Oscar 2022
Premiação do Oscar 2022 ocorre amanhã, a partir de 22h (horário de Brasília), no Dolby Theatre, em Hollywood.

Nesse domingo acontece a cerimônia do Oscar, que encerra a temporada de premiações que começou lá em dezembro. E um dos “esportes” preferidos de quem gosta de cinema é tentar prever quem irá levar a estatueta para casa. E é isso também que tentaremos fazer nesse texto. Analisaremos cada um dos candidatos das quatro principais categorias (Filme, Direção, Ator e Atriz) da premiação mais importante do cinema e tentaremos determinar quais os filmes, atores, atrizes e diretores são os favoritos ao Oscar 2022 e têm mais chances de sair vencedores nessa noite.

Melhor Filme

A categoria mais importante do Oscar tem esse ano 10 indicados. Como ocorre sempre desde 2009, quando essa categoria voltou a ter até 10 indicados, é sempre bom ficar de olho nos cinco filmes que também tiveram seus diretores indicados na categoria de Melhor Direção. Já que, quase sempre, é um desses cinco filmes que leva a estatueta para casa.

Nesse caso então temos, Belfast, Drive My Car, Licorice Pizza, Ataque dos Cães e Amor, Sublime Amor como os favoritos ao Oscar 2022. Contudo, No Ritmo do Coração, cuja diretora Sian Heder nem sequer foi indicada na categoria de direção, pode surpreender a todos e levar a estatueta para casa. Isso porque o “hype” em torno do filme cresceu bastante nas últimas semanas e a obra venceu, domingo passado, o Producers Guild of America Awards (PGA Awards). Lembrando que esse prêmio é um grande indicativo de quem levará a estatueta para casa, já que muitos eleitores votantes no PGA também são votantes no Oscar.

No entanto, se tudo correr como o esperado é Ataque dos Cães, da diretora neozelandesa Jane Campion, quem deve sair como grande vencedor da noite, já que esse é o filme que venceu os principais prêmios da temporada. Além de No Ritmo do Coração correm por fora Amor, Sublime Amor cujo diretor, Steven Spielberg, já é “habitué” nas festas da Academia e Belfast, de Kenneth Branagh, outro “habitué” nas festas da Academia. Os outros filmes da lista correm muito por fora e dificilmente sairão vencedores nessa categoria.

Melhor Direção

Segunda categoria mais importante do Oscar, Melhor Direção costuma estar intimamente ligada a categoria de Melhor Filme, da qual já falamos um pouco mais acima. Isso porque, geralmente, o vencedor do prêmio de direção também costuma vencer o prêmio de melhor filme. Contudo, algumas vezes, quando existem dois filmes que são fortes candidatos a serem premiados como melhor filme, os membros da Academia podem escolher “dividir os prêmios”, ou seja, premiar uma das obras como melhor filme e outra como melhor direção. Isso já ocorreu algumas vezes.

Esse ano, se tudo correr como previsto, a diretora de Ataque dos Cães, Jane Campion, deve levar a estatueta para casa. Lembrando que, em 1993, Campion se tornou a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Direção. Além disso, esse ano, ela já venceu o Directors Guild of America Awards (DGA Awards) que assim como o PGA Awards (do qual já falamos mais acima) possui muitos membros em comum com a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood (AMPAS), que entrega os Oscars. Por isso, esse é um grande indicativo de quem leva a estatueta para casa. Kenneth Branagh e Steven Spielberg correm por fora.

Melhor Ator

Essa é uma das categorias mais esperadas da noite, principalmente, porque atores e atrizes costumam ser conhecidos do grande público e isso costuma despertar paixões e torcida pela vitória de um ou de outro intérprete. Ainda mais que, nos últimos anos, afim de atrair mais audiência para festa de entrega do Oscar, a Academia tem valorizado bastante tanto essa quanto a categoria de Melhor Atriz.

Nesse ano, Will Smith parece ser o grande favoritos ao Oscar 2022 com grandes chances de levar a estatueta para casa. Smith, que é um dos atores mais bem pagos de Hollywood e já foi indicado outras duas vezes ao Oscar, deve dessa vez levar o prêmio para casa por seu desempenho em King Richard: Criando Campeãs, filme do qual ele é, inclusive, um dos produtores. O ator americano ganhou os principais prêmios da temporada, incluindo o Screen Actors Guild Awards (SAG Awards) que, assim como o DGA Award e o PGA Awards (do qual já falamos acima) tem muitos membros em comum com a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood. Por isso, esse é um grande indicativo de quem leva a estatueta para casa.

Correm por fora Benedict Cumberbatch, por sua performance em Ataque dos Cães, que já foi, no início do ano, o grande favorito a vencer essa categoria e Andrew Garfield, que por seu desempenho em Tick, Tick… Boom! foi bastante elogiado e venceu o Globo de Ouro desse ano.

Melhor Atriz

Como já dissemos acima, essa categoria, assim como a de Melhor Ator, é uma das mais esperadas da noite e uma das mais prestigiadas pela Academia. E esse ano, especialmente, as coisas tendem a ser ainda mais interessantes. Isso porque, Lady Gaga que, no início do ano, parecia ser a grande favorita a vencer essa categoria nem sequer foi indicada pela Academia.

Além disso, as outras premiações entregues até aqui, que servem de parâmetro para tentar prever quem levará a estatueta para casa essa noite, parecem indicar que tanto críticos quanto membros da Academia parecem estar divididos sobre qual atriz entregou a melhor performance no ano. Jessica Chastain, por seu desempenho em Os Olhos de Tammy Faye, parece ser a favorita a levar a estatueta para casa, principalmente, por sua vitória no Screen Actors Guild Awards (SAG Awards) desse ano.

Contudo, Penélope Cruz, por sua atuação em Mães Paralelas, pode surpreender e terminar levando o prêmio. Nicole Kidman, Olivia Colman e Kristen Stewart correm por fora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui