análise do filme Constantine
Imagem: Reprodução

O diretor Francis Lawrence é um verdadeiro gênio. Esse foi o diretor que ficou à frente do filme Constantine baseado nas HQs de Hellblazer, e que também dirigiu os filmes Eu Sou a Lenda, Jogos Vorazes, e Operação Red Sparrow, filmes de muito peso no cinema mundial. O filme foi lançado pela Warner Bros. Pictures em 18 de fevereiro de 2005. Seu orçamento custou US $100 milhões e atualmente alcançou uma receita de US $230 milhões. Vamos fazer uma análise dos principais pontos do filme Constantine.

Resumo do filme Constantine

O filho do diabo, Mamon, conspira para se introduzir na terra trazendo todo o reino do inferno com ele. Para isso, Mamon usa as irmãs gêmeas, pois através de um ritual as mesmas se tornarão um tipo de portal conectando o reino dos homens com o inferno. Cabe a John Constantine tentar impedir que o inferno caia sobre a terra. Porém o Protagonista enfrenta a dificuldade da morte iminente por causa de um câncer.

Em paralelo a dificuldade de John, há o fato de que o mesmo tem um lugar reservado no inferno. O que torna tudo ainda mais difícil. Os personagens apresentados possuem uma forma individual de pensar, o que pode levar ao telespectador a questionar sobre alguns princípios teológicos. E vamos falar mais de alguns desses pensamentos agora.

A condenação de Constantine

A todo momento John se encontra frustrado por sua condenação que está garantida, o mesmo tenta comprar sua salvação destruindo o máximo de demônios que pode. Quando o protagonista vai atrás de Gabriel para tentar negociar mais tempo de vida, podemos perceber o quão ignorante é o seu pensamento. John alega que exorcizou várias pessoas em prol de Deus, mas seu verdadeiro intuito era comprar a sua salvação. No final do filme, ironicamente Constantine recebe sua salvação ao aceitar ir para o inferno, mas em troca, Lúcifer entregaria a alma de Isabel para Deus, e John finalmente entendeu que a renúncia era o único jeito de entrar para o reino de Deus.

Continue depois da publicidade

A hipocrisia de Gabriel

O arcanjo Gabriel pensava convictamente que os humanos eram muito privilegiados, pelo fato dos humanos cometerem diversas atrocidades, mas bastam o arrependimento para herdarem o reino de Deus. Gabriel se corrompe com o orgulho, e ajuda Mamom a trazer o inferno para a terra. Gabriel perde sua razão a partir do momento em que se coloca no lugar de Deus decidindo o futuro da humanidade. No final do filme, Deus não apoia Gabriel em sua luta contra Lúcifer, resultando em uma derrota que transformaria Gabriel em um humano, por sinal, isso também é irônico.

A farsa do equilíbrio entre o bem e o mal

Nesse filme Deus e Lúcifer são representados como dois jogadores que manipulam um tabuleiro de xadrez. A terra seria o tabuleiro, os mestiços seriam as peças principais, e os humanos seriam meros peões. Em determinado ponto do filme John questiona toda a situação, alegando que tudo aquilo seria um mero jogo, e critica esse “equilíbrio”, chamando de baboseira hipócrita.

O filme Constantine é bom?

A crítica gostou do filme. Houve poucas “falhas” apontadas, por exemplo, as atribuições físicas do protagonista, já que nas HQs, John Constantine é um homem loiro, e no filme o cabelo de John é preto. Mas essa “falha” torna-se irrelevante levando em conta a fiel personalidade do personagem interpretado por Keanu Reeves de um homem sarcástico, com o humor duvidoso e mal educado. O filme atualmente tem 72% de aprovação no Rotten Tomatoes, o que torna um filme pouco acima da média.

Quem é Francis Lawrence?

Nasceu no dia 24 de março de 1971 na Áustria especificamente na cidade de Viena. Francis Lawrence possui aproximadamente 16 anos de carreira, atualmente Francis mora em Los Angeles, e tem 52 anos. Como já mencionado, as maiores obras que ele dirigiu foram os filmes Eu Sou a Lenda, Jogos Vorazes, e Operação Red Sparrow. Aqui vai uma curiosidade, a garota que protagoniza a personagem principal (Katniss Everdeen) no filme Jogos Vorazes tem o mesmo sobrenome do cineasta, o que pode confundir muitos. Porém eles não têm ligação familiar, apesar de possuírem o mesmo sobrenome.

Continue depois da publicidade

Qual é o elenco de Constantine?

O elenco do filme Constantine não deixa a desejar. Sendo uma lenda do cinema mundial, Keanu Reeves, ganhador de vários prêmios como o de Bambi Awards, prêmio Golden Slate, e o prêmio Taurus de melhor protagonista. Daria para fazer um artigo inteiro só com o currículo desse cara, porque é muito extenso, são muitos anos de carreira fazendo filmes de sucesso. O elenco também conta com as estrelas Rachel Weisz como Angela e Isabel Dodson, Shia LaBeouf como Chas Kramer. Esses são os três principais do filme, mas há outros que vão roubar a cena, e fazer você querer ver mais cenas deles. Essa é uma das sensações que o filme desperta na gente.

O que é Hellblazer?

Hellblazer é uma alternativa para se referir ao John Constantine. Se você jogar o nome Hellblazer no Google Tradutor, aparecerá em português o nome Chama do inferno, digamos que esse nome faz referência ao trabalhinho de John. Porque mesmo, ganhar a vida dando “esporro” em demônios e outras criaturas infernais. O nome em questão só aparece nas HQs. Porém em momento algum do filme, nenhum personagem se refere a John Constantine como Hellblazer.

Curiosidade do filme

O personagem John Constantine deveria ter participado da série Sandman, sim! É isso mesmo que você leu. No entanto, o diretor Neil Gaiman fala em entrevista que não conseguiu os direitos autorais para usar o personagem na série Sandman. Por isso teve que criar um personagem que substituísse John, essa personagem seria a Johanna Constantine, na série a personagem é interpretada pela atriz Jenna Coleman.

Constantine é um filme que em geral retrata a batalha do bem e do mal. Trata essa batalha em um contexto um pouco deturpado, mas com o desenrolar do filme as coisas vão se esclarecendo. Nos faz questionar bastante sobre algumas questões espirituais, vale ressaltar que é um filme de um anti-herói que saiu dos quadrinhos. A ideia de trazer uma HQ com um contexto tão teológico foi bastante ousada, e acabou dando certo. A aprovação do filme Constantine por parte da crítica não faz juízo a tudo que o filme representa.

Espero que tenha gostado da nossa análise do filme Constantine, e você sabia que a sequência deste filme vai ser lançada?  Isso mesmo, Constantine 2, depois de anos de espera, finalmente foi confirmada. Se você gostou, compartilhe com um amigo que também faz parte do universo Geek. Até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui