Logo da empresa Metro Corporation
Metro Corporation - Divulgação
Fundação:1987
SedeJapão
FundadorTokutetsu Kanemitsu
Atuais donosMamoru Ichimura
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de jogos eletrônicos

A Metro Corporation é uma desenvolvedora de jogos japonesa, famosa principalmente pela criação de títulos e franquias como 10.000 Bullets e Bomberman Wars, lançados em diversos consoles e plataformas.

Ao longo de mais de 35 anos de história, o estúdio conseguiu parcerias de peso, com empresas como Square Enix, Bandai e Hudson Soft, o que, sem dúvidas, contribuiu bastante para o desenvolvimento da marca.

Neste artigo, vamos mergulhar na história e evolução da Metro Corporation, de sua fundação ao status atual, descobrir informações importantes sobre a empresa e conhecer também alguns dos principais jogos do catálogo da desenvolvedora. Acompanhe!

Quando a Metro Corporation foi fundada?

A Metro Corporation foi estabelecida em maio do ano de 1987, em Nishinakajima, Yodogawa-ku, Osaka, Japão.

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Quem fundou a Metro Corporation?

A fundação da empresa é atribuída a Tokutetsu Kanemitsu, que ficou diretamente à frente da marca até o ano de 2013.

Quem são os atuais proprietários da Metro Corporation?

Atualmente, a desenvolvedora continua como uma empresa privada, comandada por Mamoru Ichimura, seu diretor presidente.

O que a Metro Corporation oferece?

Como mencionado, a Metro Corporation atua no mercado com o desenvolvimento de jogos. Nesse caso, ela planeja e desenvolve games para as mais variadas plataformas, sejam arcades, consoles, computadores domésticos e dispositivos móveis.

Além disso, a empresa atua com a programação de softwares em geral, mesmo fora do universo dos jogos. Aliás, esse foi o foco inicial da marca, passando a operar ativamente no cenário gamer apenas depois de alguns anos depois de fundada.

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Um pouco da história da empresa

A Metro Corporation nasce nos anos finais da década de 80, com o objetivo de atuar no mercado de desenvolvimento de softwares. E desde o início, como mencionado, sua sede foi estabelecida em Nishinakajima.

Uma ampliação significativa no corpo da empresa aconteceu no ano de 1996, quando foi estabelecido o Escritório de Desenvolvimento de Tóquio. Nesse ano em específico, a filial foi construída em Kanda-Sudacho, Chiyoda-ku, Tóquio, mas dois anos mais tarde o endereço foi alterado para Yushima, Bunkyo-ku, que é onde fica situada atualmente a filial da Metro Corporation na capital japonesa.

O desenvolvimento de jogos

Dentro do mercado de jogos, a Metro Corporation começou seus trabalhos mais ativamente a partir dos anos iniciais da década de 90. No ano de 1992, por exemplo, a empresa chegou com dois títulos básicos: Pang Pom’s e Sky Alert. Ambos os jogos, nesse caso, foram lançados exclusivamente para os arcades.

Para essas mesmas máquinas, já em 1993, a desenvolvedora lançou jogos como Fort e Fort II, bem como Poitto!, que chegou também para o Super Nintendo Entertainment System (SNES).

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Alcançando o sucesso

Com os arcades e o próprio SNES, que passou a receber bastante jogos, a Metro Corporation já começou a crescer no mercado. De toda forma, foi com a ascensão de consoles mais modernos que a empresa alcançou um público mais relevante.

Ainda nos anos finais da década de 90, a desenvolvedora chegou com diversos jogos para o Playstation, como Bravo Air Race (1997), Bomberman Wars (1998), Ultraman: Fighting Evolution (1998), Bust A Groove (1998), dentre outros. Consoles como o Sega Saturn também contribuíram para esse sucesso.

Colaboradores frequentes

O sucesso veio em parte pela parceria da desenvolvedora com diversas outras empresas importantes do setor gamer. Marcas como Square Enix, Namco, Bandai, Hudson Soft e  Able Corporation são apenas algumas das editoras que publicaram o co-desenvolveram títulos de jogos com a Metro Corporation.

Quais são os principais jogos da Metro Corporation?

Para conhecer melhor a Metro Corporation, nada melhor do que conferir também alguns dos grandes destaques presentes do catálogo de jogos da empresa. Afinal, ela conseguiu desenvolver alguns títulos e franquias conhecidas ao longo dos seus anos de atuação no setor. Acompanhe!

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10.000 Bullets

“10,000 Bullets” é um título de ação desenvolvido pela Metro Corporation em colaboração com o estúdio japonês Blue Moon Studio. O jogo teve lançamento para o PlayStation 2 em 2005 pela Taito e posteriormente distribuído na Europa pela 505 GameStreet. Com uma premissa única e jogabilidade envolvente, o jogo conquistou muitos fãs do gênero.

A trama do jogo gira em torno de um personagem principal chamado Crow, um assassino de elite que serve a uma família da máfia italiana. Crow é um pistoleiro habilidoso e, mais notavelmente, possui a extraordinária capacidade de manipular o tempo durante as batalhas. Essa habilidade permite que os jogadores desacelerem o fluxo do tempo, criando uma mecânica de jogo única.

A jogabilidade de “10,000 Bullets” gira em torno da habilidade temporal de Crow. Os jogadores precisam usar sua capacidade de manipulação do tempo de forma estratégica para evitar ondas de ataques inimigos e superar diversos perigos. Essa mecânica adiciona um elemento de estratégia e reflexos rápidos, tornando a experiência de jogo intensa e desafiadora.

Bomberman Wars

“Bomberman Wars” é um RPG de estratégia que faz parte da famosa saga Bomberman. Desenvolvido em parceria pela Hudson Soft e a Metro Corporation, o jogo foi publicado pela própria Hudson Soft e lançado em 1998 para o Sega Saturn e PlayStation.

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Esta entrada na série difere significativamente de seus predecessores, que eram mais conhecidos por seus jogos de festa e multiplayer, ao se concentrar em uma experiência single-player mais profunda.

A trama de “Bomberman Wars” gira em torno do Rei Bomber, o pacífico governante do reino Bomber. No entanto, a tranquilidade do reino é abalada quando um vilão maléfico conhecido como Bagular e seus quatro capangas tentam conquistar todas as peças do país Bomber. O jogador assume o papel da alteza e é encarregado de liderar as forças do reino em uma jornada para frustrar os planos do vilão.

O jogo combina elementos de estratégia e RPG, proporcionando aos jogadores a oportunidade de montar uma equipe de Bombermans. A estratégia desempenha um papel fundamental à medida que os jogadores planejam suas ações, movimentam suas unidades e lutam contra inimigos em batalhas táticas baseadas em turnos.

Bust a Groove

“Bust a Groove” é um jogo inovador que mistura música e luta, proporcionando uma experiência diferente aos jogadores. Desenvolvido pela Metro Corporation e lançado originalmente no Japão pela Square Enix em 1998 para o PlayStation, o jogo eventualmente encontrou seu caminho para outros mercados, com a 989 Studios publicando nos Estados Unidos e a Sony Computer Entertainment Europe cuidando da distribuição na Europa.

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O jogo é notável por combinar elementos de ritmo e jogos de luta em uma única experiência de jogo. Inspirado pela jogabilidade baseada em ritmo de títulos como “PaRappa the Rapper”, “Bust a Groove” desafia os jogadores a demonstrar suas habilidades de dança e timing para superar seus oponentes.

Cada personagem jogável tem seu próprio estilo de dança e música, o que contribui para a diversidade do jogo. Os jogadores precisam acompanhar os ritmos e pressionar os botões no momento certo para realizar movimentos de dança e combos que não apenas impressionam a platéia, mas também causam dano aos oponentes. Isso cria uma dinâmica única de competição onde a música e a dança são armas poderosas.

Além dos movimentos de dança, o jogo também inclui movimentos especiais projetados para danificar o oponente. Isso adiciona uma camada estratégica ao jogo, pois os jogadores devem equilibrar a execução de movimentos de dança estilizados com ataques direcionados ao oponente para alcançar a vitória.

Dentre os personagens jogáveis, vale referenciar nomes como a Frida, Gas-O, Heat, Hamm, Kelly e Hiro. Com o sucesso do título, “Bust a Groove” também ganhou continuidades, como “Bust a Groove 2”, de 1999.

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Ultraman: Fighting Evolution

“Ultraman: Fighting Evolution” é um jogo que mergulha no rico universo do popular personagem Ultraman, oferecendo aos fãs uma experiência de luta emocionante. Com desenvolvimento em colaboração entre a Metro Corporation e a Banpresto (Bandai), o jogo teve publicação para o PlayStation em 1998.

Este título marca o início da bem-sucedida franquia “Fighting Evolution”, que posteriormente gerou várias sequências. Dentre eles, vale o destaque para:

  • 2002 – Ultraman Fighting Evolution 2 (lançado para o PS2);
  • 2004 – Ultraman Fighting Evolution 3 (lançado para o PS2);
  • 2005 – Ultraman Fighting Evolution Rebirth (lançado para o PS2); e
  • 2006 – Ultraman Fighting Evolution (series) (lançado para o PSP).

No jogo, os jogadores têm a oportunidade de controlar o icônico Ultramen e outros personagens do universo herói em combates emocionantes. A série Ultraman é conhecida por suas batalhas épicas entre monstros gigantes e heróis intergalácticos, e “Ultraman: Fighting Evolution” captura essa essência de forma notável.

Bravo Air Race

“Bravo Air Race,” também conhecido como “Reciproheat 5000” ou simplesmente “Air Race,” é um jogo de corrida aérea que permite aos jogadores competirem com uma variedade de aeronaves históricas. O jogo teve desenvolvimento pela Xing Entertainment em colaboração com a Metro Corporation e publicado pela THQ para o PlayStation em 1997.

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A principal característica de “Bravo Air Race” é o seu foco puro nas corridas de aviões, sem a inclusão de armas ou combate entre jogadores ou contra oponentes controlados pela inteligência artificial. Em vez disso, os jogadores competem exclusivamente com base em suas habilidades de pilotagem e estratégia de corrida.

O jogo oferece uma seleção de aeronaves proeminentes de diferentes períodos históricos, cada uma com suas próprias características e desafios. Alguns dos modelos de aeronaves disponíveis incluem o P-51 Mustang, Gee Bee Racer e o F4U Corsair. Cada aeronave tem suas próprias características de manuseio, velocidade e capacidade de resposta, o que exige que os jogadores escolham sabiamente sua aeronave de acordo com o circuito e as condições de corrida.

A jogabilidade de “Bravo Air Race” é focada na navegação e no controle preciso da aeronave para evitar obstáculos, manobrar através de checkpoints e vencer outros pilotos. Os circuitos de corrida se diversificam, variando de ambientes urbanos a cenários rurais pitorescos, proporcionando uma variedade de desafios.

O jogo recebeu uma sequência posteriormente, com o título Air Race Championshi. No entanto, diferente do anterior, teve lançamento somente no Japão.

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Britney’s Dance Beat

“Britney’s Dance Beat” é um jogo de ritmo que coloca os jogadores no centro das músicas e dos videoclipes da cantora americana Britney Spears. Com desenvolvimento através da colaboração de três estúdios, Metro Corporation, Hyperspace Cowgirls e Art Co., Ltd., o jogo teve publicação pela THQ em 2002, disponível para o PlayStation 2, Game Boy Advance e Windows.

O enredo do jogo gira em torno da busca por uma vaga como dançarina reserva na turnê de Britney Spears. Os jogadores assumem o papel de um personagem que interpreta uma dançarina aspirante. O objetivo é competir por essa oportunidade por meio de uma série de jogos de ritmo eletrizantes, que ocorrem em palcos improvisados repletos de diferentes cenários, muitos dos quais se inspiram nos videoclipes icônicos de Britney.

A jogabilidade de “Britney’s Dance Beat” se fixa na capacidade dos jogadores de seguir o ritmo e realizar os movimentos de dança coreografados que aparecem na tela. À medida que a música de Britney toca ao fundo, os jogadores precisam pressionar os botões no momento certo para executar os movimentos de dança com precisão. Quanto mais preciso for o jogador, maior será a pontuação e as chances de avançar no jogo.

Considerações finais

Como foi possível observar, a Metro Corporation construiu uma presença sólida e duradoura na indústria de jogos ao longo de suas mais de três décadas de existência. A empresa não apenas criou uma ampla variedade de títulos, mas também se destacou em diferentes gêneros e plataformas. Isso é uma mostra da versatilidade e da habilidade criativa da equipe por trás da empresa.

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Ao oferecer títulos envolventes, a Metro Corporation conquistou um lugar especial no coração dos jogadores em todo o mundo. Seja através de experiências de ação, aventura, ritmo ou estratégia, a desenvolvedora demonstrou repetidamente sua capacidade de criar jogos que cativam e entretêm.

A parceria com outros estúdios e publicadoras, como a Banpresto, Square Enix, THQ e muitas outras, também contribuiu para a ampliação de sua influência na indústria dos jogos.

Além disso, a Metro Corporation teve o mérito de adaptar e diversificar suas ofertas ao longo dos anos, mantendo-se relevante e atendendo às demandas em constante mudança dos jogadores.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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