Família assistindo a serviços de streaming
O que é Streaming - Reprodução Freepik

Se você quer saber o que é streaming, chegou ao lugar certo! Neste artigo, além de entender mais a fundo o que são as plataformas de streaming, você conhecerá ainda como elas funcionam, para que servem, tipos, benefícios, principais exemplares e mais. Acompanhe!

O que é streaming?

O streaming é uma tecnologia de transmissão de dados, como áudio e vídeo, via internet, sem que esse conteúdo precise ser baixado em um dispositivo. Ou seja, o usuário consegue acessar esse arquivo de forma online, utilizando seu smartphone, computador, tablet ou smart TV, por exemplo.

É uma tecnologia de substituição aos métodos anteriores de distribuição, principalmente em relação às mídias físicas (DVD, CD e Blu-Ray). E é graças a ela que hoje é tão simples ouvir/assistir filmes, séries, músicas e outros conteúdos via internet.

Fazendo uma tradução livre do inglês para o português, “streaming” significa justamente “transmissão” ou “fluxo de mídia”, refletindo perfeitamente esse contexto em que está inserido e suas funcionalidades.

Vale lembrar que seu surgimento só foi possível graças ao avanço da internet, e que novas implementações surgiram e continuaram a surgir dentro dessa tecnologia. Além dos materiais tradicionais, como possui uma velocidade quase que instantânea, essa transmissão de conteúdos online permite até mesmo a exibição em tempo real, como é o caso de eventos como o Oscar, jogos de futebol dos mais variados campeonatos mundo afora, etc.

Como o streaming funciona?

Um ponto importante ao entender o que é streaming é conhecer mais a fundo como essa tecnologia funciona. Nesse caso, tudo se dá a partir do armazenamento remoto dos conteúdos em servidores. Através de um fluxo contínuo via internet, esse material é transmitido para a casa do assinante.

Para que tudo ocorra de uma forma o mais fluida possível, sem interrupções, os serviços de streaming optam por usar uma rede de fornecimento, entrega e distribuição de conteúdo (Content Delivery Network – CDN) espalhada de forma estratégica, encurtando a distância entre o usuário e o servidor.

Assim, ao acessar uma plataforma de streaming com a velocidade adequada, o usuário pode começar a acompanhar o conteúdo de forma imediata. Não é preciso esperar que todo o arquivo seja baixado, já que ele é carregado aos poucos, em tempo real, conforme a reprodução, e não fica armazenado no aparelho.

Para que serve o streaming?

Como já foi possível observar, o streaming surgiu justamente como uma forma revolucionária de distribuição de conteúdos, aproveitando os avanços da internet. Dessa forma, o usuário pode assistir vídeos ou escutar áudios sem depender de mídias físicas e nem mesmo baixar o arquivo no dispositivo. Tudo é carregado em tempo real.

Conheça os diferentes tipos de streaming

Ao entender o que é streaming, fica claro também que ele não se apresenta em um único tipo. Pelo contrário, existem diferentes tipos de streaming no mercado, variando conforme o seu conteúdo, transmissão, etc.

Audiovisual

Quando se pensa em streaming, é inevitável essa associação com o audiovisual, sendo realmente o tipo mais comum e onde as grandes empresas do setor se localizam. Aqui, se encaixam as transmissões que envolvem som e imagem, como de filmes, documentários, séries, programas de TV, eventos, etc.

De Jogos

Sim, a transmissão de jogos online também compreende um tipo de streaming. Nesse caso, se encaixam tanto as transmissões das lives de jogos quanto o próprio acesso direto aos títulos online.

De Áudio

Por fim, mas não menos importante, há também os tipos de streaming de áudio, focados na transmissão instantânea de podcasts, músicas, audiobooks, etc.

Quais são as principais plataformas de streaming?

Na última década, esse foi um mercado de grande expansão realmente, com diversas empresas do setor de tecnologia, comunicação e entretenimento criando suas próprias plataformas de streaming.

Netflix

É impossível falar de streaming e não mencionar uma das empresas pioneiras do segmento, que ajudou a popularizar o modelo ao redor do mundo, a Netflix. Além de ainda ser uma das líderes e referências do mercado, o seu grande destaque é o investimento em produções originais.

Embora tenha surgido como uma plataforma que distribuía produções de terceiros, a Netflix não custou a criar as suas próprias obras, o que ainda continua (além da sua facilidade de uso) sendo seu diferencial, já que muitas séries e filmes originais são encontrados exclusivamente por lá (muitos premiados). Dentre as principais obras originais ou exibidas exclusivamente pela plataforma, vale o destaque para:

  • Stranger Things;
  • Round 6;
  • Peaky Blinders;
  • O Gambito da Rainha;
  • Bridgerton;
  • Cobra Kai;
  • Dark;
  • Pinóquio;
  • O Rei;
  • Dentre outros.

Amazon Prime Video

A plataforma de streaming da Amazon é outro destaque do mercado, e que se diferencia por ser um benefício para os clientes Amazon Prime. Assim como a Netflix, ele possui um catálogo extenso de filmes, séries, documentários, etc. e obras originais, como é o caso da série de sucesso “The Boys”, uma das mais relevantes do mercado atual.

Outros títulos originais relevantes são as séries “Reacher”, “A Roda do Tempo” e “Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”, sua obra mais ambiciosa. A empresa conta ainda com diversas parcerias com outras produtoras, possibilitando consumir conteúdos adicionais pagos.

Spotify

Como grande exemplar entre os streamings de áudio, temos o Spotify. A plataforma é focada na distribuição de músicas (e ajudou a popularizar também os podcasts), oferecendo opções de acesso gratuito (com anúncios) e paga. Oferecendo acesso a milhões de músicas, com os principais artistas do mercado, esse é o principal serviço do segmento.

Max

Antes HBO Max, esse é outro streaming de sucesso atualmente, pertencente ao conglomerado Warner Bros. Discovery. Com uma base gigantesca de marcas integradas, a plataforma une muitos universos de sucesso, combinando os conteúdos HBO e Universo DC, por exemplo, além de muitas obras originais.

Séries como “Game of Thrones” e sua prequela spin-off “A Casa do Dragão”, os filmes dos heróis da DC, a saga “Harry Potter” e diversos outros conteúdos estão disponíveis na plataforma.

Disney+

O Disney+ é um dos streamings pertencentes a The Walt Disney Company. Assim como a Max, o que chama atenção aqui é toda a base de marcas a integra, fornecendo muitos conteúdos exclusivos.

No geral, a plataforma conta com conteúdos da Disney, Marvel, Pixar, National Geographic, Star Wars, dentre outros. É exatamente por isso que é a opção escolhida pelos fãs das franquias ligadas a essas marcas. O Universo Cinematográfico da Marvel (a exemplo da saga “Vingadores”) resume bem essa questão.

Twitch

Twitch é um serviço de streaming de vídeo focado no universo gamer, onde é possível acompanhar diversas transmissões de e-sports, e fazer também. É a maior plataforma de live streaming do planeta.

Apple TV+

A Apple também possui o seu próprio serviço de streaming de vídeo sob demanda, o Apple TV+, atuando de forma similar a plataformas como a Netflix, Prime Video, Max ou Disney+.

Seu foco, no entanto, são programas e filmes exclusivos Apple Originals. Filmes como “Emancipation”, com Will Smith ou o premiado “Assassinos da Lua das Flores”, com Leonardo DiCaprio, são alguns dos exemplos encontrados na plataforma.

Youtube

Ao entender o que é streaming, fica bem claro que o Youtube também se enquadra nesse conceito. Há de se admitir que são focos diferentes, já que trata-se de uma plataforma de vídeo sob demanda (a maior do planeta, diga-se de passagem), mas isso não retira as suas características básicas, com a transmissão ocorrendo em tempo real, sem a necessidade do usuário precisar fazer o download do conteúdo.

Lembrando que além da versão gratuita, que possui anúncios e menos facilidades, também há o Youtube Premium, pago, mas sem anúncios e com comodidades como a reprodução em segundo plano, download, etc.

Outros exemplos importantes

Além dos exemplos mencionados acima, há no mercado diversos outros streamings importantes, como é o caso do:

  • Star+ e Hulu, ambos da Disney;
  • Mubi;
  • Lionsgate+;
  • Discovery+;
  • Paramount+;
  • Deezer;
  • Crunchyroll; e
  • Apple Music.

Streamings brasileiros

Quanto às plataformas de streaming brasileiras, vale o destaque para a Looke, Itaú Cultural Play, Darkflix, Oldflix e a própria Globoplay.

Streamings gratuitos

Os principais streamings tendem a ser serviços pagos. Mas há também opções legítimas no mercado que são plataformas totalmente gratuitas, como é o caso da Pluto TV – pertencente à Paramount Global – e a brasileira Itaú Cultural Play.

Os benefícios do streaming

Basta entender o que é streaming e já é possível observar os diversos benefícios que o serviço oferece. Veja alguns destaques!

Acesso instantâneo

Os conteúdos ficam disponíveis para um acesso instantâneo ao usuário, sem que haja a necessidade de fazer o download do material. Basta iniciar a reprodução e o conteúdo será carregado gradativamente, sem ocupar espaço no dispositivo.

Grande variedade de conteúdos

Embora variem entre si, os streamings costumam entregar uma grande variedade de conteúdo, passando por filmes, séries, programas de TV, documentários, eventos ao vivo, etc. Vale lembrar que cada vez mais as plataformas ocupam nichos específicos do mercado, oferecendo o melhor para cada perfil de usuário.

Comodidade

O acesso às plataformas de streaming ocorre através de um dispositivo conectado a internet, podendo ser um smartphone, tablet, computador, smart TV, etc. Ou seja, além dessa portabilidade, há toda a comodidade de acesso a qualquer momento e de qualquer lugar.

Personalização dos conteúdos

Tudo varia de plataforma para plataforma, com algumas sendo bem mais assertivas que outras. Mas, no contexto geral, os streamings trabalham com a personalização e recomendação dos conteúdos, possibilitando a criação de perfis diferentes para cada usuário da conta, e contribuindo com a indicação de conteúdos que se encaixam no perfil de cada um.

Atualizações frequentes

É claro que as produções essenciais, como as originais e exclusivas, permanecem. No entanto, os streaming sempre buscam novas atualizações para o seu catálogo, buscando novas parcerias, criando novas produções, etc.

Relação streaming e pirataria

Por fim, outro ponto importante dentro desse contexto é a relação streaming e pirataria. Como mencionado, o seu surgimento criou uma nova opção para a distribuição dos conteúdos, em detrimento das mídias físicas.

Assim, em um primeiro momento, as plataformas atuaram positivamente (e continuam atuando) no combate a pirataria, já que criar cópias dos CDs e DVDs e comercializá-los sem qualquer controle é relativamente simples.

De todo modo, a constante evolução do setor e o nascimento de novas plataformas, cada uma com seus diferenciais e atrativos próprios, caminhou junto com novas formas de pirataria, já que a assinatura de diferentes streamings pode sair um pouco caro.

FAQ

O que é e como funciona o streaming?

O streaming é uma tecnologia de transmissão de dados, como áudio e vídeo, via internet, sem que esse conteúdo precise ser baixado em um dispositivo. Tudo funciona a partir do armazenamento remoto dos conteúdos em servidores. Através de um fluxo contínuo via internet, esse material é transmitido para a casa do assinante.

Qual é o significado de streaming?

Em uma tradução livre do inglês para o português, “streaming” significa justamente “transmissão” ou “fluxo de mídia”.

Como ter acesso a streaming?

1 – Decida qual streaming quer utilizar; 2 – Depois, basta pesquisar por ele no navegador ou na loja de aplicativos do seu dispositivo; 3 – faça a assinatura do serviço (caso seja pago) para ter acesso aos conteúdos.

Quais são os streaming gratuitos?

O mercado conta com boas opções (e legalizadas) de streaming gratuitos, como é o caso do Pluto TV, Itaú Cultural Play e Netmovies.

Quais são as principais plataformas de streaming?

Atualmente existem ótimas opções de streaming disponíveis, com destaque para a Netflix, Amazon Prime Video, Max, Disney+, Star+ e Apple TV+.

Qual é o melhor canal de streaming?

Atualmente, os streamings caminham cada vez mais para nichos específicos. Assim, o que é melhor varia de usuário para usuário. Netflix, Amazon Prime Video, Max, Disney+, Star+, Apple TV+, dentre outros, cada um oferece seus diferenciais e atrativos próprios.

Qual o streaming mais famoso?

No campo da música é o Spotify; no campo dos jogos é a Twitch; já no campo audiovisual há mais postulantes, embora a Netflix ainda seja a mais famosa.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui