A The Walt Disney Company declarou oficialmente nessa quarta-feita que comprará o restante da Hulu e se tornará sua única dona. Atualmente, a Disney já é a controladora acionária da plataforma de streaming, já que ela já é dona de 67% de suas ações. Os outros 33% das ações plataforma pertencem a Comcast, uma gigante de mídia e de telecomunicações dos Estados Unidos.
Agora, segundo anúncio feito ontem, a The Walt Disney Company comprará esses 33% restantes por pelo menos 8,6 bilhões de dólares. Ainda não se sabe se esse será realmente o valor final da compra, nem quando ela será concluída e o controle da Hulu passará totalmente para as mãos da Disney. Contudo, já se sabe que a Disney tem a intenção de tomar controle total da plataforma de streaming.
Hulu: Um dos pioneiros dos serviços de streaming
A Hulu surgiu em 2007, quando começaram a surgir as primeiras grandes plataformas de streaming dos Estados Unidos, incluindo a Netflix que, atualmente, domina o mercado. Inicialmente, a plataforma surgiu de uma parceria entre a AOL, a NBC Universal, a MSN, o Myspace e o Yahoo!. A partir de 2008, a plataforma de streaming se tornou disponível para o público geral nos Estados Unidos e contava com conteúdo produzido por essas cinco empresas.
A partir de 2009, a The Walt Disney Company entrou para o grupo de empresas, dona da Hulu e passou a disponibilizar na plataforma conteúdo produzido pela ABC, pela ESPN e também pelo Disney Channel. Entre 2010 e 2019, diversas empresas de mídia dos Estados Unidos adquiriram partes do Hulu. Até que em março de 2019, a The Walt Disney Company anunciou a aquisição da 21st Century Fox. Como a Fox também era dona de uma parte da Hulu, a Disney passou a ser dona de 60% da plataforma de streaming.
A partir da aquisição pela Disney, a Hulu passou a contar com mais investimentos e também passou a produzir mais conteúdo original. Infelizmente, para o espectador brasileiro, a plataforma ainda não está disponível no Brasil. Contudo, diversos de seus conteúdos estão disponíveis em outras plataformas de streaming operando no país, principalmente, a Star Plus, que pertence a Disney.
Agora, com a aquisição de 100% da Hulu pela The Walt Disney Company, é bem possível imaginar que todos os conteúdos da plataforma de streaming estarão disponíveis no Brasil através das plataformas de streaming da Disney operando aqui.