O clássico dos cinemas “Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo”, conta a história de Jim Lovell que apesar de já ter orbitado a lua na missão Apollo 8 não parecia ser suficiente. Como um astronauta determinado, ele pretende realizar seu sonho de deixar sua marca na lua. No começo do filme podemos ver Jim assistindo na TV, o astronauta Neil Armstrong colocando seus pés na lua pela primeira vez na história da humanidade. Sua grande chance veio quando foi escalado para comandar a missão.
Após 3 dias desde o lançamento da nave à lua, uma terrível explosão destruiu parte da nave. A explosão comprometeu um dos motores obrigando Jim e sua tripulação a se isolarem no módulo lunar Aquarius.
E essa tragédia cai não só nos ombros da tripulação como também pressiona de forma exaustiva o diretor Gene Kranz. Diante disso, a missão agora não é mais pisar na lua, e sim trazer os tripulantes a salvo de volta à terra.
A explosão também danificou o sistema de oxigênio da nave. Isso submeteu os astronautas a condições de frio extremo, limitando seus recursos, e impondo vários outros desafios técnicos. A todo momento da viagem o baixo nível de oxigênio reforça o medo dos astronautas de não conseguirem voltar para casa. Em paralelo, Jim busca inspirar seus amigos a fim de preservar a determinação e o controle.
Outra das partes principais da nave que foi danificada é a blindagem. Com isso, seu estado não estava bom após a explosão, e assim, coloca medo em todos, caso a nave não fosse forte suficiente para atravessar a atmosfera terrestre. O mundo está em aflição durante o silêncio do rádio causado pela organização antes do pouso bem-sucedido da Apollo 13. Por fim, tudo termina com o resgate emocionante da equipe no meio do oceano.
Em que foi baseado o filme Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo?
A princípio, o filme foi inspirado em uma obra escrita pelo astronauta Jim Lovell intitulada “Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13”. Em suma, Jim relata como foi sua experiência aterrorizante no caminho à lua quando o incidente aconteceu. Publicado em 1994, o livro detalha ainda mais eventos reais que ocorreram durante a missão Apollo 13 da NASA em 1970. Portanto, o comandante da Apollo 13, James Lovell, co-escreveu o livro com o jornalista Jeffrey Kluger, fornecendo informações valiosas sobre suas experiências durante a missão.
Não há dúvida de que o filme é uma incursão corajosa no cosmos e é cuidadosamente adaptado do livro Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13. Neste épico interestelar, James Lovell e Jeffrey Krueger entrelaçam habilmente a narrativa com elementos dramáticos, levando os espectadores a uma odisséia cósmica repleta de desafios extraordinários. À medida que a história se desenrola no vácuo frio do espaço, o filme capta não só a engenharia meticulosa por detrás de uma missão espacial, mas também a turbulência emocional do regresso triunfante dos astronautas à Terra, uma verdadeira lenda de coragem e resiliência.
Em uma entrevista dos astronautas com Johnny Carson no programa “The Tonight Show”, o apresentador menciona como esse ocorrido impactou o mundo inteiro naquela época. Por um momento todos os países estavam unidos torcendo para o retorno da tripulação em segurança. E no filme isso é passado de forma convincente e emocionante.
Diretor de Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo
Há nobreza em querer estar no lugar certo mesmo sem precisar estar lá, em suma, isso remete diretamente a narrativa dos personagens no filme. Em uma entrevista para o canal no Youtube “Jake ‘s Take’ s “, o diretor Ron Howard explica aprofundadamente suas intenções com esta obra. Posto isso, a autenticidade tanto nas falas das personagens quanto nas capturas de imagens, foram pensadas para despertar não só tensão e suspense, mas também mostrar a virtude daqueles astronautas.
O diretor mostrou essa mesma autenticidade em filme como “Uma Mente Brilhante”. Alguns dos outros filmes bem populares do diretor são: “O Grinch”, “Han Solo: Uma História Star Wars”,e “Willow – Na Terra da Magia”. Howard possui uma grande carreira e já dirigiu diversas obras. E em algumas delas podemos ver seu foco e, desenvolver personagens explorando suas complexidades emocionais, não se limitando a efeitos técnicos e vagos.
A trajetória de Ron Howard na indústria cinematográfica é a história de um mestre contador de histórias, abrangendo diversos temas e gêneros. Como um verdadeiro alquimista da tela prateada, Howard não apenas dominou a arte de contar histórias convincentes, mas também abriu novos caminhos no cinema, o que é possível. Sua versatilidade é um espetáculo em si, uma sinfonia de drama histórico, comédia cativante e suspense, tudo liderado pela genialidade deste diretor incomparável. Seu sucesso duradouro é uma prova não apenas de sua força cinematográfica, e afirmar seu status como uma figura respeitada e importante no campo criativo de Hollywood.
Elenco de Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo
Diálogos e atuações são dois elementos tão bem construídos no filme, que por menos compreensão que tenhamos sobre alguns dos conceitos de engenharia aeroespacial, podemos compreender como funciona a dinâmica do processo de lançar uma nave na década de 70.
O filme conta com um elenco talentoso, contudo não é o fator mais notável do filme. Posto isso, ainda podemos destacar que a performance que Tom Hanks executou nesta obra não foi boa, mas não foi uma de suas melhores se comparado por exemplo com seu trabalho no filme “Forrest Gump – O Contador de Histórias”:
- Tom Hanks: Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13.
- Kevin Bacon: Jack Swigert, um dos astronautas da Apollo 13.
- Bill Paxton: interpreta Fred Hayes, outro astronauta na missão.
- Gary Sinise: interpreta Ken Mattingly, o astronauta originalmente designado para a Apollo 13, mas foi substituído devido a problemas de saúde.
- Ed Harris: Como o diretor de voo da missão, Gene Kranz.
- Kathleen Quinlan: Que interpreta Marilyn Lovell (Cônjuge de Jim Lovell).
Apesar de tudo, cada personagem nos faz sentir empatia como por exemplo a vontade dos de Jim Novell de alcançar a lua ignorando tudo que poderia acontecer, ou a angústia Marilyn Lovell vendo seu marido arriscando a vida sem necessidade.
Melhores cenas de Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo
E que tal mencionar as cenas mais instigantes do filme. Desde de já, podemos concluir que Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo” apresentou efeitos que se resistiram bem ao crítico mais desdenhoso de todo o tempo. Claro que não são efeitos mirabolantes e surreais, mas que não nos desconecta da trama
- Decolar:
- A cena de abertura da decolagem da Apollo 13 é espetacular, destacando a intensidade e a emoção do lançamento.
- Explosão a bordo:
- O momento chave da explosão do tanque de oxigênio é muito tenso e bem executado, estabelecendo o cerne do drama que se construirá ao decorrer do resto do filme.
- Reentrada na atmosfera:
- Ao reentrar na atmosfera da Terra, as comunicações foram temporariamente interrompidas e a atmosfera ficou tensa. As emoções atingiram o clímax quando o destino da tripulação estava em jogo.
- Orbitando a Lua:
- Outra cena que reforça o capricho da produção de design é quando a tripulação de Jim contornam a lua, de certa forma até ironizando a distância curta entre eles e mesmo assim inalcançável.
O epílogo encerra a experiência à medida que as emoções atingem o seu auge em cenas de explosão, reentrada e celebração pós-respingo, deixando uma marca duradoura de coragem e triunfo face à adversidade. “Apollo 13” é mais do que apenas um filme sobre o espaço, é uma celebração da perseverança humana e do espírito indomável de transcender os limites da Terra e alcançar as estrelas.
Crítica
No filme o ponto mais interessante além da cinematografia bem elaborada, é o roteiro. Por isso, podemos destrinchar as várias camadas do filme que não são visíveis, porém, que dão profundidade à narrativa. Além do drama do protagonista por causa de sua busca por ultrapassar limites, o protagonista põe em jogo, não só a sua vida, mas o bem estar psicológico de sua mulher e filhos.
Além disso, o lançamento da Apollo 13 se mostra acompanhada por vários empecilhos e inconvenientes. Como por exemplo, o caso do astronauta de Gary Sinise que contraiu sarampo, sendo apenas o início dos problemas. Sendo isso um das várias aplicações do filme na lei de Murphy.
Dessa forma, a viagem toda se tornou uma luta pela sobrevivência. O fato desse filme ter se baseado em algo real torna o enredo ainda mais relevante. Para você ter uma ideia mais ampla sobre a recepção crítica, o filme tem mais de 250 mil avaliações, equivalente a 87 por cento de aprovação no Rotten Tomatoes.
De uma forma concreta, o filme nos mostra como é tenso, estressante, e desesperador, estar com problemas dentro de uma nave danificada suspensa no espaço. A nível de comparação, se você assistir “Perdido Em Marte”, poderá ter uma ideia do quanto o roteiro e a cinematografia estão sincronizados a fim de nos envolver em tal situação.
Prêmios do filme Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo
Prêmio | Categoria |
Oscar | Melhor Edição de Filme |
Oscar | Melhor Som |
BAFTA | Melhor Design |
BAFTA | Melhor Efeito |
People’s Choice Awards | Melhor Filme de Drama Favorito |
People’s Choice Awards | Melhor Filme |
Competindo com filmes que se tornaram referências no cinema como “Coração Valente”, “Os Suspeitos”, e até “Babe: o Porquinho Atrapalhado”, o filme “Apollo 13: Desastre Ao Triunfo”. Posto isso, é notório o quanto se destacou principalmente por sua cinematografia, A excelência técnica na captura de imagens desta produção.
Esses elementos técnicos funcionam harmoniosamente para criar uma experiência cinematográfica autêntica e envolvente em Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo. A excelente edição, som, design e efeitos não só melhoram a qualidade técnica do filme, mas também desempenham um papel fundamental na transmissão ao público da tensão, do drama e do triunfo da verdadeira história.
Orçamento e Bilheteria do Filme
Estima-se que o orçamento do filme tenha custado US$52 milhões. De fato, é uma quantia bem modesta se comparada a tudo que o filme ofereceu. Isso porque para as gravações a equipe de filmagens e parte do elenco principal foi mobilizada para dentro do modelo KC-135 (Aeronave da NASA) a fim de simular a ausência de gravidade. Ainda bem que a lei de Murphy não acompanhou a equipe durante as gravações. E além dessas cenas um tanto arriscadas, o filme apresentou efeitos de computação bem consistentes, sendo bem aceitos até hoje.
Além disso, a popularidade de Tom Hanks já estava bem alta naquela década, pois ele já havia estrelado “Forrest Gump” e “Amor em Sintonia”. Tudo isso cativou o público naquele ano a ir às salas de cinemas. Por resultado, a obra arrecadou uma receita de US$ 355 milhões.
Recapitulando, com uma junção perspicaz de um orçamento modesto e uma grande ambição cinematográfica, o filme “Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo” não apenas entregou mais do que prometeu como desafiou as leis da gravidade literal e metaforicamente falando.
Trilha Sonora de Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo
“As músicas que compõem o álbum são bem ecléticas e acentuam bastante a jornada e os momentos fulcrais de Jim Lovell, Fred Haise, e Jack Swigert enquanto estão suspensos no espaço. Em suma, o ilustre e veterano compositor James Horner que sem dúvidas completou bem a atmosfera carregada de estar em uma situação extrema de confinamento. Aqui estão as críticas, destacando quatro das músicas mais memoráveis.
Por exemplo a música “Dark Side of the Moon”. A expressão de Howard adiciona uma atmosfera única e melancólica à partitura. A música, juntamente com a personalidade única dele, cria um contraste emocional que ressoa com a vastidão e o isolamento do espaço. Esse som é só uma amostra dos vários exemplos da trilha sonora única de “Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo”.
James ainda compôs álbuns de filmes incríveis como: O Espetacular Homem-Aranha, Jumanji, Avatar, Aliens, O Resgate, dentre muitos outros filmes icônicos. Por fim, não é atoa que o talento de James Horner se perdura até os filmes mais atuais.
Onde assistir Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo?
Antes de mais nada, você pode assistir esta obra na Amazon Prime Video, Telecine, e Apple TV. Além disso, essa produção ainda está disponível no Youtube e Google TV. O filme “Apollo 13: do Desastre Do Triunfo” até hoje se tornou aclamado como uma das obras mais marcantes do gênero de ficção histórica. O filme simplesmente te dá um panorama de como foi o incidente e a forma como as pessoas reagiram. Além disso, ver como eram as décadas da corrida espacial entre União Soviética e Estados Unidos em uma adaptação bem construída torna ainda mais memorável esse período da história tão importante. Por fim, além de retratar o acidente daquela missão e os eventos em torno disso de forma fiel, o cineasta Ron Howard contextualizando o panorama mais abrangente da mídia e da cultura da década de 70 enriqueceu a narrativa.
Conclusão
O filme termina com o retorno triunfante dos astronautas à Terra, destacando suas vidas após as missões e refletindo sobre o futuro da exploração espacial e a possibilidade de retornar à Lua. A Apollo 13 foi uma jornada comovente que celebrou a resiliência do espírito humano. Enfrentando adversidades e questionando o destino das futuras missões lunares.
Ademais, a proposta do filme nos mostra que muitas vezes costumamos fazer planos a fim de ter o controle de tudo que iremos fazer, o filme Apollo 13. De uma forma bem sutil nos mostra que esse conceito pode ser desconstruído pelas variáveis infinitas que estão entre nós e os nossos objetivos.
No fim das contas o ambicioso programa Apollo 13 não deu um retorno como todos esperavam, até que seu espaço na mídia estava pequeno. Por fim, mostrando que um acontecimento histórico e inédito não é páreo para a cultura do entretenimento.