Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo
Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo (Trailer Oficial) - Imagem: Imagine Entertainment

O clássico dos cinemas “Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo”, conta a história de Jim Lovell que apesar de já ter orbitado a lua na missão Apollo 8 não parecia ser suficiente. Como um astronauta determinado, ele pretende realizar seu sonho de deixar sua marca na lua. No começo do filme podemos ver Jim assistindo na TV, o astronauta Neil Armstrong colocando seus pés na lua pela primeira vez na história da humanidade. Sua grande chance veio quando foi escalado para comandar a missão. 

Após 3 dias desde o lançamento da nave à lua, uma terrível explosão destruiu parte da nave. A explosão comprometeu um dos motores obrigando Jim e sua tripulação a se isolarem no módulo lunar Aquarius.

E essa tragédia cai não só nos ombros da tripulação como também pressiona de forma exaustiva o diretor Gene Kranz. Diante disso, a missão agora não é mais pisar na lua, e sim trazer os tripulantes a salvo de volta à terra. 

A explosão também danificou o sistema de oxigênio da nave. Isso submeteu os astronautas a condições de frio extremo, limitando seus recursos, e impondo vários outros desafios técnicos. A todo momento da viagem o baixo nível de oxigênio reforça o medo dos astronautas de não conseguirem voltar para casa. Em paralelo, Jim busca inspirar seus amigos a fim de preservar a determinação e o controle.

Outra das partes principais da nave que foi danificada é a blindagem. Com isso, seu estado não estava bom após a explosão, e assim, coloca medo em todos, caso a nave não fosse forte suficiente para atravessar a atmosfera terrestre. O mundo está em aflição durante o silêncio do rádio causado pela organização antes do pouso bem-sucedido da Apollo 13. Por fim, tudo termina com o resgate emocionante da equipe no meio do oceano. 

Em que foi baseado o filme Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo?

A princípio, o filme foi inspirado em uma obra escrita pelo astronauta Jim Lovell intitulada “Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13”. Em suma, Jim relata como foi sua experiência aterrorizante no caminho à lua quando o incidente aconteceu. Publicado em 1994, o livro detalha ainda mais eventos reais que ocorreram durante a missão Apollo 13 da NASA em 1970. Portanto, o comandante da Apollo 13, James Lovell, co-escreveu o livro com o jornalista Jeffrey Kluger, fornecendo informações valiosas sobre suas experiências durante a missão.

Não há dúvida de que o filme é uma incursão corajosa no cosmos e é cuidadosamente adaptado do livro Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13. Neste épico interestelar, James Lovell e Jeffrey Krueger entrelaçam habilmente a narrativa com elementos dramáticos, levando os espectadores a uma odisséia cósmica repleta de desafios extraordinários. À medida que a história se desenrola no vácuo frio do espaço, o filme capta não só a engenharia meticulosa por detrás de uma missão espacial, mas também a turbulência emocional do regresso triunfante dos astronautas à Terra, uma verdadeira lenda de coragem e resiliência.

Em uma entrevista dos astronautas com Johnny Carson no programa “The Tonight Show”, o apresentador menciona como esse ocorrido impactou o mundo inteiro naquela época. Por um momento todos os países estavam unidos torcendo para o retorno da tripulação em segurança. E no filme isso é passado de forma convincente e emocionante.

Diretor de Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo

Há nobreza em querer estar no lugar certo mesmo sem precisar estar lá, em suma, isso remete diretamente a narrativa dos personagens no filme. Em uma entrevista para o canal no Youtube “Jake ‘s Take’ s “, o diretor Ron Howard explica aprofundadamente suas intenções com esta obra. Posto isso, a autenticidade tanto nas falas das personagens quanto nas capturas de imagens, foram pensadas para despertar não só tensão e suspense, mas também mostrar a virtude daqueles astronautas.

O diretor mostrou essa mesma autenticidade em filme como “Uma Mente Brilhante”. Alguns dos outros filmes bem populares do diretor são: “O Grinch”, “Han Solo: Uma História Star Wars”,e  “Willow – Na Terra da Magia”. Howard possui uma grande carreira e já dirigiu diversas obras. E em algumas delas podemos ver seu foco e, desenvolver personagens explorando suas complexidades emocionais, não se limitando a efeitos técnicos e vagos.

A trajetória de Ron Howard na indústria cinematográfica é a história de um mestre contador de histórias, abrangendo diversos temas e gêneros. Como um verdadeiro alquimista da tela prateada, Howard não apenas dominou a arte de contar histórias convincentes, mas também abriu novos caminhos no cinema, o que é possível. Sua versatilidade é um espetáculo em si, uma sinfonia de drama histórico, comédia cativante e suspense, tudo liderado pela genialidade deste diretor incomparável. Seu sucesso duradouro é uma prova não apenas de sua força cinematográfica, e afirmar seu status como uma figura respeitada e importante no campo criativo de Hollywood.

Elenco de Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo

Tom Hanks interpretando Jim Lovell no filme Apollo 13
Tom Hanks interpretando Jim Lovell no filme Apollo 13 – Imagem: Imagine Entertainment

Diálogos e atuações são dois elementos tão bem construídos no filme, que por menos compreensão que tenhamos sobre alguns dos conceitos de engenharia aeroespacial, podemos compreender como funciona a dinâmica do processo de lançar uma nave na década de 70.

O filme conta com um elenco talentoso, contudo não é o fator mais notável do filme. Posto isso, ainda podemos destacar que a performance que Tom Hanks executou nesta obra não foi boa, mas não foi uma de suas melhores se comparado por exemplo com seu trabalho no filme “Forrest Gump – O Contador de Histórias”:

  • Tom Hanks: Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13.
  • Kevin Bacon: Jack Swigert, um dos astronautas da Apollo 13.
  • Bill Paxton: interpreta Fred Hayes, outro astronauta na missão.
  • Gary Sinise: interpreta Ken Mattingly, o astronauta originalmente designado para a Apollo 13, mas foi substituído devido a problemas de saúde.
  • Ed Harris: Como o diretor de voo da missão, Gene Kranz.
  • Kathleen Quinlan: Que interpreta Marilyn Lovell (Cônjuge de Jim Lovell).

Apesar de tudo, cada personagem nos faz sentir empatia como por exemplo a vontade dos de Jim Novell de alcançar a lua ignorando tudo que poderia acontecer, ou a angústia Marilyn Lovell vendo seu marido arriscando a vida sem necessidade.

Melhores cenas de Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo

E que tal mencionar as cenas mais instigantes do filme. Desde de já, podemos concluir que Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo” apresentou efeitos que se resistiram bem ao crítico mais desdenhoso de todo o  tempo. Claro que não são efeitos mirabolantes e surreais, mas que não nos desconecta da trama

  1. Decolar:
  • A cena de abertura da decolagem da Apollo 13 é espetacular, destacando a intensidade e a emoção do lançamento.
  1. Explosão a bordo:
  • O momento chave da explosão do tanque de oxigênio é muito tenso e bem executado, estabelecendo o cerne do drama que se construirá ao decorrer do resto do filme.
  1. Reentrada na atmosfera:
  • Ao reentrar na atmosfera da Terra, as comunicações foram temporariamente interrompidas e a atmosfera ficou tensa. As emoções atingiram o clímax quando o destino da tripulação estava em jogo.
  1. Orbitando a Lua:
  • Outra cena que reforça o capricho da produção de design é quando a tripulação de Jim contornam a lua, de certa forma até ironizando a distância curta entre eles e mesmo assim inalcançável. 

O epílogo encerra a experiência à medida que as emoções atingem o seu auge em cenas de explosão, reentrada e celebração pós-respingo, deixando uma marca duradoura de coragem e triunfo face à adversidade. “Apollo 13” é mais do que apenas um filme sobre o espaço, é uma celebração da perseverança humana e do espírito indomável de transcender os limites da Terra e alcançar as estrelas.

Crítica

No filme o ponto mais interessante além da cinematografia bem elaborada, é o roteiro. Por isso, podemos destrinchar as várias camadas do filme que não são visíveis, porém, que dão profundidade à narrativa. Além do drama do protagonista por causa de sua busca por ultrapassar limites, o protagonista põe em jogo, não só a sua vida, mas o bem estar psicológico de sua mulher e filhos. 

Além disso, o lançamento da Apollo 13 se mostra acompanhada por vários empecilhos e inconvenientes. Como por exemplo, o caso do astronauta de Gary Sinise que contraiu sarampo, sendo apenas o início dos problemas. Sendo isso um das várias aplicações do filme na lei de Murphy.

Dessa forma, a viagem toda se tornou uma luta pela sobrevivência. O fato desse filme ter se baseado em algo real torna o enredo ainda mais relevante. Para você ter uma ideia mais ampla sobre a recepção crítica, o filme tem mais de 250 mil avaliações, equivalente a 87 por cento de aprovação no Rotten Tomatoes.

De uma forma concreta, o filme nos mostra como é tenso, estressante, e desesperador, estar com problemas dentro de uma nave danificada suspensa no espaço. A nível de comparação, se você assistir “Perdido Em Marte”, poderá ter uma ideia do quanto o roteiro e a cinematografia estão sincronizados a fim de nos envolver em tal situação. 

Prêmios do filme Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo

Prêmio Categoria
Oscar Melhor Edição de Filme
Oscar Melhor Som
BAFTA Melhor Design
BAFTA Melhor Efeito
People’s Choice Awards Melhor Filme de Drama Favorito
People’s Choice Awards Melhor Filme

Competindo com filmes que se tornaram referências no cinema como “Coração Valente”, “Os Suspeitos”, e até “Babe: o Porquinho Atrapalhado”, o filme “Apollo 13: Desastre Ao Triunfo”. Posto isso, é notório o quanto se destacou principalmente por sua cinematografia, A excelência técnica na captura de imagens desta produção.

Esses elementos técnicos funcionam harmoniosamente para criar uma experiência cinematográfica autêntica e envolvente em Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo. A excelente edição, som, design e efeitos não só melhoram a qualidade técnica do filme, mas também desempenham um papel fundamental na transmissão ao público da tensão, do drama e do triunfo da verdadeira história.

Orçamento e Bilheteria do Filme

Estima-se que o orçamento do filme tenha custado US$52 milhões. De fato, é uma quantia bem modesta se  comparada a tudo que o filme ofereceu. Isso porque para as gravações a equipe de filmagens e parte do elenco principal foi mobilizada para dentro do modelo KC-135 (Aeronave da NASA) a fim de simular a ausência de gravidade. Ainda bem que a lei de Murphy não acompanhou a equipe durante as gravações. E além dessas cenas um tanto arriscadas, o filme apresentou efeitos de computação bem consistentes, sendo bem aceitos até hoje.

Além disso, a popularidade de Tom Hanks já estava bem alta naquela década, pois ele já havia estrelado “Forrest Gump” e “Amor em Sintonia”. Tudo isso cativou o público naquele ano a ir às salas de cinemas. Por resultado, a obra arrecadou uma receita de US$ 355 milhões.

Recapitulando, com uma junção perspicaz de um orçamento modesto e uma grande ambição cinematográfica, o filme “Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo” não apenas entregou mais do que prometeu como desafiou as leis da gravidade literal e metaforicamente falando.

Trilha Sonora de Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo

“As músicas que compõem o álbum são bem ecléticas e acentuam bastante a jornada e os momentos fulcrais de Jim Lovell, Fred Haise, e Jack Swigert enquanto estão suspensos no espaço. Em suma, o ilustre e veterano compositor James Horner que sem dúvidas completou bem a atmosfera carregada de estar em uma situação extrema de confinamento. Aqui estão as críticas, destacando quatro das músicas mais memoráveis.

Por exemplo a música “Dark Side of the Moon”. A expressão de Howard adiciona uma atmosfera única e melancólica à partitura. A música, juntamente com a personalidade única dele, cria um contraste emocional que ressoa com a vastidão e o isolamento do espaço. Esse som é só uma amostra dos vários exemplos da trilha sonora única de “Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo”. 

James ainda compôs álbuns de filmes incríveis como: O Espetacular Homem-Aranha, Jumanji, Avatar, Aliens, O Resgate, dentre muitos outros filmes icônicos. Por fim, não é atoa que o talento de James Horner se perdura até os filmes mais atuais.

Onde assistir Apollo 13: Do Desastre Ao Triunfo?

Antes de mais nada, você pode assistir esta obra na Amazon Prime Video, Telecine, e Apple TV. Além disso, essa produção ainda está disponível no Youtube e Google TV.  O filme “Apollo 13: do Desastre Do Triunfo” até hoje se tornou aclamado como uma das obras mais marcantes do gênero de ficção histórica. O filme simplesmente te dá um panorama de como foi o incidente e a forma como as pessoas reagiram. Além disso, ver como eram as décadas da corrida espacial entre União Soviética e Estados Unidos em uma adaptação bem construída torna ainda mais memorável esse período da história tão importante. Por fim, além de retratar o acidente daquela missão e os eventos em torno disso de forma fiel, o cineasta Ron Howard contextualizando o panorama mais abrangente da mídia e da cultura da década de 70 enriqueceu a narrativa.

Conclusão

O filme termina com o retorno triunfante dos astronautas à Terra, destacando suas vidas após as missões e refletindo sobre o futuro da exploração espacial e a possibilidade de retornar à Lua. A Apollo 13 foi uma jornada comovente que celebrou a resiliência do espírito humano. Enfrentando adversidades e questionando o destino das futuras missões lunares.

Ademais, a proposta do filme nos mostra que muitas vezes costumamos fazer planos a fim de ter o controle de tudo que iremos fazer, o filme Apollo 13. De uma forma bem sutil nos mostra que esse conceito pode ser desconstruído pelas variáveis infinitas que estão entre nós e os nossos objetivos.

No fim das contas o ambicioso programa Apollo 13 não deu um retorno como todos esperavam, até que seu espaço na mídia estava pequeno. Por fim, mostrando que um acontecimento histórico e inédito não é páreo para a cultura do entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui