguais. Apenas o cliente decidiria o que assistir, como assistir e mudar. Para a empresa, a junção dos produtos em um só serviço era necessária. Afinal, os hábitos dos clientes continuavam a influenciar as tendências de mercado.

Para Márcio Carvalho, o responsável pelo marketing da Claro, a fusão objetivava melhores lucros. As empresas NET e Claro já estavam ensaiando a junção desde o ano de 2015. Agora, será possível ter uma marca maior e confiante nas ações de mercado. Não o suficiente, os consumidores terão produtos mais completos e diversificados de maneira mais simples.

Por causa da reformulação, lojas físicas, sites e até apps mudaram as suas imagens. Nesse sentido, o aplicativo chamado “Minha NET” mudou para “Claro residencial”. Por outro lado, os canais para atendimento ao consumidor continuaram os mesmos. Além disso, a plataforma NOW manteve o mesmo funcionamento de antes.

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Outro ponto a ser destacado é que os cientes não pagarão novas taxas por causa da fusão. Em outras palavras, os planos e equipamentos adquiridos não receberam cobranças extras. As cobranças acontecerão obedecendo as políticas de comércio estabelecidas no contrato dos clientes.

É importante destacar que a mudança em determinadas regiões depende de infraestrutura local. Ou seja, dependendo de onde o consumidor mora, a troca será possível ou não. Embora migrações não sejam obrigatórias, pode haver custos extras na transição da NET para Claro. Afinal, a Claro usa serviços por satélite, o que exige nova instalação.

O NOW vira Claro TV+

Criado pela própria NET, o NOW sempre foi um braço forte do grupo, mesmo após a venda para a Claro. Nesse caso, ele acabou tornando-se um dos últimos remanescentes diretos da marca dentro do novo conglomerado.

Isso porque em 2023, após passar por algumas reformulações, o NOW transformou-se de vez no Claro TV+, com essa nomenclatura não sendo mais utilizada pela Claro atualmente.

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Produtos

A NET provou aos consumidores que era uma excelente escolha de contratação. Tudo porque ofertava serviços de boa qualidade com variedade de opções. Diante disso, veja a seguir quais os produtos mais famosos da marca.

– Internet banda larga

A NET oferecia sua internet de banda larga com velocidade de até 500 Mbps. Os clientes ganharam acesso a planos mais acessíveis com velocidade de até 8 Mbps. Tal como os consumidores comuns, empresas puderam contratar pacotes específicos para as suas instalações.

O programa NET Virtua conseguiu alcançar 14 estados, além do Distrito Federal. Para garantir o maior público possível, a empresa passou a testar planos diferenciados. Em 2008, a marca lançou uma rede cuja velocidade alcançava 60 Mbps de velocidade. A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira região a receber esse plano como forma de teste. Segundo dados da empresa, o serviço NET Virtua alcançou quase 3 milhões de assinantes em 2009.

A empresa dá ao cliente o modem e o roteador Wi-fi na contratação do serviço. Porém, é necessário que o plano escolhido seja superior a 10 Mb ou 20 Mb, dependendo da região. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o cliente deve escolher planos iguais ou superiores a 20 Mb para receber os equipamentos. Com o tempo, o número de consumidores de internet da empresa ultrapassou 5 milhões de assinantes.

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– Telefone

A NET também incluiu um plano de telefonia entre seus produtos. Com ele, os clientes têm ligações para todo o território brasileiro e internacional. Para tanto, é preciso utilizar o modem de internet fornecido pela empresa. Para os telefones da operadora, as ligações não são taxadas. Já para telefones de outras operadoras haverá cobranças extras.

– Transmissões de evento em 3D

A NET revolucionou o mercado ao transmitir eventos usando a tecnologia 3D. Para ajudar nessa tarefa, a empresa recebia auxílio de outras marcas, como ESPN, Rede Globo e mais. Logo, os assinantes poderiam assistir BBB, Olimpíadas, campeonatos e mais com imagem tridimensional.

Infelizmente, as transmissões em 3D tiveram um período de exibição limitado. O canal que transmitia esses eventos mudou e recebeu o nome de Premiere HD2. No entanto, a plataforma NET Now ainda exibe alguns conteúdos em 3D na grade da programação.

– Transmissões em 4K

A NET firmou uma parceria com o SporTV para transmitir a Copa do mundo de 2014. No entanto, o diferencial do evento seria uma transmissão em 4K da partida. Consumidores com TV com 4K e aparelho NET Ultra HD puderam assistir ao evento com exclusividade. Durante quase 2 semanas, a NET exibiu outros jogos em resolução 4K.

Considerações finais sobre a NET

A NET redefiniu o que o consumidor brasileiro conhecia por serviço de telecomunicações. A empresa trouxe produtos de qualidade que ajudaram a montar a programação de milhões de brasileiros. Não só atendendo a demanda de mercado, mas permitindo que cada assinante pudesse personalizar seu plano.

Um dos fatores que ajudaram a empresa a se consolidar é a ousadia. Afinal, a NET foi a primeira operadora a transmitir eventos em 3D. Por meio de parcerias, a marca garantiu aos clientes acesso em primeira mão a transmissões exclusivas. Mesmo após a reformulação e fusão, a essência do compromisso em oferecer conteúdo de qualidade permanece.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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