Joy: O Nome do Sucesso é um filme americano do gênero comédia dramático-biográfica, produzido e dirigido por David O. Russell, com roteiro escrito por ele em parceria com Annie Mumolo, com base na vida da empreendedora de sucesso Joy Mangano.

O longa estreou nos Estados Unidos no dia 25 de dezembro de 2015 e chegou aos cinemas brasileiros em 21 de janeiro do mesmo ano, sendo distribuído pela 20th Century Fox.

Joy Mangano é uma conhecida inventora americana e a atual presidente da Ingenious Designs LLC, que tornou-se conhecida por sua visão empreendedora e pelo desenvolvimento de diversos produtos de aplicação cotidiana para as residências.

Em 1999, ela fechou uma gigantesca parceria com a rede televisiva americana Home Shopping Network (atual HSM) para a disponibilização e venda de suas patentes.

O filme sobre sua trajetória recebeu respostas mistas da crítica especializada, com pontos negativos em relação ao roteiro e a direção de David O. Russell, contudo a performance de Jennifer Lawrence foi aclamada, rendendo-lhe o Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Comédia ou Musical” e uma indicação ao Oscar de “Melhor Atriz”.

Joy: O Nome do Sucesso
Imagem: Joy: O Nome do Sucesso/ Reprodução

No Rotten Tomatoes, o filme tem um índice de aprovação de 60%, com base em 227 comentários e classificação média de 6.3/10. No Metacritic, a pontuação é de 56 pontos de 100, baseada na avaliação de 48 críticos.

Mas vale lembrar que o público entrevistado pela CinemaScore deu ao filme uma nota média de “B+” em uma escala que vai de A+ a F, indicando que a produção foi muito bem aceita por essa classe.

No longa, Joy é uma jovem brilhante, mas sua vida pessoal é extremamente complicada e conturbada. Divorciada e mãe de dois filhos, ela vive na mesma casa com seus pais e seu ex-marido, que mora no porão.

Sua mãe, que vive no andar de cima e passa o dia todo assistindo a novelas, tem que compartilhar o mesmo espaço com seu pai depois que ele saiu de seu último relacionamento, apesar de estarem divorciados há 17 anos.

Criativa desde sua infância, Joy inventa um esfregão milagroso que será capaz de revolucionar o modo como as donas de casa lidam com a limpeza de seus lares. Contudo, ela precisará enfrentar muitos desafios para conseguir produzir e vender sua ideia.

Além de Jennifer Lawrence no papel principal como Joy Mangano, o longa ainda conta com as atuações de Isabella Crovetti-Cramp como a jovem Joy, Robert De Niro como Rudy Mangano, Bradley Cooper como Neil Walker, Édgar Ramírez como Tony Miranne, Diane Ladd como Mimi, Virginia Madsen como Terri Mangano, Isabella Rossellini como Trudy, Elisabeth Röhm como Peggy, a meia-irmã de Joy

A vida e as invenções de Joy Mangano

Joy Mangano nasceu em East Meadow, Nova York, em fevereiro de 1956, filha de pais ítalo-americanos, Rudy Mangano e sua esposa Terri Mangano.

Depois de concluir o ensino básico, ela se matriculou na Pace University, Nova York, onde obteve um diploma de bacharel em administração de empresas em 1978.

Joy Mangano
Imagem: Joy Mangano/ Reprodução

Leia também:

Quando adolescente, ela trabalhou em um hospital para animais em Huntington, Nova York e enquanto estava lá, inventou um colar de pulgas fluorescente que poderia manter os animais de estimação mais seguros e livres de pulgas.

Mas para sua primeira desilusão no mundo dos negócios, ano seguinte, um produto com design semelhante foi lançado pela Hartz Mountain, antes mesmo que ela pudesse patentear sua ideia.

Depois de se formar na Universidade, Joy trabalhou em diversos locais para poder sustentar a si mesma e a sua família, mas sua frustração com alguns acessórios domésticos a levou a sua primeira invenção de sucesso, uma ferramenta de limpeza que não era necessário tocar, parar, torcer ou enxugar.

Muito popular entre as mulheres e donas de casa, essa forte figura passou por muitos obstáculos na vida, criou seus três filhos e atingiu a riqueza se tornando apresentadora de um canal de vendas.

Magano é conhecida por suas diversas invenções, sendo que são mais de 100 projetos patenteados, entre produtos domésticos e outras linhas. Atualmente seu patrimônio líquido está avaliado em cerca de US$ 50 milhões.

Suas vendas continuam em expansão e Joy participa de canais de venda na televisão, o HSN (Home Shopping Network) e o QVC (Quality, Value, Convenience). Ela se associou a diversos artistas e outros produtos, sendo considerada uma das 10 mulheres mais criativas do mundo dos negócios.

Conheça uma lista com os principais produtos e invenções de Joy Mangano, que a ajudaram a conquistar o mercado e o público:

Shades Readers

Os Shades Readers são óculos de leitura comuns, entretanto eles são vendidos em conjunto. O produto vem em uma caixa com cerca de 15 óculos de mesmo grau, diferenciando-se somente em cores.

O objetivo é fazer com que o cliente não precise levar seu óculos de leitura para todo lugar, mas sim que tenha sempre um no carro, um no trabalho, uma na cozinha, um na sala e em outros lugares.

Miracle Mop

Uma das invenções mais conhecidas da criativa Joy Mangano é o Miracle Mop, produto que deslanchou sua carreira como inventora. Ele é uma espécie de esfregão que auxilia as donas de casa eliminando a etapa de torcê-lo quando está encharcado.

O Miracle Mop é como uma vassoura com um pano em sua extremidade. Esta extremidade está conectada a um dispositivo no cabo que faz com que o pano seja enxuto sem que aquele que realiza a limpeza precise tocá-lo.

Joy: O Nome do Sucesso
Imagem: Miracle Mop/ Divulgação

Esse produto foi sucesso de vendas nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, levando Joy Mangano a faturar milhões com suas vendas.

Performance Platforms

Estes são os sapatos desenvolvidos por Joy Mangano em associação com uma empresa de nome Grasshoppers. Os tênis têm um solado de borracha em altura um pouco mais elevada e são confortáveis e muito adotados por pessoas acima do peso.

O produto inicial foram os tênis, entretanto outros modelos com a mesma proposta tem sido desenvolvidos e muito bem aceito no mercado.

Clothes It All Luggage System

Trata-se de uma mala de viagens desenvolvida com compartimentos específicos, que contém espaços com divisórias especiais para as passagens, para o laptop, para as roupas íntimas, para os produtos de higiene e beleza, entre outros.

As divisórias são removíveis, permitindo que o cliente mude a disposição da mala como quiser. Existem vários tamanhos de malas e mochilas com compartimentos variados em dimensão e formato.

Forever Fragrant 

Forever Fragrant é uma linha de produtos desenvolvida pela empresária para produzir bons odores em diversas situações. Os produtos mais bem aceitos estão entre velas, palitos com essência, perfumes e desodorantes para sapatos.

O enredo de Joy: O Nome do Sucesso 

Joy Mangano era uma criança prodígio e muito criativa, com várias ideias, mas o lar dividido pela saída do seu pai, acabou a obrigando a tomar conta da casa e a deixar seus sonhos de lado.

Com muitas dificuldades financeiras, Joy pausa sua vida para cuidar da família e em 1990, ela se vê como uma mãe solteira que vive com os dois filhos, a mãe, a avó e o ex-marido, trabalhando como funcionária da Eastern Airlines.

Seus pais são divorciados, e sua mãe e seu pai entram em discussão sempre que seu pai aparece em sua casa. Peggy, a meia-irmã mais velha de Joy, faz de tudo para rebaixar a sua imagem na frente de seus filhos por conta de seu casamento fracassado.

Sua mãe, Terri, passa o dia todo deitada na cama assistindo novelas como um meio de escapar de sua vida, deixando Joy sozinha para cuidar da casa e dos afazeres domésticos.

Somente a avó de Joy, Mimi, e sua melhor amiga Jackie a encorajam a perseguir suas ambições de se tornar uma mulher forte e bem-sucedida.

Depois de se divorciar de sua terceira esposa, o pai de Joy começa a namorar Trudy, uma viúva italiana rica que possui alguma experiência no mundo dos negócios.

Joy: O Nome do Sucesso
Imagem: Joy: O Nome do Sucesso/ Reprodução

No barco de Trudy, Joy e sua família deixam cair seus copos de vinho tinto, e a garota tenta limpar toda a bagunça. Ao fazê-lo, ela corta suas mãos sobre o vidro quebrado enquanto torce o esfregão.

Joy retorna para casa e cria planos para um esfregão autolimpante que pode ser desacoplado e lavado na máquina. Ela constrói um protótipo com a ajuda dos funcionários da loja de seu pai e convence Trudy a investir no seu novo produto.

Eles fazem um acordo com uma empresa na Califórnia, de propriedade de um homem em Dallas, para fabricar as peças do esfregão a um preço baixo.

A fim de evitar um processo em potencial, Joy também paga US$ 50.000 em royalties para uma empresa situada em Hong Kong, na China, que supostamente criou um produto similar.

Mas Joy ainda precisa de uma maneira rápida e fácil de anunciar seu produto, e consegue uma reunião com o executivo Neil Walker da QVC, com a ajuda de Tony, que apesar de se divorciar de Joy, permanece perto dela.

Em um primeiro momento, Neil não se empolga com o produto mas dá uma chance para a jovem empreendedora e fica impressionado com a sua capacidade de criação.  

Ele mostra a Joy seus infomerciais, onde as celebridades vendem produtos através de um sistema de compras por telefones. Por fim acaba fazendo um pedido à Joy para fabricar um total de 50 mil esfregões.

Para conseguir dar conta do pedido, ela é aconselhada por Rudy e Trudy para tirar uma segunda hipoteca em sua casa, a fim de pagar os custos de operação.

Mas para a tristeza de todos, o produto não vende, devido à celebridade Neil escolheu para anunciar o produto, não ter nenhuma intimidade com os afazeres do lar e tão pouco ter a mínima noção de como o esfregão trabalha corretamente.

Mas Joy não desiste de sua criação, e no dia seguinte vai direto a QVC, convencendo Neil a deixá-la fazer o seu próprio infomercial. Por fim, ela tinha razão, e naquela noite seu produto se torna um grande sucesso de vendas.

As coisas começam a melhorar para a família, com o novo esfregão batendo recordes em arrecadação durante os programas, mas a morte de sua avó Mimi, irá abalar a estrutura da jovem empreendedora.

Como se fosse pouco, ela descobre que os fabricantes estavam fraudando seu projeto e utilizando sua patente para fabricar os esfregões, algo que ela não poderia impedir, segundo o advogado de Trudy.

Mas agora, ela precisará reunir suas últimas forças para confrontar o proprietário Derek Markham e convencê-lo a devolver seu dinheiro e sua patente para que o trabalho de sua vida não se torne apenas uma ilusão.

Personagens Principais

Joy Mangano

Joy Mangano - Joy o nome do sucesso
Imagem: Joy Mangano/ Joy o Nome do Sucesso

Joy Mangano, interpretada por Jennifer Lawrence, era uma criança prodígio e muito criativa que acabou interrompendo todos os seus sonhos para cuidar de sua família.

Apesar de seus problemas financeiros, ela nunca desistiu de se tornar uma empreendedora, e sua melhor chance vem com a invenção de um produto que poderá revolucionar a maneira como as donas de casa fazem sua limpeza.

Mas sua jornada no mundo dos negócios não será nada fácil, pois além de conseguir produzir sua ideia, ela também precisará encontrar uma maneira de vendê-la para arcar com todos os custos.

Joy é um exemplo de superação, e ao final de sua história, entendemos que o mundo dos negócios pode ser bem mais destrutivo do que aparenta, e com certeza não é qualquer pessoa que está apta para lidar com todas as adversidades desse universo.

Mimi

Joy: O Nome do Sucesso
Imagem: Mimi/ Joy: O Nome do Sucesso

Mimi, interpretada por Diane Ladd, é a avó de Joy e provavelmente a pessoa que mais apoia suas ideias e incentiva seu instinto empreendedor. 

Ela também é a narradora dos acontecimentos, e fica responsável por contar a história de uma das maiores empresárias de todos os tempos, que começou seu patrimônio do absoluto zero.

Mimi apoia Joy pois tem a sensibilidade necessária para enxergar todo o potencial de sua neta. Mesmo com o passar dos anos e todas as reviravoltas da vida, ela sabe que a garota ainda poderá se tornar uma grande empresária.

Ela se despede na metade do longa, mas continua narrando os acontecimentos da vida de Joy Mangano até o final.   

Rudy Mangano

Joy: O Nome do Sucesso
Imagem: Rudy Mangano/ Joy: O Nome do Sucesso

Rudy Mangano, interpretado por Robert De Niro, é o pai de Joy que está saindo de seu terceiro relacionamento. Ele precisa ficar na casa dela por um tempo para se restabelecer, mas essa não será uma tarefa fácil.

Além de estar em conflito direto com sua ex-mulher Terry, ele ainda terá que dividir espaço com seu ex-genro, que por sinal, ele odeia.

Rudy conhece Trudy através de um canal de relacionamento e acaba namorando com ela, quando todos vão festejar no seu veleiro. É lá que Joy tem sua brilhante ideia para um produto revolucionário.

Ela também transforma a oficina de seu pai em uma linha de montagem para conseguir entregar os pedidos dos clientes.

Rudy não tem visão nenhuma para os negócios e depende de suas filhas para tocar a contabilidade de sua oficina. Sempre que possível, ele passa a desmotivar as ideias de sua filha, sendo o primeiro a exigir que ela abra falência.

Tony Miranne

Tony Miranne
Imagem: Tony Miranne/ Joy: O Nome do Sucesso

Tony Miranne, interpretado por Édgar Ramírez, é o ex-marido de Joy, que ainda mora na mesma casa que ela. Ele é um cantor que dificilmente consegue trabalho, mas não desiste de sua carreira.

Quando estavam casados, os dois não conseguiam se acertar, mas depois de separados, eles se tornaram grandes amigos. Na verdade, segundo Mimi, eles são melhores como amigos do que como marido e mulher.

Tony consegue um encontro entre Joy e o executivo Neil Walker da rede televisiva QVC, que ajuda a alavancar as vendas do produto criado por ela. A partir daí ela começaria sua jornada no mundo dos negócios.

Mesmo com as derrotas, Tony é uma das poucas pessoas que nunca sai do lado de Joy e sempre a incentiva a continuar sua trajetória de sucesso, sempre zelando pelos filhos e ajudando na sua vida profissional.

Terri Mangano

Terri Mangano
Imagem: Terri Mangano/ Joy – O Nome do Sucesso

Terri Mangano, interpretada por Virginia Madsen, é a mãe de Joy, que atualmente só tem olhos para suas novelas. Ela não deixa seu quarto por nada e não perde sequer um único episódio.

Na verdade, depois do final do seu casamento com Rudy Mangano, ela ficou deprimida e se fechou para a vida, se mantendo na frente da TV para escapar dos problemas e da rotina do dia a dia.

Mas as coisas estão prestes a mudar para ela, depois de conhecer Toussaint, um encanador haitiano contratado para consertar um vazamento no seu quarto.

Terri passa a surpreender a família depois que encontra um novo amigo e finalmente poderá voltar a ter uma vida normal a partir daí.

Neil Walker

Neil Walker
Imagem: Neil Walker/ Joy: O Nome do sucesso

Neil Walker, interpretado por Bradley Cooper, é o executivo da QVC (Quality, Value, Convenience) que ajuda Joy a dar seus primeiros passos na TV.

Em um primeiro contato com o produto, ele não se empolga muito, mas depois de ver a capacidade de persuasão da garota, Neil decide dar uma oportunidade para que ela possa introduzir seu esfregão mágico no mercado.

Walker acaba não fazendo a escolha da celebridade correta para fazer as vendas, o que acaba sendo um grande fiasco na primeira tentativa. Mas Joy não desiste e decide pedir uma oportunidade de fazer o comercial, ela mesma.

O que já era esperado acontece, e o esfregão passa a ser um sucesso de vendas no canal como Neil já havia previsto. Ele também vê o potencial de Joy e os dois acabam se tornando grandes amigos no mundo dos negócios.

Trudy

Trudy
Imagem: Trudy/ Joy: O Nome do Sucesso

Trudy, interpretada por Isabella Rossellini, é a namorada do pai de Joy, que possui um certo patrimônio deixado por seu marido falecido, e tem um leve conhecimento sobre o mundo dos negócios.

Ela conhece Rudy Mangano através de um canal de encontros e os dois acabam engatando um relacionamento. Não demora muito para que ele a apresente para a família e todos se reúnam no belo veleiro de Trudy.

Nessa ocasião, quando eles derrubam vinho tinto no convés, Joy tenta limpar os cacos e acaba cortando suas mãos. Nesse momento, a jovem inventora tem a brilhante ideia de fabricar um esfregão muito especial.

Para começar sua produção, Joy pede ajuda financeira de Trudy e apesar de fazer uma série de perguntas estranhas, ela acaba aceitando participar do projeto de sua nova enteada.

Que mensagem “Joy: O Nome do Sucesso” traz para os empreendedores?

Joy: O Nome do Sucesso é provavelmente um dos melhores filmes sobre empreendedorismo já lançados por Hollywood, que traz uma série de ensinamentos sobre persistência e superação.

Nessa história verídica, Joy Mangano nos é apresentada como a garota prodígio desde sua infância, que foi responsável por diversas invenções inovadoras durante sua vida.

Na linha de frente de uma família conturbada e com dificuldades financeiras, ela enfrentou muitos desafios, até fazer com que uma de suas ideias fosse produzida e distribuída.

O longa nos ensina a pensar fora da caixa, a vender uma ideia e manter-se firme, mesmo diante de grandes adversidades, que com certeza, existirão no caminho daqueles que se aventuram no mundo do empreendedorismo.

Mesmo diante de dificuldades financeiras e uma série de contratempos, como tomar conta da casa e dos filhos, Joy tinha as melhores ideias e sempre apostava nas mais interessantes.

Sua primeira invenção de sucesso foi um prático e seguro esfregão, capaz de limpar o chão de maneira muito simples. Mas não pense que a tentativa de produzir e distribuir esse produto no mercado foi fácil.

Foi preciso muita garra e determinação, e acima de tudo, acreditar no potencial de sua criação, mesmo quando tudo parecia estar perdido e mesmo com todos dizendo que seria necessário desistir.

Além disso, a história de Joy Mangano mostra que sempre é possível inovar e criar novos produtos ou serviços, e estes devem ser capazes de resolver uma dor do público e oferecer vantagens que nenhum outro pode proporcionar.

Joy: O Nome do Sucesso
Imagem: Joy: O Nome do Sucesso/ Reprodução

Joy era uma verdadeira especialista nesse tipo de criação e não teve sequer um produto que ela apostou ao longo da sua jornada, que não fosse totalmente novo e extremamente funcional para as pessoas.

Joy: O Nome do Sucesso também mostra a importância de saber apresentar um produto para conquistar vendas. Isso significa que não basta que ele resolva a vida das pessoas, mas é de extrema importância que o público conheça e sinta a necessidade de comprar.

Uma prova disso, é que o próprio Miracle Mop chegou a ser um fracasso de vendas só por conta da má apresentação. Mas como Joy o conhecia muito bem, decidiu assumir o papel de vendedora e ir para trás das câmeras.

Ela usou muita persuasão para mostrar os benefícios daquele item para quem o comprasse, sem se preocupar em ser uma expert em vendas. Ela apenas ofereceu algo muito bom e inovador, acreditou no produto e mostrou as vantagens que ele faria na vida das pessoas.

Nem sempre a protagonista acreditava em si própria, mas quando resolveu acreditar, tudo mudou. Joy foi pra cima, literalmente, e fez o possível e o impossível para conquistar o sucesso.

Foram muitas derrotas, tropeços e rasteiras, mas ela seguiu em frente e alcançou o sucesso, assim como todos aqueles que persistem acreditando no seu potencial e na sua própria jornada.

De fato, o fracasso faz parte da vida de qualquer empreendedor, mas diferentemente do que muitos pensam, ele não é um sinal para desistir. Pelo contrário, é a convicção de que sempre é preciso aprender com os erros e tentar novamente.

E aí cinéfilo, o que achou do nosso conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários e acompanhe as notícias e análises da nossa página, para que a equipe Proddigital POP possa continuar na estrada do sucesso!

Seja avisado
Me avise sobre
guest
4 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários